Ir para conteúdo

Crise Colombia x Equador

Jorge Soto

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

olha, só, já está sendo costurado um acordão:

05/03/2008 - 15h38

OEA deixará para chanceleres palavra final sobre crise Equador-Colômbia

WASHINGTON, 5 Mar 2008 (AFP) - O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) deixará com os chanceleres das Américas a palavra final sobre a crise entre Equador e Colômbia, informaram fontes diplomáticas à AFP.

Equador e Colômbia, cujas relações se tornaram tensas devido a um ataque militar colombiano praticado no sábado em solo equatoriano contra membros das Farc, se enfrentam na OEA em meio a uma crise que levou Quito a romper relações diplomáticas com Bogotá.

Os dois países chegaram a um consenso em relação a uma resolução no Conselho Permanente da OEA, que tem como ponto principal a decisão de deixar o pronunciamiento final sobre o conflito nas mãos dos chanceleres da região, informaram as fontes após terem recebido um relatório do organismo multilateral.

A OEA criará uma comissão, presidida pelo secretário-geral da organização, José Miguel Insulza, encarregada de divulgar um informe na reunião de chanceleres que será realizada no dia 17 de março em Washington.

Equador e Colômbia chegaram a um acordo depois de horas de paralisia do Conselho Permanente, diante das duras posturas de ambos os países e da Venezuela, que suspendeu relações diplomáticas com a Colômbia e mobilizou, assim como Quito, tropas em suas fronteiras.

O embaixador colombiano na OEA, Camilo Ospina, disse à AFP que a resolução não inclui a palavra "condena".

O embaixador do Equador na Casa Branca, Luis Gallegos, informou que a reunião de chanceleres deverá "analisar a violação da soberania territorial" equatoriana.

Segundo Gallegos, a resolução é satisfatória para seu país, já que reconhece o princípio de inviolabilidade territorial do Equador.

O Equador pediu na terça-feira que "a violação do território e da soberania de um Estado praticada por outro Estado seja condenada".

Uma decisão neste sentido ficará agora nas mãos dos ministros das Relações Exteriores.

• Membros
Postado

Obrigada por me ouvirem, e me aconselharem ou me deixarem com mais medo, eu só queria tirar algumas fotos c as tartarugas gigantes de Galapagos, deitar na praia com leões marinhos, pelo visto vou tirar muitas fotos com os militares chavinistas.

O pior é que meu amigo sugeriu a China e como sou vegetariana disse que naquele país que judiam dos cachorros para virarem iguaria na mesa eu não iria compactuar com essa atrocidade e eu convenci vir p a America do Sul, olha que responsabilidade. O que me consola é que temos 15 dias para acalmarem os animos e resolverem esse problema, mas o atingido mesmo não está colocando tanta pressão, a minha preocupação maior é o país de Hugo Chave que está fazendo o maior barulho.

• Membros de Honra
Postado

Sei la, Alice, agora eu iria mas com o pé atras, até pq as coisas ainda nem esfriaram ainda! Mas procure se informar bem de como a situacao ta la realmente, se possivel por gente de la mesmo. Na verdade vc ta numa sinuca de bico. Acontece que Chavez levou todas suas tropas pra fronteira, segundo a Colombia, pra proteger o Manuel Marulanda, lider das FARC, que ta escondido doente en Barinas... a tensao agora nao se deve a invasao de territorio e sim a troca de acusacoes. Ou seja, mais incerteza.

Enfim, td foi o teatrinho de sempre e ficou por isso mesmo, aparentemente, c/ td mundo achando q saiu vitorioso. Mas se parar p/ pensar ficou a mesma coisa, incerto. Enqto tiver o fanfarrão Chavez nas proximidades td pode acontecer, sempre jogando lenha na fogueira em assuntos q não lhe dizem respeito. Lembrar q as desculpas da Colômbia já tinham sido aceitas mas o palhaço presidente ficou corneteando na orelha do Equador; da mesma forma q fez c/ o Morales ano passado e q culminaram na invasao da Petrobrás. Com raio de ação reduzido, não duvido nada dele apoiar ação das FARC em território brasileiro. Esse é o "amigo da onça" q o Lula quer por perto nas relações internacionais.. E do jeito q brasileiro é desinformado (e alienado) so ira perceber uma guerra na hora q uma bomba cair na cabeca dele em horario nobre, durante o BBB. Dai sim ele vai ficar indignado e revoltado, mas nao pela agressao territorial e sim pq ficou sem saber quem foi pro ultimo paredao :lol: .

• Membros
Postado

Obrigada por ter tratado desse assunto, assim pude ter mais esclarecim entos a respeito da crise, adiar a viagem nem pensar, mas vou procurar sempre ser prudente, me informando com o pessoal de lá sobre as condições da fonteiras, pois o maior problema está exatamante na fronteira q pretendemos passar, ao norte da Colombia aonde foi destacado tropas armadas, caso contrário teremos q desembolsar o dinheiro da passagem aerea, oq não estava em nosso orçamento, qd tiver passado para o lado da Colombia te mando noticias.

abços

• Membros de Honra
Postado

No final tudo não passa de uma grande encenação, um showzinho pra aparecer em capa de jornal e na tv, pra que a gente e o restante do mundo lembre que existe Equador, Colômbia e Venezuela... E os jornais adoram isso, principalmente aqui no Brasil onde nós já nem ligamos pra escândalos de corrupção.

Quanto as FARC, é excelente pra todos eles, dá muitos dividendos políticos, se não fosse bom já teriam acabado com eles...

• Membros de Honra
Postado

Showzinho ou nao, a coisa anda tensa por la.. um acordo nao significa necessariamente paz na regiao. A Nicaragua rompeu relacoes com a Colombia, e as Farc acabaram de dinamitar um oleoduto q levava combustivel entre Equador e Colombia. E as tropas do Chavez aumentam na fronteira. Ja nao arrisco a palpitar mais nada...

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Olà pessoal, lembra de mim?

Estou terminando minha viagem, domingo estou de volta em Sampa, tirei muitas fotos com meus amigos leoes marinhos, atravessei a fronteira de Maracaibo sem nenhum problema, Galapagos è lindo, valeu a pena o risco.

Abracos

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...