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Os mochileiros são mal vistos ?


luckylu

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Estou lendo um livro bastante interessante que fala sobre o que a Liane falou, mas os parques veem os turistas como forma de sustentar a conservacao do parque, se o dinheiro dos turistas nao importasse, os parques seriam fechados pra visitacao!

 

O governo nao tem dinheiro pra idenizar todos os moradores q tem direito por lei de suas terras, muito menos manter o parque e seus funcionarios, sendo que hj com a taxa de entrada, tem parque q ta fechando por falta de verba!

 

 

 

Trem na Trilha (Mochileiros de Minas Gerais)id=green>

KoD AdvenTurE id=red>

 

Editado por - judeu on 17/06/2004 10:27:06

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Usuários Mais Ativos no Tópico

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entrando um pouco na discussão da I_Liane...

realmente... o homem normalmente conserva para sí só... essa é a visão antropocentrica que rege o mundo por séculos e séculos... o pensando preservar por preservar esta tendo uma crescente agora, ou seja, conservar não para mim, mas porque é importante para outra vida, a vida dos animais, plantas... entre ai a história do pensar no outro... como ajudar alguem sem ter o intuito de ter algo em retorno, simplesmente por estar ajudando outra forma de vida...

... mas será que é possível um turismo ecológico "sustentável"... bom, eu considero que sim, más também considero como um grande desafio!!! certas coisas devem ser matidas fora de grandes intervensões... ai são criadas as UC (unidades de conservação) e as estações ecológicas, onde o homem não pode ficar entrando, apenas em certas situações de estudo e ainda assim restrita, exixtem as APP (areas de proteção permanente), APA (areas de proteção ambiental), creio que tudo isso deve ser levado em conta, fazaer uma avaliação das áreas para utilização pública, nas formas de administração, nas formas de mitigar/minimizar os impactos, pois impacto zero é impossivel... na convervação...

bom amigos, por enquanto é isso, vamos continuar a discussão...

abraços e até

 

anima tu camiño

http://br.f2.pg.photos.yahoo.com/ph/ghornink/my_photos

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ninguem melhor q um biólogo pra falar disso, vc é biólogo gabriel?

 

Trem na Trilha (Mochileiros de Minas Gerais)id=green>

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Tbm entrando no ponto q a Liane tocou: vcs acham q realmente a maioria das pessoas se preocupa com o Meio Ambiente? Sinceramente, não.

 

Nós, e os que estão vindo depois da gente, é q estão vendo que se a coisa continuar como está, um abraço... isso, graças a conscientização ambiental, q aos poucos vem sendo incutida nas pessoas, especialmente nos mais jovens e crianças... mas enquanto vemos isso, outros não estão nem aí! Quer um exemplo? O maior poluidor, q todos sabem ser os EUA, foi justamente quem se recusou a assinar o Protocolo de Kioto, ou seja, quem mais prejudica o MA é quem está menos preocupado.

 

Qto ao caso das UC´s, realmente é impossivel não causar impactos às mesmas... mas não acho q é o caso de proibir a visitação pra todo mundo, afinal tbm vivemos no planeta e temos direito de desfruta-lo... o que cabe a nós fazermos é minimizar ao máximo (essa foi boa! hehe) os impactos, sem deixarmos de usufruir e sem prejudicar de forma a comprometer.

 

Cobrar entradas em Parques não vai resolver o problema, vai apenas elitizar os visitantes... não é o fato de poder pagar ou não que vai melhorar a conservação do Meio Ambiente (embora, como já citado por vcs, a grana devesse servir para melhorar a situação - oq dificilmente ocorreria no nosso país... com certeza parte dessa grana vai pro bolso de alguem ou pra conta no exterior).

No Everest, paga-se (e caro) para poder escalar, e o que tem de lixo (no caso, "garrafas" de oxigenio) por lá já virou notícia e discussão entre os montanhistas do mundo todo. Muitas vezes os que tem mais são os q menos se preocupam.

 

É isso... (esse papo ainda vai longe, espero!)

 

[]´s

 

Samuel

P.Caldas/MG

http://samuel.adv.fotoblog.uol.com.br/

msn: samuel_adv@hotmail.com

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Ola Judeu... respondendo sua pergunta... sim sou biólogo...

com relação ao impacto ambiental.. um tema interessante a se discutir é a educação ambiental...

vamos aquecer a discussão: como ela vem sendo feita hoje??? o que alegislação garante? o que tem sido feito hoje garante a redução desses impactos...

vai ai um testinho que eu e um amigo estamos escrevendo (Gabriel Honrink e Renato Fernandes)... é meio longuinho mas vale a pena...

 

Introdução

 

A ação antrópica vem causando fortes modificações na biosfera. Tais alterações vêm acumulado-se concomitantemente ao desenvolvimento das sociedades humanas. Entretanto, este tipo de intervenção obteve um acréscimo significativo no último século. Assim, passamos a conviver com o agravamento de fenômenos como o efeito estufa, mudanças climáticas desordenadas, desmatamento, desvio de rios e a aceleração da extinção de espécies silvestres.

