Membros AdrianaCastro Postado Agosto 8, 2011 Membros Postado Agosto 8, 2011 Olá! Eu e meu namorado passamos uma semana em Los Roques no início de julho/2011. Tbm tínhamos interesse em mergulhar e a falta de relatos que incluíssem esta atividade nos deixou um pouco perdidos na hora de planejar a viagem. Por isso poderíamos ter feito escolhas melhores. De qualquer forma, a viagem foi ótima! Agora esperamos ajudar mais pessoas com o nosso relato. A idéia foi complementar um relato que lemos e achamos mto bom, bem detalhado, e que nos ajudou no planejamento: http://www.mochileiros.com/sete-dias-em-los-roques-t45295.html Voo para Caracas/ troca de dinheiro/ voo para Los Roques Tam e Gol tem voos diários para Caracas. Atualmente os voos são diurnos e deve-se pernoitar em Caracas na ida. Na volta os voos são noturnos. Pegar os trechos internacionais com milhas é uma boa maneira de economizar. Pela internet conseguimos o contato de um cara para trocar dinheiro, o Miguel (miguelserrano10@gmail.com). Muitos brasileiros haviam trocado dinheiro com ele e ficamos mais tranquilos em não precisar trocar com qualquer um. Combinamos tudo por e-mail, ele trocaria cada dólar por 7,5 bolívares. Também contratamos um receptivo (Condor Verde) para nos levar e buscar no hotel. Isso nos deixou numa saia justa. Quando chegamos, havia duas pessoas com plaquinhas com os nossos nomes, como esperado -- o receptivo e o cara do dinheiro. O que não sabíamos era que ficava subentendido que a troca de dinheiro se daria com o receptivo! Ficou uma situação confusa e chata, como se um quisesse roubar o cliente do outro. Mas explicamos para o nosso receptivo (a Audrey) que não sabíamos e só quisemos nos precaver. Aliás, ainda bem que contratamos o receptivo pq a Audrey nos livrou de uma roubada. Havia soldados da guarda nacional por perto e era ruim trocar o dinheiro no saguão do aeroporto. A gente podia ser preso por não seguir o câmbio oficial. O Miguel estava nos esperando no estacionamento e tinha mandado um ‘representante’ nos receber. Mas já era noite e a área fora do aeroporto é mto mal iluminada. A Audrey disse que isso seria perigoso e nos levou de carro até o Miguel, dando uma volta para não levantar suspeitas. A troca foi feita dentro do carro, deu tudo certo! No dia seguinte ela nos pegou cedinho no hotel e nos levou para o aeroporto. Ela ficou conosco até entrarmos na sala de embarque, o que foi ótimo pois não nos perdemos naquele aeroporto confuso e ela ainda nos passou os macetes para a volta (ver tópico final). Após o check-in pagamos as ‘Aero tasas’: 38 bolívares por pessoa. Nos despedimos da Audrey e fomos procurar nosso portão de embarque, que seria o de número 5. Chegando lá, vimos que havia quatro portões: 5A, 5B, 5C e 5D. Ninguém sabia informar por qual deles embarcaríamos, só disseram que chamariam. A sala de embarque estava lotada com pessoas com os mais diferentes destinos. Era um caos. Nosso voo ficou para o fim e pegamos o ônibus até o avião. Devido ao meu medo de voar de avião, eu não queria voar em teco-tecos como os da Chapi Air e Sundance. Escolhemos a Aerotuy para o trecho Caracas/Los Roques/ Caracas. Esta compania aérea tem aeronaves maiores, para até 48 passageiros. