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Novo Jipe Brasileiro


Kah_Littrell

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Empresa quer ajuda do BNDES para lançar novo jipe brasileiro

 

 

A fabricante brasileira de veículos Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC) espera contar com um investimento de R$ 6 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aprimorar e finalizar o projeto do carro 4x4 Stark e poder lançar o produto no mercado em 2009.

 

 

 

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O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, visitou a fábrica em Joiville (SC) na semana passada e conheceu de perto o projeto do Stark.

 

O protótipo do veículo foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2006. Desde então, a empresa já gastou R$ 9 milhões no projeto e vem realizando testes de engenharia para a produção do carro feito em estrutura tubular, dimensões de 4,08 metros de comprimento por 1,83 de largura e 1,91 de altura, motor 1.8 de 106 cavalos da Volkswagen e um preço estimado para o mercado nacional entre R$ 70 mil e 80 mil.

 

As seis primeiras unidades do Stark serão entregues a partir de abril para acionistas da empresa. A TAC espera a ajuda do BNDES para finalizar o projeto e alcançar a produção de 100 unidades por mês. “Nosso público-alvo são pessoas de espírito jovem esportivo (de 25 a 65 anos), que praticam esportes radicais ou curtem a natureza, diz o presidente da TAC, Adolfo Cesar dos Santos. A empresa ainda não tem planos de exportar o Stark a curto prazo.

 

 

Foto: Divulgação

Fonte: G1

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Santos planeja parcerias com a Volkswagen para a implantação de concessionárias para a comercialização do veículo. Está prevista a instalação de cinco lojas exclusivas em Santa Catarina, São Paulo e no Rio.

 

A plataforma de fabricação tem capacidade para produzir 500 veículos ano, mas vai operar inicialmente com apenas 20% da estrutura. A indústria tem previsão de gerar 30 empregos diretos e 60 indiretos.

 

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O quê mais me chamou atenção, é que é um carrinho com design inovador, robusto, compacto e de ótimo acabamento, usando inclusive plástico texturizado no interior e partes do exterior. Geralmente carros brasileiros (marca brasileira), os poucos que existem são construídos com fibra de vidro, oque dá uma aparência de lataria amassada, torta. Agora reparem, o acabamento, a "lataria" e o exterior desse carrinho, sem falar que todas as peças foram desenvolvidas exclusivamente pra ele, sem a necessidade de buscar peças de outros veículos existentes no mercado. Quanto ao motor, também achei fraco, mas será uma parceria com a VW que disponibilizará. E sobre a confiabilidade no jipe, ele foi desenvolvido por uma união de diversas empresas ligadas ao setor, como Wiest, Fremax (fornece os freios pros carros da Stock Car), FastParts.

 

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Mas uma pergunta que nao quer calar... SE VC TIVER 80.000 OU 90.000 LATINHAS, VC COMPRARIA ELE OU UM TROLLER OU UMA LAND ???

 

[]S

  • Membros de Honra
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Mais alguns detalhes...

 

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Além de ter desenho ousado e agradável, o novo jipe deve agradar por outras características, como a suspensão independente nas quatro rodas, tração nas quatro rodas, marcha reduzida e a leveza (1.300 kg, contra 1.850 do Troller T4, por exemplo).

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O preço, outro fator fundamental, ainda não foi divulgado, mas, como o lançamento do carro será só no segundo semestre de 2007, é bem capaz de a empresa conseguir levá-lo a um patamar bastante competitivo.

 

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Outro fator que a empresa alardeia como vantagem, o motor 1,8-litro de origem Volkswagen, com tecnologia flexível em combustível, pode ser um pênalti. Isso porque, tendo marcha reduzida, o jipe estaria habilitado a trafegar com motor a diesel, desejado por donos de jipe e outros motoristas por ser mais econômico e forte que motores a gasolina ou a álcool.

 

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  • Membros de Honra
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Carroceria para 4 lugares individuais, painéis de material composto e plástico de engenharia, teto rígido, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica.

