Ir para conteúdo

RJ -> São Thomé das Letras/MG - Relato de 15 a 17 de julho de 2011


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, aqui vai meu primeiro relato de viagem. ::otemo::

 

Fui com minha namorada do Rio de Janeiro a São Thomé das Letras entre os dias 15 e 17 de julho. Saí de carro do Rio às 10:00 da manhã de sexta-feira, dia 15.

 

Fiz o caminho padrão, peguei a Dutra, segui pela Serra da Mantiqueira, sentido Caxambú, depois segui para Cambuquira e finalmente para Três Corações. Depois de Três Corações é só seguir as placas mais 25km e entrar em São Thomé das Letras.

 

Trevo na entrada de São Thomé:

20110721234410.JPG

 

A via Dutra é um tapete, dá pra manter mais de 100km/h tranqüilo. Mas a Serra da Mantiqueira é mais complicada, principalmente no trajeto até Itamonte, pois está em obra, aqui eu mantive os 50 km/h mais ou menos. Depois o asfalto fica ótimo, mas as curvas e os caminhões deixam o caminho bem perigoso. O trajeto fica mais tranqüilo mesmo é depois de Caxambú, onde dá pra manter os 80 km/h na boa. Entre Três Corações e São Thomé dá pra manter uns 100 km/h na boa.

 

Vista da cidade de São Thomé:

20110721234511.JPG

 

A primeira coisa que me chamou atenção foram as pedreiras ao redor da cidade, no início achei estranho, mas logo depois deu pra ver que tem uma grande exploração de pedras lá. Na minha opinião estão estragando a cidade, pois agora parece um grande canteiro de obras, com caminhões para todos os lados... ::bad::::bad::::bad:: mas acredito que o $$ deve ser importante para o pessoal lá. Enfim...

 

Entrada da cidade:

20110721234539.JPG

 

Chegamos aproximadamente umas 16:30 (quase 7h de viagem) e fomos procurar a Pousada Fortaleza perto da Igreja de Pedra. Nos cobraram R$ 50 a diária do casal em uma suíte bem simples.

A entrada da cidade tem umas casas meio feias :o , ainda no tijolo, mas ao chegar perto do “centro” as ruas começam a ficar mais charmosas, com as casinhas de pedra e etc.

 

Rua no centro da cidade:

20110721234631.JPG

20110721234650.JPG

 

Igreja de pedra:

20110721234741.JPG

 

Praça da igreja de pedra:

20110721234815.JPG

 

À noite fomos até a outra praça para tomas umas bebidas e comer alguma coisa. Mesmo fora de época tem uma boa variedade de restaurantes e bares, mas fiquem atentos que muitos fecham cedo, lá pras 22:00.

 

Bares na praça da igreja amarela:

20110721234837.JPG

 

No dia seguinte acordamos cedo para curtir as cachoeiras. Fomos ao centro de turistas que está localizado perto da igreja amarela e conseguimos um mapa dos pontos turísticos da cidade. As cachoeiras ficam bem perto da estrada, mas a estrada para as últimas é meio longa, sem carro fica meio difícil.

 

Um detalhe importante sobre as cachoeiras.... é um frio de doer ::Cold:: . Doer literalmente, na primeira entrada parece que estão enfiando agulhas no seus pés... mas depois de um tempo “acostuma”... pelo menos o necessário para permanecer alguns minutos na água.

 

Cachoeira da Eubiose:

20110721234912.JPG

20110721234934.JPG

 

Cachoeira do Véu da Noiva:

20110721235007.JPG

20110721235036.JPG

 

Cachoeira Paraíso:

20110721235058.JPG

 

Depois das três cachoeiras seguimos para a cachoeira Antares, que é bem mais distante das outras. Existem umas bifurcações no caminho que podem confundir, portanto cuidado!

 

Caminho para Antares:

20110721235120.JPG

 

Chegando lá na entrada, nos deparamos com um bar improvisado na frente da fazenda de uma simpática senhora... muito bom para tomar uma cerveja bem gelada! Outra coisa era que ela deixa o pessoal estacionar o carro bem na frente do bar.

 

20110721235151.JPG

20110721235213.JPG

 

Depois de abastecidos, seguimos para a trilha da cachoeira, que tem uns 500 metros mais ou menos. Para mim Antares é a cachoeira mais bonita, mas só tem um problema... no horário que fomos (aproximadamente 13:00) não batia sol... então se as outras cachoeiras estavam frias.... essa estava patagônica!!