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110807234758.JPG 500 375 Legenda da Foto]Avião da Aerotuy: estávamos no primeiro banco e ali atrás já é o fundo da aeronave[/picturethis] O voo foi tranquilo mas atrasou mais de uma hora na ida. A Aerotuy tem mesmo fama de atrasar. Já era de se esperar pois o aeroporto é muito confuso e o check-in é feito muito devagar. Nestas condições, é mais fácil embarcar 10 pessoas num avião pequeno do que reunir quase 50 num maior. Enfim, há prós e contras. A taxa de entrada em Los Roques está 152 bolívares por pessoa. Conseguimos trocar mais dólares por bolívares na ilha. Na padaria fizeram o câmbio 1:8. Hospedagem/Passeios Há vários tipos de hospedagem: pensão completa, com ou sem cava (cooler com a comida para passar o dia), com as mais diversas facilidades. As pousadas de pensão completa já incluem na diária os passeios para as ilhas mais próximas. Para as ilhas mais distantes, paga-se a diferença. Pesquisando, encontrei outra opção de hospedagem: a Casa Tramonto, das mesmas donas do Aquarena. São como pequenos apartamentos que comportam até 4 pessoas (uma cama de casal e um beliche). Tem cozinha equipada (fogão, frigobar e demais utensílios para cozinhar), banheiro sem água quente (mas o chuveiro deve ter algum aquecimento...a água logo ficava agradável; além do mais, lá é mto quente, a água fria é refrescante). No quarto tem tv a cabo e ar-condicionado. A diária do apto gira em torno de 100 dólares e varia de acordo com a temporada (alta/baixa) e o número de pessoas. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110807235318.JPG 500 375 Legenda da Foto]Parte de cima: quarto[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110807235815.JPG 375 500 Legenda da Foto]Cozinha na parte de baixo[/picturethis] Como passaríamos metade do dia mergulhando, ficamos em dúvida se deveríamos pegar uma pousada de pensão completa. Achávamos que poderíamos almoçar rapidinho na ilha após o mergulho e já sair para um passeio. Além disso, poderíamos experimentar outros restaurantes da ilha, sem nos prender ao jantar da pousada. Então optamos por ficar na Tramonto. Lili, nossa anfitriã, nos recebeu muito bem e nos ajudou a dar os primeiros passos na ilha. Compramos sanduiches e água na padaria para passar o dia. Lili nos arrumou uma cava pequena. Passamos bem o dia mas não queríamos ficar nos preocupando com a comida. Então fomos na Pousada Guaripete, que era quase em frente a Tramonto, para ver se era possível nos arrumarem a cava para passarmos o dia seguinte. A Favíola, gerente, nos disse que era possível mas achamos que não valeria a pena...seriam 120 bolívares por pessoa (no Restaurante Arrecife o preço variava de 150 a 220 bolívares). Então decidimos ficar no nosso esqueminha de sanduiches e biscoitos e deu certo. Mas a receptividade da Fabi foi tão grande que decidimos jantar na Guaripete, estava uma delícia! Lá conhecemos vários brasileiros e tivemos uma noite super agradável. Na última noite jantamos no Bar Restaurante Arrecife, pertinho do píer. Tinha um clima bem gostoso com iluminação baixa. A refeição para 2 pessoas com pescado do dia, arroz e batatas fritas saiu por cerca de 250 bolívares. Mergulhos Há 3 operadoras de mergulho na ilha. Encontramos mais referências da Ecobuzos, que era na mesma rua da nossa pousada. Cada saída com 2 mergulhos (2 cilindros) custa 70 dólares. Nós levamos o equipamento básico (máscara, snorkel e nadadeiras) então só pagamos o aluguel do equipamento restante (colete, regulador e roupa), 20 dólares. Logo, o dia de mergulho sai por 90 dólares na Ecobuzos. As saídas são mais ou menos entre 9 e 9:30 e a volta é mais ou menos às 12:30. Os pontos escolhidos geralmente são próximos à Gran Roque. Mas os melhores são os próximos a Boca de Cote, a uns 45 min de Gran Roque. Lá a visibilidade estava melhor que os outros. Em todos eles consegue-se avistar muitos peixinhos coloridos. Muitos