 

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Foram investidas mais de 28.000 horas de pesquisa e desenvolvimento do produto, envolvendo aproximadamente 20 profissionais capacitados. Quatorze deles são da Questto Design, responsável por todo o desenvolvimento de estilo, integração de componentes mecânicos, gerenciamento de fornecedores e serviços. O projeto detalhado de estrutura e carroceria foi gerenciado por Aloysio Coelho.

 

A empresa utilizou avançados softwares 3D e aliou seu conhecimento adquirido ao longo dos anos para proporcionar um projeto com alto nível de qualidade, que até então parecia ser acessível apenas às grandes empresas.

 

Para simulação dos componentes do veículo, a TAC dispôs do software de Desenvolvimento Virtual de Produtos (VPD), criado pela MSC Software e Engenharia, principal fornecedora global deste tipo de ferramenta para as melhores e maiores montadoras.

 

 

Na parte de engenharia de sistemas mecânicos - power train (motor, suspensão e transmissão), quem responde é a LRK Design. Na primeira fase de desenvolvimento atuaram os seguintes parceiros: Improvement Vehicle Dynamics na simulação de dinâmica veicular (geometria de suspensão e direção) e a Ortiz Consult no projeto estrutural (dimensionamento da estrutura tubular).

 

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O Stark 4WD Flex é o mais novo veículo 4x4 com reduzida e suspensão independente de longo curso nas quatro rodas. Tem design inovador, tecnologia de ponta e alta performance.

 

Com capacidade para rodar em qualquer tipo de terreno, visa atender tanto

os praticantes de off-road quanto aqueles que buscam um carro arrojado

para uso urbano. Este é o primeiro fora-de-estrada a utilizar motorização bicombustível.

 

Tem transmissão de 5 velocidades sincronizadas, com caixa de transferência de duas velocidades, freios a disco nas 4 rodas, direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, carroceria para 4 lugares individuais com painéis de material composto e plásticos de engenharia, capota rígida, estrutura tubular, distância de 2.540 mm entre-eixos, velocidade máxima de 159 km/h (93 km/h em reduzida), capacidade de rampa máxima de 69%

(148% em reduzida – valor teórico).

 

 

Equipado com motor Volkswagen, o veículo permite aliar a força de

um fora-de-estrada à potência que se espera de um veículo urbano.

 

 

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A perfeita distribuição do peso entre os eixos garante tração até em

situações adversas.

A segurança do veículo em trilhas é potencializada pela estrutura tubular reforçada,

de elevada resistência mecânica, que minimiza riscos

ao condutor e passageiros.

 

• Tem componentes básicos e principais peças de manutenção fáceis de encontrar no mercado de reposição, pois utiliza a quase totalidade de componentes mecânicos nacionais.

 

• Em termos de peso total, é o mais leve da categoria, tendo uma boa relação peso/potência. Todos os componentes de transmissão são superdimensionados.

 

• Utiliza o estado-da-arte em conformação, soldagem e proteção de tubos e painéis metálicos.

 

• Alta qualidade e conceito inovador em componentes de carroceria, com utilização de painéis de fechamento de material composto (resina reforçada com fibra de vidro).

 

• Utilização de plásticos reforçados de engenharia, de alta flexibilidade, nas extremidades do veículo – pára-lamas e ponteiras dos pára-choques.

 

• Suspensão independente nas quatro rodas, de desenho próprio, utilizando modernos conceitos de geometria e construção e elementos estruturais superdimensionados para a aplicação. Permite que as rodas permaneçam em contato direto com o solo, mesmo em terrenos com irregularidade severa.

 

• Projetado com emprego das melhores práticas do setor automotivo, tais como:

 

• Design próprio e inovador, voltado à função e atualizado esteticamente, resultando em melhor integração homem/máquina e menor risco de obsolescência.

 

• Utilização de modelos matemáticos para projeto da estrutura e dos principais elementos mecânicos.

