Ir para conteúdo

Fernando de Noronha

DeiveRS

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Junior,

Concordo com a sua posição de que foi um equivoco da minha parte desrespeitar uma norma do parque e que a forma como descrevi talvez dê a entender que tenha julgado correto o que fiz. Vou até dar uma revisada no texto para ver como posso melhora-lo.

Porém, é fato que muitos equivocos ocorrem por parte dos que legislam o parque de Fernando de Noronha, equivocos os quais certamente causam um impacto bem mais significativo e para os quais não devemos simplesmente aceitar porque está "dentro das normas"

Faço questão de citar alguns pontos que me influenciaram a escrever da forma que escrevi:

- A caríssima taxa ambiental que pagamos não é aplicada de forma transparente, pelo contrário, é unanimidade entre os moradores e funcionarios publicos de noronham dizer que apenas uma infima parte deste valor é aplicado na ilha.

- A ilha vive um dilema forte entre a garantia da preservação e a importancia do turismo. Não existe impacto zero em nenhuma atividade turistica, mas não entendo que dificultar que os moradores façam bemfeitorias em suas residencias / pousadas, fazer com que os turistas dividam a estrada com os veiculos por falta de uma calçada, manter ruas cheias de lama ao invés de calça-las, sejam ações eficazes no intuito de preservar.

- Ao entrar na ilha o turista não recebe nenhuma informação oficial sobre seus direitos e deveres dentro do parque. A ausencia da informação oficial alimenta a exploração por parte de agentes de turismo. Ao contrario do seu entendimento, os próprios moradores não sabem sobre o que é permitido e o que não é, tanto que me informando no posto, de frente para a piscina da caieiras, em nenhum momento fui advertido sobre a necessidade de guia para entrar lá.

- Na ilha não há um programa de formação eficaz para os guias. Ao contrário, os guias para serem credenciados tem de pagar altas taxas e como consequencia procuram agir da forma mais comercial possivel com o foco principal no lucro e não na preservação.

E por aí vai....

• Colaboradores
Postado

Salve galera!

Recheei com fotos os meus posts anteriores, a partir da pagina 19.

Fiz também um relato de viagem reunindo as informações que coloquei aqui aos poucos. Segue o link:

6-noites-em-fernando-de-noronha-abril-de-2010-t43332.html#p464748

Qualquer dúvida existente após uma boa leitura deste tópico é só dizer! Será um prazer se eu puder ajudar. Garanto que a leitura destas mais de 20 páginas foram cruciais para o sucesso da minha viagem!

Preferencialmente coloque sua duvida neste tópico ao invés de mandar e-mail ou MP pois assim ajudamos outros que venham a ter a mesma dúvida!

• Membros
Postado
Salve galera!

Recheei com fotos os meus posts anteriores, a partir da pagina 19.

Fiz também um relato de viagem reunindo as informações que coloquei aqui aos poucos. Segue o link:

6-noites-em-fernando-de-noronha-abril-de-2010-t43332.html#p464748

(...)

Salve vizinho!!

Também sou de Floripa e em Junho também vou com a mulher para 6 noites em Noronha...

Algumas dúvidas:

Qual o contato da Costa Azul??

O cabeça-chata é comum por lá? Onde tu cruzou com ele?

Onde foi a tal comida suspeita? Hehehehe! Não quero me arriscar!!

Sabe se dá para ir até a laje dos 2 irmãos batendo perna? e qual a profundidade da mesma? Sei que é um pouco afastada da costa, mas não sei se daria para chegar sem embarcação, para fazer um snorkeling...

Outra coisa: Não estava tendo saída para pedras secas? Esse é o único ponto que não abro mão!

Muito show teu diário! Só vou te falar que as fotos sub me decepcionaram um pouco...

Parece foto no Arvoredo! Quanto a embaçar a caixa estanque, isso é sinal de vedação ruim.

Estava precisando renovar o silicone-gel da vedação, pde ter certeza. Minha caixa só embaça nesse caso.

Cara, também já estive em Noronha, Cozumel e Bonaire, mas resolvi repetir Noronha pq além de bons mergulhos, é o lugar mais lindo fora d´água que já vi. Bonaire é show, mas para ficar 8 dias dentro da água... Até coloquei um post sobre isso e seria legal ter teu registro: noronha-ou-caribe-t43248.html

Vou querer mais dicas, suas, já que teu programa é praticamente idêntico ao que pretendo fazer!

Abraço,

• Colaboradores
Postado

Olá!

Não fui na costa azul. O valdeci que trabalha lá eu conheci no restaurante da edilma. Ele mora nos fundos.

Cabeça chata tem lá sim. Vimos na laje 2 irmãos.

Dizem que após setembro o mar de dentro vira um espelho. Deve ser possível sim ir até a laje.

Não consegui identificar qual comida devo acusar. A patroa comeu também nos mesmos lugares e não passou mal, mas não comemos sempre os mesmos pratos.

Mar de fora, pedras secas, tinha saída sim. Até pedi, mas não coincidiu.

• Colaboradores
Postado

Glauber e Guaranyz,

Se mergulhar não é marcar encontro, em Noronha essa máxima vale o dobro. Pq lá vc não consegue escolher nem muito bem o ponto em que vai cair. Por uma questão de logística e pelo fato de o Ibama não querer - com razão - dois barcos em um mesmo ponto, é o Ibama quem decide obnde vc vai mergulhar.

Ou seja, se vc faz questão de Pedras Secas, pergunte para a operadora quando é que é mais provável que vá rolar. E avisa que, o dia que elas souberem que vai rolar, te liguem na mesma hora avisando para você poder entrar no grupo...

Ah, em agosto o mar de dentro já está um tapete...eu nadei até o dois irmão tranquilo. A laje é mais longe. Mas como não tem corrente na superfície, ACHO que não deve ser complicado.

• Membros
Postado

muito legal gente, fernando de noronha é o maximo, fiquei numa pousada mto boa, conhecida como pousada zé maria, ja ouviram falar? .. mas voltando a falar da ilha, é top de linha, surfei mto.. conheci altas praias belissimas.. recomendo fernando de noronha. ainda volto la esse ano..

• Colaboradores
Postado

Na domiciliar da Maria José não tem ninguém pra te abanar quando sentir calor, mas a vantagem é que pelo mesmo valor você fica 6 vezes mais tempo...

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

E ai pessoal,

Já li algumas vezes o topico inteiro e não achei nada sobre aluguel de prancha de surf e bikes, tem ????

Não to afim de levar a minha pracha pra 4 dias e pagar aquela taxa de excesso abusiva e ainda correr o risco de quebrarem a prancha.

Como tá o mar? Tem umas ondinhas?

Chego dia 19 de maio e volto dia 23, infelizmente é pouco tempo, mas FELIZMENTE é Noronha !!!

Ao pessoal do mergulho: dá pra mergulhar no mesmo dia do retorno (pela hora da volta do barco e pelo nitrogenio residual) ??

Valeu

PS; Torçam para minhas conexões darem certas, ta tudo no limite do tempo rsrsrsrsrrs

• Colaboradores
Postado

André,

não sei nada sobre aluguel de bikes e pranchas. Mas sobre o mergulho, a resposta é NÃO. Não viaje no mesmo dia do mergulho. São 12h para vc "limpar" todo o nitrogênio residual.

• Membros
Postado

Valeu Bruno,

Como meu curso de mergulho já tem umas decadas, to meio por fora das novas tabelas, misturas, etc.....mas tinha aprendido que não se deve voar no mesmo dia do mergulho, o que ainda vale (a nao ser que se queira umas coceirinhas rsrsrsrsrsrs)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...