Membros Ivan Steffens Postado Outubro 7, 2011 Membros Postado Outubro 7, 2011 Oi pessoal, fui para Bolivia para fazer a rota do chê(sonho de juventude) e espero que o relato sirva de alguma forma para vocês. Saí de Curitiba na madrugada do dia 10/09/2011 de carro e dirigi por 1050 km até Campo Grande Ms(visite feira gastronômica de comidas típicas), chegando lá final de tarde. Fiquem em um hotel e saí bem cedo nom dia 11 para dirigir mais 427 km até Corumbá Ms, chegando lá por volta das 14:00 horas, onde deixei o carro em um estacionamento(seguro) chamado de estacionamento do bradesco( 07 dias = R$ 35,00 ). Peguei um táxi até Quijarro (Bol) R$25,00 para tentar obter o visto, fazer o câmbio e pegar o trem. O visto não consegui por que a imigração só funcionava até às 15:00 horas ( estava lá às 14:30 ) e já estava fechada desde às 12:00. Acostume-se na Bolivia é assim. Fiz o câmbio ( troque em Quijarro somente o nescessário para chegar em Santa Cruz ( soube apenas depois de trocar R$300,00 e ser garfiado em mais de 25% de diferença para o câmbio em Santa Cruz ), então fui orientado a ir de ônibus, pois desceria fora do terminal bimodal e não teria fiscalização com relação ao visto de entrada. Diferente seria com o trem pois também desce no terminal, só que dentro e com fiscalização, o que mais tarde soube ser vedade. Peguei um ônibus às 18:30 por 110,00 Bobs-com ar ( têm bem mais barato ), só que sem ar o que te digo é uma péssima idéia ( Tem uns 60 km entre as montanha de pura poeira + calor extremo, 38 graus no dia em que estava lá ), promessa de chegada às 5:00 da manhã de 12/09/11 com uma parada para comer( realidade= chegamos às 9:30 e paramos umas seis vezes, uma para comer e as outras para pegar passageiros ). Pois bem, chegando lá peguei um tàxi(15,00 Bobs) para a emigração para resolver o meu visto( importantíssimo guardar o recibo da passagem para que possam saber quanto tempo você está no país), foi tudo bem e não paguei nada a não se as cópias dos documentos ( na bolivia não precisa o passaporte, basta Rg com menos de 10 anos de emissão). Ao que importa que é a Rutal Del Chê: - Hotel em Santa Cruz US 65,00 ( muito bom ). - Comida, roupas e táxi na Bolivia é muito barato, não deixe de comer na La Casa de Camba. - Tour para Ruta del Chê US 470,00 para duas pessoas, ou seja US 235,00 por pessoa e se tiver mais gente vai baixando o preço que pode chegar a US 165,00 por pessoa(pode ser contratado o tour na praça central de Sta Cruz numa agência de turismo que fica a 50 metros em uma rua que dá acesso a praça(é só perguntar). - Saída 14/09/11 ás 6:00 horas ( a van te pega no hotel ) com destino a Vallegrande (290 de Sta Cruz), onde se encontra o hospital e a lavanderia onde colocaram o corpo do Chê para conhecimento mundial de sua morte,como também visitação no museu da cidade e local onde foram encontrado os restos mortais do Chê e mais seis guerrilheiros. - Antes de Vallegrande paramos em uma cidadezinha chamada Samaipata(120 km de Sta Cruz), local onde chegaram os Incas. - Dormimos em uma pousada em Vallegrande ( Simples mais bem limpa ). - Obs - Todas as despesas com comida + refrigerante, hotel e ingressos nos locais de visitação está incluso no pacote. - Saída 15/10/11 de Vallegrande ás 07:30 de Van e com um guia local para La Higuera( 57 km de Vallegrande somente por estradas de chão por entre montanhas e abismos de tirar o fôlego), local próximo à sua captura e fuzilamento e retorno no mesmo dia para Sta Cruz mais ou menos às 19:30. - Voltei para Quijarro de trem ( Ferrobus-mesma linha do trem da morte que de morte está no conforto, pois a passagem do trem da morte é por volta de 60,00 Bobs))- ar condicionado, DVD, jantar e café da manhão ( 257,00 Bobs ), saindo às 18:00 horas e chegando às 8:00 do dia seguinte. - Descendo em Quijarro já fui mordido por um carregador e pelo táxi que me cobrou 30,00 Bobs, sendo que na ida me cobraram 5,00 Bobs. - Sugiro sempre negociar antes os preços de carregador que mesmo sem precisar você vai ter um pode acreditar e principalmente de tàxi que pode variar de 5,00 a 35,00 Bobs pelo mesmo percurso, pois na Bolivia os tàxis não tem taxímetro e quando se trata de estrangeiro vem logo a mordida. - É verdade também que fui muito bem tratado na Bolivia em todos os lugares que fui, me fazendo lembrar do tratamento que recebi no Uruguai, contrastando com o tratamento que tive na Argentina talvez assim tipo cordial para não entrar em detalhes( culpa dos galvões buenos da vida ). e-mail - steffensmat@pop.com.br Um abraço, até.............. Seguem algumas fotos da minha viagem. Citar
Membros Ivan Steffens Postado Outubro 7, 2011 Autor Membros Postado Outubro 7, 2011 Cara, demais............ Citar
Membros de Honra Pericles David Postado Outubro 7, 2011 Membros de Honra Postado Outubro 7, 2011 Ivan, muito legal o relato!! Achei interessante o teu esforço de viajar tanto para ir visitar a ruta del Che! É dificil ver isso por aqui! Muitas vezes as pessoas agregam a ruta a outros passeios. Eu também não sabia que existia pacote para esse trecho, pois nos relatos que li a respeito desse tema as pessoas foram por conta. Então é mais uma alternativa!! Parabéns. Abraço. Citar
Membros de Honra MariaEmilia Postado Outubro 11, 2011 Membros de Honra Postado Outubro 11, 2011 Ivan. Parabéns pela trip. As fotos estão muito boas. :'> :'> :'> Na sua chegada fez o correto para quem viaja sem o Permission do local de partida. Quando a Imigraccion do local de partida estiver fechada e o local de chegada for Santa Cruz de la Sierra ou La Paz o que deve ser feito é procurar a Imigraccion em uma dessas duas cidades e apresentar o bilhete de passagem e a documentação, que pode ser o RG ou o Passaporte e solicitar o Permission, o tramite é simples e rápido e você não corre o risco de ficar ilegal no país. Quanto ao preço de pacotes fechado diretamente em Santa Cruz, é uma opção valida, se bem que cara demai$$$. Maria Emilia Citar
Membros Ivan Steffens Postado Outubro 12, 2011 Autor Membros Postado Outubro 12, 2011 É verdade Maria Emilia quanto ao preço, mas não tinha muito tempo e nem conhecimento de alternativas até então. Mas hoje eu pegaria um ônibus de Sta Cruz até Vallegrande( 35,00 Bobs- R$9,00 ), e contrataria um guia( Adalí ) local ( no museu na praça de Vallegrande ) e acordaria um táxi até La Higuera( 57km de Vallegrande ), pois não tem nenhum tipo de condução até lá. Acredito que guia + táxi = (+ou-) 380,00 Bobs-R$ 95,00, bem mais barato. Citar
Membros de Honra MariaEmilia Postado Novembro 30, 2011 Membros de Honra Postado Novembro 30, 2011 Olá, Em qual hotel voê ficou hospedado, qual o valor ? ? ? Agradeço a informação, é para um amigo. MAria Emilia Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.