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Fernando de Noronha


DeiveRS

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Fernando de Noronha: melhor ir com agência q combine passagens e hotel ou melhor comprar passagem separado e pousada separado?

 

Pesquisar bastante é importante p diminuir gastos.

Sempre tem as promoções nas empresas de passagens aéreas e nas próprias companhias aéreas(não tem taxa de serviço!). Vale a pena perder um pouquinho de tempo.

Além de o bolso agradecer, é muito massa fazer esse tipo de trabalho heheh

 

Vale também cotar os preços nas pousadas, separadamente, pois saem mais baratas as diárias se entrar em contato diretamente com o proprietário ou gerente.

 

Fui em Novembro do ano passado e fiquei na pousada da Germana, com café incluso.

Foram vários contatos por e-mail e ligações, mas valeu a pena. Na época, não haviam muitas acomodações livres.

Aquele paraíso está sempre repleto de turistas!

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Oi, pessoal

Por favor, tirem uma dúvida quanto ao aluguel de snorkel, nadadeiras...

O aluguel de cada item é em separado? em torno de quanto? dá pra alugar por período (tipo 5 dias) ou só por dia? e as nadadeiras são usadas com frequência?

 

Estou em dúvida se compro um kit ou não...

 

Bjs

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Depende do quanto você vai usá-lo e principalmente de quantos dias você ficará por lá...

 

Se você ficar mais de 5 dias, acredito que seja melhor levar do continente do que alugar diariamente por lá...

 

Fora que você terá um equipamento pra próximas flutuações.

 

Noronha é um lugar onde se passa mais tempo fazendo snorkeling do que qualquer outra coisa.

 

A propósito, não existe lugar com mais vida marinha pra se ver do que o canto direito da Baia do Sueste.

 

Se você combinar com um dos guias(sugiro o Galego), pra te levar no local adequado, terá a oportunidade de nadar junto a tubarões, várias tartarugas marinhas gigantes, arraias, móreias e tudo de melhor que Noronha pode mostrar. É o custo mais baixo dos passeios e a melhor oportunidade de assistir "in loco" o que Noronha realmente é.

Embaixo d'agua Noronha é o lugar mais fascinante do Brasil... Na minha opinião, em cima da água, na parte terrestre, Noronha é um lugar comum, menos preservado do que vários outros locais que conheci... A diferença de Noronha está dentro da água, onde a experiencia da vida marinha abundante e da visibilidade fora do comum fazem toda a diferença.

 

Abraços

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Oi pessoal!

 

Li todos os comentários deixados neste tópico sobre Fernando de Noronha pois viajo pra lá em dezembro. Tenho algumas dúvidas se alguém puder me ajudar:

 

- Eu não possuo uma câmera a prova d'água, o que vocês acham desta bolsa aquática: http://www.arcoeflecha.com.br/p-10478-Bolsa-Aquatica-GR-p-Camera-Compacta--Dart-Bag.html, será que posso confiar? Ou devo alugar uma câmera lá mesmo?

 

Valeu!

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Pessoal, farei um relato breve da viagem que fizemos a Fernando de Noronha recentemente, de 07 a 14/08/2013. Esperamos que seja útil! Vamos lá!

 

TAXAS E DEMAIS SERVIÇOS CONTRATADOS:

 

Passagens aéreas (milhas/Smiles): 20.000 (ida) + 10.000 (volta) – programamos a viagem meio “em cima da hora”, com apenas três semanas de antecedência;

 

Pousada Lenda das Águas (hospedagem): R$825,00/pessoa (quarto casal) – localizada no Floresta Nova, a 5 minutos a pé do Bosque dos Flamboyant e 15 minutos da Praia do Cachorro. Equipe muito simpática e aconchegante. Líbia, Maria e Beth estão de parabéns! Sempre disponíveis quando solicitadas a tirar dúvidas e dar as melhores dicas;

 

Taxa de preservação ambiental: R$282,72/pessoa (R$45,60/dia) – recomendamos quitá-la antecipadamente pela internet (http://www.noronha.pe.gov.br/). Agilizará a entrada na ilha. Não demoramos nem 2 minutos nesse “check-in”;

 

Parque Nacional Marinho: R$75,00/pessoa – válido por 10 dias – praias como as do Sancho, Sueste e Atalaia estão na circunscição do Parque, assim, creio que não tem como fugir dela! Ainda, se for realizar mergulho e/ou passeios de barco, entrará na área do Parque também;

 

Ilhatour + passeio de barco + almoço + “planasub” + transfer aeroporto: R$220,00/pessoa (operadora Na Onda);

 

Buggy (02 dias): R$200,00;

 

Mergulho “batismo”: R$350,00/pessoa (operadora Atlantis) – equipamento incluído.

