Ir para conteúdo

Fernando de Noronha

DeiveRS

Posts Recomendados

• Membros

Gente,

Vou pra Noronha em setembro e todas as dicas que vi aqui foram ótimas, me ajudaram muito a organizar minha viagem. Nem fui ainda, mas vou deixar aqui minha humilde "diquinha" pra vocês.

Tenho visto muitos posts sobre máquinas subaquáticas e indico: comprem a Kodak ultra aquatic, custa só 39,90 (Americanas) e tem 27 poses. É descartável, uso único, você não poderá ver a foto que acabou de tirar como acontece com a máquina digital, mas ela tem foco fixo até 2m, ou seja, se você balançar, ela corrige o foco até essa distância, a foto não sai desfocada. A lente é 35mm e aguenta até 15 metros de profundidade. Eu ia comprar a olympus digital e ela só suporta até 10 metros, mas custa 700, 800 reais. Tenho um colega de trabalho que mergulha há muitos anos e ele me deu a dica dessas máquinas subaquáticas descartáveis, que segundo ele, apesar de baratas (a gente fica desconfiado pelo preço), as fotos ficam muito boas. O preço que cobram pelo aluguel em Noronha dá pra comprar quase 2 dela. Acho que vale a pena...

Link para o comentário
  • Membros

Fala galera!

Estive na ilha em Abril deste ano e estou passando aqui para confirmar uma dica "quente" daqui e a qual endosso sem pestanejar!

A pousada da Iris é de tirar o chapéu, eu estava pensando que ficaria em uma casa familiar com uma cama para mim, e que nada fiquei em quarto com banheiro próprio (com ducha quente), frigobar, TV, ar condicionado; sinceramente por estar em Noronha isso não faria diferença, mas só quero mostrar que lá têm conforto! Têm uma varandinha só para o seu quarto e está em uma casa á parte da casa da dona, tudo muito limpo e com o acabamento bem feito e o atendimento da Iris foi 10!

Quanto á ilha, pô o que dizer daquele lugar... eu nunca havia ficado em uma praia totalmente sozinho... e foi lá que aconteceu, e logo na 3ª praia mais bonita do Brasil (Leão) kkkkk umas 2h com a praia só para mim sem aparecer uma alma viva!!! Muito show!

Na ilha senti muita paz, e o cenário é meio que a ilha de Lost kkk nota 10! Palestras do Ibama valem a pena não só pela parte informativa mas pelo social tbm! Mais um que voltou apaixonado pela ilha e pelo sentimento por praia que não tinha os 15 anos quando passava férias nas praias de Ubatuba não tão movimentadas na época, serviu para resgatar esse sentimento, sei lá, de por exemplo caminhar todo molhado se sunga e mochila em uma estrada de terra deserta e com uma daquelas chuvas passageiras caindo na cabeça e sinceramente, estar nem aí... ao contrário, curtindo muito tudo aquilo!

Então para os próximos visitantes, aproveitem e curtam bastante!

Espero ter ajudado ou ter inspirado alguém kkk abração a todos!

Link para o comentário
  • Membros

E aí pessoal, tudo certo?

Cherguei ontem de Noronha e quero deixar o meu relato da viagem.

Bom, o lugar é realmente fantástico, praias belíssimas, águas cristalinas, povo acolhedor, paisagens naturais exuberantes como pouco tinha visto.

Fui com um amigo e estávamos com um pouco de receio com relação ao tempo, já que soubemos que na baixa temporada existem maiores possibilidades de chuva. Felizmente, choveu rápido por duas ocasiões, uma a noite e outra enquanto estávamos na Baia dos Porcos. Foi tudo muito rápido, coisa de poucos minutos, e logo o sol de rachar apareceu novamente. A temperatura estava em torno de 28 e 30 graus, de acordo com a previsão que víamos a noite na TV.

Fui com um amigo e dividimos um quarto (standart, mas possuem chalés) na pousada Simpatia da ilha, por R$ 960,00 durante 4 dias, com direito a café da manhã e ilha tour guiado pelo próprio dono da pouasada, o Sérgio. O atendimento é profissional, os quartos bem estruturados, com ar condicionado, chuveiro quente e tv a cabo. A localização é excelente, na Vila dos Remédios, perto de tudo.

