Ir para conteúdo

Fernando de Noronha

DeiveRS

Posts Recomendados

• Colaboradores

Olá pessoal.

Estive em Noronha em Janeiro do ano passado e não precisei contratar nenhuma agência para mergulho de apnéia. Quando cheguei lá, contratei os serviços de um buggeiro bem legal, pois além de mergulhar, eu queria conhecer os lugares mais bonitos da ilha. O buggeiro (conhecido como Seu Portela e bastante atencioso) me levou a vários lugares lindos para mergulhar sem pagar nada, é claro!!!! Além de me dar dicas preciosas do local. Mergulhei na baía Sueste e não tive que contratar nada, embora eles ofereçam os serviços de mergulhos acompanhados por guias, mas achei que não precisava e me dei bem!!!! Mergulhei na Praia do Sancho e na baía dos Porcos também.

Agora, o que vale a pena você pagar, é o acqua-sub, que é um mergulho a reboque que dura de umas duas a três horas e já vem com os equipamentos , que são máscara, snorkel e pés de pato. Contrate no píer mesmo e pechinche, que vale a pena. Aliás, pechinche em tudo, pois eles colocam os preços lá no alto e vão baixando, baixando. Afinal, eles vivem do turismo!!! O barco puxa você por uma prancha e você vê o fundo do mar e sua vida submarina. É surpreendente a quantidade de coisas lindas que dá pra ver. A dica é: precisa que o dia esteja ensolarado. Eu vi de tudo, de navio encalhado até tartarugas marinhas e tubarões!!!!!!!! Valeu demais.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

[t3]DICAS DE FERNANDO DE NORONHA[/t3]

[align=justify]1) As vilas dos remédios, do trinta e floresta nova são as mais indicadas para hospedagem.

Aqui vão alguns telefones de hospedaria domiciliar e pousadas:

Casa da Dona Maria de Gouveia – Vila dos Remédios – (81) 3619-1827

Filha da Dona Maria de Gouveia – Floresta Nova – (81) 3619-1461

Íris – Vila dos Remédios – (81) 3619-1320 / 3619-1824 (Foi a mais recomendada e mais em conta. Tanto é que não encontrei vagas)

Pousada Noronha Sol e Mar - Floresta Nova - Conheci uma casal que estava hospedado lá e falaram bem do local.

Pousada Golfinho – Vila dos Remédios – (81) 3619-1837

Fiquei nessa pousada. Bem localizada, pois é na vila dos remédios. Mas não tive uma boa impressão dela.

Diária casal: R$ 100,00 (sem café da manhã)

2) Depois de ter lido diversas opiniões positivas e negativas, resolvi testar o “Ilhatour”. Não me arrependo. O passeio te dá uma visão geral da ilha e te leva aos principais pontos, tais como: Praia do Sancho (mergulho com snorquel), Baía dos porcos, Cacimba do padre, Praia do Boldró, Buraco da Raquel, Praia do Sueste (mergulho com snorquel), Praia do Leão, e finalizando com o mais recomendado e famoso por do Sol da ilha, o do fortinho do Boldró.

Preço: R$ 50,00

3) Mergulho

Na vila dos remédios há duas operadoras, a Atlantis e a Noronha Divers.

Fiz com a Noronha, o preço é bem mais em conta para pagamento em dinheiro. Além disso só tenho coisas boas pra falar da operadora, já que a atendente Daniele, super atenciosa, nos ajudou com todos os passeios da ilha sem ganhar nada com isso.

Duração: Em média 4 horas

De batismo mesmo: 30 minutos

Preço: 230,00

4) Comer

O restaurante do Biu continua sendo a melhor opção custo/benefício, já que é self service sem balança por R$ 17,00.

Além dele, o Ousadia e o Flamboyant na Vila dos remédios são buffet a kilo. Sendo que o Ousadia é bem mais barato.