tbm podem ser vistos aqui no Brasil mas lá eu tive a impressão de que eles eram maiores. Pra quem gosta de apreciar corais, as formações são bem diferentes das encontradas por aqui. Eu não sou mto fã de coral, preferia ter visto animais grandes mas lá é meio difícil. De qualquer forma, vi animais que fizeram valer a viagem: um tubarão lixa de uns 2 metros de comprimento no fundo, na maior tranquilidade; moréias E-NOR-MES, o diâmetro delas era impressionante!; peixe-leão, mto bonito mas que na verdade é uma praga no mar do Caribe. As saídas para Boca de Cote dependem do número de pessoas. Então é bom deixar o cronograma de passeios e mergulhos mais flexível. Conciliando mergulhos com passeios Os mergulhos tomam metade do dia. Isto prejudica os passeios às ilhas mais distantes pois estes tomam o dia inteiro. Na volta do mergulho os turistas podem ser deixados na ilhas mais próximas (como Madriskí e Franciskí) ou em Craskí, se estiver voltando de Boca de Cote. Mas eles só fazem isso se já tiver alguém responsável pela volta a Gran Roque. Isso pq a guarda costeira controla o número de pessoas que entra e sai da ilha em barcos. No fim do dia a conta tem que bater. Foi isso que nos salvou no primeiro dia. Fomos para Madriskí e quase fomos esquecidos. Por isso uma coisa que faz a maior diferença é ter a pousada como intermediária para contratar os passeios. É uma garantia de que sua falta será sentida caso alguma coisa aconteça. Além disso, quando tentamos negociar um passeio no píer não fomos bem tratados, sendo que uma vez um cara foi bem grosso ao dizer que não havia lancha disponível. Percebemos que seria melhor já deixar esses passeios acertados e pedimos ajuda na Guaripete. Mesmo hospedados em outro lugar, a Fabi nos tratou como hóspedes e acertou com o barqueiro para que nos buscasse em Craskí no dia seguinte. Deu tudo certo! Tivemos que pagar o valor cheio do passeio...mas de outra forma não teríamos conhecido a ilha, por causa do mergulho pela manhã. No outro dia decidimos não mergulhar, senão não conheceríamos Cayo de Água. Fabi tbm arranjou tudo. Ficamos umas três horas e meia em Cayo de Água, belíssima, e depois fomos para Noronskí e Espenkí. No último dia fomos para uma ilha perto, Franciskí, para voltar cedo e pegar o voo das 17 hs. Os barqueiros foram super pontuais. Mais um ponto para a Favíola. Franciski tem uma piscina natural formada por uma barreira de corais, ótima para fazer snorkeling. Eu geralmente não gosto de snorkeling pq acho que fica aquém do mergulho. Mas este local me surpreendeu. Obs: é bom ter cuidado com os corais. Eu me distraí com um peixe e bati a perna num coral. O local ficou super irritado, coçando. Fiquei com medo de ser alguma coisa mais séria e fui ao médico, agora já está regredindo. Tipo, pode encostar nas formações, se segurar...mas se arranhar a pele pode fazer mal. Vida Noturna No período em estivemos lá, o lugar mais badalado era o bar La Gotera. Na noite de sábado, quando a ilha estava mais cheia, teve banda e showzinho piro-não-sei-o-que (quando as pessoas ficam girando cordinhas com fogo nas pontas). Foi mto legal! Estava bem animado! Até a banda começar tinha um DJ tocando, o set estava bem bacana. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110807235959.JPG 375 500 Legenda da Foto][/picturethis] Tbm fomos lá no dia seguinte mas aí o clima era mais intimista. Não tinha banda, apenas som ambiente. Ficamos conversando nos puffs espalhados na areia, o mar ao fundo. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110808000523.JPG 500 375 Ambiente do La Gotera em dia normal]Ambiente do La Gotera em dia normal[/picturethis] Uma noite ficamos conversando com o pessoal da pousada Guaripete após o jantar. Fizemos bastante amizade com uma família de Roraima e um casal de S. Paulo. Terminamos jogando Uno! Tbm houve noites em que simplesmente dormimos após o jantar, exaustos. Antes de ir li muito sobre o Aquarena. Então foi uma grande frustação quando demos com as portas fechadas. O restaurante estaria fechado durante toda nossa estada! Volta A Audrey nos ensinou como ir do aeroporto nacional até o internacional com segurança. Após pegar as bagagens na esteira, VOLTE por onde vc veio, NÃO SIGA para o desembarque. Vc vai seguindo por dentro do aeroporto, vai passar por várias lojinhas, subir uma escada rolante, entrar em alguns corredores e chegará no saguão do aeroporto internacional. Tem placas. Bem melhor que ir por fora, pela calçada, pq lá é meio deserto. Conclusões/ dicas - Pousadas com pensão completa valem mto a pena! Custam mais caro mas quem quer ficar se preocupando com as necessidades do dia-a-dia na viagem de férias? - Se ainda assim a opção for por uma pousada com meia-pensão, é uma boa fazer os passeios através de uma pousada. Se o turista combina no píer com o barqueiro, fica uma coisa só entre eles. Se uma pousada negocia, o barqueiro leva mais a sério pq é o nome da pousada que está em risco. Se der alguma coisa errada, ele se queima com todas as pousadas. - Ficamos mto impressionados com a hospitalidade da Pousada Guaripete. Eles cuidam de tudo para vc não precisar se preocupar com nada. A Favíola (gerente) é gente finíssima. Recomendamos. - É bem possível fazer a viagem `por conta`, sem o intermédio de agências de turismo, Isso garante uma economia de uns 400 dólares por pessoa. Como? - Pegando os trechos internacionais com milhas; - Reservar hotel em Maiquetía pela internet; - O translado aeroporto-hotel-aeroporto pode ser feito de táxi OU com um receptivo (no meu caso, o Condor Verde) OU pode ser arranjado com o hotel; - A troca de dinheiro pode ser feita no aeroporto mesmo, com cuidado OU com alguém combinado previamente OU com o receptivo; - A reserva do voo Maiquetía/Los Roques/Maiquetía pode ser feita por e-mail, divulgados nos sites das companias aéreas OU através do receptivo OU através de pousadas que se oferecem para isso (a Guaripete, por ex); - Reservar a pousada pela internet; Bom, espero ter dado uma luz às pessoas que pretendem conhecer Los Roques. Qualquer dúvida, podem entrar em contato! Citar
Membros ds1841 Postado Agosto 9, 2011 Membros Postado Agosto 9, 2011 Legal!! Parabéns pela viagem. Estou indo pra LR dia 30 de setembro! Vou ter 20 dias para dividir entre los roques, curaçao, bonaire e aruba, mas uma das três últimas é só se eu enjoar de los roques, prioridade total ao paraíso! haha Eu nunca mergulhei, pretendo fazer o curso lá, será que é fria? Aqui em Curitiba não tenho tempo p/ fazer... Obrigado e parabéns novamente! Citar
Membros AdrianaCastro Postado Agosto 10, 2011 Autor Membros Postado Agosto 10, 2011 Puxa, uma viagem só com lugares paradisíacos hein!! Difícil vai ser voltar!! rs Enjoar de Los Roques? Nem... Qto a sua pergunta, minha opinião é conservadora: o ideal seria vc fazer o curso na sua cidade, com calma, pq é mta informação. Se dá tudo certo, blz! Mas se dá alguma coisa errada, vc tem que saber os procedimentos corretos. Em SP, os cursos mais rápidos (e bons) duram um fds inteiro. É impensável fazer um curso destes no meio de uma viagem. O curso lá deve ser um mega resumão...depois fazem uma meia hora de exercícios na praia (eu vi o pessoal da Ecobuzos fazer isso com um casal de venezuelanos em Madriskí)...e bora mergulhar! ... Eu não confio nisso... E lá tem uns lugares ótimos para fazer snorkeling! A piscina natural de Franciski tem mta vida! Ainda tem mais de um mês pra sua viagem, vc não consegue pegar um fds pra fazer o curso? ;D Aí vc poderia aproveitar Bonaire tbm, é um ótimo destino de mergulho! Citar