Fizemos mergulho com a Noronha Diver's, R$230,00 por cabeça, com taxas e equipamentos inclusos no preço. As outras companhias de mergulho cobravam mais caro, perto dos 300. O pessoal é bastante atencioso, paciente, brincalhão, eu me senti muito a vontade. Durante o mergulho, outra empresa faz fotos suas e depois fica a seu critério comprar ou não as fotos. O preço de cada foto é salgado, R$30,00, mas diminiu se vc escolher mais de 5 fotos (não são reveladas, e sim gravadas num cd). No porto, antes de partirmos, uma menina ofereceu uma câmera para alugar por R$50,00, e peguei. Você só paga depois que ela te entregar o cd com as fotos e vídeos gravados em cd. No mergulho, tive uns probleminhas com meu ouvido, que doía muito, mas logo depois contornei e pude apreciar a maravilha que é mergulhar. Vi 2 arraias, uma moréia e todo tipo de peixe. O pessoal que foi antes de mim viu uns golfinhos, que cheguei a ver de cima do barco.

Tb fizemos a trilha mais curta do Atalaia (R$40,00 por pessoa, mais R$10,00 de alguel do snorkel). No final, há uma piscina natural, onde vc pode apreciar várias espécies. Vi uns 3 filhotes de tubarões, pequeninos. Foi fantástico.

Alimentação na ilha é algo bastante caro, e em alguns locais a comida não é boa, como por exemplo, na praia da Conceição, um bar chamado Duda Rei. Comida péssima, requentada é caríssima. Talvez valha a pena ir apenas para tomar uma gelada e apreciar a paisagem, que é belíssima.

Almoçamos também no Ousadia e no Flamboyant, self-service por 30,00 e R$36,00 o quilo, respectivamente. Comida básica, mas boa.

Jantamos no Varanda's, que fica na Vila do Trinta, e no restauramente da pousada Zé Maria, lugar muito requintado e com atendimento extremamente profissional, diferente do Varanda's, que em algumas ocasiões pisaram na bola. Queriam fechar o estabelecimento e não souberam nos abordar de uma forma profissional, simplesmente nos apressaram na escolha do prato e iam retirando os pratos a medida que íam os terminando. Mas a comida é muito boa.

Os bares e restaurantes, geralmente estavam vazios, talvez pela baixa temporada.

Dica preciosa: levem repelente. Estou cheio de marcas nas pernas, e o pior é cheguei ontem e ainda coça! ::putz::

Algumas coisas nos surpreenderam negativamente:

Aeroporto: o arquipélago merece algo decente, adequado a receber turistas, muitos oriundos e várias partes do mundo. Não dispõe de ar condicionado e é muito pequeno.

Limpeza: infelizmente, até os nativos não colaboram. Cheguei a encontrar, na marginal da rua principal da Vila dos Remédios, um colchão, um sofá e uma cadeira, abandonados. Acho que se eu procurasse mais um pouco conseguiria mobiliar uma casa... ::dãã2::ãã2::'> Brincadeiras a parte, é algo muito triste. Também vi muita latinha de cerveja, refri e embalagens plásticas jogados em alguns pontos. Mas acho importante destacar o programa de coleta seletina de lixo do arquipélago. A exemplo de um programa que existe na ilha "Noronha livre do fumo", sugiro também o "Noronha livre do lixo".

Taxa de preservação: eu até concordo em pagá-la, mas seria justo se o governo de Pernambuco investisse a receita desse tributo na ilha, pois ainda existem muitas vias em péssimas condições, esburacadas,e ainda tem o aeroporto que precisa de melhorias.

E isso aí pessoal!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

[align=justify]Oi povo. Demorei mas vou postar aqui minhas impressões sobre minha ida a Noronha. Vou tentar detalhar o máximo e colocar valores, pro pessoal ter base pra se organizar. Dividido em partes, pra ficar mais fácil. Mas se quiserem perguntar mais, fiquem à vontade, viu?? E tem várias fotos no meu Orkut, caso queiram ver. Os álbuns são abertos.

