Membros de Honra Kah_Littrell Postado Março 19, 2008 Membros de Honra Postado Março 19, 2008 Empresa quer ajuda do BNDES para lançar novo jipe brasileiro A fabricante brasileira de veículos Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC) espera contar com um investimento de R$ 6 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aprimorar e finalizar o projeto do carro 4x4 Stark e poder lançar o produto no mercado em 2009. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, visitou a fábrica em Joiville (SC) na semana passada e conheceu de perto o projeto do Stark. O protótipo do veículo foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2006. Desde então, a empresa já gastou R$ 9 milhões no projeto e vem realizando testes de engenharia para a produção do carro feito em estrutura tubular, dimensões de 4,08 metros de comprimento por 1,83 de largura e 1,91 de altura, motor 1.8 de 106 cavalos da Volkswagen e um preço estimado para o mercado nacional entre R$ 70 mil e 80 mil. As seis primeiras unidades do Stark serão entregues a partir de abril para acionistas da empresa. A TAC espera a ajuda do BNDES para finalizar o projeto e alcançar a produção de 100 unidades por mês. “Nosso público-alvo são pessoas de espírito jovem esportivo (de 25 a 65 anos), que praticam esportes radicais ou curtem a natureza, diz o presidente da TAC, Adolfo Cesar dos Santos. A empresa ainda não tem planos de exportar o Stark a curto prazo. Foto: Divulgação Fonte: G1
Membros de Honra murillus Postado Março 23, 2008 Membros de Honra Postado Março 23, 2008 Santos planeja parcerias com a Volkswagen para a implantação de concessionárias para a comercialização do veículo. Está prevista a instalação de cinco lojas exclusivas em Santa Catarina, São Paulo e no Rio. A plataforma de fabricação tem capacidade para produzir 500 veículos ano, mas vai operar inicialmente com apenas 20% da estrutura. A indústria tem previsão de gerar 30 empregos diretos e 60 indiretos. O quê mais me chamou atenção, é que é um carrinho com design inovador, robusto, compacto e de ótimo acabamento, usando inclusive plástico texturizado no interior e partes do exterior. Geralmente carros brasileiros (marca brasileira), os poucos que existem são construídos com fibra de vidro, oque dá uma aparência de lataria amassada, torta. Agora reparem, o acabamento, a "lataria" e o exterior desse carrinho, sem falar que todas as peças foram desenvolvidas exclusivamente pra ele, sem a necessidade de buscar peças de outros veículos existentes no mercado. Quanto ao motor, também achei fraco, mas será uma parceria com a VW que disponibilizará. E sobre a confiabilidade no jipe, ele foi desenvolvido por uma união de diversas empresas ligadas ao setor, como Wiest, Fremax (fornece os freios pros carros da Stock Car), FastParts. Mas uma pergunta que nao quer calar... SE VC TIVER 80.000 OU 90.000 LATINHAS, VC COMPRARIA ELE OU UM TROLLER OU UMA LAND ??? []S
Membros de Honra murillus Postado Março 23, 2008 Membros de Honra Postado Março 23, 2008 Mais alguns detalhes... Além de ter desenho ousado e agradável, o novo jipe deve agradar por outras características, como a suspensão independente nas quatro rodas, tração nas quatro rodas, marcha reduzida e a leveza (1.300 kg, contra 1.850 do Troller T4, por exemplo). O preço, outro fator fundamental, ainda não foi divulgado, mas, como o lançamento do carro será só no segundo semestre de 2007, é bem capaz de a empresa conseguir levá-lo a um patamar bastante competitivo. Outro fator que a empresa alardeia como vantagem, o motor 1,8-litro de origem Volkswagen, com tecnologia flexível em combustível, pode ser um pênalti. Isso porque, tendo marcha reduzida, o jipe estaria habilitado a trafegar com motor a diesel, desejado por donos de jipe e outros motoristas por ser mais econômico e forte que motores a gasolina ou a álcool.
