Ir para conteúdo

Adolescentes se perdem na serra do ibitiraquire - Rumo ao PP


Amend

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Sem comentários em...

 

Segue reportagem de hoje 06/09:

 

Dois adolescentes de 17 anos estão perdidos na Serra do Mar do Paraná desde domingo (4). Nesta terça-feira (6), duas equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), elite do Corpo de Bombeiros, foram encaminhadas para o local para tentar localizar os jovens.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os jovens queriam fazer a travessia entre o Pico Paraná e Morro Siririca, mas devido o mau tempo decidiram retornar e, então, se perderam.

a_travessia_-_pp_a_esq_e_ciririca_a_dir_visto_do_tucum.jpg

Na foto, o Pico Paraná à esquerda e o Siririca à direita (Foto: Johny Genvensis)

A família dos desaparecidos procurou o Corpo de Bombeiros na manhã desta terça-feira e, por volta do meio dia, os militares conseguiram estabelecer contato com os adolescentes via telefone celular. A orientação foi para que eles ficassem parados.

A partir da descrição do local, os Bombeiros acreditam ter identificado a região onde os jovens podem estar. As equipes estão divididas pela travessia que os garotos deveriam ter feito e por outra trilha alternativa.

 

Segundo informações dos bombeiros, às 17h foi estabelecido um novo contato com os jovens e eles estão bem. Eles estão equipados com barraca e lanterna e possuem comida suficiente para até esta terça-feira.

 

Fonte: http://g1.globo.com/parana/noticia/2011/09/bombeiros-buscam-adolescentes-perdidos-na-serra-do-mar-do-parana.html

 

Felizmente os bombeiros já fizeram contato e creio q ficará tudo bem...

 

Mas é bom alertar a galera que por mais que seja uma região muito frequentada, com algumas trilhas bem movimentadas, conhecer o local ou ir com alguém que conhece é fundamental para evitar dor de cabeça!

 

Fica a advertência pra quem pretende se aventurar por lá nesse feriadão!

 

Ahhh lembrando a previsão é chuva...então boa sorte! Abraços!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Os bombeiros acharam os guris...

 

Se perderam no Caratuva...vê se pode!

 

Isso que eles queriam ir para o ciririca.

Fica de lição para os aventureiros que pretendem dar umas pernadas sem conhecer a região. Um mapa e uma pessoa que conhece a região ou quem sabe umas dicas e um estudo da região evitem que pessoas tenham q sair de casa no feriado, deixar suas familias para sair correndo atrás de pessoas que se aventuram sem instrução nenhuma!

 

Cuidado! Evite colocar suas vidas em risco e a de outros tbm..

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

As trilhas pro PP, Itapiroca e Caratuva são bem batidas, verdadeiras avenidas. Já as trilhas pro Ferraria, Serro Verde e outras montanhas menos visitadas nem tanto, e para quem não conhece o lugar fica fácil de se perder.

Vale lembrar que os piás (piá=moleque=guri) são escoteiros, então pressupõe-se que tenham conhecimento de mato. Eles tinham abrigo e comida; se perderam e entraram em contato com o resgate. Acamparam no lugar que se encontravam aguardando os bombeiros. O helicóptero não pode ser utilizado por causa do mau tempo (e bota mau tempo nisso, tá chovendo muito por aqui).

Graças a Deus foi só o susto e o trabalho do grupo de socorro terrestre dos Bombeiros.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Pois é Otávio...acabei de ver no jornal que os bombeiros já estão com os com os piás. O único problema é que a chuva e o tempo não dão trégua então parece que se não melhorar o tempo eles vão acampar mais uma noite por lá e vêm amanha pela manhã.

 

Sinceramente não sei como se perderam no caratuva. Realmente a trilha pro ferraria, serro verde eles ficariam alguns meses esperando pra alguém passar por lá, mas o caratuva é manjado e para se localizar é sussegado. Ainda bem que ficaram parados e evitaram mais um desastre na região.

 

Graças a Deus mesmo que só foi o susto. Os meninos estão bem e tem condições de caminhar pela trilha.

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros

Amigos...