Hospedagem: ficamos na Pousada da Germana. É simples, mas muito boa. O quarto e o banheiro são amplos, limpos, arrumados com capricho. Tinha florzinha na cama quando a gente chegou, enfeitando. Tem ar-condicionado, o que é essencial né, tv e frigobar. A cama era boa tb. Tem um refeitório, e você pode optar por pagar a diária com ou sem café da manhã. Se for com café, 70 reais por pessoa e sem café 60. O mercadinho breakfast fica do lado, se quiser optar por não tomar café na pousada, mas lá de qualquer forma é tudo caro, não sei se faria tanta diferença não. A gente optou pelo café da manhã, eu achei bom, sem nada de mais, normal de pousada. Mas de vez em quando faziam umas coisas diferentes, tipo cuzcuz, tapioca. O pessoal também é muito legal. Fizemos amizade com o pessoal do quarto ao lado e a dona da pousada deixou a gente usar o refeitório pra fazer um fondue lá de noite, inclusive levando um outro casal que a gente conheceu que não estava na pousada. Daí depois a Germana veio falar com o pessoal que trabalha lá que tinha camarão no Breakfast (parece que não costuma ter muito camarão por lá) e que ela ia comprar para fazer. A gente sugeriu comprar a mais e fazer pra gente também, (óbvio que nós que compramos) e acabou virando a maior festa rsrsrs. Adorei, aprovo 100%. A localização também é boa, fica bem no centrinho da Vila dos Remédios, perto da loja da mãezinha que também é farmácia e vende de tudo, perto de restaurantes, das praias do cachorro, do meio e da conceição... Ah, ela tem perfil com fotos da pousada no Orkut! É só pesquisar por Pousada da Germana, e as fotos são bem fiéis.

Alimentação: Bom, lá é tudo caro. Rsrsrs Uma garrafinha de 500 ml de água, dependendo de onde você comprar, sai por R$ 4,00. De comida lá eu conheci:

- O Restaurante do Biu, que custa algo tipo 22 reais, self service, a vontade. Comida boa, bastante coisa com peixe né. Ganhei 2 paçocas rsrsrs.

- O Ousadia, a gente almoçou lá dois dias. Eu, particularmente, sou meio (muito) chata com comida, então não gostei tanto. Mas reconheço que é frescura minha, que não como o que a maioria do povo come, tipo arroz e feijão, então preciso de muita variedade de coisas rsrsrs. Mas o pessoal que tava com a gente gostou. Algo em torno de R$ 29,00 o kg.

- A toca da Tapioca, gostamos muito! As tapiocas muito gostosas, e um açaí delicioso! Não lembro o preço certo de cada coisa, mas um dia fomos eu e meu namorado à noite, comemos 1 tapioca cada um, um copão de açaí bem grande, e deu coisa de 30 reais tudo. Fomos lá algumas vezes. Tem uma outra tapiocaria descendo pra praia do cachorro, perto dos correios... Mas não gostamos tanto dessa não, as tapiocas eram mais pobrezinhas rsrs.

- Tinha uma outra lanchonete que acho que chamava Cantinho da Paz, não tenho certeza. É ali perto da praça dos Flamboyants, em frente. Barato também, pra lanche. Meu namorado comeu lá um dia um hot dog, eu comi um pastel e um rapaz que estava com a gente um caldo, acho que de feijão com macarrão, não lembro bem. O hot dog foi R$4,00, o pastel como era de camarão R$ 5,00. E estava bem gostoso.

Não fomos no Festival Gastronômico do Zé Maria, mas almoçamos lá um dia. Nem precisa dizer né, que o lugar é lindo e a comida estava mesmo uma delícia. Gastamos uns R$ 80,00 num prato para dois. Esse prato que a gente pediu, particularmente, não era muito bem servido, mas acho que era característica do prato, porque um casal amigo nosso almoçou lá 2 vezes e o prato vinha bem "melhor servido" rsrsrs

Passeios: Fizemos o Ilhatour, a trilha longa do Atalaia, o mergulho e o passeio de barco + planasub, com almoço.

