Membros grinf Postado Setembro 14, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 14, 2011 Prezados, Após comentários de um amigo que foi a La Paz e também após ver o globo repórter especial que esteve na nascente do rio amazonas, no Peru, fiquei com muita vontade de conhecer. Para isso, estou querendo (provavelmente em abril do próximo ano, que é após o período de chuvas e também mais barato) fazer um passeio de 12 a 14 dias na Bolívia e no Peru, junto com a minha esposa. Em princípio estou pensando em um orçamento em torno de 4k. Sendo 2k para passagens aéreas (fiz uma busca rápida no decolar.com c/ ida SP-lapaz e volta cuzco-SP e deu em torno de 950 reais por pessoa). 2k é algo realista para 2 pessoas passarem de 12-14 dias por lá? e fazer os passeios que proponho abaixo? Bolívia: estrada da morte de bike, lago titicaca e solar yuni (aceito outras sugestões, claro). Peru: (arequipa) vale del colca + canyons + vulcoes, nascente do amazonas; e (cuzco) machu-pichu (aceito mais sugestões). A idéia seria ida pra lapaz, faço os roteiros bolívia de lá, depois vou de onibus para arequipa, faço os roteiros de lá, e depois cuszco. Gostaria também de uma opinião de quantos dias dividir em cada lugar... O que acham? Agradeço todas as opiniões que me ajudem a elaborar uma boa viagem pra lá. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros grinf Postado Setembro 19, 2011 Autor Membros Compartilhar Postado Setembro 19, 2011 Alguém? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores baraun Postado Setembro 19, 2011 Colaboradores Compartilhar Postado Setembro 19, 2011 olá grinf, sendo sincero acho que 12/14 dias é bastante curto pra fazer tudo isso. acho que você deveria priorizar o que gostaria mais de ver. dando uma visão geral dessa viagem, segue: de la paz a uyuni (cidade mais próxima do salar) a viagem direta de ônibus dura em torno de 12 horas. você perderia um dia inteiro só nesse deslocamento la paz-uyuni-la paz. o passeio no salar pode durar 3, 4 ou apenas 1 dia: 3 dias de passeio caso você vá pro chile ou 3 dias de passeio mais um dia inteiro de volta até uyuni. também há a opção de passeio de um dia, mas é extremamente cansativo (12 horas de viagem de ônibus+um dia inteiro de paseio em um 4x4 + 12 horas de viagem de ônibus) e você só veria o salar, perdendo todas as maravilhosas lagunas altiplânicas. uma vez de volta a la paz você poderá fazer os passeios que tem esta cidade como base (eu recomendo o chalcataya, o downhill até coroico, tihuanaco e um dia andando pela cidade). caso você faça apenas os passeiso que você mencionou, a essa altura da viagem, se não houvessem imprevistos, você já estaria no 6º ou 7º dia da viagem. de la paz a copacabana (cidade boliviana as margens do titicaca) dá pra fazer de ônibus em umas 4 horas. agora pra conhecer o titicaca, o ideal seria ir até a isla del sol a partir do lado boliviano, gastando mais um ou dois dias. já do lado peruano, é imperdível conhecer também urus, a cidade flutuante, esse passeio dura apenas meio dia. até aqui você já estaria no 10º ou 11º dia de viagem. para evitar deslocamentos desnecessários a lógica seria que vocês fossem de puno até arequipa, viagem que dura em média 9/10 horas. em arequipa eu recomendaria um dia pra conhecer a cidade e o passeio de dois dias ao colca canyon (o canyon mais profundo do mundo), evite o passeio de um dia, pois você chegara a mais de 5.000 metros de altura e isso e brutal p uma viagem de um dia, ida e volta. não sei a respeito da duração do passeio a nascente do rio amazonas pois não o fiz, mas no passeio do colca, o guia nos indicou as proximidades da nascente. aqui você já estaria no 14º ou 15º dia de viagem. de arequipa a cusco, recomendo que você saia no ônibus noturno pra chegar em cusco pela manhã, a viagem dura em torno de 9/10 horas. agora aqui é o maior problema, em cusco tem MUITA coisa pra fazer além de machu-picchu é claro. uma diversidade de passeios e atrações que te tomariam fácil uma semana, mas