Ir para conteúdo

Os Mais Belos Trekkings do Brasil

Ricardo Feres

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
Sem dúvida, muito bem lembrada essa "categoria" de travessias pelos costões litorâneos... Floripa é abençoada com este tipo de travessia de uma forma impressionante. Das que citou, na minha humilde opinião (não conheço pessoal e integralmente o percurso das outras) a travessia Matadeiro-Lagoinha de Leste-Pântano do Sul-Saquinho-Solidão é a mais espetacular. Nunca a fiz inteira de uma vez, mas já a percorri pelos dois lados indo sempre até a Praia da Lagoinha de Leste. Simplesmente um show, aliás, acho que é esta praia que dá o encanto na coisa.

Abraço!

Também já dei minhas pernadas por lá Getúlio! ::otemo::

Teve uma que comecei na Lagoa da Conceição subi um morro e desci na Galhetas, aí segui pela praia passando pela Mole e depois segui pelo costão até a Joaquina.

Outra vez fiz: Armação > Matadeiro > Prainha do Leste > Pântano do Sul. Depois voltei noutra oportunidade para continuar Pântano do Sul > Solidão > Naufragados > Caieira da Barra do Sul.

Também já fiz um bate-volta na Leste pelo Pântano do Sul e outra caminhada da Caieira à Naufragados e depois voltando Naufragados > Caieira (trilha) e de Caieira até Caiacanga-Açu na Costeira do Ribeirão pela rodovia.

Tem muitas outras lá ainda, o cardápio é farto. ::hahaha::

Ainda volto pra fazer pelo menos Barra da Lagoa até Galheta e refazer Matadeiro > Lagoinha > Pântano do Sul e Pântano do Sul > Naufragados.

• Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra
Postado
Legal esse tópico, vamos incrementar essas travessias!!!

Primeiro acho que você se equivocou, Monte Roraima e Neblina não são travessias.

Travessia é entrar por um lugar e sair por outro, "atravessar" a região, e estes são trilhas de vai e volta pelo mesmo lugar. São trilhas lindas, extensas, mas não são travessias.

...

na real, agora aqui ficou tudo meio confuso entre trilha, travessias, trekkings..........

ps. o "senhor" deixa para seu avô kkkkkkk

Acho que poderíamos resolver isso alterando o título para: As mais belas “caminhadas” do Brasil, aí vale tudo, trilha, travessia ou trekking.

Já existe um tópico sobre as mais belas trilhas, mas não tinha um sobre a mais bela travessia.

Acho que podemos continuar com este... ::cool:::'>

Você estava se referindo a este Otávio?

• Membros de Honra
Postado

Bom e quanto as minhas preferidas...

Litorânea eu não consigo decidir entre Noronha e Ilha Grande.

No Cerrado eu não consigo decidir entre Chapada Diamantina e dos Veadeiros.

Serras eu também não consigo escolher entre Serra dos Órgãos e Serra Geral.

::mmm:

• Membros de Honra
Postado
Bom e quanto as minhas preferidas...

Litorânea eu não consigo decidir entre Noronha e Ilha Grande.

No Cerrado eu não consigo decidir entre Chapada Diamantina e dos Veadeiros.

Serras eu também não consigo escolher entre Serra dos Órgãos e Serra Geral.

::mmm:

Ô vida difícil!!!! :mrgreen:

Sobre o tópico trekking e/ou travessia, acho que já foram fundidos e se tornaram este aqui.