 

DIÁRIO DE BORDO:

 

1º dia – 07/08/13 (chegada à ilha):

 

Embarque pelo Aeroporto do Galeão/RJ, pela Gol, às 07:59, com conexão em Recife/PE. Chegamos ao redor das 16h. Fizemos o “check-in” no aeroporto, depois na pousada e corremos para a Praia do Cachorro para contemplarmos o 1º pôr do sol na ilha. Incrível! É difícil hierarquizar as belezas de Noronha, mas a Praia do Cachorro, na nossa avaliação, é a 3ª praia/paisagem mais bonita da ilha. Voltamos lá por outras vezes no decorrer da viagem, afinal de contas, é a praia mais próxima para quem vai a pé da Vila dos Remédios e Floresta Nova.

 

Passado o pôr do sol, fomos tomar umas no Bar do Cachorro. Convém aqui fazer uma observação em relação aos “preços” praticados na ilha. Não é “barato” comer e/ou beber por lá! Porém, para quem vem do Rio de Janeiro [está caro por demais viver aqui!] ou outra grande capital brasileira, os preços estão quase que “pau a pau” no quesito bebidas e, ao menos quando se trata do RJ, os mesmos, quando se refere à alimentação. Tomamos 4 caipirinhas (R$12,00/cachaça) e petiscamos uma porção de sardinha frita (R$28,00 – eu acho).

 

Retornamos à pousada para um banho, relaxar um pouco e fechar a “agenda” para os próximos dois dias. Nessa noite, comemos uma pizza no Empório São Miguel, com direito a mais 2 caipirinhas. Cabe aqui outra dica, curta o clima de descontração e “leveza” proporcionado pela ilha! O seu pedido não chegará rapidamente, portanto não vá se estressar com o fato do seu prato demorar um pouco mais a ficar pronto. Vimos uma mesa inquieta com isso... Curta o clima!

 

2º dia – 08/08/2013 (Ilhatour):

 

Dia do Ilhatour. Contratamos esse passeio + o barco com almoço e planasub (passeio realizado no dia seguinte), com a operadora Na Onda. Achamos bem interessante o Ilhatour. Passaram na pousada para nos buscar ao redor das 08h e só retornamos ao final do dia, aproximadamente às 18:30! O almoço não estava incluído. No intervalo para o almoço, fomos ao Restaurante da Naiá. Escolhemos uma moqueca de peixe e camarão: muito gostosa e bem servida para duas pessoas (R$90,00 - +/-).

 

De modo geral, fizemos um tour por toda a ilha, com direito às trilhas e a parar em algumas praias para banho [sancho, Baía dos Porcos, Sueste, Cacimba do Padre], participar da atividade do Projeto Tamar na Praia do Forte e, ao final do dia, contemplar o pôr do sol do Forte do Boldró, sempre acompanhados por um guia, o Adriano. Por sinal, gente boa e bem preparado para essa atividade.

Não é necessário ressaltar quão lindas são as praias pelas quais passamos né! A Baía dos Porcos é incrível! Dois irmãos ao fundo... As tonalidades de azul... Elegemos o lugar mais bonito da ilha. Ficamos com água na boca, pois não deu para mergulhar nesse dia, pois a maré tava cheia e o mar agitado. A Praia do Sancho, da trilha a chegada nela também é indescritível... Para nós, o 2º lugar mais bonito na ilha.

 

Tiramos um cochilo depois que chegamos à pousada e quando fomos procurar o que comer – já passava das 23h -, só encontramos um trailler de lanche aberto e ficamos no sanduíche mesmo, já que não queríamos ir muito longe também.

