Ir para conteúdo

Fernando de Noronha

DeiveRS

Posts Recomendados

• Colaboradores

Salve!

A palestra dos tubarões é imperdível!

Amanhã cedo saíremos em mergulho com a noronha.

Pela noronha saem os certificados pela manhã e os batismos a tarde. Questionei o preço oferecido pela costa azul abaixo do deles e confirmaram. Vão fazer o preço da costa azul: $255. A princípio tinham me pedido para uma saída 270 no cash, sem a roupa 260. A cada saída adicional cai $10 o valor por saída.

O movimento da noronha é bem inferior ao das outras. Hoje nem tiveram saída para certificados. Amanhã seremos só nós. Achei isso ótimo. Teremos instrutor exclusivo e não seremos limitados pela duração do ar dos menos experientes.

Estão rolando saídas para o mar de fora, mas recomendam um dramim já que o mar está agitado. Pessoas que conversei que recém mergulharam no mar de fora e de dentro disseram que isso não tem prejudicado o mergulho no de fora, mas que a correnteza está forte. Vou torcer pra dar pra ir a pedras secas amanhã!

A trilha do atalaia deve ser agendada no dia anterior, até as 16h. Pode arriscar ir sem reserva, mas se encherem todas turmas dança.

São 5 turmas diariamente. O horário muda conforme a maré. Pra quem faz a curta a melhor é a última turma pois pode ficar mais tempo. Pra quem faz a longa as primeiras são melhores pois aproveita a maré baixa nas outras 2 piscinas.

Tanto na curta quanto na longa a chegada ao atalaia é pelo mesmo caminho e se choveu muito no dia anterior eles não deixam descer porque fica muita lama e escorrega. Ao que entendi o agito do mar não afeta as condições da piscina do atalaia.

Vamos domingo no atalaia, com o jerry. Pediu $40 pp na longa. Foi o mais barato que achei e acima de tudo me pareceu ser bem gente boa.

Para as outras trilhas não precisa de guia. Se for pra você ir com esses guias que fazem de tudo pra conseguir te empurrar os produtos deles e dizer que não dá ou não vale a pena o que eles não trabalham é melhor ir sozinho.

Agora se você conseguir uma pessoa legal e que conheça bem os locais pra te acompanhar irá aproveitar muito mais.

A menina que foi com a gente na trilha de hoje foi ótima. Ela tinha se oferecido pra ir na camaradagem. Achei isso legal e imaginava que ela aceitaria o que viesse a título de reconhecimento, mas no final não aceitou receber. O máximo de reconhecimento que consegui fazê-la aceitar foi um almoço. Assim sendo não vou passar contatos dela pois senti que não gostaria de ser procurada como guia.

Ela é prima do henrique. Disse que o henrique está morando na argentina. Foi pra lá se casar com uma argentina que já namorava a tempos e que agora só volta a passeio.

Outra dica: se tiver condições traga uma bota/sapato de mergulho, daqueles de neoprem. Escolha um com a sola igual a de tênis que não escorregam. É o melhor calçado para as trilhas e você entra na água com ele. O nosso está sendo muito útil e assim evitamos carregar tênis, chinelo, ficar naquele tira e põe.

Fora isso carregue na mochila apenas a nadadeira, a máscara, o dinheiro num porta moedas estanque ou enrolado em saco plástico, água, umas barras de cereais, câmera estanque, óculos de sol, boné e protetor solar.

Se puder trazer o seu snorkel, máscara e nadadeira é vantagem. Os locados costumam ser surrados e pouco confortáveis.

Não alugam nadadeiras abertas, dessas que usa com a bota/sapato e que são muito melhores de colocar e tirar dentro da água, além de serem ajustáteis e não machucar os pés.

Se você costuma ir a praia e puder investir compre uma destas câmeras olympus a prova de água até 10m e 3m de choque. Serão muito úteis no snorkel e na praia. Só não vão servir no mergulho com cilindro. Me flagelo toda vez que lembro que deixei de comprar uma por R$ 250 novembro passado em San Andres porque não me serviria pro mergulho.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Glauber,

reconsidere o passeio de barco e o Planasub. Procure o Márcio no NAONDA. Ele é capitão do barco. Vale a pena.

E tbm no porto não deixe de ver os pescadores alimentando os tubarões na maré alta.

Pra finalziar, não vai esquecer o outro lado da Ilha ein! A praia do Leão é a segunda mais linda que já fui e o snorkel no Sueste, se estiver com visibilidade, é imperdivel!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá!

A lomba de depois do almoço está sendo estendida pois acordamos com a ventania e agora cai um pé dágua.

Se puder vir até março é o ideal, apesar disso é a primeira vez que o clima nos limita fortemente de fazer algo.