 

• Utilização de softwares específicos para desenho e desenvolvimento de superfícies, tanto nos elementos externos da carroceria, como no interior do veículo.

 

• Realização de testes virtuais de elastocinemática de suspensão e direção.

 

• Sistema de iluminação atualizado nas normas Contran.

 

• Pára-brisa laminado.

 

• Estrutura principal de proteção com santo-antônio integrado.

 

• Faróis com lente de policarbonato.

 

• Coluna de direção retrátil.

 

• Tanque de combustível totalmente protegido pela estrutura principal.

 

• Painel de instrumentos em material flexível.

 

• Ergonomia.

 

 

 

http://www.tacmotors.com.br

  • Membros de Honra
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Segue uma fotos tiradas pelo "Pato Roco" do TC

 

no último Raid de Joinville, pós Transparaná ...

 

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O Acabamento está muito bom.

 

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Acho que os bancos trazeiros podiam ser bi-partidos, para ajudar a ampliar o espaço para umas possiveis bagagens... o porta-malas é pequeno mesmo... e sem rack!...

 

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O protótipo do veículo foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2006. Desde então, a empresa já gastou R$ 9 milhões no projeto e vem realizando testes de engenharia para a produção do carro feito em estrutura tubular, dimensões de 4,08 metros de comprimento por 1,83 de largura e 1,91 de altura, motor 1.8 de 106 cavalos da Volkswagen e um preço estimado para o mercado nacional entre R$ 70 mil e 80 mil.

 

As seis primeiras unidades do Stark serão entregues a partir de abril para acionistas da empresa. A TAC espera a ajuda do BNDES para finalizar o projeto e alcançar a produção de 100 unidades por mês. “Nosso público-alvo são pessoas de espírito jovem esportivo (de 25 a 65 anos), que praticam esportes radicais ou curtem a natureza, diz o presidente da TAC, Adolfo Cesar dos Santos. A empresa ainda não tem planos de exportar o Stark a curto prazo.

 

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793&page=34

  • Membros de Honra
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um preço estimado para o mercado nacional entre R$ 70 mil e 80 mil.

 

comb. configuração preço (fonte: http://www.planetaoffroad.com/m04.htm)

Audi

Allroad. Gasolina Station Wagon R$ 260.064

 

 

BMW

X 5 - 3.0 Gasolina SUV R$ 289.992

X 5 - 4.4 Gasolina SUV R$ 356.040

 

 

Chevrolet

S-10 Turbo Diesel Intercooler 2.8 Diesel Picape R$ 60.760

S-10 Turbo Diesel Intercooler 2.8 CD Diesel Cabine dupla R$ 67.557

S-10 DLX Turbo Diesel Intercooler 2.8 CD Diesel Cabine dupla R$ 80.121

Blazer DLX Turbo Diesel Intercooler 2.8 Diesel SUV R$ 85.991

Tracker Turbo Intercooler Diesel SUV R$ 79.950

Tracker Gasolina SUV R$ 59.950

 

 

Cross Lander

CL-244 2.8 TDi Diesel Jipe Longo R$ 55.611

CL-330 2.8 TDi Diesel Picape R$ 47.372

 

 

Dodge

Ram Quad Cab HD 5.9 Diesel Cabine Dupla R$ 240.249

 

 

Ford

Ranger XL 2.8 Diesel Picape R$ 56.125

Ranger XL CD 2.8 Diesel Cabine dupla R$ 67.454

Ranger XLT CD 2.8 Diesel Cabine dupla R$ 73.118

Ranger XLT CD V6 4.0 Gasolina Cabine dupla R$ 56.228

Ranger XLT Limited 2.8 Diesel Cabine dupla R$ 81.356

 

 

Honda

CR-V automático Gasolina SUV R$ 125.050

 

 

Hyundai

Santa Fe V6 2.7 Gasolina SUV R$ 118.680

 

 

