Ir para conteúdo

PARAIBUNA: IPT vai analisar grau do tremor registrado na cidade

Posts Recomendados

• Colaboradores

http://www.vnews.com.br/

:arrow:http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=99597&id2=1

Segundo pesquisadores, embaixo da represa de Paraibuna existe falha geológica

A terra tremeu em Paraibuna, na noite desta quarta-feira (13). Mais um susto para os moradores já que este não é o primeiro abalo que atinge a cidade.

Sossego, tranquilidade, o ritmo em Paraibuna não mudou. Nem mesmo depois do tremor de terra registrado logo depois do jogo do Brasil contra o Equador pela Copa América.

Eram 23h40 quando os moradores sentiram o abalo. Quem estava dormindo, acordou. “Foi um barulho horrível, porque balançou a janela do meu quarto. Eu tava dormindo, eu e minha esposa, até a neném acordou. Levantei para ver o que tinha acontecido lá fora”, disse o pintor Roberto Cruz.

Quem ia dormir, perdeu o sono. “Tinha acabado de deitar, aí todo mundo levantou, ficou assustado. Daí, você liga para um, liga para outro. Liguei para minha avó, porque ela tava assistindo o jogo. Ela ficou com muito medo”, contou a assistente administrativo, Helena Nogueira.

Não é a primeira vez que Paraibuna registra tremores de terra. O sismógrafo da Cesp (Companhia de Energética de São Paulo), responsável pela represa do município registra mil pequenos abalos sísmicos na região, por ano. Em 2009, o tremor atingiu 3.4 graus na escala Richter que vai até nove, o maior das ultimas três décadas.

falow

Segundo pesquisadores, embaixo da represa de Paraibuna existe uma falha geológica, de tempos em tempos, as placas tectônicas se acomodam, por isso, os tremores. “A Cesp está coletando dados do sismógrafo e vai ser encaminhado para o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) fazer essa análise. Pelos dados que eles nos informaram que foi bem menos que o de 2009”, revelou o agente da Defesa Civil, Sandro Casemiro.

Os dados sobre o tremor ainda dependem da análise do IPT. Por meio de nota, a Divisão de Comunicação da Cesp informa que efetuou os procedimentos de segurança necessários e efetuou a avaliação de suas estruturas e instalações na usina de Paraibuna.

Ainda de acordo com a nota, A Cesp não registrou nenhuma anormalidade na usina, que está operando normalmente.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...