O mergulho foi bom... É, bom... Peço que levem em consideração quando lerem o que escreverei que eu tenho uns 30 mergulhos no curriculum, 2/3 deles no caribe.

André, me ajude com o seu palpite, mas achei o mergulho de hoje bem inferior aos que fiz em san andres, los roques e bonaire. Esperava ao menos que fosse o melhor do brasil, mas o meu primeiro batismo em ilha grande continua sendo o número 1.

Ponderado o custo/benefício, arraial do cabo ficou acima também. Tudo bem, aqui tem mesmo que ser caro. Pagam taxa até para espirrar aqui, mas não posso levar isto em conta na minha análise.

Quando falo de custo/benefício, Considerem também que eu consigo ir e voltar pra bonaire, meu lugar preferido, gastando R$ 800 de passagens. Isso me faz achar muito caro gastar o mesmo valor com 3 saídas em noronha.

Enfim, as operadoras alegam não ser possível escolher o local, que é o ibama que determina pela manhã. Depois, tentam te atender nos seus pontos de interesse pra te convencer a uma 2a saída. Então o lance não é tão rígido assim. O xaliba, sua já foi instrutor aqui, poderia nos confirmar isso se ler este post.

Disseram pela manhã que iríamos fazer a caverna da sapata e a laje dois irmãos. Foi bom pelo passeio de barco já que ficam na ponta da ilha, percorrendo todo mar de dentro.

A caverna é bonita, rendeu boas fotos de dentro dela. Vimos também muitas barracudas grandes. Mas o mero que dizem habitar a região estava passeando...

Foto de dentro da caverna:

4543361141_285867dab6_o.jpg

Aí aconteceu algo que me desagradou. O plano era ir até a caverna a 25m e voltar a 17, profundidade da caverna, mas na saída da caverna a correnteza forte e a insistência do instrutor em seguir o plano lutando contra nos consumiu meio cilindro e o mergulho acabou com 30 min. Isso ainda porque depois de identificar o consumo de quase 80 bar esbaforido contra a correnteza e sem o instrutor sequer olhar pros meus acenos, resolvi mudar o plano por minha conta. Aí ele me seguiu.

Eu não tinha as informações sobre o impacto no resgate pelo barco em curtir o mergulho com a correnteza nos levando, o conhecido drifty, mas o resgate foi tranqüilo e me pareceu falta de experiência do instrutor o ocorrido.

Aos menos experientes ressalto que mergulhar com correnteza não necessariamente é um problema. Na verdade é uma modalidade. Exige um melhor controle de flutuação para desviar dos corais, mas poupa muito ar já que você não nada, simplesmente cruza o braço e a correnteza te leva. Ao final você lança um sinalizador à superfície e o barco vai ao seu encontro.

No 2o mergulho vimos um pequeno tubarão cabeça chata (o mais agressivo) e uma bonita moreia verde, o que me animou um pouco...

To pensando em fazer ao menos mais um noturno. Vou experimentar a atlantis...

Mais fotos do mergulho:

4543993852_f29004aaa3_o.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Glauber, tem muito de sorte também. Não conseguiria comparar Noronha com Bonaire, por exemplo por serem mergulhos muito distintos. Noronha tem uma geografia mais bonita, em alguns pontos, e também se vê mais raias e tartarugas, por exemplo. Bonaire, além do esquema, tem formações de corais e mais vida no geral.

Agora, eu fiz 11 mergulhos em Noronha. Fiz alguns espetaculares e outros que deixaram a desejar. E realmente, seu instrutor fez bobagem; tivemos esse mesmo problema mergulhando na Ilha do Meio e depois de um tempinho indo contra uma correnteza forte, o DM já resolveu mudar o curso do mergulho. Como os barcos não podem apoitar em Noronha, eles sempre vão te buscar.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá povo!

Realmente é uma comparação difícil bonaire x noronha. São estilos e belezas diferentes, mas pelo pouco que conheci de noronha até o momento digo que se eu tivesse que escolher um desses 2 locais pra pagar o dobro pra mergulhar, sem dúvida escolheria bonaire... Mas amanhã faço o noturno. Vamos ver se tenho uma experiência melhor!

Bom pessoal, o dia amanheceu chuvoso e pela informação que tive pelo 2o dia a trilha para o atalaia não abriu. Pelo visto vou embora sem conhecer...

Ontem depois de tirar uma lomba após o mergulho acordei com uma dor de cabeça do cão, febre, e o intestino que desde o dia anterior andava rebelde, desandou de vez. Aí comecei a entender a razão de eu ter chamado o hugo pela primeira vez em uma embarcação. Fui vítima de alguma comida estragada...

A chuva que caiu de ontem a tarde até a última manhã coincidiu com o tempo que precisei pra me recuperar.

Depois do almoço rumamos ao sueste. Foram 3 caronas até lá. Uma até o ibama, outra até o aeroporto e outra até o sueste.

