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TRANSSIB-2011: crônicas, impressões e lições


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  • Membros de Honra

Formalmente, faltava um pouco mais de metade de quilometragem ferroviária até Moscou, mas saímos de Irkutsk com sensação de que a parte principal da viagem já acabou. As principais atrações, a Costa Pacífica, as serras da Sibéria Oriental e o próprio Lago Baikal, já passamos. Quatro noites em vagões da 3ª classe já vencemos. Faltava apenas três, agora na 2ª classe, para chegar a Orsk, de onde já começa o nosso pedaço bem conhecido (chamado “Europa”).

 

Esta sensação logo foi reforçada pela mudança de vistas na janela. Terrenos mais planos, cidades e povoados fazendo filas, rodovias mais movimentadas, não só paralelas à estrada de ferro, muitas transversais também. Aquela Rússia, que conhecemos bem. Então, agora enxergamos quatro países dentro de um: “Rússia – Moscou”, “Rússia – São Petersburgo”, «Rússia – Extremo Leste” e a “Rússia mesmo”, aonde já chegamos.

 

Trem 063Б com itinerário Irkutsk – Minsk, de operadora bielo-russa (por isso, mais barato que similares). Vagão 8 da segunda classe, com ar condicionado, fica quase na frente da composição que estava numeração invertida. Temos lugares em cabines diferentes. Em duas haverá mudança de vizinhos antes que chegaremos a Omsk, nem cabe conversar sobre troca com alguém. Mas o público foi muito tranquilo, bem como substitutos deles no dia seguinte. Montamos base naquela cabine onde tivemos lugar de baixo, comemos o nosso lanche...

Logo depois de pôr do Sol, uma parada interessante, cidade ЗИМА [ZIMA], o que significa literalmente “Inverno”. 20 minutos de contato com este lugar. Pela plataforma anda um grupo de jovens bem vestidos, tocando violão e cantando músicas religiosas, com nível artístico surpreendentemente alto. Na praça do terminal houve um monumento à locomotiva. Nesta vez não a vapor, foi uma das primeiras elétricas.

 

Assim termina o nosso 8-o dia da viagem, mais cheio de todos.

Para 8-a noite me mandei a outra cabine, no lugar em cima.

 

9-o dia da viagem (2º dia completamente no trem, entre noite no trem e noite no trem), sábado.

A principal atração é o próprio trem, um tanto internacional. Até de cor diferenciada, azul.

 

No vagão há duas condutoras, como nos tempos soviéticos. As operadoras russas trabalham agora com um só, quem toma conta nas horas de descanso dele é condutor de vagão próximo, ou um substituto, enviado pela equipe administradora do trem inteiro. Em cada vagão os condutores têm uma pequena cabine de serviço, com poltrona, mesa, armários, ferramentas, etc. E outra cabine de descanso, com duas camas em beliche e porta de correr. Mas as duas condutoras bielo-russas ocuparam outra cabine, com camas de passageiros de 1 a 4, e colocaram 2 passageiros na cabine para condutores. Logo, neste trem foram vendidos apenas 34 lugares por vagão de 2ª classe, e não 36.

 

As duas eram gordas demais, em massa a equipe de serviço cresceu mais que dobro, comparando com nossos trens anteriores, em 3-4 vezes. Desconfio que nenhuma estava em condições de subir para lugar de cima. Mas andaram pelo vagão bem rápido, ocupando toda a largura do corredor. Uma emitia sons de alerta, do tipo “bi-bip” automotivo, para que passageiros pudessem recuar às cabines. Outra, mais gorda ainda, simplesmente empurrava, ou exprimia todos contra janela, sem conversa. Toda esta circulação agitada foi devida a outra atividade delas, vendas de artigos bielo-russos “duty free”. O estoque ocupava dois lugares extra anexados aos de serviço e alguma parte de vagão de administradores. Não compramos nada, mas a lojinha tinha sucesso entre passageiros. Elas vendiam também boa cerveja premium gelada, direto no vagão, sem precisar de ir ao restaurante e com preço de quiosques da rua.

 

Primeira parada intermediária neste sábado com direito a passeio, ИЛАНСКАЯ [iLANSKAYA], já no Estado de Krasnoyarsk.

 

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O monumento à locomotiva também não faltou:

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O nosso vagão azul:

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Na frente deste houve apenas mais um. E mais internacional ainda, seguia até a Varsóvia, capital de Polônia:

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  • Membros de Honra

As paisagens mudaram, mas o verde continuava. Entre flores agora predomina "Иван-чай" (Chamerion), que antes aparecia em pequenas áreas.

E deixa campos inteiros com cor de lavanda.

 

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O marco mais esperado do dia - ponte sobre rio Enisei na cidade de Krasnoyarsk.

Vista para lado norte:

 

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Vista para lado sul foi encoberta pela ponte paralela:

 

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  • Membros de Honra

40 minutos em Krasnoyarsk

Só para visitar o terminal ferroviário e a sua praça.

 

começamos com compra de comidinhas quentes em quiosque

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depois - de frutas e bebidas no mercadinho (letreiro vermelho):

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Agora podemos curtir as vistas

 

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Leão com colher de pedreiro - símbolo da cidade:

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Este táxi velho fica aqui só para tirar fotos.