A piora nas condições de vida acabam por conduzir as sociedades a um processo reflexivo sobre sua forma de organização e produção. Dessas reflexões surgiram os atuais movimentos ambientalistas, remanescentes das correntes de renovação cultural dos anos 60 (BUTTEL, 2001). Nem todo interesse sobre o a temática ambiental foi abrigada em instituições, tornando-se um tópico comum à consciência coletiva. Como a discussão acerca da deterioração do ambiente incorreu por muito tempo em severas críticas à orientação política e econômica dos estados nacionais, só recentemente foi observada a legitimação governamental dos desafios conservacionistas. Na base dessa legitimação está um conjunto de novas teorias econômicas que levam em conta a finitude dos recursos naturais, chamado de Economia Ecológica, a qual se contrapõe às teorias neoclássicas e neoliberais.

Dessa forma, passa a existir uma pressão econômica e social para o desenvolvimento de tecnologias menos agressivas ao meio, além da adoção de políticas menos predatórias aos recursos naturais. Assim, tendo como background o processo de globalização, foi realizada a conferência mundial Rio 92 que reuniu governantes, pesquisadores, ambientalistas, chefes religiosos e representantes das ainda emergentes ONG´s (LEIS, 1998) . A partir dessa conferência foram propostas ações efetivas para intervenção direta e indireta nas sociedades e em seus meios de organização e produção. A partir da Rio92 foi planejada a Convensão de Kyoto, uma das medidas agendadas para o controle da poluição (incluindo o tratamento ao material radioativo). Diversos tópicos foram abordados e aqui daremos destaque à educação ambiental, cuja importância foi destacada

A educação ambiental depende de um longo processo de adaptação à temática, que deve ser ministrada de forma a envolver em seu discurso as diversas esferas de atuação do ser humano. É um processo gradativo que leva, a partir da conscientização, a uma mudança de atitude. De fato a educação ambiental só vem assumir seu papel de modificadora da realidade quando voltada para o campo da ação, resgatando um futuro que nos parecia ter sido tirado.

Com a institucionalização da questão conservacionista e a importância dada à educação como viabilizadora desse processo, vêmo-nos entre duas dimensões distintas da problemática ambiental: uma que a legitima politicamente e outra que atua diretamente na esfera individual. Assim nos propomos nesse trabalho a analisar como a educação ambiental é tratada pela legislação brasileira e como vem sendo aplicada, fazendo um paralelo entre as duas dimensões acima citadas. Além disso, a análise dos textos legais poderá revelar como o tema educação ambiental vem sendo encarado pela sociedade brasileira, tendo em mente o fato de que a legislação deve, ou ao menos deveria, ser a materialização das expectativas morais e organizacionais de uma nação quanto aos temas dos quais trata.

 

 

A Legislação

 

A constituição federal em seu artigo 205 explicita que a educação deve visar o "pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". É consensual que hoje, para um completo desenvolvimento como cidadão, o indivíduo deva possuir conhecimentos concernentes à visão de mundo propiciada pela educação ambiental. De fato, a noção de integração e de ciclicidade advinda dos conceitos ecológicos pode colaborar grandemente para o crescimento de ações cidadãs, de respeito aos demais seres humanos e ao mundo. Além disso, o trabalho hoje é regulado por diversos crivos sociais, sendo um deles o cuidado com o meio ambiente. Desse ponto de vista, todo cidadão teria então o direito de receber a educação ambiental em todos os níveis educacionais.

Em seu artigo 206 a constituição assegura, entre outras coisas, a pluraridade de idéias e concepções pedagógicas. É essencial notar a importância de tal assertiva pois abre os horizontes pedagógicos convencionais para novos métodos e conteúdos escolares. A reunião de temas até pouco tempo fora dos currículos escolares sob esse conceito de multiplicidade ideológica acabou por embasar o surgimento da transversalidade curricular. Assim, assuntos importantes de nossa realidade social passam a ser tratados não em disciplinas isoladas, o que só viria burocratizar e onerar mais o sistema educacional, mas transversalmente a todas as disciplinas. A educação ambiental é um exemplo de fácil adaptação aos conteúdos de Geografia, História, Biologia, etc.

 

A Política Nacional de Educação Ambiental , instituída pela Lei n° 9.795, é um exemplo claro da maneira global e orgânica com que a educação ambiental vem sendo tratada pela opinião pública brasileira. O artigo sétimo, por exemplo, explicita que a Política Nacional deve envolver não apenas as instituições envolvidas com as questões ambientais ou educacionais, mas também os órgãos públicos da União, dos Estados e dos Municípios, além de organizações não-governamentais. A divisão das responsabilidade entre órgãos nacionais e locais é uma mostra de que o assunto deve ser tratado em vários âmbitos e dimensões, realçando características regionais sem perder de vista a noção de que a problemática ambiental é de prioridade e interesse nacionais. Outra demonstração da intenção do envolvimento de toda a sociedade na educação ambiental é o compromisso com a capacitação de recursos humanos habilitados a desenvolver o tema em todos os níveis de ensino, o incentivo a estudos, pesquisas e experimentações, à produção de material educativo adequado e ao acompanhamento e avaliação das atividades. A capacitação de recursos humanos, em especial, deve privilegiar a "incorporação da dimensão ambiental na formação, especialização e atualização dos profissionais de todas as áreas" e "o atendimento da demanda dos diversos segmentos da sociedade no que diz respeito à problemática ambiental". Isso frisa a importância da dimensão ambiental não apenas na escola, mas também nas esferas profissionais e institucionais de toda sociedade.