• Membros de Honra
Postado

é Otávio, a serra geral e os canions de paisagens bélissimas, mas o frio......

sem dúvida, gvogetta, a lagoinha do leste é o ponto alto da travessia, valia até passar alguns dias e desbravar (atualmente não sei como anda a segurança, pq tiveram época perigosas)

eai Sandro, essa da barra>galheta é massa tb pq, além do visual, no "cume" (subindo a esquerda da trilha - ao desviar da rota normal), há formações rochosas que eram utilizadas como orientação para indicar as épocas do ano aos povos "sambaquieiros" (alguns podem até concluir que foram colocas naqueles lugares)

seria uma boa utilizarmos a nomeclatura "caminhada", até pq nada mais é do que a própria tradução !!

aí, a infinidade de opções, nos traz mesmo muitas dúvidas sobre quais seriam as mais belas

das belezas litorâneas é dificil competir com noronha, mas como lembrado pelo peregrino, os lençois maranheses são incríveis

das serras, penso que a do espinhaço é a Serra (incluída chapada diamantina !!)

e, pra finalizar agora, meu deslumbre atual é o monte roraima, sempre andei por aquelas bandas e ouvi muitas histórias/mitos sobre lá...... um dia ainda o conquistarei hehe

• Membros de Honra
Postado

Salve moçada!

Deu uma "animada" o negócio aqui... ::otemo::

Um dos mais belos, com certeza, é a travessia do PARNA São Joaquim, na Serra Geral catarinense.

Caminhada por campos a beira dos penhascos da serra.

[...]

Grande Otávio!

Sem dúvida! ::otemo::::otemo::::otemo::

E a Serra Geral (SC/RS - ou "Aparados da Serra" como aquela região toda é conhecida aqui no Sul) ainda guarda muitos outros encantos em toda a sua extensão. Basta citar apenas uns poucos exemplos: Serras da Rocinha, Nova Veneza, da Pedra, Espraiado, Amola-Faca ... Se for citar tudo vai longe! ::otemo::

[...]

Tem muitas outras lá ainda, o cardápio é farto. ::hahaha::

Ainda volto pra fazer pelo menos Barra da Lagoa até Galheta e refazer Matadeiro > Lagoinha > Pântano do Sul e Pântano do Sul > Naufragados.

Sandro!, sim, sim, realmente é uma ilha com fartos roteiros de caminhada e bem variados também. Algumas dessas que você citou eu conheço em partes ou integralmente. E hora dessas também quero fazer a Matadeiro>>>>Naufragados inteira de uma vez, pois nunca fiz este trecho de litoral inteiro, sempre terminando no Saquinho ou de lá partindo (via Caieira da B. do Sul). A Peri-Ribeirão da Ilha, que o Pedrada também citou, é outra que estava nos meus planos há alguns anos mas acabou não se concretizando e depois acabei ficando um tempo fora do "circuito" das travessias. Mas pelo que já vi de fotos e do que conheço pessoalmente das outras, as que passam pela Praia da Lagoinha de Leste tornam-se as mais bonitas... Aquela praia tem um encanto todo especial.

[...] a lagoinha do leste é o ponto alto da travessia, valia até passar alguns dias e desbravar (atualmente não sei como anda a segurança, pq tiveram época perigosas)

[...] e, pra finalizar agora, meu deslumbre atual é o monte roraima, sempre andei por aquelas bandas e ouvi muitas histórias/mitos sobre lá...... um dia ainda o conquistarei hehe

Pedrada, quanto ao aspecto segurança na Lagoinha de Leste (assaltos etc), não tenho tido notícias disso atualmente do pessoal que tem andado por lá, parece que anda sossegado.

E o Monte Roraima... Este é o "sonho de consumo" de todo caminhante brasileiro, creio eu. :roll:

Abraços!

• Membros
Postado

O trekking do vale do paty tem q estar na lista! Morro do castelo, as mais de 15 cachoeiras q se formam no cachoeirao, enfim, eh lindo msm!

• Membros de Honra
Postado
O trekking do vale do paty tem q estar na lista! Morro do castelo, as mais de 15 cachoeiras q se formam no cachoeirao, enfim, eh lindo msm!

Olá Joseibpn!

Na verdade já está na lista... Lá na 1a. página deste tópico :mrgreen:

Abraço!

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Olá Joseibpn!

Na verdade já está na lista... Lá na 1a. página deste tópico :mrgreen:

Abraço!

vdd... mas vale a pena repetir :)

abraço!

• Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...