Não sei em que circunstâncias esses meninos se "perderam"...mas não conseguir retornar do Caratuva beira o pleno "amadorismo"...à salvo quando ocorre algum acidente, o que não foi o caso. Segundo notícias do Jornal do Estado, ambos estão em plenas condições de caminhar...inclusive a proposta era fazer a travessia pro Ciririca, pra quem já fez sabe que não é moleza...ou seja: HELICÓPTERO PRA QUE???? Põe os meninos caminhando para baixo...bem mais simples...Que Deus os abençoe e que, ao menos, nas próximas aventuras estejam com mais ítens para nevegação como gps, cartas locais, etc...(não ensinam a lidar com essas coisas no escotismo?)

Abraço à todos

Link para o comentário
  • Colaboradores
Já peguei chuva no PP e de noite e digo que por algumas vezes tive que parar para me certificar que estava no caminho certo, mesmo já conhecendo a trilha e sendo ela bem batida. Tem que cuidar quando o tempo se torna adverso senão ::bad::

 

 

Não tenho dúvidas que a chuva e o tempo são os piores inimigos dos montanhistas e dos materos...

Mas conhecer o local sempre é indicado né! Melhor não se arriscar se vc não conhece, por mais que seja uma trilha fácil e tranquila, eu mesmo quando fui pra lá a primeira vez, mesmo estudando a região, pego altas dicas com o pessoal daqui, levei um mapa, bússola e fui com um amigo que conhecia bem...salvo contrário nem me aventuraria em uma empreitada do tipo PP para ciririca...é praticamente um épico...hahahahaha!

 

Abraço e cuidado com as trilhas!

 

Deus abençoe a todos!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Hoje de manha a noticia que os garotos foram resgatados...

 

Perdidos na sela ou no vale entre o itapiroca e o tucum provavelmente...o cúmulo, mas fazer oq né? Estar despreparado e sem conhecimento local dá nisso.

Outra coisa, fazer o pico paraná até o ciririca em 1 dia é um tanto quanto complicado, no mínimo é uma empreitada pretensiosa para quem não tem conhecimento local, quem sabe se tivessem se preparado melhor ou estudado bem a região evitariam esse transtorno imenso.

 

Cuidado é sempre pouco e conhecimento nunca é demais...Fica o alerta para os aventureiros de primeira viagem...

 

Segue reportagem:

 

“Não passamos apuro nenhum. A preocupação era com os nossos pais. Estávamos numa boa e eles de cabelo em pé”, contou ao G1 o escoteiro Marco Antônio Ribas Junior que foi resgatado junto com o colega William Augusto Schimidt na noite de quarta-feira (7) no Vale do Itapiroca, no litoral do Paraná.

nova_imagem_2.jpg

William e Mraco Antônio durante o resgate dos bombeiros na tarde de quarta-feira (7) (Foto: Divulgação/Bombeiros)

Os dois estudantes do 3º ano do Ensino Médio, ambos de 17 anos, estavam perdidos desde a segunda-feira (5). O objetivo deles era subir o Pico Paraná e o Morro Siririca. Na tarde de sábado (3), o pai de um deles os levou até um acampamento na fazenda Pico Paraná e por volta das 4h de domingo (4) eles saíram para a trilha.

"No domingo nós escalamos três cumes: Getúlio, Itapiroca e Cerro Verde. Estávamos muito cansados e resolvemos não arriscar. Acampamos e resolvermos continuar no outro dia. (...) De cima do Cerro Verde vimos a BR e pensamos que de lá podíamos ligar para os nossos pais. Então, na segunda-feira decidimos contornar um riacho. O problema é que a mata era muito fechada e a cada dois minutos caminhavámos uns cinco metros", explicou Marco Antônio.

saiba mais

Adolescentes perdidos são resgatados na Serra do Mar do PR

Bombeiros chegam até adolescentes perdidos na Serra do Mar no Paraná

Bombeiros buscam adolescentes perdidos na Serra do Mar do Paraná

O combinado era que um dos pais dos adolescentes iria buscá-los na segunda-feira, mas como eles demoraram mais do que previam e não tinham sinal para o telefone celular, ficaram preocupados com os pais.