Jeep

Cherokee Sport 3.7 Gasolina Jipe R$ 169.432

Grand Cherokee Laredo Diesel SUV R$ 204.129

 

 

Kia

Sportage Turbodiesel Diesel SUV R$ 69.700

Sportage Grand Diesel Interc. 4P Diesel SUV R$ 70.725

 

 

Land Rover

Defender 90 TDI CSW Diesel Jipe R$ 82.680

Defender 110 TDI CSW Diesel Jipe longo R$ 91.854

Discovery II TD5 aut. 2.5 Diesel SUV R$ 183.000

Discovery II V8 Aut. 4.0 Gasolina SUV R$ 165.000

 

 

Matra

4x4 2.5 TB-IC (curto) Diesel Picape R$ 47.372

4x4 2.5 TB-IC (longo) Diesel Picape R$ 48.711

 

 

Mercedes-Benz

ML-500 V8 Gasolina SUV U$ 104.560

G 400 V8 Gasolina Jipe U$ 182.350

 

 

Mitsubishi

Airtrek AWD 2.4 aut. Gasolina SUV R$ 108.400

L-200 L Diesel Cabine dupla R$ 55.900

L-200 GL Diesel Cabine dupla R$ 60.129

L-200 GLS Diesel Cabine dupla R$ 62.300

L-200 RIII Diesel Cabine dupla R$ 50.900

L-200 Evolution Diesel Cabine dupla R$ 173.000

Pajero TR4 manual Gasolina SUV R$ 65.990

Pajero TR4 autom. Gasolina SUV R$ 72.790

Pajero Full 3p autom. Gasolina SUV R$ 162.990

Pajero Full 5p autom. Gasolina SUV R$ 170.990

Pajero Full 5p autom. Diesel SUV R$ 175.990

Pajero Sport manual Diesel SUV R$ 122.990

Pajero Sport autom. Diesel SUV R$ 126.990

Pajero Sport SE autom. Diesel SUV R$ 129.990

Pajero Sport 4x2 Gasolina SUV R$ 113.790

Pajero Sport 4x2 SE Gasolina SUV R$ 119.790

Pajero Sport 4x4 Gasolina SUV R$ 121.890

Pajero Sport 4x4 SE Gasolina SUV R$ 128.890

 

 

Nissan

Frontier XE Diesel Cabine dupla R$ 63.345

Pathfinder SE Luxo Gasolina SUV R$ 144.000

 

 

Porsche

Cayenne S Gasolina SUV U$ 115.000

Cayenne Turbo Gasolina SUV U$ 179.000

 

 

Ssangyoung

Korando GL Diesel SUV R$ 76.400

Korando GLX Diesel SUV R$ 81.400

Korando GLX Soft Top Diesel SUV R$ 85.400

Musso GL Diesel SUV R$ 85.500

Musso GLX Diesel SUV R$ 88.500

Musso GLX V6 Gasolina SUV R$ 115.600

Rexton RX 290 Diesel SUV R$ 144.900

Rexton RX 320 Gasolina SUV R$ 149.900

 

 

Subaru

Forester manual Gasolina SUV R$ 132.000

Outback autom. Gasolina Wagon R$ 122.000

 

 

Toyota

Hilux CS DX Diesel Picape R$ 54.808

Hilux CD DX Diesel Cabine dupla R$ 64.023

Hilux CD SR Diesel Cabine dupla R$ 71.738

Hilux SW4 Turbo Diesel SUV R$ 109.735

RAV-4 16V Aut. Gasolina SUV R$ 103.047

 

 

Troller

T4 2.8 Diesel Jipe R$ 82.870

 

 

Volvo

V 70 XC Gasolina Wagon R$ 226.700

 

 

 

com suas 80 mil latinhas, qual vc compraria ???[/i]

  • Membros de Honra
Postado

Concordo

 

Se tivessa um grana dessas ia pra uma LR sem pensar.

 

As peças são específicas pra esse carro. Imagina se os caras abortam o projeto daqui a 2, 3 anos, como fica?

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