 

20110721235251.JPG

20110721235358.JPG

 

Depois dessa voltamos para casa para almoçar (já eram umas 17:00). O plano era almoçar e curtir o por do sol na pirâmide, mas estávamos quebrados e resolvemos descansar um pouco. À noite voltamos aos bares e restaurantes da praça.

No último dia curtimos as atrações próximas da cidade antes de irmos embora.

 

Gruta de São Thomé:

20110721235437.JPG

 

Vista da cidade de cima da gruta:

20110721235508.JPG

20110721235526.JPG

 

Subida para o cruzeiro:

20110721235544.JPG

 

Vista do cruzeiro:

20110721235612.JPG

20110721235630.JPG

 

Pirâmide:

20110721235656.JPG

20110721235711.JPG

 

Depois voltamos ao centro para comprar queijos, cachaças e outras lembranças antes de partir pro Rio.

20110721235736.JPG

 

Até a próxima!! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Belo relato, cara! As fotos ficaram muito boas, e vocês conheceram bastante coisa.

 

Moro em Brasília, mas nasci em Varginha, uma cidade próxima de São Tomé, e por isso de vez em quando visito essa cidade mágica. A área urbana não está tão bem cuidada como poderia, com a construção de muitas casas e prediozinhos comuns, mas ainda assim vale muito a pena. Creio que a secretaria de turismo está trabalhando pela revitalização da cidade, pois recentemente colocaram umas placas na frente da Pirâmide, da gruta de São Tomé e outros lugares, explicando sobre esses locais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu, Glauber!

 

Esses dias passou na hora do Brasil que a PF vai investigar a extração ilegal de pedras de lá. Tomara que melhorem o planejamento urbanistico também, pois seria uma pena ver uma cidade tão charmosa se tornar apenas um subúrbio de Três Corações.

 

Na próxima vez vou conhecer as grutas e a vila de Sobradinho!

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

uowww RAfa São thome é muito bom !!!

ja fui umas 30 vezes para lá !!!

pow da proxima vai ate sobradinho é muito bommm !! muita caverna/poço verde e cachu !!

só achei este caminho para vc chegar mais "diferente" , vc pode entrar em Cruzilia e chegando la mais 30 km de terra e vc esta em São Thome chegando pelo caminho daas cachus !!!!

por este caminho são +- 300km do rio + 30km ate são thome !!! totalizando 330/340km , que no maximo em 4 hs vc faz !!!

falow e muito bom o relatinho e as fotos !!!

:arrow: ow Pires !! as cachus para ir a´pe é complicado ficam bem longinhas !!! a cachu mais longe deve estar nos 20km de ST

existe por la o TRANSPOROROCA que é um bus que faz passeios pelas cachus !!! ,

te mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Falae, Bruno.

 

Como era a primeira vez acabei fazendo o caminho que tava no site do portal de São Thomé.

 

Fiquei com medo de encarar a estrada de terra com meu paliozinho 1.0, pois eu não sabia das condições. Até que a estradinha é boa.

 

Na próxima vez certamente vou pra sobradinho!!

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
uowww RAfa São thome é muito bom !!!

ja fui umas 30 vezes para lá !!!

pow da proxima vai ate sobradinho é muito bommm !! muita caverna/poço verde e cachu !!

só achei este caminho para vc chegar mais "diferente" , vc pode entrar em Cruzilia e chegando la mais 30 km de terra e vc esta em São Thome chegando pelo caminho daas cachus !!!!

por este caminho são +- 300km do rio + 30km ate são thome !!! totalizando 330/340km , que no maximo em 4 hs vc faz !!!

falow e muito bom o relatinho e as fotos !!!

:arrow: ow Pires !! as cachus para ir a´pe é complicado ficam bem longinhas !!! a cachu mais longe deve estar nos 20km de ST

existe por la o TRANSPOROROCA que é um bus que faz passeios pelas cachus !!! ,

te mais

 

 

Valeu Rafa! Estou pensando conhecer STL esse ano ainda! Estive no agulhas negras esse ano , na volta p casa passei por juiz d fora no caminho dps ou antes d aiuoroca ve placa Sao tome das letras, esse caminho? abx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...