Ir para conteúdo

Roteiro de Viagem - Análise e Opinião

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Boa noite, Amigos Mochileiros.

Estou planejando minha primeira Eurotrip e gostaria de contar com o apoio de vocês.

Infelizmente este projeto se concretizará apenas em novembro ou dezembro do ano que vem (2012), mas gostaria de começar a me programar e me preparar desde já.

Aqui vão algumas dúvidas iniciais:

1- Período de Viagem e Roteiro

Período: 24 dias/24 noites + 1 dia/1 noite (São Paulo - Madri) + 1 dia/1 noite (Roma - São Paulo)

Roteiro (sujeito a alterações dependendo de vocês)

SÃO PAULO/ MADRI - 1 dia/1 noite

MADRI - 4 dias/ 4 noites

PARIS - 4 dias/ 4 noites

LONDRES - 4 dias/ 4 noites

AMSTERDÃ - 4 dias/ 4 noites

BERLIM - 4 dias/ 4 noites

ROMA - 4 dias/ 4 noites

ROMA/ SÃO PAULO - 1 dia/1 noite

TOTAL= 26 dias/ 26 noites

É possível? É pouco/ muito (gosto de aproveitar bem o lugar)?/ Devo dividir o tempo colocando mais cidades no percurso (exemplo: entre Madri- Paris colocar Barcelona) para evitar longas viagens?/ Como são longos os percursos devo escolher para fazer todos à noite (trens noturnos das 19 h e poupar uma noite de hotel)?

MEIO DE TRANSPORTE (apenas via trem)

1- Para os percursos abaixo

MADRI - PARIS/ AMSTERDÃ - BERLIM/ BERLIM - ROMA eu posso usar o Eurail Selectpass ou devo optar pelo Eurail Global Pass? Vi que o Eurail Selectpass é para países que fazem fronteira e no caso do percurso BERLIM - ROMA não atende a esse requisito. Por outro lado me parece que o Eurail Global Pass não tem essa restrição, entretanto é mais caro. Fiquei um pouco preocupado também com a duração dos passes. Pelo que eu entendi Se eu optar pelo Eurail Selectpass (3 países) eu tenho direito, no mínimo de 5 dias em 2 meses (passe flexível), mas se fizer estes percursos que planejei daria 3 dias e não 5. Eu perco estes dois dias que não usar? Como faria para usar os dias faltantes mantendo estes mesmos deslocamentos do roteiro que planejei? No caso do Eurail Global Pass me assustei ainda mais, pois são no mínimo 10 dias em 2 meses (passe flexível).O que vocês sugerem? QUal passe escolher? Devo acrescentar mais cidades entre o percurso que não é coberto Eurail Selectpass? Em caso positivo, quais cidades/ quantos dias? Outra coisa que me encucou: a questão das reservas de assentos - como funciona?/ devo pagar reserva para todos os deslocamentos?

2- Para o percurso abaixo:

PARIS - LONDRES (ida - EUROSTAR)/ LONDRES - AMSTERDÃ (volta - ??? - existe algum passe que conecta estas duas cidades ou teria que ir para Bruxelas e depois de Bruxelas para Amsterdã?) Em caso positivo, vocês sugeririam que colocasse Bruxelas no roteiro também, pois sairia no lucro? O deslocamento BRUXELAS - AMSTERDÃ poderia ser usado como 1 dia do passe Eurail Selectpass (3 países) já que esta região BENELUX conta como um único país?

HOSTEL OU HOTEL

Meu perfil: sou uma pessoa que se considera "legal", às vezes até demais, sou uma ótima companhia, porém não abro mão de privacidade e por ser primeira viagem prezo por minha segurança e das minhas coisas tb, ou seja, topo hostel somente se tiver algum com quarto e banheiro privativo e se possível com café da manhã incluso. Vocês conhecem algum para indicar? É muito caro? É bem localizado? Neste caso seria melhor optar por hotéis low cost - IBIS/ Holiday Inn, etc?

GASTOS

Tendo um pouco de noção sobre o meu projeto (roteiro, passagem de avião - ida e volta, dias de viagem, passes de trem, hotéis/ hostels, gastos durante a viagem com alimentação) qual seria o total (valor no mínimo e valor no máximo) para uma viagem como estas características. Favor levar em consideração as atuais condições econômicos (tanto para uma análise positiva quanto negativa) e o período do planejamento - (passagem de avião - penso em pagar em janeiro/2012 à vista/ reservas em hostel/ hotéis - se tiver disponbilidade para os períodos que pretendo já penso em fechar entre janeiro/2012 e se for possível parcelar até antes da data da viagem pretendo já ter quitado/ passes de trem - comprar e pagar á vista entre maio/ junho (parece que vende só com 6 meses de antecedência).

CONCLUSÃO

Gostaria muito de contar com a ajuda de vocês para que possa realizar este sonho. Dependendo das opiniões recebidas (=gastos) penso em aumentar/ diminuir número de cidades. Gostaria de gastar o mínimo aproveitando o máximo como todo mochileiro que se preze (embora não seja exatamente um).

Aguardo retorno e desde já, agradeço a atenção de cada um que leu este recado.

Um grande abraço.

" Não são as pessoas que fazem as vigens, são as viagens que fazem as pessoas."

Josué Magalhães Nascimento

• Colaboradores
Postado

Uau, qtas perguntas.............

Ok, vamos por partes....

Oi Josue,

Não tem problema que falta bastante tempo, assim vc consegue se organizar melhor, inclusive financeiramente.

Vc disse que gosta de aproveitar bem os lugares, entendo que vc está dizendo que gosta de ver um pouco além do básico e curtir as cidades um pouco mais a fundo, é isso né???

Sempre conte seu roteiro por noite (pq dia aumenta 1 a mais). Aviagem de ida sempre é de tarde/noite e se chega no outro dia e a de volta (as mais baratas) se sai de manhã e se chega a tarde, ok?

Vc vai no inverno, significa que além de frio os dias são curtos, então deve levar em consideração isso qdo estiver montando seu roteiro. Entendo que seja sua primeira vez indo na Europa e vc esteja animado, mas precisa pesquisar um pouquinho, pq tem cidades q tem dia demais e outros de menos, mas antes de ver isso vamos ver primeiro o deslocamento, ok?

Vc quer fazer tudo de trem, ok... se vc dorme igual pedra, legal, pegue trem noturno, agora se vai ficar imprestavel no outro dia ñ adianta economizar uma noite e não aproveitar o dia todo, dai seria melhor ou pegar um voo ou visitar cidades no percurso. Lembre q tem que dividir o "quarto" com outras pessoas, pq geralmente são 4 e 6 camas. Acho que agora é nisso q vc tem que pensar, pq isso pode modificar todo o roteiro.

Depois é só postar de novo, q vai ficar mais facil de receber informações e sugestões, etc

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...