Outro aspecto importante da legislação é a seção que trata da Educação Ambiental Não-Formal. O tópico é entendido como o conjunto de "ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente". É incentivada a participação dos meios de comunicação em massa , das escolas, universidades, e ONG's na execução de programas e atividades vinculadas à educação ambiental. Tais atividades têm por objetivos prioritários despertar a atenção da população nacional e das populações tradicionais ligadas a reservas ambientais para a importância das unidades de conservação, levar aos agricultores a dimensão ambiental e divulgar o ecoturismo. Políticas pautadas pela divulgação dos recursos naturais, sua beleza e importância intrínsecas na manutenção de um futuro viável para os homens e as demais espécies terrestres são imprescindíveis pela facilidade de sua aplicação e reconhecido sucesso entre todas as camadas da sociedade.

 

Bibliografia

 

Buttel, F. (2001) Instituições sociais e mudanças ambientais. Idéias, 8(2): 9-38

 

Leis, H. R. (1998) Espiritualidade e globalização na perspectiva do ambientalismo. Ambiente & Sociedade, 2: 41-60

 

anima tu camiño

http://br.f2.pg.photos.yahoo.com/ph/ghornink/my_photos

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AQUI VAI UMA MUSICA QUE ERA CANTADA PELA CLARA NUNES.E QUE PRA MIM REPRESENTA A VOLTA DA NATUREZA AOS QUE DELAM NÃO SE DÃO CONTA ;

 

"AS FORÇAS DA NATUREZA"(J.NOGUEIRA/P.C.PINHEIRO)

 

"QUANDO O SOL SE DERRAMAR EM TODA SUA ESSENCIA

DESAFIANDO O PODER DA CIENCIA DESAFIANDO O MAL

E O MAR , COM SUAS AGUAS BRANCAS,

LEVA CONSIGO O PODER DE NOSSOS DIAS

VAI SER UM BOM SINAL

OS PALACIOS VÃO DESABAR SOB A FORÇA DE UM TEMPORAL

OS VENTOS VÃO SUFOCAR O BARULHO INFERNAL

OS HOMENS VÃO SE REVELAR DESSA FORÇA DESCOMUNAL

VAI VOLTAR5 TUDO AO SEU LUGAR , AFINAL.

VAI RESPLNADECER!....

UMA CHUVA DE PRATA DO CÉU VAI DESCER

O ESPLENDOR DO MATO VAI RENASCER

E O AR ,DE NOVO ,VAI SER NATURAL

VAI FLORIR!....

CADA GRANDE CIDADE A MATA VAI COBRIR

DAS RUINAS UM NOVO POVO VAI SURGIR

E VAI CANTAR , AFINAL.

AS PRAGAS E ERVAS DANINHAS,

AS ARMAS E OS HOMENS DO MAL , VÃO DESAPARECER

NAS CINZAS DE UM CARNAVAL."

 

ABRAÇOS,

ROGERIO FELIX!

 

 

 

 

Editado por - ROGERIO FELIX on 30/06/2004 06:27:06

 

Editado por - ROGERIO FELIX on 30/06/2004 06:27:52

  • 3 semanas depois...
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Aqui no Papo Mochileiro temos tópico sobre as roubadas que acontecem em viagens, sobre os piores lugares que já fomos... eu gostaria de saber sobre as surpresas boas que as viagens trouxeram...lugares que nunca podíamos imaginar que existissem, mas que por alguma circunstância acabamos conhecendo e se revelam um verdadeiro paraíso...

 

Carol

  • Membros
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Essa foi boa carol!

 

Bom.. um lugar lindo que eu fui ano passado e não tava dando muito crédito ..é "Escarpas do Lago" MG na cidade de Capitólio.

Quando cheguei estava de noite e não dava pra ver nada!Quando começou a amanhecer..abri as janelas do quarto e parecia que o sol ocupava todo o lago..fiquei uns 30 minutos só admirando nunca vi algo assim em toda minha vida!

Para os "fotógrafos de plantão" beleza natural não vai faltar, além das cachoeiras e passeios baratinhos com os guias do local.

Ah! E o melhor... o aluguel das "casas de cinema" ou o hotel do condomínio é super em conta!

  • Membros de Honra
Postado

Putz, Escarpas é realmente lindo! Passei um carnaval inesquecível lá... muita curtição! Aliás, a região do Lago de Furnas é muito bonita, a Lagoa Azul, o Paraíso Perdido... tudo pertinho ali de Capitólio.

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