"Na terça-feira (6) subimos até um cume e conseguimos sinal para o celular. Falamos com os nossos pais e eles nos colocaram em contato com os bombeiros. A orientação que os bombeiros nos deram era para parar e não sair do lugar", contou o escoteiro.

Não passamos frio, nem fome. Choveu, mas levamos uma lona bem grande e não teve problema"

Marco Antônio, adolescente que ficou perdido na mata

Segundo Marco Antônio, cada um deles levou uma mochila de 20 kg com equipamentos e suprimentos. "Não passamos frio, nem fome. Choveu, mas levamos uma lona bem grande e não teve problema". Os dois garotos participam de um grupo de escoteiros de Curitiba há seis anos e já haviam escalados outros morros e montanhas.

Da tarde de terça (6) até a quarta-feira (7), os adolescentes ficaram esperando pela equipe de resgate. "Fiz fumaça e eles conseguiram ver lá de cima. Depois, começamos a ouvir os apitos dos bombeiros, as vezes confundia com o barulho dos pássaros, mas depois deu pra diferenciar", lembrou Marco. "Como o William estava com muita cãimbra. Eu desci sozinho para encontrar a equipe de resgate. Fui fazendo setas em pedras, caso eles passassem por ali, entendessem o sinal. Eles mataram a charada".

Por volta das 16h de quarta (7), os bombeiros encontraram os dois escoteiros. Depois de comerem pizza e William tomar uma vitamina para melhorar da cãimbra, eles fizeram o caminho de volta acompanhados de dois bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost).

imagem.jpg

Marco Antônio e William ficaram três dias na mata

(Foto: Sérgio Tavares/G1)

As famílias aguardavam os adolescentes em uma fazenda, e o reencontro foi entre às 21h30 e 22h. Sobre a experiência, Marco Antônio relatou que é necessário ter mais responsabilidade. "Ficou que tem que ter mais responsabilidade, que tem que pensar muito mais. Se tem algum acampamento em vista. Se tivesse calculado melhor, não tentassemos acelerar, podia ter dado certo".

Ele ainda pretende voltar e completar a trilha entre o Pico Paraná e o Morro Siririca. "Eu gostaria de voltar ano que vem”, concluiu.

 

Fonte: http://g1.globo.com/parana/noticia/2011/09/nao-passamos-apuro-nenhum-diz-adolescente-que-se-perdeu-na-serra.html

 

Graças a Deus que tudo ficou bem e foi apenas um susto!

 

Abraços a todos!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Não é a toa que o vale entre o Tucum e o Cerro Verde é chamado de vale dos perdidos...

Os piás mandaram bem, apesar do perrengue de ter que ser socorrido e ficar perdido na mata. Não passaram fome, nem frio, nem ficaram desesperados andando quenem baratas tontas. Acharam um lugar que tivesse sinal de celular e pediram socorro. ::cool:::'>

Um mapa, uma bússula e um pouco mais de conhecimento do lugar teriam resolvido o problema.

Mas nada que os anos não resolvam, afinal são dois piás de 17 anos... tenho certeza que da próxima vez eles estarão melhor preparado.

Link para o comentário
  • Colaboradores

O vale dos perdidos...pois é,ali é fácil de se perder altas trilhas que levam a lugar nenhum. Mas é bem isso que vc falou Otávio, um mapa, uma bússola, apitos de segurança e conhecimento teriam resolvido o problemas. Não cheguei a ver as reportagens na TV, até agora o que haviam falado que os piás tinham se perdido no caratuva, dps falaram que era no que era próximo ao itapiroca.

Ainda bem que os guris mandaram bem nesse aspecto de estarem bem equipados e com bastante comida, pq se fossem desavisados, a história poderia ser bem diferente. No geral parabéns aos meninos por não entrarem em desespero e parabéns ao corpo de bombeiros e seu trabalho, como sempre, no mínimo impressionante.

Aos guris, que tenham um pouco mais cuidado da próxima vez e estudem melhor a região.

 

Abraços!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...