 

3º dia – 09/08/2013 (passeio de barco + planasub):

 

Novamente nos pegaram na pousada ao redor das 08h. O passeio de barco tem duração de 3h (+/-). Dá um giro pela ilha e faz uma parada na Praia do Sancho para a prática de snorkel. É de imaginar que a natureza e as paisagens da ilha dão um novo espetáculo quando temos como “ângulo de partida” o mar. Achamos bem legal! Ah! Em vários momentos do passeio tivemos a companhia de golfinhos.

 

Encerrado o passeio, continuamos no barco para praticarmos o planasub. Resumidamente, ficamos “ligados” ao barco por uma "corda" e sendo puxado por ele através de uma pranchinha, por uns 30/40 minutos (+/-). Todos que fizeram gostaram! Utilizamos máscara e snorkel, podendo dar pequenos “mergulhos” e tals. Tivemos sorte e vimos arraias, tartaruga, além dos cardumes de peixes e tals. A visibilidade do mar em Noronha é muito boa! Não tivemos essa sorte, mas ouvimos relatos de pessoas que tiveram golfinhos acompanhando todo o planasub, lado a lado... Show né?

 

O almoço foi uma peixada deliciosa! Um dos pratos mais gostosos de toda a viagem! Vale a pena contratar o almoço viu! Comemos no barco mesmo, tendo a Praia do Cachorro como plano de fundo... Delícia não?

 

O passeio completo encerrou ao redor das 14h. Passamos o restante da tarde na Praia do Cachorro, com direito a mais um pôr do sol incrível. Nesse dia, à noite, o cansaço bateu e apaguei! Nem mesmo tive pique para comer qualquer coisa.

 

[Retomo o relato dos outros dias da viagem amanhã, ok! Além de postar algumas fotos também!].

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Dando continuidade ao relato da viagem que fizemos a Noronha, no período de 07 a 14/08/2013.

 

4º dia – 10/08/2013 (Baía do Sueste + Projeto Tamar + Praia da Conceição + Aniversário de F. Noronha)

 

Esqueci de fazer uma observação no relato que iniciei no último domingo: tendo como referência o horário de Brasília, em Fernando de Noronha o relógio deverá ser ajustado em +1h.

 

Talvez esse tenha sido o dia em que despertamos mais tarde, ao redor das 08:30. O dia amanheceu meio estranho/nublado, daí resolvemos alugar um buggy por dois dias para que pudéssemos retornar com mais calma às praias/paraísos mais distantes. Tem um posto BR na ilha e o litro da gasolina saiu ao redor de R$4,20 (+/-). Como o marcador de combustível do buggy estava com defeito, não tivemos uma estimativa precisa do combustível que utilizamos, mas abastecemos 15L e foi o suficiente para rodarmos bastante por lá, sem falar nos acessos às praias que são bem “tortuosos”!

 

Ainda com o dia nublado, logo após abastecermos, fomos à Baía do Sueste. Não demoramos muito por lá, pois começou a cair uma chuva que para a nossa sorte não durou mais que 20 minutos.

 

Enquanto chovia, fomos ao Projeto Tamar. Entre uma volta pelo espaço e pela loja do Tamar, demoramos coisa de 1h. Cabe ressaltar que diariamente, sempre à noite, são realizadas diversas palestras na sede do Tamar sobre a fauna, flora e demais curiosidades sobre a ilha. Não conseguimos ir às palestras, mas conhecemos pessoas que foram nelas e gostaram. Normalmente não há muito o que fazer à noite por lá, então acaba sendo um opção para quem quiser fazer algo né!

 

Como o sol ainda estava tímido, resolvemos almoçar. Fomos ao Restaurante Flamboyant. No almoço eles funcionam no estilo “self-service”. Não lembramos do valor do quilo, mas não passou de R$20/pessoa, incluindo a bebida (suco). Ou seja, o valor de um “self-service” mediano no Rio de Janeiro, talvez até mais em conta que num shopping né pessoal!

 

Como o sol já não estava tão tímido, partimos para a Praia da Conceição. Passamos a tarde toda por lá! A praia é ampla e estava bem vazia. Sorte a nossa! Foi bem gostoso ficar por lá: mar calmo e gostoso, com atobás e gaivotas garantindo a nossa atenção/admiração durante os seus voos e mergulhos “kamikazes” para fisgar os peixes, um cachorro nos divertindo a beça na sua tentativa de pegá-las, mas sem que tivesse qualquer chance... Sem falar no pôr do sol que mesmo encoberto por algumas nuvens, deu mais um espetáculo!

