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Propaganda do Dia dos Pais da CVC irrita indústria calçadista


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http://www1.folha.uol.com.br/mercado/953527-propaganda-do-dia-dos-pais-da-cvc-irrita-industria-calcadista.shtml

 

ELIDA OLIVEIRA

DE RIBEIRÃO PRETO

 

Uma propaganda veiculada no último fim de semana pela operadora de viagens CVC numa revista de circulação nacional despertou a "indignação" da indústria de calçados e a revolta de lojistas.

 

A peça promove o vale-viagem da empresa como opção para o Dia dos Pais e traz a frase "Em vez de dar um sapato, leve seu pai para comprar um na Itália".

 

Por privilegiar o sapato italiano em vez do nacional, o texto foi considerado um "desrespeito" à indústria calçadista do país pelo Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca) --polo de produção de sapatos masculinos-- e um "desserviço" pela Ablac (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados).

 

O teor da campanha virou alvo de um procedimento ético aberto pelo Sindifranca junto ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), disse o presidente do sindicato, José Carlos Brigagão do Couto.

 

A advogada do Sindifranca Mônica Derpelle afirmou que a peça publicitária infringe a Constituição Federal, que garante o desenvolvimento da indústria nacional, e uma das normas do Conar.

 

Segundo ela, o conselho diz que anúncios não podem favorecer ou estimular ofensa ou discriminação.

 

Couto afirmou que um manifesto de indignação será enviado a 35 sindicatos calçadistas de todo o país. Ontem, a Ablac encaminhou nota de repúdio à CVC.

 

Para o presidente da associação, Carlos Ajita, o desestímulo à compra dos sapatos nacionais atinge 60 mil pontos de venda de calçados e uma cadeia de 8.000 indústrias e mais de 1 milhão de trabalhadores no país.

 

Questionado sobre quantas pessoas teriam condições de deixar de comprar sapatos no Brasil para comprar na Itália, Ajita disse que "nem que seja um único consumidor, temos que defender [o nosso espaço]".

 

Para o diretor-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, a campanha de gosto "duvidoso" ocorre em um momento em que a indústria nacional de calçados passa por dificuldades para competir no mercado doméstico e internacional devido à forte concorrência com os chineses.

 

De acordo com a Abicalçados, neste ano foram importados 247 mil pares de calçados --53,8 mil da China, 90,9 mil do Vietnã e 48,3 mil da Indonésia.

 

Em maio a Folha informou que a China estava vendendo ao Brasil de forma "triangulada". Isso porque envia seus produtos para Vietnã, Indonésia, Malásia e Hong Kong para depois exportar para o Brasil.

 

Essa movimentação, segundo o setor calçadista, tem o objetivo de escapar da taxação do produto.

 

OUTRO LADO

 

A CVC informou que a propaganda só foi veiculada na "Veja" e que já estava previsto que ela não seria repetida.

 

A operadora disse que respeita o setor calçadista e se colocou à disposição para parcerias comerciais.

 

A assessoria de imprensa do Conar informou que até as 16h de ontem não havia chegado ao conselho nenhuma denúncia a respeito da peça publicitária.

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