Membros de Honra russo145 Postado Julho 21, 2011 Membros de Honra Postado Julho 21, 2011 (editado) Bem, terminamos esta viagem com sucesso, foi muito positivo em geral. Correu basicamente conforme planos já discutidos aqui: transsib-eriana-roteiro-economico-t56664.html transiberiana-t39688-15.html#p549231 Honestamente tentamos viajar de modo mais mochileiro possível, sempre imaginando como seria encarado tudo isto, caso não tivéssemos vantagens de domínio perfeito do idioma e de bom conhecimento de condições locais. Apesar de contamos com apoio até maior do que esperamos quase em todas as paradas: amigos, parentes, parentes de amigos, amigos de parentes... cuidaram de facilitar e otimizar nossos avanços pela rota. Portanto, teremos boas dicas para quem queira fazer algo semelhante. Naturalmente serão justificadas por este longo e bem ilustrado relato. Mas a sua elaboração levará tempo, portanto adianto algumas teses: - podemos, sim, recomendar algo parecido para todos os aventureiros interessados, sem grande domínio de idioma russo; - aconselhamos fugir de pico de temporada de verão (julho e agosto), maio-junho seria bem melhor, setembro também serve; - junte uma equipe de 4 pessoas e aproveite bem as vantagens de uma cabine privativa em vagões de 2ª classe de trens, bem como na contratação de táxis (baratos em geral); - gaste um pouco mais, preferindo trens mais rápidos, onde vagões da mesma classe normalmente são mais confortáveis (mais provável encontrar novinhos – “NG”); - não esquente cabeça com compra muito antecipada, compre todas as passagens pré-escolhidas logo ao chegar na Rússia em qq. terminal ferroviário e não em agencias que cobram sobretaxas. P.S. Estou postando este relato na seção “Europa”, já que a Rússia está enquadrada na subseção desta (“Leste europeu”). Embora, andamos mais pela sua parte asiática. Editado Julho 22, 2011 por Visitante Citar
Membros de Honra russo145 Postado Julho 22, 2011 Autor Membros de Honra Postado Julho 22, 2011 (editado) Obs: apesar de temporada de verão e muitos trens adicionais, contamos com perfeita pontualidade em todos os trechos, e reparamos que houve pouquíssimos atrasos de outros trens passando por mesmas estações. 0. Aquela “operação pára-quedista”, vôo MOSCOU (SVO) – VLADIVOSTOK com AEROFLOT SU-719. No plano anunciado seria de 6,5 mil km, cortando uma parte da China, mas acabamos contornando a fronteira, quase 7 mil km em 8,5 horas. Aeronave A-330, quase 0km, com telas individuais (não existentes em similares A-340 da IBERIA, que encontramos nos trechos GRU-MAD e MAD-GRU). Custo (sempre para dois): quase 10 mil rublos de passagens aéreas, (mais 600 de trem expresso para aeroporto e 54 de metrô). 1. VLADIVOSTOK (ВЛАДИВОСТОК) – KHABAROVSK (ХАБАРОВСК), 767 км em 12:39h (uma noite), trem 207Э. Vagão de 3ª classe, sem ar cond. Piores lugares, superior e inferior juntos. Custo: 2322 rublos, com roupa de cama incluída (neste e nos 4 próximos trechos pagamos uma sobretaxa entre 10 e 15 % por comprar na agência terceirizada, o que deixou mais tempo para encontros com amigos em Moscou). 2. KHABAROVSK (ХАБАРОВСК) – TCHITA (ЧИТА), 2327 км em 42:02h (tarde, noite, dia inteiro, noite), trem 239Э. Vagão de 3ª classe, sem ar cond. Piores lugares, superior e inferior juntos. Custo: 5264 rublos, com roupa de cama incluída. 3. TCHITA (ЧИТА) – IRKUTSK (ИРКУТСК), 1013 км em 18:19h (uma noite "expandida"), trem 011У. Vagão de 3ª classe, sem ar cond. Lugares laterais, quase piores, superior e inferior juntos. Custo: 2858 rublos, com roupa de cama incluída. 4. IRKUTSK (ИРКУТСК) – OMSK (ОМСК), 2477 км em 39:57h (noite, dia inteiro, noite), trem 063Б de operadora bielorussa (seguia até MINSK). Vagão de 2ª classe, com ar cond. Lugares, superior e inferior, em cabines diferentes. Custo: 9128 rublos, com roupa de cama incluída. 5. OMSK (ОМСК) - ORSK (ОPСК), 1328 км em 21:10h (tarde, noite, manhã), trem 249Н. Vagão de 2ª classe, sem ar cond. 2 lugares superiores na mesma cabine. Custo: 7994 rublos, com roupa de cama incluída. 6. ORSK (ОPСК) – SOROCHINSK (СОРОЧИНСК), 500 км em 08:50 h (uma noite), trem 509H. Vagão de 3ª classe, sem ar cond.Lugares bons, superior e inferior juntos. Custo: 1567 rublos (agora sem sobretaxas), com roupa de cama incluída. 7. SOROCHINSK (СОРОЧИНСК) – SAMARA (CAMAPA). Pela ferrovia seria 249 km em 4,5-5 h, o que colocarei na conta final. Mas neste trecho visitamos vários parentes e andamos de carro com eles, aproximadamente dobro disso. 8. SAMARA (CAMAPA) – MOSCOU (MOCKBA), 1044 км em 14:35h (uma noite), trem 009Й. Neste trecho retomamos o caminho clássico da TRANSSIB, do qual desviamos em TCHELYABINSK, no meio do trecho 5. Vagão de 2ª classe novíssimo, com ar cond. e sanitários de tipo aeronáutico (porém, mais espaçosos). Bons lugares, superior e inferior, na mesma cabine. Custo: 8017 rublos (sem sobretaxas, nesta vez até com desconto 30% para lugar superior), com roupa de cama incluída. No total: 9705 km em 163 horas, distribuídas basicamente em 9 noites, 2 dias inteiros e 2 tardes. Pagando 37,15 mil rublos (2,2 mil reais, conforme taxa de câmbio 1 por 17). Editado Julho 16, 2013 por Visitante Citar