Supermercado: “Breakfest” na Vila dos remédios

[picturethis=http://img3.imageshack.us/img3/4826/p1040557.jpg 400 280 trilha]5) Trilha Caieiras-Ataláia

Muita gente acha que a trilha é pesada, e escutei que ela demorava 3, 4 horas. Mas não é bem assim.

O passeio todo dura em média 4 horas, isso já incluindo o tempo que mergulhamos nas piscinas naturais. Então, meio que fiz um calculo do passeio para dar animo as pessoas a fazer a trilha, já que vale muito a pena. Fica, mais ou menos assim, e depende de quantas piscinas o seu guia passará antes de chagar a praia do Atalaia:

1 hora de trilha

20 a 30 minutos de snorkeling na piscina natural.

1 hora de trilha

15 a 25 minutos de snorkeling na praia do Atalaia (tempo controlado pelo fiscal do Ibama)

30 minutos de volta – pega a trilha curta, e sairá diretamente na Vila do Trinta.

Então no total: 3 horas e 20 minutos

Preço: 50,00[/picturethis]

6) Apnéia no Sueste

Não é necessário guia credenciado.

Colete salva vidas é obrigatório para não danificar os corais, já que a profundidade varia entre 1 e 3 metros.

Aluguel do colete: R$ 10,00

Aluguel de nadadeiras: R$ 10,00

[picturethis=http://img230.imageshack.us/img230/2544/dsc04896e.jpg 400 280 golf]7) Plana sub

Fiz o Plana sub que incluía o passeio de barco pela ilha, apnéia no Sancho e almoço.

Duração: Em média 3 horas

R$: 90,00 (com a Marlene)

Achei importante fazer esse passeio pelo Plana sub que é muito legal, lógico, mas também pela possibilidade de ver os golfinhos nadar bem perto do barco.

A outras empresas que fazem só o Plana sub, e te puxam por um percurso mais longo. Acho meio desnecessário ficar uma hora no Plana sub, pois é bem cansativo. E não há a inclusão de apnéia no Sancho nem almoço. Além disso, sai quase o mesmo preço.[/picturethis]

8 ) Mesmo que não queira utilizar táxi, recomendo que pegue o cartão de um taxista. Uma porque vários taxistas são também guias credenciados para diversos passeios. E outra porque se tiver com duas pessoas ou mais, dependendo do trajeto, o táxi é vantajoso, já que a tarifa de ônibus é R$ 3,10.

José Fernandes (Zé Puliça) : (81) 8725-2187

Clézio: (81) 9736-6218

9) Aluguel de máquina subaquática

Leonardo: (81) 9626-9831

Márcio Justo – ele trabalha no Ousadia à noite (81) 9924-5496

Os preços são bem negociáveis. Dê uma chorada que eles abaixam. Ficando mais de um dia eles abaixam o preço também. Varia de R$ 60,00 a 75,00.

10) Tenho que recomendar o Guia que fez o Ilhatour e a Trilha Caieiras Atalaia com a gente.

O nome dele é Clézio. Cara muito gente boa, cuidadoso e competente. Pode falar o nome dele que ele é fugurinha fácil na ilha.

Telefone: (81) 9736-6218

11) Compra de lembrancinhas

Achei o “Ateliê” um lugar ótimo e bem barato para comprar lembrançinhas. Fica perto do restaurante Flamboyant.

A Mary, dona do lugar é uma artista plástica muito talentosa.

Há tornozeleiras a 5 reais e brincos a 10 reais. E ainda vem numa embalagem personalizada com o nome da pessoa.

Uma curiosidade é que ela nunca fecha a loja, só mesmo quando sai de férias. Então se você andar de madrugada e vir a loja aberta, não se espante.

12) Itens que não podem faltar em sua mala:

- sapatos baixos e confortáveis; (eu usei havaianas quase que todo o tempo)

- levar muito protetor solar e chapéu ou boné;

- repelente

13) Palestras do TAMAR

Há palestras todos os dias às 21:00 cada dia sobre um assunto diferente. Duram em média 1 hora.