Membros de Honra murillus Postado Março 24, 2008 Membros de Honra Postado Março 24, 2008 Carroceria para 4 lugares individuais, painéis de material composto e plástico de engenharia, teto rígido, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica. Foram investidas mais de 28.000 horas de pesquisa e desenvolvimento do produto, envolvendo aproximadamente 20 profissionais capacitados. Quatorze deles são da Questto Design, responsável por todo o desenvolvimento de estilo, integração de componentes mecânicos, gerenciamento de fornecedores e serviços. O projeto detalhado de estrutura e carroceria foi gerenciado por Aloysio Coelho. A empresa utilizou avançados softwares 3D e aliou seu conhecimento adquirido ao longo dos anos para proporcionar um projeto com alto nível de qualidade, que até então parecia ser acessível apenas às grandes empresas. Para simulação dos componentes do veículo, a TAC dispôs do software de Desenvolvimento Virtual de Produtos (VPD), criado pela MSC Software e Engenharia, principal fornecedora global deste tipo de ferramenta para as melhores e maiores montadoras. Na parte de engenharia de sistemas mecânicos - power train (motor, suspensão e transmissão), quem responde é a LRK Design. Na primeira fase de desenvolvimento atuaram os seguintes parceiros: Improvement Vehicle Dynamics na simulação de dinâmica veicular (geometria de suspensão e direção) e a Ortiz Consult no projeto estrutural (dimensionamento da estrutura tubular). O Stark 4WD Flex é o mais novo veículo 4x4 com reduzida e suspensão independente de longo curso nas quatro rodas. Tem design inovador, tecnologia de ponta e alta performance. Com capacidade para rodar em qualquer tipo de terreno, visa atender tanto os praticantes de off-road quanto aqueles que buscam um carro arrojado para uso urbano. Este é o primeiro fora-de-estrada a utilizar motorização bicombustível. Tem transmissão de 5 velocidades sincronizadas, com caixa de transferência de duas velocidades, freios a disco nas 4 rodas, direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, carroceria para 4 lugares individuais com painéis de material composto e plásticos de engenharia, capota rígida, estrutura tubular, distância de 2.540 mm entre-eixos, velocidade máxima de 159 km/h (93 km/h em reduzida), capacidade de rampa máxima de 69% (148% em reduzida – valor teórico). Equipado com motor Volkswagen, o veículo permite aliar a força de um fora-de-estrada à potência que se espera de um veículo urbano. A perfeita distribuição do peso entre os eixos garante tração até em situações adversas. A segurança do veículo em trilhas é potencializada pela estrutura tubular reforçada, de elevada resistência mecânica, que minimiza riscos ao condutor e passageiros. • Tem componentes básicos e principais peças de manutenção fáceis de encontrar no mercado de reposição, pois utiliza a quase totalidade de componentes mecânicos nacionais. • Em termos de peso total, é o mais leve da categoria, tendo uma boa relação peso/potência. Todos os componentes de transmissão são superdimensionados. • Utiliza o estado-da-arte em conformação, soldagem e proteção de tubos e painéis metálicos. • Alta qualidade e conceito inovador em componentes de carroceria, com