Membros de Honra heka Postado Julho 22, 2011 Membros de Honra Postado Julho 22, 2011 Muito bom! Quem sabe um dia não faça a transsiberiana inteira? Citar
Membros de Honra russo145 Postado Julho 22, 2011 Autor Membros de Honra Postado Julho 22, 2011 Muito bom! Quem sabe um dia não faça a transsiberiana inteira? Obrigado! "Inteira" quer dizer "sem sair do trem"? Acho que não faz sentido, o Lago Baikal é obrigatório, há várias outras paradas boas. Citar
Membros de Honra heka Postado Julho 22, 2011 Membros de Honra Postado Julho 22, 2011 Boa! Na verdade disse isso,porque eu só fiz o trecho da transmongoliana. Citar
Membros de Honra russo145 Postado Julho 22, 2011 Autor Membros de Honra Postado Julho 22, 2011 Boa! Na verdade disse isso,porque eu só fiz o trecho da transmongoliana. Agora entendi Na verdade, é uma ramal, desviando em Tchita (se seguir de Moscou para leste). Vou ler o seu relato para não repetir mesmas coisas sobre mesmos trechos :'> Citar
Membros de Honra heka Postado Julho 22, 2011 Membros de Honra Postado Julho 22, 2011 Não se preocupe se vai repetir ou nã importante é que vc coloque seu ponto de vista e opinião, além das experiencias que passou. Cada pessoa reage e sente diferente. E além disse se vc ler meu relato é muiiito resumido, pois é só uma compilação de pontos de vista que eu tive durante minha viagem. :'> Citar
Membros de Honra russo145 Postado Julho 23, 2011 Autor Membros de Honra Postado Julho 23, 2011 (editado) Vladivostok (russia-diretorio-de-links-t49060.html#p592029) é uma cidade beneficiada por vários fatores geográficos e políticos, considerada um dos destaques da ferrovia TRANSSIB (além de ser o seu ponto final). Mas atualmente está na faze de total reconstrução, na véspera de um grande evento internacional – reunião de líderes de governos dos países APEC (http://vladivostok2012.com/). Com pesados investimentos federais, várias obras de infraestrutura andam simultaneamente: novos terminais de aeroporto, rodovia de acesso ao mesmo, duas pontes gigantes, melhorias de saneamento... Pior, várias ruas e praças, incluindo o próprio Calçadão, estão em reforma, com troca de pavimentação em todo lugar de vez. Houve muita poeira e dificuldades de caminhar, mas alguns pedaços já ficaram prontos e indicaram como bom deverá ficar depois de 2012. O terreno acidentado, cercado de amplas baías oceânicas e cortado por baías estreitas, continua presente (http://wikimapia.org/#lat=43.1871551&lon=132.0144653&z=10&l=9&m=b), o tempo colaborou, e em geral deu para curtir bastante em 1 dia e meio que dedicamos a esta cidade. Nosso roteiro em Vladivostok foi seguinte. Chegamos ao aeroporto ao meio dia de sexta-feira (1º dia de viagem), recebidos pelos amigos. Eles nós levaram pelo lado da monumental obra de rodovia no veículo off-road (precisava mesmo), acomodaram em casa (apartamento quase no centro) e explicaram passos seguintes. Logo já subimos de bonde para um mirante espetacular e apreciamos vistas inesquecíveis. Até a noite andamos pelo centro, com maior atenção à orla de «mar interno», estreita БУХТА ЗОЛОТОЙ РОГ [bUHTA ZOLOTOY ROG], traduzindo, Baía de Corno Dourado. Visitamos museu-submarino, porto, terminal ferroviário (precisávamos imprimir passagens eletrônicas para dia seguinte e para outros 4 trechos). A noite caímos sem pernas e dormimos no apartamento de nossos amigos ainda antes que eles voltaram de uma festa de formatura (1ª noite). No sábado (2º dia) visitamos museu «Fortaleza Vladivostok» http://www.vlad-fort.ru/english/index.php, andamos pela orla oceânica (Baía Amurskiy), passeamos de barco até a Ilha Russa, ОСТРОВ РУССКИЙ [OSTROV RUSSKIY]. O tempo de novo estava ótimo, céu aberto, vento moderado, temperaturas entre +17C de manha e +25C a tarde. À noite pegamos carona com jipe de nossos amigos até o terminal ferroviário e embarcamos de trem para Khabarovsk. Achamos este início de viagem bem interessante e bastante exótico até para nós. Detalhe: quase todos os carros por lá tem origem japonesa, com volante à direita. Até os da polícia rodoviária federal, que inibe uso de tais veículos na parte europeia do país. Editado Julho 25, 2011 por Visitante Citar
Membros CarolCosta Postado Julho 23, 2011 Membros Postado Julho 23, 2011 Aeeee, Russo! Estava ansiosa pelo seu relato. Tenho certeza que vai ajudar muito gente a fazer essa viagem de forma mais econômica. Citar
Membros de Honra russo145 Postado Julho 23, 2011 Autor Membros de Honra Postado Julho 23, 2011 Aeeee, Russo! Estava ansiosa pelo seu relato. Tenho certeza que vai ajudar muito gente a fazer essa viagem de forma mais econômica. Carol, agora relato, depois podemos até montar um manual de TRANSSIB, desbravamos mesmo. :'> Citar
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