 

Retornamos à pousada por volta das 19h só para tomar um banho, trocar de roupa e fomos para a festa em comemoração aos 510 anos de aniversário de Noronha, na pracinha da Vila dos Remédios. Foi divertida! Estava bem cheia. Houve a apresentação de grupos culturais da ilha, como capoeira, maracatu, ciranda, forró, além de barraquinhas com quitutes e artesanato. Voltamos à pousada próximo da 00h.

 

5º dia – 11/08/2013 (Baía dos Golfinhos + Baía/Praia do Sancho + Baía dos Porcos + Praia da Cacimba do Padre)

 

Despertamos um pouco mais cedo, mas não o suficiente para chegarmos ao mirante da Baía dos Golfinhos no período em que eles costumam estar por lá, a saber: das 06:30 às 08:00. Ainda assim, valeu a visita viu! É mais uma das paisagens paradisíacas de Noronha. Desse ponto há uma trilha de barro, sem qualquer grau de dificuldade, que dará no acesso à Baía/Praia do Sancho. Em tese, o trecho não levará mais do que 15 minutos, não fossem os quatro mirantes que encontramos no caminho e que de cada um deles tivemos uma vista do Sancho mais linda que a outra! Foi incrível esse percurso!

 

Certamente levamos cerca de 1:30 até o acesso ao Sancho. Num dos mirantes é possível sentar no chão de um “barranco”, às vezes fechar os olhos, sentir o vento bater no rosto, admirar aquilo tudo e inclusive ver lá do alto os peixes, arraias, tamanha a transparência do mar... Foi uma sensação indescritível para nós! O dia estava apenas começando e já nos proporcionava essa coisa fantástica para a gente.

 

Chegando ao acesso, descemos para a praia e por lá ficamos por cerca de 2h a 3h, entre mergulhos com máscara e snorkel (visibilidade incrível!), novamente nos divertindo com os atobás e gaivotas, os siris... No Sancho tem um “paredão” que também faz todo o diferencial! Essa combinação de praia, verde, a natureza mais próxima do seu, digamos assim, estado bruto, nos fascinou a ponto de termos gostado muito mais de Noronha do que a parte do Caribe que conhecemos numa outra viagem (San Andrés/Colômbia).

 

Resolvemos não parar para almoçar e nos contentamos com biscoito e barras de cereal que tínhamos carregado. Partimos para a Praia da Cacimba do Padre que dá acesso à Baía dos Porcos. A energia desse lugar é impressionante! Seja lá do alto, babando pelo Dois Irmãos e as tonalidades de azul do mar, seja lá embaixo, na “prainha”, esse lugar é INCRÍVEL! A única vontade que tivemos foi de não querer sair de lá! A maré tava mais baixa e o mar feito piscininha. Voltamos a ser criança mergulhando das pedras, contemplando aquele lugar, sentindo a energia... Sem exagero algum, saímos de lá renovados! Ficamos por lá também por coisa de 2h a 3h. E o final do dia ainda reservava uma surpresa para gente...

 

Retornando à Praia da Cacimba do Padre, os atobás, gaivotas, noivinhas e viuvinhas faziam a festa ao redor de um pescador que distribuía alguns peixes para elas. Bem bacana! E ainda não tinha acabado o dia... O pôr do sol da Praia da Cacimba do Padre com o Dois Irmãos ao fundo foi INCRÍVEL! O mais bonito de todos! De ficar babando mesmo...

 

Retornamos à pousada ao redor das 18:30 para um banho, relaxar um pouco e saímos para comer alguma coisa. Voltamos ao Restaurante Flamboyant. À noite, ele funciona no sistema “a la carte”. Pedimos um peixe com camarão + três acompanhamentos, bem servido... Talvez tenha ficado em R$120,00 (+/-), com algumas caipirinhas.

 

[Finalizaremos o relato da viagem por esses dias].

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pessoal, minha pousada nao oferece transfer. alguem sabe se eu preciso reservar?

 

ja ouvi dizer que as agências ficam caçando turista no aeroporto e oferecem o transfer gratuitamente. alguém sabe me dizer?

obrigada

 

ps: estou acompanhando o relato tsbrito :-) vc tem o contato da "na onda"? nao encontrei na net... vc fechou todos os passeios la?

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