Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Olá Augusto e mochileiros !

Gostaria de saber se é póssível montar uma rede de dormir ou mesmo uma barraca dentro da mata sem chamar atenção da fiscalização? Só tenho 5 ou 6 dias e não quero ficar preso as burocracias , porque parece que tudo na ilha é proibido. Um abraço a todos.

• Membros de Honra
Postado

E aí Divanei, blz.

Qto a acampar no Aventureiro, nunca fiz isso, mas se o pessoal da TURISANGRA que fica lá e alguns donos de camping ver vc, é capaz que eles não te deixem.

Na verdade até alguns campistas podem te dedurar também.

Será que compensa a situação que vc terá de passar, só p/ não conseguir autorização p/ acampar lá?

Já li relatos de pessoas que se apresentaram lá no quiosque da TURISANGRA em Aventureiro e falaram na boa que tavam sem a Autorização e conseguiram vaga em camping.

Tem de ser honesto, né. E com uma boa estória p/ convencer.

Se vc chegar a noite lá, é até provavel que o pessoal da fiscalização já não esteja mais lá, mas isso eu não tenho certeza.

Qto a acampar em outras praias, como Dois Rios, Caxadaço, até dá p/ arranjar um cantinho, mas é aquele negócio. Tem de ser montada a barraca só a noite e desmontada ao amanhecer. E na surdina, em lugares onde ninguém te veja.

O pessoal faz muito isso lá no Caxadaço, pois lá é um praia que é proibido o camping, mas p/ acampar a noite, até dá.

É isso aí.

Abcs

Olá Augusto e mochileiros !

Gostaria de saber se é póssível montar uma rede de dormir ou mesmo uma barraca dentro da mata sem chamar atenção da fiscalização? Só tenho 5 ou 6 dias e não quero ficar preso as burocracias , porque parece que tudo na ilha é proibido. Um abraço a todos.

• Membros de Honra
Postado

Valeu Augusto !!!

Não é só pelo dinheiro, o problema é o planejamento mesmo. Como meu tempo é muito pouco, pretendo caminha o dia todo e acampar logo quqndo começar a escurecer, sem me preocupar com local para acampar, como geralmente acontece com outras travessia Brasil afora. A gente vai caminhando e conhecendo os lugares e acampa quando encontra uma área legal, um descampado, uma toca, uma área onde se consiga montar uma barraca. Vejo todo mundo falar que Ilha Grande é melhor que Ilha Bela, mas pelos relatos que lí, parece rolar muita proibição e muita amolação por la, coisas que eu não vejo nas travessia de Ilha Bela e não tem coisa que me deixa mais puto é burocracias desnecessárias e gente querendo explorar os viajantes. Espero que eu esteja errado.

• Membros
Postado

Divanei,

Infelizmente com a popularização desse tipo de rolê, a tendência é que os campings selvagens fiquem bem limitados a poucos destinos no Brasil...

Lá na ilha grande, as trilhas sempre atravessam a mata e com boa oferta de água. Lugar de sobra para estender uma redinha e dormir. Só que conforme o Augusto disse, tem que armar de noite e sair cedinho, pois outra característica é que a trilhas lá são bastante frequentadas, principalmente as documentadas no site da Ilha.

Lá no Aventureiro, tenho informações que fora de temporada rola sim você chegar lá sem autorização, e procurar a associação de moradores. Se for feriadão eu não recomendo, quando mais gente, menor a chance de flexibilizarem as coisas.

Mas não deixe de trilhar por lá não. Vale muito a pena. Estive na ilha em 2009 em duas ocasiões e voltarei com certeza.

Abraço

• Membros de Honra
Postado

Blz Divanei.

Eu também precisei montar a barraca a noite em lugares onde o camping é proibido.

Caxadaço é proibido, mas acampei a noite lá. Logo pela manhã, saí fora.

Qdo tava voltando da Gruta do Acaiá, não encontrei um camping estruturado na Praia Vermelha e com isso só restava chegar no Camping de Provetá, mas no meio da trilha encontrei aquela casa semi-destruida. Então não pensei 2x, mas logo que amanheceu desmontei a barraca.

