Membros de Honra rchia Postado Agosto 28, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Agosto 28, 2011 Fica o alerta aí. O bonde, infelizmente, não tem condições de funcionar, por falta de manutenção e mesmo de estrutura para dividir o espaço com carros e ônibus. Para piorar, não existe nenhum controle sobre a lotação, sendo comum que circule com excesso de passageiros. Há dois meses um turista caiu dos Arcos da Lapa (passou pela tela de proteção que devia evitar acidentes). Há dois anos uma mulher morreu num acidente entre o bonde, um ônibus e um carro. --- Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa, no Rio Acidente deixou pelo menos 57 pessoas feridas, várias delas em estado grave Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro | 27/08/2011 17:31 Um bonde cheio de passageiros tombou na tarde deste sábado em Santa Teresa, bairro turístico do Rio de Janeiro. O acidente deixou pelo menos cinco mortos, sendo três homens e duas mulheres. Além disso, ao menos 57 pessoas ficaram feridas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde e do Corpo de Bombeiros. O motivo do acidente ainda é desconhecido e só deve ser confirmado após a realização da perícia, mas as primeiras conclusões apontam que o veículo estaria superlotado, de acordo com autoridades envolvidas na investigação. Familiares das vítimas também se queixaram do excesso de passageiros. Pela estrutura de que dispõe, o bonde teria capacidade para transportar 32 pessoas sentadas, 12 em pé, além de alguns passageiros acomodados no estribo lateral. No momento do acidente, o bonde fazia uma curva perto do Largo do Curvelo, quando seguia em direção ao Centro do Rio. Entre os feridos, dez estão em estado grave. As vítimas foram levadas aos hospitais Souza Aguiar, Andaraí e Miguel Couto. Após o acidente, o secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes, compareceu ao local e foi hostilizado pelos moradores, sendo chamado de "assassino", "safado" e "ladrão". O secretário lamentou o acidente e afirmou que os motivos serão devidamente apurados. "Foi uma fatalidade, uma tragédia", afirmou. Link para o comentário
Membros Jessica Dias Postado Agosto 28, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 28, 2011 Eu não sei se o bonde não tem condições nenhuma de funcionar não, afinal ele existe há anos e os acidentes graves são raríssimos. Acho que a questão é a exigência de melhorias de condições, é óbvio, mas o bonde não pode parar. Já faz parte da cultura de Santa Teresa, e da história também. Link para o comentário
Membros de Honra rchia Postado Agosto 28, 2011 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Agosto 28, 2011 Jéssica, me desculpe, mas três acidentes com MORTOS em dois anos foge um pouco da minha concepção de "raríssimo". A manutenção dos bondes é precária e eles vivem superlotados porque ninguém fiscaliza. É uma combinação mortal. Eles podem fazer parte da história e da cultura carioca - e fazem - mas isso não vale colocar vidas permanentemente em risco. Esses foram acidentes com mortes recentes, mas quem mora lá sabe que são comuns pequenos acidentes, envolvendo pessoas que caem dentro do vagão e também choques com veículos. Além disso, o compartilhamento da vida entre os bondes e os carros e ônibus é uma coisa surreal, sendo também freqüentes pequenos acidentes decorrentes de derrapagens de veículos nos trilhos do bonde. Link para o comentário
Membros Glauber Vieira Postado Agosto 30, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 30, 2011 Tenho certeza que esse acidente foi causado pela incompetência das autoridades responsáveis pela manutenção dos bondes. Aqui no Brasil existe a tradição de "deixar como está pra ver como é que fica"; não existe a cultura da prevenção. De vez em quando vemos aí os governos desfilando com viaturas novas da polícia, dos bombeiros, ambulâncias, mas seis meses depois os carros precisam ficar dias e dias na oficina, porque não houve manutenção regular. Talvez comprando veículos novos seja mais eficiente para desviar dinheiro público, do que fazer uma manutenção séria nos veículos... Link para o comentário
Colaboradores Gustavo Junior Postado Agosto 30, 2011 Colaboradores Compartilhar Postado Agosto 30, 2011 Olha, em 2008 eu utilizei o bonde quando fiz um passeio em Santa Tereza, e achei muito perigoso e sem segurança nenhuma, pois como estava lotado eu tive que ir pendurado quase pra fora do bonde... e não foi por minha vontade, fui quase q obrigado a seguir assim pela quantidade de gente... eu lembro que na época comentei com a minha esposa que era bem perigoso, e que não andaria mais nesse bondinho pelas condições que eram impostas aos passageiros... Infelizmente no Brasil é assim mesmo, tem que acontecer alguma coisa para tomarem providências... Link para o comentário
Posts Recomendados