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Itupava está interditado há 98 dias


marciovm911

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Fonte: Altamontanha.com

link: http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=2978

 

O tradicional caminho histórico do Itupava, que liga por trilha a cidade de Quatro Barras à Morretes no Paraná está interditado deste o dia 6 de Abril, logo após as trágicas chuvas de Março. Prazo mínimo dado pelo IAP para reabertura venceu há 8 dias.

 

O prazo mínimo para a reabertura do Caminho do Itupava venceu no dia 4 de Julho. O famoso caminho colonial que atravessa a Serra do Mar foi interditado para recuperação depois que as fortes chuvas de Março derrubaram cerca de 26 árvores ao longo do percurso de 16 Quilômetros.

 

De acordo com Tarcísio Mossato Pinto, presidente do Instituto Ambiental do Paraná, o órgão ambiental que administra as Unidades de Conservação Estaduais, a interdição foi necessária devido os grandes riscos de acidentes, assim como à dificuldade da caminhada e a possibilidade de os visitantes se perderem na Serra do Mar.

 

Frequentadores do caminho, no entanto, afirmam que boa parte das árvores contabilizadas pelo IAP já estavam caídas antes do desastre de Março deste ano e que este evento catastrófico levou à queda de menos da metade das árvores contabilizadas. Eles reclamam da lentidão no processo de recuperação do caminho e temem que ele não fique pronto antes do final da temporada, que finaliza ao término do inverno.

 

Importância histórica e Turística

 

O Caminho do Itupava é uma trilha histórica aberta para ligar Curitiba a Morretes no estado do Paraná, Brasil, entre 1625 e 1654 por índios e mineradores e calçado com pedras por escravos. Durante mais de três séculos os caminhos coloniais foram a única passagem da costa para o planalto, dando posteriormente origem às rodovias e ferrovia, que possibilitaram o desenvolvimento do Estado do Paraná. Deu origem ao traçado da estrada de ferro.

 

Originário de antigas trilhas indígenas, o Caminho do Itupava foi uma das principais vias de comunicação entre o Primeiro Planalto paranaense e a Planície Litorânea desde o século XVII, até a conclusão da Estrada da Graciosa, em 1873 e a efetivação da Estrada de Ferro, Curitiba - Paranaguá em 1885, quando foi abandonado. No entanto, propiciou a ocupação e colonização dos Campos de Curitiba onde, durante dois séculos, contribuiu para o desenvolvimento sócio-econômico das regiões que interligava.

 

Hoje o Caminho do Itupava é um monumental sítio arqueológico que testemunha um precioso patrimônio cultural e natural, principalmente no trecho calçado, em plena Floresta Atlântica (Floresta Ombrófila Densa) na Serra do Mar, trecho que está em relativo estado de conservação. O Itupava é um caminho de belezas naturais e históricas, cruzando rios, cercado de vales verdes e montanhas. O caminho foi restaurado com o financiamento do Banco Alemão KfW Entwicklungsbank em 2007.

  • 2 semanas depois...
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TRILHA DA SERRA INTERDITADA PELA BUROCRACIA

 

O Caminho Colonial do Itupava, aberto em 1625 ligando o litoral com o primeiro planalto, é reduto de montanhistas e amantes da natureza que através de seus 22 km de extensão, buscam contato pleno com a natureza e passeiam pela história por meio de seus calçamentos que eternizam trabalhos de escravos e os desafios para transporte de produtos na época do “Brasil Colônia”.

Este caminho ficou por décadas esquecido, já foi sinônimo de violência como assaltos e outros crimes e, após sua recuperação em meados dos anos 2000, voltou à ser freqüentado nos finais de semana com relativa segurança.

Porém, após as chuvas do mês de abril de 2011, o caminho sofreu avarias como 26 árvores caídas, deslocamento dos calçamentos e lama; o que obrigou sua interdição para recuperação...Porém, até o momento, segundo funcionária do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), sequer foi liberada a licitação da empresa que fará a recuperação! BUROCRACIA PURA! Em plena “temporada” de atividades na serra nossa principal travessia continua fechada e sem data para reabrir!

Pergunto: Os clubes e associações de montanhismo têm discutido à respeito? Não seria interessante a proposta de mutirões com apoio financeiro e estrutural do Estado para agilizar a tarefa? Desburocratizar?

Quem assiste a “novela das 11” tem visto cenas de nossa serra, do Parque Estadual do Marumbi, do Cadeado, do trem que desce a ferrovia centenária...Mas não imaginam que por dentro daquelas paisagens há um caminho histórico, ainda interditado pela morosidade e burocracia do estado...

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