Como Ilha grande é um lugar onde muita gente faz caminhadas, algumas praias não se permite acampar, senão o pessoal montava barraca e ficava dias e dias acampado.

É por isso que eles pegam no pé, para evitar isso.

É uma burocracia? Com certeza, mas é p/ um bem coletivo.

Na verdade, é como o Edu disse, campings selvagens estão diminuindo cada vez mais, mas por culpa da própria galera, que abusa.

Camping selvagem, na minha opinião, é p/ vc montar a barraca ou o bivaque só a noite e logo pela manhã desmontá-la p/ que ninguém perceba que vc passou por ali.

E não deixe de voltar na ilha por causa dessa burocracia hein. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Tem cada lugar lindo que vale a pena sempre retornar, mesmo que seja p/ repetir o roteiro.

Abcs

• Membros de Honra
Postado

Bom, com o desastre do ano novo parece que a galera desistiu do lugar. A notícia que milhares de turistas estão cancelando a viagem para a ilha está me animando a ir no carnaval mesmo. Tomara que a mídia sensacionalista continue me ajudando.

Um abraço a todos e obrigado por enquanto pelas dicas.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá pessoal!

Adorei ler esse relato!

Em 2003 eu fiz uma parte da ilha, eu e um amigo. Saí de Abraão em direção a palmas, cheguei em Lopes mendes onde fiquei dois dias acampados...acampamento selvagem dentro da matinha, proximo ao final da praia do lado esquerdo, onde só armavamos a barraca a noite.

Depois decidimos continuar...andamos de volta os kilometros de areia até a entrada da trilha...saimos de tarde, então decidimos passar direto por sto antonio e chegar a caxadaço...realmente a trilha não é nitida...chegamos a um costão de pedra onde corria uma agua geladinha, mas fina demais para encher os cantis, decidimos acompanhar o caminho dessa nascente e mais abaixo ela se torna um riacho que desagua no mar...NÃO TEM PRAIA...ao lado do riacho ainda dentro da mata tinha uma pequena clareira onde decidimos armar acampamento pois já devia ser ums 17:30 e não faziamos a menor ideia de quanto faltava para caxadaço.

Excelente local!

Na manhã seguinte seguimos para caxadaço e depois Dois Rios e por fim novamente Abraão!

Ficou para um outro momento continuar a volta, mas até agora ainda não animei...um dos motivos é que me mudei para o norte do estado...ficou mais contra-mão!

Mas o lugar é o paraiso!

• Membros de Honra
Postado

Blz Sandro.

Vc chegou a fazer quase uma meia volta da ilha hein. E logo de cara pegou um piores trechos: Sto Antonio-Caxadaço.

Não tem segredo né?

Tomando o devido cuidado, dá p/ fazer essa trilha sem problemas.

Mas quem sabe da próxima vez vc faça toda a volta.

Divanei.

Acho uma p. sacanagem o que algumas pessoas estão fazendo. Cancelando reservas só porque mostram imagens chocantes da Praia do Bananal e de Angra.

Acho que nessas horas é que o pessoal tem de incentivar ainda mais o turismo na ilha.

Pelo menos p/ o Carnaval tem uma boa notícia. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Menos gente na ilha, vai ser até mais fácil aproveitar as praias.

Abcs

• 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado

Augusto e Divanei,

Acabei de voltar de uma quase volta a ilha em solitário, peguei autorização pro aventureiro, mas ninguêm pediu nada, nem timnha fiscal lá, inclusive passei nas praias do sul e leste , sem problemas,

a ilha tá muito vazia, nem tem o que fiscalizar,

mas se for no carnaval não tem dúvida precisará da autorização , ou vai rodar na mão dos caras,

é facil, basta ir na turisangra praia do anil e prencher um papel, paga nada,

abraço

• Membros
Postado

Raphavet manda mais infos atualizadas da ilha.

Você comentou que estava tudo vazio. Encontrou PF's em que praias? Quais trilhas você passou? Preços dos campings, barcos?

Aliás, se você postou um relato me desculpe porque não fui fuçar nos tópicos ativos ainda... hehehe primeiro olho os "cativos"...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...