O ilhatour achei ótimo, conhecemos 2 casais muito legais e fizemos os outros passeios todos com eles. Um deles era o que estava no quarto ao lado do nosso na pousada, e a gente não sabia rsrsrs. Foi R$ 75 por pessoa. Dá pra fazer tudo sozinho, se ficar mais dias na Ilha? Sim. Mas a gente quis fazer o Ilhatour pra conhecer tudo e depois voltar nos lugares que a gente preferisse. Achei que valeu muito a pena. Na praia do Sueste vimos muuuuitas tartarugas!! E o pessoal viu tubarão, mas eu não tava olhando essa hora, não vi. Aliás, teve um dia que a gente viu um tubarãozinho, no sueste, saindo da água, com a água na altura do joelho. Estava comendo aqueles peixinhos agulhinha que tem por ali rsrs Pelo menos isso era o que parecia né.

O passeio de barco, fizemos a opção que tem o plana sub junto. Sai mais barato fazer 1 passeio com os dois, do que fazer separado. Foi R$ 120,00 por pessoa. E tem o almoço incluído, que tava uma delícia, mais de um tipo de peixe, (inclusive sashimi) salada, pure, frutas... O passeio de barco é muito legal, e o planasub tb. Mas eu não vi nada de mais no plana sub, como a maioria do pessoal vê. Gostei mesmo assim, a sensação é muito boa. O único problema foi que tinha gente demais na água de uma vez só e a gente ficou meio que "trombando". Tinha umas 7 pessoas, eu acho que o ideal deve ser até 5. Ah, durante o passeio de barco vimos muuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos golfinhos! Eles vem acompanhando o barco, passam muito pertinho, do ladinho mesmo... é lindo!!

Agora, o Atalaia. Então, eu tinha lido aqui que o melhor era fazer a trilha longa, porque passava por mais duas piscinas naturais. É verdade, passa. Mas no dia que fizemos, o mar estava um pouco agitado e só conseguimos entrar mesmo na primeira, que é o Atalaia em si. Até entramos na segunda, mas não dava pra ficar dentro, porque ainda tinha mt onda e vc fica sendo arrastado pra lá e pra cá.. Daí bate nas pedras que tem, e são várias, machuca.Passamos o resto da manhã caminhando, e é uma boa caminhada. Na verdade o problema mesmo é o tamanho do trajeto que se faz andando em cima de pedras, mas umas pedras soltas, não muito estáveis.Acho que é algo em torno de 1.4km. Tá certo que eu sou uma lesma, mas eu não via a hora de acabar. Se eu soubesse, teria feito a trilha curta, porque fiquei cansada, perdi a manha inteira, morri de calor porque não podia entrar na água nos trechos da caminhada... Mas é válido, quando dá pra entrar nas outras duas piscinas deve ser bem mais legal. Foi R$ 50,00 por pessoa esse. Ah, a piscina do Atalaia em si é linda, muito legal mesmo, dá pra ver bastante coisa. Vimos lá um tubarão, filhote, duas vezes. Consegui tirar uma foto, tá meio de longe, mas dá pra entender com boa vontade rsrsrs.

Esse passeios todos nós fizemos com a Blue Marlin. O mergulho nós íamos fechar com eles também, e aí seria pela Atlantis. Mas daí encontramos lá um rapaz que tínhamos conhecido, e que faria pela Costa Azul, com a Noronha Divers. A diferença de preço era de 54 reais por pessoa, então decidimos fazer com a Costa Azul também. O preço na Blue Marlin, pela Atlantis era R$ 264 por pessoa e na Costa Azul, pela Noronha Divers, era 210. Fizemos o mergulho à tarde. Foi muuuuito bom! Como nós tínhamos feito um mergulho em Natal, não tivemos tanta dificuldade para nos adaptar aos equipamentos, então conseguimos aproveitar bem o tempo do mergulho. A equipe também foi ótima, super tranquila e paciente com a gente. Vi vários peixes, uma barracuda, uma lagosta, várias arraias, e uma moréia verde grandona, bem de pertinho. Lá um guia disse que eles tem mais medo da moréia do que de tubarão mesmo rsrs. Só não consegui ver tubarão :( Mas o grupo que desceu antes da gente, estava no mesmo barco, encontrou um tubarão, viram de pertinho. Dei azar mesmo.