14) Não vá pra Noronha com o espírito baladeiro. Não há nada para fazer a noite em vários dias da semana. É bom que isso te faz acordar cedo para aproveitar melhor a ilha.

Os únicos lugares que existem continuam sendo o Bar do Cachorro e a pizzaria ao lado da Igreja na Vila dos remédios.

15) Aluguel de snorkel/nadadeiras

Marlim....alguma coisa. Sei que fica perto da famosa loja da maezinha. Situada na Vila dos Remédios.

Snorquel - R$ 10,00

Também há internet no local. R$ 5,00 por 30 min.

Perto do porto também há outra loja que aluga snorquel e nadadeiras

Snorquel - R$ 10,00

Nadadeiras - R$ 10,00[/align]

16) Banco

A ilha possui um agência do Banco Real AMRO Bank com três caixas eletrônicos, que funciona na ilha das 8 às 13 horas de segunda a sexta e não faz serviços de câmbio, recomenda-se fazê-lo no continente antes do embarque.

Há também caixas eletrônicos interligados a rede do Banco 24 HORAS (no aeroporto) e o terminal da Caixa Econômica Federal em um supermercado.

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Gente, adorei as dicas aqui. Junior, vc foi super objetivo nas suas colocações. Estou indo sozinha para Noronha em julho. Vou entrar em contato com essas pousadas que vc indicou e procurar fazer esses passeios. Vou ficar uns 5-6 dias, então terei bantante tempo. Alguma dica a mais pra quem vai sozinha?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

kakafloripa,

espero que as dicas ajudem. Pra qualquer outra coisa estamos ai...

Pra vc que vai sozinha, aconselho a fazer o ilha tuor com um grupo maior, ou seja, numa Land Rover ou algo do genero, pois assim voce conheceria mais pessoas. E depois tente conciliar os passeios com essas pessoas. Por isso, aconselho a fazer primeiro o ilha tour.

Até...

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Acabei de chegar de Noronha e quero compartilhar algumas informações com a galera.

Esse é meu primeiro post aqui e não poderia começar com um lugar melhor.

Não li a opinião de outras pessoas antes de escrever para poder colocar a minha opinião "crua", portanto me desculpem se tiver muita coisa parecida.

Primeiramente, em relação a hospedagem, pelo que eu vi 90% dos estabalecimentos são residências de noronhenses, que fazem uma boa reforma na casa e a chamam de pousada, alugando alguns quartos. Não sei como é o interior, nem o preço, mas a primeira impressão nao agradou.

Eu fiquei na Pousada Estrela do Mar (http://www.pousadaestreladomarfn.com.br/home.html) e achei SENSACIONAL!

Os quartos eram tipo chalés, e o atendimento era muito bom. Qualquer coisa que você pedisse eles entregavam em 2 minutos. Recomendo!

Outro assunto importante: Alimentação. Se come MUITO bem na ilha. São vários restaurantes, de japonês a crepe. O melhor, na minha opinião, é o Zé Maria (que funciona também como pousada). Lá, duas vezes na semana, acontece uma degustação com vários pratos de frutos do mar, japonês, massa etc, o preço é R$120. Mas nos outros dias você come "a la carte" e os preços são bem menores.

Ao lado do Zé Maria existem outros dois restaurantes, o Morena e a creperia. Ambos são muito bons.

O Tartarugão em frente a sede da Aguas Claras é uma boa opção pra almoço.

Como tudo em Noronha, os restaurantes são caros, mas na maioria das vezes vale a pena.

A única experiência negativa foi no Dolphins. Quando eu cheguei lá, levado pela Aguas Claras no intervalo para almoço do "Ilhatour" tinha muita gente, e eles não estavam preparados para isso. Talvez esse tenha sido o motivo da demora e da má qualidade no serviço e na comida. Talvez em outras condições a experiência tivesse sido melhor.

