Membros de Honra ogum777 Postado Março 5, 2008 Membros de Honra Postado Março 5, 2008 olha, só, já está sendo costurado um acordão: 05/03/2008 - 15h38 OEA deixará para chanceleres palavra final sobre crise Equador-Colômbia WASHINGTON, 5 Mar 2008 (AFP) - O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) deixará com os chanceleres das Américas a palavra final sobre a crise entre Equador e Colômbia, informaram fontes diplomáticas à AFP. Equador e Colômbia, cujas relações se tornaram tensas devido a um ataque militar colombiano praticado no sábado em solo equatoriano contra membros das Farc, se enfrentam na OEA em meio a uma crise que levou Quito a romper relações diplomáticas com Bogotá. Os dois países chegaram a um consenso em relação a uma resolução no Conselho Permanente da OEA, que tem como ponto principal a decisão de deixar o pronunciamiento final sobre o conflito nas mãos dos chanceleres da região, informaram as fontes após terem recebido um relatório do organismo multilateral. A OEA criará uma comissão, presidida pelo secretário-geral da organização, José Miguel Insulza, encarregada de divulgar um informe na reunião de chanceleres que será realizada no dia 17 de março em Washington. Equador e Colômbia chegaram a um acordo depois de horas de paralisia do Conselho Permanente, diante das duras posturas de ambos os países e da Venezuela, que suspendeu relações diplomáticas com a Colômbia e mobilizou, assim como Quito, tropas em suas fronteiras. O embaixador colombiano na OEA, Camilo Ospina, disse à AFP que a resolução não inclui a palavra "condena". O embaixador do Equador na Casa Branca, Luis Gallegos, informou que a reunião de chanceleres deverá "analisar a violação da soberania territorial" equatoriana. Segundo Gallegos, a resolução é satisfatória para seu país, já que reconhece o princípio de inviolabilidade territorial do Equador. O Equador pediu na terça-feira que "a violação do território e da soberania de um Estado praticada por outro Estado seja condenada". Uma decisão neste sentido ficará agora nas mãos dos ministros das Relações Exteriores.
Membros soto Postado Março 5, 2008 Membros Postado Março 5, 2008 Obrigada por me ouvirem, e me aconselharem ou me deixarem com mais medo, eu só queria tirar algumas fotos c as tartarugas gigantes de Galapagos, deitar na praia com leões marinhos, pelo visto vou tirar muitas fotos com os militares chavinistas. O pior é que meu amigo sugeriu a China e como sou vegetariana disse que naquele país que judiam dos cachorros para virarem iguaria na mesa eu não iria compactuar com essa atrocidade e eu convenci vir p a America do Sul, olha que responsabilidade. O que me consola é que temos 15 dias para acalmarem os animos e resolverem esse problema, mas o atingido mesmo não está colocando tanta pressão, a minha preocupação maior é o país de Hugo Chave que está fazendo o maior barulho.
Membros de Honra Jorge Soto Postado Março 6, 2008 Autor Membros de Honra Postado Março 6, 2008 Sei la, Alice, agora eu iria mas com o pé atras, até pq as coisas ainda nem esfriaram ainda! Mas procure se informar bem de como a situacao ta la realmente, se possivel por gente de la mesmo. Na verdade vc ta numa sinuca de bico. Acontece que Chavez levou todas suas tropas pra fronteira, segundo a Colombia, pra proteger o Manuel Marulanda, lider das FARC, que ta escondido doente en Barinas... a tensao agora nao se deve a invasao de territorio e sim a troca de acusacoes. Ou seja, mais incerteza. Enfim, td foi o teatrinho de sempre e ficou por isso mesmo, aparentemente, c/ td mundo achando q saiu vitorioso. Mas se parar p/ pensar ficou a mesma coisa, incerto. Enqto tiver o fanfarrão Chavez nas proximidades td pode acontecer, sempre jogando lenha na fogueira em assuntos q não lhe dizem respeito. Lembrar q as desculpas da Colômbia já tinham sido aceitas mas o palhaço presidente ficou corneteando na orelha do Equador; da mesma forma q fez c/ o Morales ano passado e q culminaram na invasao da Petrobrás. Com raio de ação reduzido, não duvido nada dele apoiar ação das FARC em território brasileiro. Esse é o "amigo da onça" q o Lula quer por perto nas relações internacionais.. E do jeito q brasileiro é desinformado (e alienado) so ira perceber uma guerra na hora q uma bomba cair na cabeca dele em horario nobre, durante o BBB. Dai sim ele vai ficar indignado e revoltado, mas nao pela agressao territorial e sim pq ficou sem saber quem foi pro ultimo paredao .
Membros soto Postado Março 6, 2008 Membros Postado Março 6, 2008 Obrigada por ter tratado desse assunto, assim pude ter mais esclarecim entos a respeito da crise, adiar a viagem nem pensar, mas vou procurar sempre ser prudente, me informando com o pessoal de lá sobre as condições da fonteiras, pois o maior problema está exatamante na fronteira q pretendemos passar, ao norte da Colombia aonde foi destacado tropas armadas, caso contrário teremos q desembolsar o dinheiro da passagem aerea, oq não estava em nosso orçamento, qd tiver passado para o lado da Colombia te mando noticias. abços
Membros de Honra michel Postado Março 6, 2008 Membros de Honra Postado Março 6, 2008 No final tudo não passa de uma grande encenação, um showzinho pra aparecer em capa de jornal e na tv, pra que a gente e o restante do mundo lembre que existe Equador, Colômbia e Venezuela... E os jornais adoram isso, principalmente aqui no Brasil onde nós já nem ligamos pra escândalos de corrupção. Quanto as FARC, é excelente pra todos eles, dá muitos dividendos políticos, se não fosse bom já teriam acabado com eles...
Membros de Honra Jorge Soto Postado Março 7, 2008 Autor Membros de Honra Postado Março 7, 2008 Showzinho ou nao, a coisa anda tensa por la.. um acordo nao significa necessariamente paz na regiao. A Nicaragua rompeu relacoes com a Colombia, e as Farc acabaram de dinamitar um oleoduto q levava combustivel entre Equador e Colombia. E as tropas do Chavez aumentam na fronteira. Ja nao arrisco a palpitar mais nada...
Membros soto Postado Abril 10, 2008 Membros Postado Abril 10, 2008 Olà pessoal, lembra de mim? Estou terminando minha viagem, domingo estou de volta em Sampa, tirei muitas fotos com meus amigos leoes marinhos, atravessei a fronteira de Maracaibo sem nenhum problema, Galapagos è lindo, valeu a pena o risco. Abracos
Posts Recomendados