Aluguei câmera subaquática, mas meu namorado que ficou usando no mergulho. Sério, eu acho que a câmera vale a pena pra outros passeios, mas de snorkel. No mergulho se você fica se preocupando o tempo todo tirando foto, não aproveita tanto. Fora que as fotos ficam todas esquisitas, azuis. Apesar de termos usado a câmera, acabamos comprando algumas fotos também, a R$ 30 cada. Como foi caro, acho que de repente vale mais a pena comprar as fotos no dia do mergulho, do que alugar. O equipamento dele é muito superior e as fotos saem muuuuuuuuito melhores. Da pra ver a diferença das fotos se quiser no meu álbum do orkut. As tres primeiras de noronha, são do mergulho, as fotos tiradas pelo fotógrafo. Todas as outras fomos nós. Mas vale a pena alugar a câmera pra outros passeios, tipo o atalia. Pagamos R$ 50 na diária da câmera. Ahh outra coisa: compras uma "dart bag" no aeroporto, um saco desses pra colocar sua câmera. Uma decepção, é dinheiro jogado fora. Dentro da água aquilo mexe, aparece nas fotos e lá dentro você mal consegue ver o visor pra saber do que tá batendo foto.

Transporte: tem ônibus na ilha, você anda um trecho grande com ele, mas não a ilha toda. Nós pegamos ônibus pra ir na palestra do Tamar. Aliás, vale muuuuito a pena ir nas palestras, eu assisti uma sobre a formação da ilha, que foi legalzinha e uma sobre tubarões, que foi muito muito boa. Sobre andar a pé, acho que até dá pra fazer bastante coisa a pé. Tudo depende da sua disposição. Eu acharia cansativo fazer alguns passeios a pé, pois são bem mais longe. Na verdade pra quem quer descansar, acho que ficar a pé lá é ruim. Como nós ficamos fazendo passeios, não precisamos tanto de transporte extra, então alugamos um buggy um dia só. Dividimos com um outro casal, que estava fazendo tudo com a gente mesmo, então não ficou caro, foi 90 reais a diária, 45 por casal.O problema é a gasolina, que é beeem cara. Acho que 3,48 o litro. Os táxis cobram por trecho, não tem taxímetro nem nada. O menor trecho custa 11 reais, o maior não me lembro. Pegamos taxi no último dia, pra ir até a cacimba do padre, já que estávamos sem buggy e era meio longe. Pagamos 20 reais ida e 20 volta.

Sobre a ilha: Ah gente, é tudo lindo, maravilhoso, não tem o que reclamar. Dá uma saudade danada e uma vontade louca de voltar logo. O lugar é um espetáculo, mas o que me encantou mesmo foi a interação que tivemos com a natureza. A sensação de ser parte daquilo ali é muito boa, sabe? Amei, amei. Só indo pra saber do que tô falando. Ah e um aviso: lá eles falam toda hora que não tem perigo, não tem assalto, que pode deixar tudo à vontade. Assalto realmente não, mas pequenos furtos tem sim. A dona da pousada comentou sobre uma câmera furtada e um dia no Ousadia a gente ouviu uma funcionária do restaurante falando sobre furtos lá também, inclusive disse que é por isso que tem câmeras em vários lugares, vários restaurantes. Mas nada preocupante não, provavelmente muito mais tranquilo que as cidades em que nós moramos, só não relaxar e dar mole à toa, por causa propaganda positiva que eles fazem.

Ah! LEVEM REPELENTE!!!! INDISPENSÁVEL!!

P.S.: Fomos em Maio, e disseram lá que é o mês mais barato na ilha. Então nos outros meses o preço deve varia bem.

Espero ter ajudado!

Boa viagem pra todos! :)[/align]

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Boa Tarde,

Gostaria de tirar alguma dúvidas com você ou demais mochileiros.

1- Estarei indo com mais 3 pessoas e passarei 6 dias então não iremos pagar o Ilhatour, pois iremos alugar um Buggy. Estou com o mapa de Fernando de Noronha e gostaria de saber quais são as praias que os Guias levam no Ilhatour para fazermos um roteiro parecido. O que eu sei é que termina no por-do-sol no fortinho do Boldró.

2- Já que você foi bem recente, gostaria de saber, se possível, dos telefones das pessoas que te alugaram o Buggy e a câmera, visto que os preços que você conseguiu estão muito bons...

3- Não sei se é proibido ou se alguém sabe informar, mas nas praias existem algum tipo de guarda-sol para alugar ou comprar por lá, ou se é possível levar na mala de bagagem, visto que nas praias não existem bares tipo as praias normais do brasil.