utilização de painéis de fechamento de material composto (resina reforçada com fibra de vidro). • Utilização de plásticos reforçados de engenharia, de alta flexibilidade, nas extremidades do veículo – pára-lamas e ponteiras dos pára-choques. • Suspensão independente nas quatro rodas, de desenho próprio, utilizando modernos conceitos de geometria e construção e elementos estruturais superdimensionados para a aplicação. Permite que as rodas permaneçam em contato direto com o solo, mesmo em terrenos com irregularidade severa. • Projetado com emprego das melhores práticas do setor automotivo, tais como: • Design próprio e inovador, voltado à função e atualizado esteticamente, resultando em melhor integração homem/máquina e menor risco de obsolescência. • Utilização de modelos matemáticos para projeto da estrutura e dos principais elementos mecânicos. • Utilização de softwares específicos para desenho e desenvolvimento de superfícies, tanto nos elementos externos da carroceria, como no interior do veículo. • Realização de testes virtuais de elastocinemática de suspensão e direção. • Sistema de iluminação atualizado nas normas Contran. • Pára-brisa laminado. • Estrutura principal de proteção com santo-antônio integrado. • Faróis com lente de policarbonato. • Coluna de direção retrátil. • Tanque de combustível totalmente protegido pela estrutura principal. • Painel de instrumentos em material flexível. • Ergonomia. http://www.tacmotors.com.br
Membros de Honra murillus Postado Março 24, 2008 Membros de Honra Postado Março 24, 2008 Segue uma fotos tiradas pelo "Pato Roco" do TC no último Raid de Joinville, pós Transparaná ... O Acabamento está muito bom. Acho que os bancos trazeiros podiam ser bi-partidos, para ajudar a ampliar o espaço para umas possiveis bagagens... o porta-malas é pequeno mesmo... e sem rack!... O protótipo do veículo foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2006. Desde então, a empresa já gastou R$ 9 milhões no projeto e vem realizando testes de engenharia para a produção do carro feito em estrutura tubular, dimensões de 4,08 metros de comprimento por 1,83 de largura e 1,91 de altura, motor 1.8 de 106 cavalos da Volkswagen e um preço estimado para o mercado nacional entre R$ 70 mil e 80 mil. As seis primeiras unidades do Stark serão entregues a partir de abril para acionistas da empresa. A TAC espera a ajuda do BNDES para finalizar o projeto e alcançar a produção de 100 unidades por mês. “Nosso público-alvo são pessoas de espírito jovem esportivo (de 25 a 65 anos), que praticam esportes radicais ou curtem a natureza, diz o presidente da TAC, Adolfo Cesar dos Santos. A empresa ainda não tem planos de exportar o Stark a curto prazo. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793&page=34