Em nenhum momento recusamos pagar um ônibus, é que sempre conseguimos carona antes do ônibus passar mesmo. Temos conseguido carona até para subir as ladeiras aqui hehe. O melhor lugar pra pedir carona é junto aos obstáculos (tartarugas), afinal, gasolina é cara aqui e assim você ajuda a quem te ajuda. Não tenha vergonha! Estique o seu dedo e grite o seu destino sempre que passar um carro. Não esqueça que os ônibus dão a volta nas praças de cada vila. Os carros não, passam reto pela BR, portanto se posicione na BR.

O sueste não é a praia mais linda, mas é uma piscina, com cerca de 90cm de fundo, cheia de tartarugas. Só pode entrar na maré alta, e com colete, para poupar de pisadas os corais rasteiros onde elas se alimentam.

A água estava bem turva. Não mais que 4m de visibilidade, e mesmo assim teve 2 momentos que vi 4 tartarugas ao mesmo tempo. Teve uma enorme, com cerca de 1m de comprimento que surgiu em baixo de mim. Foi um susto espetacular!

Na volta do sueste mais chuva e desanimamos para fazer a trilha até o leão... E mais 2 caronas pra casa...

Praia do sueste:

4543994068_a6a017aeff_o.jpg

Tartaruga no sueste:

4543994174_c447583509_o.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Porra Bruno, eu tinha esquecido deste figura....

O Túlio do Bar do Meio!!! Hahahahaha Figuraça o cara!

Faz ótimas proteses dentarias com Durepox! Hahahaha.

Quando encontrarem o Túlio, perguntem qual o segredo deste sorriso dele, com dentes tão brancos!

Também na NaOnda, o motorista Rôna era um cara muito show... Me deu muitas dicas de como economizar por lá.

Outra dica de guia: Em 2007 fui com o Júnior da Posada Verdes Mares - 81 9944-7578, 3619-1222. Cara show d+, mas não lembro preços.

Máquina com caixa estanque aluguei com a Moça da Pousada do Mano, na Floresta Nova. Não lembro o nome dela.

É isso!!

Abraço

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal,

Que tal compartilharmos algumas opniões sobre esta difícil escolha: Caribe ou Noronha?

A Comparação é valida já que os preço equivalem....

Eu como mergulhador, tenderei a postar minha opnião nesta área.

Visitei Noronha em 2007, EUA e Cozumel em 2008; e Curaçao e Bonaire em 2009. Este ano, volto pra Noronha.

Minha opnião: Não vi lugar tão lindo (fora da água) quanto Noronha e isso realmente conta mesmo quando o programa principal é o mergulho. Noronha tem aquele estilo de vida preguiçoso, excelente para realmente desligar do mundo... Os nativos da ilha são pessoas espetaculares. Experimentem conversar com o Túlio do Bar do Meio e sua experiência em prótese dentária com durepox, o Júnior da Pousada Verdes Mares, o staff da Noronha Divers, o Rôna motorista da Van que leva até a embarcação NaOnda... O Staff da embarcação NaOnda, incluindo um sujeito que não lembro o nome mas diz que jogou bola com o Bob Marley... Pra falar a verdade, só o que não aprovei foram os (falso)-pesquisadores-ambientalistas com uma arrogância sem explicação. Quando o assunto é mergulho Noronha tem mais tartarugas e Raias que em Cozumel e Bonaire.

Por outro lado, os corais e quantidade de vida nestas 2 ilhas caribenhas, realmente impressionam. A água tem visibilidade ainda melhor que a de Noronha e a estrutura tanto para receber o turista quando para mergulho, em ambas, também vencem Noronha de goleada. São exemplos de como é possível fazer um turísmo extremamente sustentável, sem qualquer agressão à natureza e sem aquelas restrições inexplicáveis que o Brasil usa como forma de "preservar". Nestas ilhas caribenhas, também temos uma mínima opção de vida noturna, o que não há em Noronha. Curaçao tem mais de 150.000 habitantes, então é bem diferente das "vilas" Noronha, Bonaire e Cozumel, tendo cassinos, diversos bares e baladas (embora eu não goste de nenhum destes programas). Noronha é a menos habitada delas.

Conclusão: Não sei dizer qual foi a melhor viagem. Todas tem muitos prós e muitos prós (isso mesmo, sem os "contras"). Se busca agito, Curaçao é a opção. Se você busca mergulho, acho que Cozumel é a melhor opção, seguido de Bonaire. Se quer agregar beleza fora da água, com certeza nosso arquipélago vence.

Ahh... e se você buscar ver universitárias americanas, na sua maneira de curtir as férias, dançando em cima de um balcão de bar e tomando tequila: O Mr. Frog de Cozumel é a opção. :D

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...