Grato

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Isabela,

Nesses passeios de ilha tour eles passam pelas principais praias de noronha ...em um dia. Mas como vc vai ficar 6 dias, tem tempo de sobra pra conhecer tudo, as principais são: conceição - bar do duda rei, lual uma vez por mês e foro nos domingos, baia dos porcos e cacimba do padre - surf na temporada, praia do sueste - snorkelling, praia do boldró, praia do leão, praia do atalaia - snorkelling na maré baixa, praia do sancho, praia do cachorro e praia do porto santo antonio - frequentada pelos locais. Uma sugestão é fazer passeios pela manhã e aproveitar as tardes para ficar bundando em alguma praia bem no ritmo da ilha, devagaaar...

As cameras sub-aquaticas você pode alugar no porto ou nas pousadas o pessoal tem o telefenos das pessoas que alugam.

Para alugar buggy, você pode procurar noronha expedições tel: (81) 3619-1686, buggies de lá são novos, recomendo.

Guarda sol, só na conceição, no sueste e no porto, se não tiver muita bagagem, leve um guarda sol "descartável"...

Não esquece o protetor solar e repelente....

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Não vejo problema algum em levar objetos como guarda-sol (o difícil é caber na mala), snorquel, pé de pato ou até mesmo colete (obrigatório no lado direito do Sueste)...

Obrigado pelas informações.

Agora ainda fiquei na dúvida em relação ao Guarda-sol. Eu posso levar ele normal na mala e quando for sair por lá, não terei problema de abri-lo. Correto?

Grato,

Link para o comentário
  • Membros
Boa Tarde,

Gostaria de tirar alguma dúvidas com você ou demais mochileiros.

1- Estarei indo com mais 3 pessoas e passarei 6 dias então não iremos pagar o Ilhatour, pois iremos alugar um Buggy. Estou com o mapa de Fernando de Noronha e gostaria de saber quais são as praias que os Guias levam no Ilhatour para fazermos um roteiro parecido. O que eu sei é que termina no por-do-sol no fortinho do Boldró.

2- Já que você foi bem recente, gostaria de saber, se possível, dos telefones das pessoas que te alugaram o Buggy e a câmera, visto que os preços que você conseguiu estão muito bons...

3- Não sei se é proibido ou se alguém sabe informar, mas nas praias existem algum tipo de guarda-sol para alugar ou comprar por lá, ou se é possível levar na mala de bagagem, visto que nas praias não existem bares tipo as praias normais do brasil.

Grato

[align=justify]Então, a sua primeira pergunta pelo visto ja foi respondida. Realmente o Ilhatour leva nas principais praias, como aquelas na resposta acima. De buggy acho que é tranquilo mesmo de fazer. Vale só ficar atento que a área da APA você tem que sair antes das 18 horas, o guia falava isso bastante. Tem algumas como a do Leão e a das Caieiras que a gente nem desce, só vê de cima. Pelo que eu lembro, é primeiro o Snorkelling no Sueste, depois a gente vai pro Sancho, faz snorkelling também. Tira fotos lá de cima, de onde dá pra ver o Sancho e a cacimba do padre... Depois pelo que me lembro a gente volta, que esse trecho é caminhada, e almoça... Daí depois do almoço eu não lembro bem a ordem, a gente viu o Buraco da Rachel, o Alagado dos tubarões, a Capela que tem lá em cima, a praia do Leão a gente só viu de cima, fomos no museu do tubarão... Depois Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e o Por-do-Sol no Boldró. É algo tipo isso rsrsrs

Quanto aos contatos que você pediu:

Câmera - Veio um vídeozinho de Noronha no cd que ele gravou pra gente, e o contato que tem lá é esse aqui:

Mica (81) 9696-2062 / 8606-3542

Buggy - Esse eu não tenho o contato, mas é fácil de achar. Fica ali bem onde tem o bosque dos Flamboyants, uma casa verde, tem uma placa escrito que é locadora de buggy e alguns buggys parados na frente.

Mas olha, o preço que eu consegui foi em Maio, que é o Mês que dizem que é o mais barato na Ilha, então não sei se você vai conseguir igual.

Sobre o guard-sol, não faço idéia rsrsr :)[/align]

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...