Membros de Honra murillus Postado Março 24, 2008 Membros de Honra Postado Março 24, 2008 um preço estimado para o mercado nacional entre R$ 70 mil e 80 mil. comb. configuração preço (fonte: http://www.planetaoffroad.com/m04.htm) Audi Allroad. Gasolina Station Wagon R$ 260.064 BMW X 5 - 3.0 Gasolina SUV R$ 289.992 X 5 - 4.4 Gasolina SUV R$ 356.040 Chevrolet S-10 Turbo Diesel Intercooler 2.8 Diesel Picape R$ 60.760 S-10 Turbo Diesel Intercooler 2.8 CD Diesel Cabine dupla R$ 67.557 S-10 DLX Turbo Diesel Intercooler 2.8 CD Diesel Cabine dupla R$ 80.121 Blazer DLX Turbo Diesel Intercooler 2.8 Diesel SUV R$ 85.991 Tracker Turbo Intercooler Diesel SUV R$ 79.950 Tracker Gasolina SUV R$ 59.950 Cross Lander CL-244 2.8 TDi Diesel Jipe Longo R$ 55.611 CL-330 2.8 TDi Diesel Picape R$ 47.372 Dodge Ram Quad Cab HD 5.9 Diesel Cabine Dupla R$ 240.249 Ford Ranger XL 2.8 Diesel Picape R$ 56.125 Ranger XL CD 2.8 Diesel Cabine dupla R$ 67.454 Ranger XLT CD 2.8 Diesel Cabine dupla R$ 73.118 Ranger XLT CD V6 4.0 Gasolina Cabine dupla R$ 56.228 Ranger XLT Limited 2.8 Diesel Cabine dupla R$ 81.356 Honda CR-V automático Gasolina SUV R$ 125.050 Hyundai Santa Fe V6 2.7 Gasolina SUV R$ 118.680 Jeep Cherokee Sport 3.7 Gasolina Jipe R$ 169.432 Grand Cherokee Laredo Diesel SUV R$ 204.129 Kia Sportage Turbodiesel Diesel SUV R$ 69.700 Sportage Grand Diesel Interc. 4P Diesel SUV R$ 70.725 Land Rover Defender 90 TDI CSW Diesel Jipe R$ 82.680 Defender 110 TDI CSW Diesel Jipe longo R$ 91.854 Discovery II TD5 aut. 2.5 Diesel SUV R$ 183.000 Discovery II V8 Aut. 4.0 Gasolina SUV R$ 165.000 Matra 4x4 2.5 TB-IC (curto) Diesel Picape R$ 47.372 4x4 2.5 TB-IC (longo) Diesel Picape R$ 48.711 Mercedes-Benz ML-500 V8 Gasolina SUV U$ 104.560 G 400 V8 Gasolina Jipe U$ 182.350 Mitsubishi Airtrek AWD 2.4 aut. Gasolina SUV R$ 108.400 L-200 L Diesel Cabine dupla R$ 55.900 L-200 GL Diesel Cabine dupla R$ 60.129 L-200 GLS Diesel Cabine dupla R$ 62.300 L-200 RIII Diesel Cabine dupla R$ 50.900 L-200 Evolution Diesel Cabine dupla R$ 173.000 Pajero TR4 manual Gasolina SUV R$ 65.990 Pajero TR4 autom. Gasolina SUV R$ 72.790 Pajero Full 3p autom. Gasolina SUV R$ 162.990 Pajero Full 5p autom. Gasolina SUV R$ 170.990 Pajero Full 5p autom. Diesel SUV R$ 175.990 Pajero Sport manual Diesel SUV R$ 122.990 Pajero Sport autom. Diesel SUV R$ 126.990 Pajero Sport SE autom. Diesel SUV R$ 129.990 Pajero Sport 4x2 Gasolina SUV R$ 113.790 Pajero Sport 4x2 SE Gasolina SUV R$ 119.790 Pajero Sport 4x4 Gasolina SUV R$ 121.890 Pajero Sport 4x4 SE Gasolina SUV R$ 128.890 Nissan Frontier XE Diesel Cabine dupla R$ 63.345 Pathfinder SE Luxo Gasolina SUV R$ 144.000 Porsche Cayenne S Gasolina SUV U$ 115.000 Cayenne Turbo Gasolina SUV U$ 179.000 Ssangyoung Korando GL Diesel SUV R$ 76.400 Korando GLX Diesel SUV R$ 81.400 Korando GLX Soft Top Diesel SUV R$ 85.400 Musso GL Diesel SUV R$ 85.500 Musso GLX Diesel SUV R$ 88.500 Musso GLX V6 Gasolina SUV R$ 115.600 Rexton RX 290 Diesel SUV R$ 144.900 Rexton RX 320 Gasolina SUV R$ 149.900 Subaru Forester manual Gasolina SUV R$ 132.000 Outback autom. Gasolina Wagon R$ 122.000 Toyota Hilux CS DX Diesel Picape R$ 54.808 Hilux CD DX Diesel Cabine dupla R$ 64.023 Hilux CD SR Diesel Cabine dupla R$ 71.738 Hilux SW4 Turbo Diesel SUV R$ 109.735 RAV-4 16V Aut. Gasolina SUV R$ 103.047 Troller T4 2.8 Diesel Jipe R$ 82.870 Volvo V 70 XC Gasolina Wagon R$ 226.700 com suas 80 mil latinhas, qual vc compraria ???[/i]
Membros de Honra Vareja Postado Março 25, 2008 Membros de Honra Postado Março 25, 2008 Concordo Se tivessa um grana dessas ia pra uma LR sem pensar. As peças são específicas pra esse carro. Imagina se os caras abortam o projeto daqui a 2, 3 anos, como fica?
Posts Recomendados