Alias, o ГАЗ-М20 "Победа" foi primeiro carro nacional com carroceria portante, lançado em 1946:

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Antes da nossa partida chegou o famoso 002 Moscou-Vladivostok, em cores da bandeira nacional:

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esta composição incluía 2 vagões diretos até Phenyan, capital da Coréia de Norte (de cor bordô).

 

Em Krasnoyarsk mudou a vizinhança em uma das nossas cabines.

Agora embarcaram passageiros que seguiram a Bielorússia mesmo.

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  • Membros de Honra

Seguimos o nosso caminho

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Neste dia houve mais uma paradinha agradável, em MАРИИНСК [MARIINSK].

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cheia de pontos comerciais, principalmente na primeira plataforma:

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Terminal rodoviário ao lado:

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modesta praça

20110731212455.JPGcom direito a acro-íris.

 

com mais uma locomotiva:

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Vista da passarela, com direito a arco-íris

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chegamos daquele lado:

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E logo iremos para outro. Nossa locomotiva já foi trocada.

Agora ocorre troca no trem ao lado, com itinerário Irkutsk - São-Petersburgo, que segue com defasagem de 10 minutos o tempo todo:

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  • Membros de Honra

O café da tarde neste dia ficou marcado por um pequeno acidente.

Uma chacoalhada no momento de colocar o pó solúvel no copo, uma parte caiu para fora e sujou um pouco a toalha de mesa.

Não conseguimos limpar com guardanapo. Falei que na próxima vez levaremos café granulado, para evitar essas coisas.

A minha companheira ficou muito séria e falou baixo, mais firme, separando bem as palavras:

"NÃO--HAVERÁ--OUTRA--VEZ".

O jeito foi olhar pela janela e buscar alguma coisa lá.

Logo apareceu o próximo poste de quilometragem, com número redondo: 3700 km até Moscou.

Falei: "ainda bem que agora falta só isso" e começamos rir, por uma hora pelo menos.

É claro, que na próxima será outro roteiro.

 

Dormimos muito bem nesta 9-a noite de viagem (6-a em trens, inclusive 2-a seguida).

Mas não antes que acompanhamos a mudança de equipe em outra das nossas cabines, já em Novosibirsk, passando a meia-noite.

A cidade é grande mesmo, o trem passou por cima ou por baixo de várias avenidas bem movimentadas, nesta noite de sábado para domingo.

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  • Membros de Honra

Apenas 4 horas entre um trem e outro.

Em caso de calor seria necessário procurar algum lugar para tomar banho. Em Irkutsk, por exemplo, houve cabines de ducha no próprio terminal, por 70 rublos a meia-hora.

Mas, depois de 40 horas no vagão com ar condicionado e com temperatura ambiente abaixo dos 20C, preferimos uma caminhada forte, para manter a capacidade aeróbica e aproveitar um pouco a cidade.

Portanto, colocamos bagagem no guarda-volumes (manual, bastante enjoado por causa das medidas de segurança: mas seguro mesmo), dispensamos transporte público até o centro e saímos andando pela beira-rio.

 

A praça de terminal foi dominada por trólebus, termômetro no prédio marcava +14C, chuva era pouco provável.

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O Lenin mostrou o caminho:

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Mas seguimos outro, atravessando a avenida que segue ao Centro:

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Logo chegamos na orla, com porto de cargas de um lado:

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E longo parque beira-rio no outro:

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Foi ao lado desta nova igreja menonita (as conhecidas comunidades menonitas do Paraguai vieram desta região também):

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  • Membros de Honra

Foi um bom passeio de domingo.

O calor deu trégua, aproveitamos dia mais fresquinho da viagem toda.

O Rio Irtysh é afluente do Rio Ob´, que atravessamos em Novosibirsk, quase da mesma porte e de comprimento até maior.

Alias, juntos formam o segundo rio mais longo da Ásia e o quinto do planeta, com 5410 km.

Podemos ver só o braço principal do rio, outros estão escondidos pelas ilhas.

 

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  • Membros de Honra

O centro começa depois desta ponte.

Parece que aeroporto fica bem próximo:

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As praias do centro estão vazias com este tempo.

Normalmente, lotam no verão, nos finais de semana em especial:

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Houve chance de explorar o centro mais e depois voltar ao terminal ferroviário de táxi, ou de trólebus.

Mas a caminhada foi boa demais e preferimos retornar a pé pela avenida axial, deixando transporte na reserva de emergência.

Portanto, invadimos apenas um pedaço do Centro, com igreja:

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Academia militar, fundada ainda nos tempos do império:

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novo teatro musical:

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  • Membros de Honra

Agora já estamos no cruzamento das principais vias, norte-sul (direção do terminal, aqui a direita):

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e leste - oeste (pela ponte)

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logo encontramos mais um imponente prédio que pertence à cia. ferroviária:

 

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A avenida é bem movimentada:

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Nesta praça há o teatro de bonecas

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e o circo, a criançada aproveita bem:

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Almoçamos leve em restaurante fastfood de frango (de uma rede nacional), ao lado do circo.

Mas houve várias outras opções pela avenida:

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  • Membros de Honra

De volta ao terminal ferroviário.

no início da tarde a temperatura subiu só um pouco:

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O movimento na praça aumentou:

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Terminal de trens suburbanos, engraçado:

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Monumento à locomotiva não pode faltar, esta vem com um vagão antigo também:

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Aqui está o nosso trem, na 1-a plataforma:

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Tchau, OMSK! ::otemo::

 

Estamos indo para Orsk.

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