caso você vá apenas a machu-picchu sem trekking (de trem) o passeio dura um dia inteiro. aqui você estaria no 16º/17º dia. enfim, observe que essa estimativa de tempo foi extremamente otimista imaginando que você consiga todos os ônibus e passeios no horário desejado e não tenha que passar uma noite a mais em qualquer um dos destinos. eu acrescentaria mais uns 3 dias para essas eventualidades, visto que principalemnte na bolívia os ônibus quebrados/atrasados são uma constante. além disso acho desnecessário perder um dia apenas no trecho la paz-uyuni-la paz, pois faria você viajar em sentido contrário ao seu destino, cusco. se você se concentrasse na região la paz-cusco, quem sabe daria até pra ir a arequipa. pelo que entendi, as suas prioridades são arequipa e cusco, certo? acredito que nesse período de 14 dias daria pra conhecer, ainda que superficialmente essas cidades e explorar seus arredores e passeio, mas isso sem uyuni, e sem gastar muito tempo em la paz e no titicaca. a minha dica é: planeje bem o início e o fim da viagem, chegando lá você vai improvisando e vendo o que dá pra fazer com o tempo. bom, já falei muito. quando você decidir um roteiro posso te ajudar com os valores. espero ter ajudado, te mostrando de forma rápida a lógistica de uma viagem como essa. qualquer coisa me contate. um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros grinf Postado Fevereiro 9, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2012 Muito obrigado pelas informações baraun, De fato, vou ter que sacrificar o Salar Uyuni e deixar para uma outra viagem. Consegui passagens mais em conta indo primeiro direto p/ Cusco. Também acho que será melhor começar por lá, ao invés de La Paz, onde o aeroporto fica a mais de 4 mil metros. Então, começando por Cusco, chegando em um vôo lá as 7 da manhã, poderia tirar o dia para conhecer Cusco e ficar + 2 dias lá para conhecer Machu-Pichu. - Aqui estaria no 3o./4o. dia certo? Depois gostaria de ir para Arequipa ou Chivay, onde faria o passeio no vale do colca e até a nascente do amazonas (estou tentando mais detalhes desse passeio, creio que terei que fazer algumas ligações antes, mas me disseram q dá p/ fazer em 2 dias desde Chivay). - Estaria aqui pelo 7o./8o. dia? Depois iria para Puno ou copacabana (Titicaca)? Acho que daria p/ passar um pernoite em um destes dois locais, o que aconselham? Depois disso iria para La Paz. - 8o./9o. dia? Em La Paz teria 3 ou 4 dias. Quero fazer a descida de bike na death road, chacaltaya e algum tempo para conhecer a cidade e compras, algo mais? 13o. dia. e volta para SP. Agradeço quem puder dar mais uma polida neste roteiro e me dar uma idéia dos custos para eu poder comparar com minha planilha atual, que está dando em torno de 4k2 (1k7 de passagens aéreas). Mais uma vez muito obrigado baraun e se puder comentar este meu novo post, melhor ainda. Ahhh... estou quase fechando a ida para 12 ou 13 de abril e volta para 24 ou 25 de abril. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros maria13 Postado Fevereiro 9, 2012 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2012 Grinf, também tô indo em abril com meu marido, mas meu roteiro é um pouco maior que o seu, dá uma olhada: peru-bolivia-chile-partindo-em-28-3-t64496.html Ainda estou olhando passeios e custos, mas fiz o roteiro com base em vários posts que li aqui no fórum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Liebman Postado Fevereiro 9, 2012 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2012 grinf Copacabana é mto mais bonita e barata, recomendo pernoitar ali e ver o por do sol do alto do calvário. A ilha do sol é imperdível. Em La Paz junto c/ chacaltaya tem o passeio do vale de la luna, e recomendo tiwanaku. Quanto a voar p/ cusco ou la paz escolha o mais barato, a altitude do aeroporto não tem relevancia, vc vai começar a passar mal já chegando no hotel. Depois poste detalhes desse tour até a nascente do amazonas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros grinf Postado Fevereiro 10, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Fevereiro 10, 2012 Agradeço os comentários. Tenho mais algumas atualizações. Aproveitei que tenho um amigo peruano e fiz algumas ligações pra lá para definir os passeios em Chivay, no Colca. Vou postando abaixo. Dia 1 - Irei mesmo SP-Cusco (está mais barato mesmo). Dia 2 - O vôo chega as 7 da manhã em Cusco. Então penso em não contar com a manhã, almoçar e depois conhecer algo em Cusco. Sugestões? Dias 3 e 4 - Machu-Pichu. Me deram a dica de um pacote ($200/pessoa) com passeio a PISAC e Ollantaytambo +onibus + guia + trem para Águas calientes + hospedagem em águas Calientes + passagem de onibus ida e volta para Machu Picchu + entrada para Machu Picchu + trem de volta para Ollantaytambo + onibus de volta para Cusco. Está bom ou devo tentar diferente? Dia 5 - Cusco (mais dicas para o dia em Cusco?) e ônibus para Chivay as 10pm. --- Este ônibus vai para Puno, chegando lá tem um café da manhã e em seguida segue outro ônibus direto para Chivay, que deve chegar lá no início da tarde. Este deslocamento (Cusco-Chivay) custa em torno de $70/pessoa c/ alimentação inclusa. --- Dia 6 - Chivay. Chegada no início da tarde e ida para águas termais. --- O agente de turismo lá de Chivay (o mesmo que deu a dica do ônibus) é o responsável pelos passeios lá. Ele falou que dá pra fechar (na pior das hipóteses se só tiver eu e minha esposa), tudo por 225 soles/pessoa (recepção em Chivay com ida p/ aguas termais no dia 6; e mais o que se segue nos dias 7 e 8 em camioneta 4x4). Dia 7 - Canyon do Colca e Cruz do condor Dia 8 - Ida a nascente do Amazonas (ele frisou que, estando 2 dias antes lá em Chivay, daria para chegar até a nascente em 1 dia, que está a mais de 5500m, no nevado mismi. Tem uma parte que dá pra ir de 4x4, e depois trekking até a nascente. Se não estivesse lá, teria que fazer o passeio em 2 dias, com ambientação de 1 dia). Dia 9 - Chivay - Puno. Devo chegar em Puno a tarde, então gostaria de saber o que fazer, se vou direto para Copacabana e pernoitar lá? Isso é possível? Ou se fico na parte de Puno do lago titicaca mesmo. Aqui tenho estas dúvidas, agradeço quem puder me sugerir algo (pelas dicas anteriores gostaria de ir a copacabana e pernoitar lá, para aproveitar o dia seguinte por lá no titicaca, mas não sei se é possível). No dia seguinte quero seguir para La Paz. Dia 10 - Chegada em La Paz (queria chegar lá não muito tarde da noite, até umas 8-9pm, para não estar cansado no dia seguinte, tem como?. Dia 11 - Death Road. Dia 12 - Chacaltaya (vi que dá pra ir em meio-dia). E a tarde conhecer La Paz (sugestões?) e fazer algumas compras. Dia 13 - Pela manhã ainda terei tempo de dar mais um rolé por La Paz e fazer mais umas comprinhas. A tarde pego o vôo La Paz - SP. Dia 14 - Chegada em SP pela manhã. Desde já, agradeço todos os comentários que possam me ajudar nessa viagem com a minha esposa. Se tivesse mais dias, sei que com certeza daria para incrementar, mas estes 14 dias é tudo o que tenho disponível, depois voltamos ao trabalho. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros grinf Postado Fevereiro 13, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Fevereiro 13, 2012 Alguém? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros grinf Postado Fevereiro 14, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Fevereiro 14, 2012 Prezados, Tenho uma questão importante: não tenho mochilas cargueiras, irei levar uma mala grande para as roupas em geral (e para trazer as compras) e somente mochilas pequenas para o dia-a-dia. Neste caso, seria inviável essa parada em Copacabana ou Puno, sem ter um hotel/pousada para poder guardar a mala? Alguma dica quanto a esta questão? Sds Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros grinf Postado Fevereiro 15, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Fevereiro 15, 2012 Alguém pode dar uma idéia sobre esta questão da mala? sds Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.