Em relação aos passeios: eu não posso comparar as agências, pois logo que cheguei fui levado para a central da Águas Claras, pelo transfer da própria pousada, e já fechei todos os passeios. Lá eles passam um video sobre as opções oferecidas.

Uma delas, sugerida para que nao se perca a tarde do primeiro dia, é o Pôr-do-sol no barco, no qual eles oferecem o almoço (peixe frito, pirão e salada - para comer com a mão) e uma parada para mergulho (no porto, onde você pode ir a qualquer momento, de graça) por R$80 - definitivamente não valeu a pena!

Os outros, na sua totalidade foram bem aproveitados e valem a pena.

Ilhatour - Passa por lugares maravilhosos, para para mergulho no Sueste (local fácil para se ver tartarugas, e eu vi um polvo também).

Aquasub - Eu esperava ver coisas mais interessantes - só consegui ver peixes e tartarugas, e o barco puxa meio rápido, não da pra ver as coisas direito. Além disso tem muita gente que sente dores no ouvido, devido a diferença de pressão. Mesmo assim recomendo.

Batismo - Sensacional. Mergulho de até 12 metros. A equipe é muito boa. O problema é o preço. Cerca de R$250.

Passeio de barco - A idéia desse passeio é ver golfinhos e mergulhar na Praia do Sancho. E é exatamente isso que acontece. Quando eu fui, vi vários golfinhos e a Praia do Sancho é realmente uma das mais bonitas do Brasil - o mergulho em si não é tão bom, só consegui ver alguns peixes.

Alguns preços:

Diária de câmera para fotos embaixo dágua: R$70 - no final do dia eles gravam um cd com as fotos e te dão

Foto tirada pelo fotógrafo profissional no Batismo: R$30 - a partir de quatro fotos tem promoção

Video filmado por profissional no Batismo - R$170

Taxi - trajetos curtos R$10, trajetos maiores R$17-R$20

Qualquer dúvida é so falar! Abraços a todos!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Junior!!! Help! hehehe

Tenho uma dúvida com relação a pousada. Eu liguei para a dona Maria gouveia e também para a pousada golfinho, ambas na vila dos remédios. Eu não ligo em ficar num lugar simples, prefiro economizar na pousada e investir mais nos passeios. Minha dúvida é quanto a localização. Essa da dona Maria é bem localizada? E vc já ouviu falar nessa dos golfinhos. Liguei pras duas. Tem o mesmo preço. Eu só to na dúvida quanto a localização, pq vou sozinha q queria um lugar perto de supermercado, padaria, enfim, mais central. Essa do Golfinho, eu falei com a Graça. Muito simpática. Vi fotos pela net. É bem simples, mas está numa rua de asfalto, chamada Rua São Miguel, 144. Procurei no google earth, mas nao dá pra ver direito. Você pode me dar uma luz? Muito obrigada.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

kakafloripa,

Não sei se é bem localizada a da Dona Maria Gouveia, mas a vila dos remédios é bem pequena. Acho que qualquer lugar que fique será bem localizado.

Eu escolheria a da Iris, já que é mais barato, pelo menos em relação as outras que vi, e as pessoas que conheci indicaram e vi a localização.

Eu fiquei na Pousada do Golfinho na Vila dos remédios, até já tinha colocado o tel dela na pag anterior. A rua São Miguel é a principal da Vila.

A moça que falou com vc te tratou bem ??? Logo vi que foi outra pessoa. A dona Severina que é a proprietária deve estar tirando férias em Recife. No meu comentário já tinha até falado que não tive uma boa impressão do lugar, e por algumas razões, mas nada que seja muito grave. Se você não for muito fresca até pode ficar lá. Tem algumas facilidades, ar condicionado, chuveiro elétrico, geladeira. Mas durante os 6 dias q fiquei lá, ninguém nunca limpou o banheiro ou o quarto.

Espero ter ajudado...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...