Membros Renato_Franco Postado Julho 5, 2011 Membros Compartilhar Postado Julho 5, 2011 [info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre canivetes da marca NAUTIKA. http://www.nautika.com.br/[/info] Review Canivete Nautika - Wolf Em 22 de Junho de 2007 eu ganhava ele, canivete Wolf da Náutica, que acabei dando o apelido de pequeno prodígio, um canivete pequeno mais que quebra um galhão! Especificações: Medidas: Aberto 12,8 cm - Fechado 7,7 cm - Lâmina 5,5 cm Material Lâmina: Aço com Revestimento Fosfatizado Material Cabo: Alumínio Anodizado Decorado Trava Para Lâmina: SIM (Eficiente) Passador de Fiel: Sim (pode ser usado como chaveiro) Tipo de Corte: Flat Possui sistema de abertura com uma mão. Acompanha Bainha em Nylon Verde Oliva (Já Destruída a Muito Tempo) A 4 anos tem sido meu companheiro em todos os lugares que vou, esta sempre por perto, ele foi minha primeira cobaia quando encuquei em aprender amolar lâminas, como pode-se ver nas fotos foi bem judiado... Na época custou R$ 25,00, coisa que hoje vejo que vale cada centavo, ainda com a pintura intacta e apenas algumas marcas de mal uso e falta de cuidados nas lâminas, ainda mantém seu estilo e beleza, impressiona a quem não conhece pelo seu corte. Um dos pontos que mais me agrada nele, é a confiabilidade, tanto da trava da lâmina que até hoje nunca aconteceu de escapar, como sua resistência e bom corte, concedidos pela geometria da lâmina, que é do tipo "Flat" ou assim: Descrição: “Flat” - A geometria ideal quando se procura um equilíbrio entre resistência e capacidade de corte. O desbaste em “flat” da lâmina é feito desde o dorso (espinha) da lâmina até o gume, em um plano único, deixando o fio bastante acentuado. É um dos melhores desenhos para facas extremamente cortantes, além de possibilitar uma considerável diminuição do peso da lâmina. Ótimo para facas de uso geral. Fonte: http://www.cutelariaartesanal.com.br Além disto, é muito bonito e bem leve. por possuir Rosca, sempre que aparece uma folga e só apertar com uma chave de fenda, e usar por mais um bom tempo. Uma ótima dica para quem precisa de um canivete utilitário confiável e durável para atividades leves e moderadas, um canivete que não te deixará na mão concerteza. Post Completo e mais fotos em: http://renatofranc0.blogspot.com/2011/07/review-canivete-nautika-wolf.html Quem Puder visitar e deixar um comentário, ganha um joinha! :'> :'> Meu segundo Review, Opiniões e Criticas são bem vindas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Julho 6, 2011 Membros Compartilhar Postado Julho 6, 2011 Renato, Seja bem vindo ao time! Beleza de review! Deste ângulo, a lâmina parece ser tipo spearpoint; você poderia nos dar a espessura dela? Quando molhado ou com sangue ( não o seu, mas de um animal preparado ou mesmo um contra-filé ou pernil ) ele não fica escorregadio na mão não? A trava parece ser do tipo linerlock; isso é verdade? Qual a espessura dela? A Nautika não informa o tipo de aço usado e a dureza? Como é a retenção de fio? Digamos que após um fim de semana de churrascada com direito a descascar e cortar abacaxis e laranjas o fio continua rapando cabelo? Se tiver outras lâminas, faça mais reviews e poste-os para nos orientar. :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Renato_Franco Postado Julho 13, 2011 Autor Membros Compartilhar Postado Julho 13, 2011 Renato, Seja bem vindo ao time! Beleza de review! Deste ângulo, a lâmina parece ser tipo spearpoint; você poderia nos dar a espessura dela? Quando molhado ou com sangue ( não o seu, mas de um animal preparado ou mesmo um contra-filé ou pernil ) ele não fica escorregadio na mão não? A trava parece ser do tipo linerlock; isso é verdade? Qual a espessura dela? A Nautika não informa o tipo de aço usado e a dureza? Como é a retenção de fio? Digamos que após um fim de semana de churrascada com direito a descascar e cortar abacaxis e laranjas o fio continua rapando cabelo? Se tiver outras lâminas, faça mais reviews e poste-os para nos orientar. :'> Opa, Cabral... desculpe na demora em responder... a espessura da lâmina e de cerca de 1,5 mm em sua porção mais larga afinando na ponta. o tipo de trava não sei a especificação, mas segue uma foto em detalhe pra vc ver... sobre a retenção do fio e razoável, porém o uso mais como quebra galho, por ser bem pequeno nunca o utilizei para cortar carne, apenas frutas, cordeletes, caixas, e trabalhos pequenos... em média quando uso bastante o fio dura cerca de uma senama, mas e duas ou três passadas na chaira fina e tá no ponto novamente.... nunca o usei com sangue, mais ja usei bastante molhado seja com água ou com sulco de frutas que estava cortando, e não fica escorregadio não... segue mais algumas fotos... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Julho 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Julho 13, 2011 Renato, Beleza! :'> :'> Solucionou as dúvidas! O tipo de trava de seu canivete é framelock, considerado por muitos um dos sistemas mais seguros e robustos ( eu na verdade acho que uma trava segura é consequência de um projeto bem feito e bem dimensionado, seja ele qual for ). Obrigado pelas fotos bem detalhadas que mostraram para esta anta aqui, que simplesmente não "processou" o tamanho da lâmina que você colocou no review , se deixando levar pela ilusão de ótica da bela primeira foto ( em que ele parece bem maior do que realmente é ). Este canivete é o que os americanos chamam de gentleman knife, ou canivete de cavalheiro, por ser discreto e ao que parece bem acabado e com um trabalho de arte na tala de empunhadura. :'> Pelo seu relato, o aço parece estar mais na faixa de dureza abaixo de 55 HRC, já que pelas tarefas rotineiras que você descreve, o uso a cada 15 dias de uma chaira de aço liso para "reestabelecer"/endireitar o fio, parece indicar como causa mais provável da perda do poder de corte o rolamento do fio ( virar o fio ). Se tiver mais lâminas e tempo, faça outros reviews para orientar a galera! :'> Eu mesmo vou fazer um de um canivete que ganhei de um tio e que nunca usei por considerá-lo muito porcaria... mas para minha agradável surpresa, fim de semana passado tive que passar acordado as noites e resolvi afiar algumas lâminas e incluí o "rejeitado". Não é que o danado apresentou um fio com um corte tão "suave" após passado na cerâmica ultra fina, igualando os meus em aço Sandvik 14C28N! :'> Só tenho que descobrir a marca do dito cujo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Renato_Franco Postado Julho 13, 2011 Autor Membros Compartilhar Postado Julho 13, 2011 Opa, vlw pela força... agora que peguei gosto pela coisa, sempre vou tentar contribuir com uma coisa ou outra, a muito venho lendo o fórum, e vendo os reviews que aqui estão inclusive, comprei uma faca Fish da guepardo graça a um Review que vi aqui... muito bem feito por sinal... espero poder ajudar quem estiver interessado em alguns dos itens que eu venha a ter... assim como eu aprendi a procurar opniões de outros antes de comprar algo que esteja em vista... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Julho 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Julho 13, 2011 Renato, Parece que você já pegou a febre do aço! Como a maioria por aqui... Estamos aguardando... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra murillus Postado Janeiro 27, 2013 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 27, 2013 Indico estes modelos: Canivete Nautika - modelo Stelt Canivete Nautika - modelo Slak Canivete Nautika - modelo Wolf Canivete Nautika - modelo Pederneira e apesar de nao ser um canivete propriamente dito, tb indico o Alicate Multi-Funções Nautika - Bulldog Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gatopardo Postado Fevereiro 28, 2013 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 28, 2013 Caros companheiros. adquiri por curiosidade um canivete Nautika Selva. Com verdadeiro pavor de que decepcionasse pela fabricação etc. Entretanto agradou,não é nenhum aço de toledo mas pega bom corte,não tem jogo nas laminas e apesar de pesadão é bonito. Depois de colocar no uso mais severo eu dou melhores noticias. Saudaçoes Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Eraldo Rosa Postado Abril 17, 2020 Membros Compartilhar Postado Abril 17, 2020 Olá Renato Franco, Parabéns pelo review! Também sou fã do meu Canivete Náutica Wolf. Infelizmente não o uso há anos porque perdi uma das porcas. Na sua experiência com esse canivete, sabe onde encontro peça para reposição? Segue imagens. Desde já o meu muito obrigado! 😃 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.