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TRANSSIB-2011: crônicas, impressões e lições


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  • Membros de Honra

Mas o museu imperdível fica um pouco escondido, embora não longe dai.

Ocupa antiga igreja de madeira (1775) e é dedicado aos representantes da nobreza presos e exilados nesta regi'ao depois da revolta contra monarquia em Dezembro de 1825.

http://en.wikipedia.org/wiki/Decembrist_revolt

 

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No meio da tarde pegamos carona até o terminal ferroviário e exploramos ainda as suas proximidades, dominadas pela com nova Catedral:

 

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Aproveitamos bem 8 horas nesta cidade. Os amigos ajudaram muito e o tempo também.

As chuvas acabaram pouco antes da nossa chegada, temperatura estava entre +15 e +20C dia inteiro, qualidade de ar excelente.

 

Valeu, Tchita! ::otemo::

 

Próxima parada - Irkutsk e Lago Baikal

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  • Membros de Honra

Russo,

 

Instalei o Google Chrome em meu PC e consegui ver as fotos. Estão simplesmente D + + +

 

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Agora deu muito mais vontade de realizar essa aventura, 2014 ou 2015 que me aguarde. :lol:

 

Adorei as fotos com os russos de pernas à mostra, é legal ver fotos assim de um local que sabemos ter um inverno super rigoroso.

 

Maria Emília

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  • Membros de Honra
Russo,

Instalei o Google Chrome em meu PC e consegui ver as fotos. Estão simplesmente D + + +

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Agora deu muito mais vontade de realizar essa aventura, 2014 ou 2015 que me aguarde. :lol:

Adorei as fotos com os russos de pernas à mostra, é legal ver fotos assim de um local que sabemos ter um inverno super rigoroso.

Maria Emília

 

Maria Emília,

que bom que funcionou! ::cool:::'>

é isso mesmo, em dias de calor a turma fica bem a vontade.

Houve outras coisas a mostra também, nas praias de Pacífico, por exemplo, até tirei fotos meio sem querer :lol:

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  • Membros de Honra

Trem 011У com itinerário Tchita - Tchelyabinsk. Vagão de 3ª classe, com estranho número 27. Não existem trens de passageiros tão compridos! Explicado, há alguns vagões “diretos”, com destinos diferentes. Seguem com trem até uma certa estação e depois aguardam outro trem lá para pegar carona. Nosso foi um desses, mas seguimos só até Irkutsk, que fica bem antes. Melhor, este vagão estava posicionado na frente, logo depois da locomotiva e do vagão de bagagens e malotes! Próximos 1013 km não teremos tantas reboladas pra um lado e pra outro...

Lugares laterais, 39 e 40. Ou seja, afastados um pouco mais daquela porta traseira. Merecemos algumas melhorias mesmo... Para quem viaja em dois e tem estatura moderada, dois lugares laterais até que uma boa, oferecem certa autonomia.

 

Vagão ficou lotado ainda em Tchita. 4 lugares “principais” deste compartimento ocuparam 4 viajantes solitários. 2 mulheres ficaram nas camas de baixo, homens subiram para menos confortáveis, em cima. Um, de uns 60 anos, pequeno e magro, bem que poderia complicar o ambiente. Ele já chegou um tanto calibrado. Suficiente para começar contar às mulheres principais decepções da sua vida particular. Depois sacou mais uma garrafa grande de cerveja, tomou entre discursos e logo dormiu.

 

Nem precisou ser enquadrado, também percebeu logo, que as forças do bem estavam em grande vantagem neste pedaço. Já que a ordem pública contava não só conosco, mas também com outro vizinho. Era mais jovem, atleta, e ainda estava com pistola. Ele era funcionário de uma empresa de segurança, acompanhava embarque e desembarque de malotes, que seguiam no vagão próximo.

 

Fim de tarde nós presenteou com boas vistas de planalto e algumas chuvas localizadas.

 

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Vagão com ventilação natural suficiente e bom regime térmico (o tempo fora ajudou também).

Dormimos logo, sem condições de jantar depois daquele almoço regional em Tchita, supernutritivo.

E ansiosos de acordar mais cedo, para ver o Lago Baikal na janela.

Foi a 6ª noite de viagem e 4ª em trens, inclusive 3ª seguida.

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  • Membros de Honra

Dormimos tão bem, que nem percebemos parada em Ulan-Ude, capital do outro estado, República Buryatia. Neste lugar a ferrovia junta a ramal via Mongólia.

 

Acordamos ao suspeitar que já clareou, às 5 h. O lago já estava ao nosso lado, mas tudo era muito cinza. Nublado e chuva fina.

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Mas não perdemos a confianças de que, durante dois dias a disposição, teremos vistas do lago com tempo bom também. E não demorou muito. Trem seguia bem pela linha costeira, por mais de 200 km (mais de um quinto de todo nosso trecho 3). Pontes e pontes sobre rios e riozinhos rápidos, que corriam das montanhas para lago, todos muito transparentes.

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A chuva parou aos poucos, abriram umas brechas entre nuvens...

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Depois começamos a enxergar montanhas de outro lado do lago.

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  • Membros de Honra

Agora estamos passando a ponta sul do Lago.

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Despedida até que chegaremos em Listvyanka?

Ainda não. Depois de curvas e túneis passamos por um mirante ferroviário de primeira.

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Depois disso, uma hora e meia de paisagens bonitas, mas sem lago.

Bairros verdes da cidade Irkutsk, trechinho urbano pela beira do Rio Angara, com vista da parte central.

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E desembarque na estação

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às 10:20 h temperatura estava em +16C, prometendo dia bom, sem calor muito forte:

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