Membros ds1841 Postado Agosto 10, 2011 Membros Postado Agosto 10, 2011 Pior que pra mim vai ser complicado mesmo! Estou indo domingo que vem para caracas, vou ficar até 30 de setembro lá, quando saio de férias e vou direto para LR. Nunca fiz mochilão, na verdade nunca saí do país hahah, estou bem receoso com relação as minhas coisas, se é seguro deixar na pousada, etc. Estou pensando em gastar o menos possível com pousada lá(não faço muita questão de conforto, aqui no meu quarto nem cama tem e só faz frio, curitiba... haha). Prefiro gastar mais dinheiro com os passeios, vi uns passeios de paddle pra fazer, windsurf, etc. Mas é isso ae, obrigado pelas dicas, e parabéns novamente! Citar
Membros AdrianaCastro Postado Agosto 10, 2011 Autor Membros Postado Agosto 10, 2011 Hum...já que vc quer gastar pouco com estadia, talvez a Casa Tramonto, onde eu fiquei, seja uma boa opção. Mas aí vc teria que encontrar mais 4 pessoas no mesmo esquema que vc. A diária sairia uns 25 dólares pra cada! A comida não está inclusa mas dá pra se virar! É difícil encontrar pessoas mas no fórum tem gte de todo tipo! Boa sorte! Citar
Membros breno&bel Postado Outubro 2, 2011 Membros Postado Outubro 2, 2011 Adriana, muito obrigada por dividir sua experiência em LR! Isso nos ajuda muito no planejamento da nossa viagem. Tenho apenas duas perguntas: 1) Como vc reservou sua passagem (Caracas => LR)? Através da pousada? Se sim, como vc contactou sua pousada? Qual vc recomendaria (baixo custo)? 2) Estamos indo em Novembro (03/11). O q vc acha se eu não reservar nenhuma pousada e tentar barganhar por lá? Obrigada ! Citar
Membros AdrianaCastro Postado Outubro 5, 2011 Autor Membros Postado Outubro 5, 2011 Olá! Eu fechei minha viagem através de uma agência em S. Paulo. Tirando os voos entre Brasil e Venezuela, eles reservaram tudo para mim: translado, hotel, voo Los Roques/Caracas. Mas vc mesmo pode tentar reservar o voo. No site da Aerotuy tem um email de contato...eu escrevi para eles pedindo uma cotação e me responderam (depois de alguns dias). O nome da pessoa que me respondeu era Darelis Rengel (drengel@tuy.com). Vc tambem pode pedir para a pousada reservar a pousada para vc. Eu sei que a pousada Guaripete faz isso. Se vc quiser eu arrumo o email da Fabiola (gerente). Outra opção é entrar em contato com a Condor Verde, empresa responsável pelo nosso receptivo lá na Venezuela. Eu fiquei sabendo da minha pousada (que na verdade nem é bem uma pousada) pesquisando na internet. Lá eu conheci a Guaripete por acaso e adorei. Então eu não consigo fazer uma comparação pra vc. Eu recomendaria a Guaripete pq o atendimento é excelente, a comida é farta e deliciosa...vc nao precisa pensar em nada, eles fazem tudo para vc. Sobre ir pra lá sem ter reservado pousada, eu não curto esta idéia. Mas isso é mto pessoal...eu simplesmente nao quero correr o risco de chegar lá e nao conseguir vaga onde eu queria. Mas no fórum eu li mtos tópicos em que pessoas diziam que iam tentar ver hospedagem ao chegar lá. Acho que vc pode ver mais opiniões. Se eu puder ajudar em mais alguma coisa... Boa viagem! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.