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Pessoal,

 

Estou indo para o Chile em agosto, e gostaria de saber se alguém tem o contato da empresa responsável pelo cruce de lagos. Vcs sabem se existe mais de uma empresa que faz esse roteiro?

 

Vlw

 

Kelly

  • 4 meses depois...
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  • 1 mês depois...
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Olá,

 

Eu sei que cada um tem suas preferências (eu mesmo achei minha ida a Frutillar uma baita perda de tempo), mas vou deixar aqui a minha opinião sobre o Cruce de Lagos.

 

Eu fiz esse passeio em dois dias, em março/2008, fim de verão, e não me arrependo. Talvez no inverno seja mesmo chato ficar uma tarde e uma noite em Peulla, mas na época em que fui a parada foi muito agradável. Mesmo. Não sei dizer os custos, porque foi parte de um pacote.

 

O trajeto, pra quem não conhece, é:

ônibus: Puerto Varas/Petrohue (lago todos os santos ou Esmeralda), +/-2h

barco: Petrohue/Peulla (lago todos os santos), 1h40

(se for fazer em dois dias, passa-se tarde e noite em Peulla)

ônibus: Peulla/Puerto Frias, 2h

barco: Puerto Frias/Puerto Alegre (lago Frias), 20min.

ônibus: Puerto Alegre/Puerto Blest, 10min.

barco: Puerto Blest/Puerto Pañuelo (Bariloche) pelo Lago Nahuel Huapi, 1h20

ônibus: Puerto Pañuelo/Centro de Bariloche(BRC)

 

Vale explicar duas coisas:

a) Vc pode começar tanto em Puerto Varas, como em Bariloche.

b) a empresa que faz o Cruce, até por questão de logística, concatena sua estrutura com passeios de outras empresas. Assim, a travessia do Lago Esmeralda é feito na verdade por outra empresa, que pode até ser adquirido isoladamente nessa outra se vc estiver em Puerto Varas e não quiser toda a travessia. Tanto que tinha gente no barco que não desembarcou, ou desembarcou para ficar em Peulla e voltar em outra viagem. Da mesma forma, o trajeto Puerto Blest/BRC é o mesmo passeio vendido em BRC para Puerto Blest - quero dizer, metade dele, já que no Cruce ou pegamos o trecho de ida ou o de volta.

 

Abaixo vão minhas impressões sobre cada trecho da travessia.

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...continuando...

 

Minhas impressões sobre cada trecho:

Tive sorte e peguei dois dias bem ensolarados, de céu azul limpíssimo, sem uma nuvem.

 

1) Puerto Varas/Petrohue

Ônibus ok, trajeto agradável, vendo sempre os vulcões Osorno e Calbuco. Parada (um pouco rápida) com ingresso incluso nos Saltos de Petrohue. De manhã eles ficam à sombra das montanhas, então fazia um friozinho razoável. Bom lugar para (mais) fotos do Osorno.

 

2) Petrohue/Peulla

Esse é, de longe, o trecho mais bonito de todo o passeio. Tanto que se alguma vez eu repetir, talvez comece por Bariloche só pra terminar por aqui. A cor do lago é incrível, a paisagem muito bonita, com boas vistas do vulcão Osorno, do Puntiagudo e do Mte. Tronador. Incrível que tem quem more em pontos de suas margens cujo único acesso à civilização é o mesmo barco que nos leva, uma vez ao dia.

 

3) Peulla - ficar ou não

Quando vamos chegando a Peulla, os guias começam a empurrar passeios a serem feitos por lá, avisando (quase ameaçando) que lá não vai ter absolutamente nada para fazer (balela). Os passeios - pescaria, cavalgada, arborismo, trekking, etc - são bem caros e só valem a pena se vcs tiverem mesmo muito interesse na atividade em questão.

Realmente Peulla fica encravada num ângulo em V formado por montanhas, ao final do lago Esmeralda. Para os turistas, se resume a dois hotéis, já que a vila (100 habitantes, quedevem ser só os trabalhadores dos hotéis) fica atrás deles e é inacessível a quem não é morador.

Mas eu e meu irmão cochilamos no gramado em frente ao hotel, com vista para as montanhas; nos embrenhamos por conta própria nas trilhas da mata, montanha acima, até uma cascatazinha de água de degelo; voltamos até o porto, onde tinha gente tomando banho no Lago Esmeralda (brrr... mesmo no verão); comi amora fresquinha, tirada do pé. Enfim, acha-se o que fazer e o que não fazer. Eu vi sinalização de uma trilha de 3h de duração, até um lago montanha acima. Se eu voltasse lá, pensaria tranquilamente em ficar duas noites para explorar melhor. MAS LEMBRO: eu fui no verão; no inverno, para ficar preso no hotel pode ser mesmo um saco.

 

4) Peulla/Puerto Frias

Eu não dormi bem, então esse segundo dia me pegou meio mal-humorado.

Esse trecho é em microônibus, iniciando na Imigração ainda em Peulla e com uma parada para fotos num ponto com vista estratégica do Tronador. Em seguida embrenhamos na mata montanha acima, passamos pela divisa Chi/Arg (mais fotos), mata montanha abaixo e chegamos a Puerto Frias. Que não é nada além de um posto de Polícia, acho, um banheiro e o atracadouro. O lago é pequeno, estreito, cercado de montanhas. Vista bonita, sim, mas nada de mais. Tudo bem que, pra nós, qualquer lago entre montanhas já serve pra foto.

 

5) Puerto Frias/Puerto Alegre (lago Frias)

A única coisa realmente bacana desse trecho é que, à medida em que nos afastamos do Puerto Frias, surge atrás dele o Cerro Tronador. A guia que nos acompanhou nesse percurso explicou em espanhol o que viria pela frente, sem nem se preocupar se era entendida. Eu que observei que uma família de australianos tinha ficado com cara de paisagem e chamei a atenção dela.

 

6) Puerto Alegre/Puerto Blest

Puerto Alegre é menos ainda que o Puerto Frias. Só a plataforma de desembarque e mais nada. E o trajeto de microônibus é só um traslado, mesmo, sem nada pra se ver.

Já Puerto Blest é pouca coisa mais: além do atracadouro tem um mini-hotel/restaurante e uma prainha de pedra, no lago.

Aqui eu me aborreci por dois motivos: Primeiro, a guia nos empurrou para esse restaurante, afirmando categoricamente ser a única opção. Ele era muito caro, para uma comida feia, sem nada de mais. Caminhe uns 5 minutos na direção de Puerto Alegre e tem uma espécie de lanchonete, muito mais em conta. O segundo aborrecimento foi que chegamos ao meio dia, mas o barco para Bariloche só sairia às 4 da tarde, já que pega-se o mesmo barco que faz o passeio BRC/Puerto Blest, só que no trajeto de volta. E em Puerto Blest até tinha placas indicando algumas trilhas, mas com duração impraticável pra nós, que ainda íamos ter de parar para almoçar. E eram essas coisas que os australianos de que falei antes ficariam sem explicação.

 

7) Puerto Blest/Puerto Pañuelo

Aqui teve outra surpresa para nós que vínhamos no Cruce: 10 minutos depois que saímos, o barco atraca de novo no meio do nada. Ninguém tinha nos avisado, mas era parte do passeio BRC/Blest aquela parada, para subir até uma cascata, depois ver uma árvore (alerce) milenar e um lago. Coisa de 40 minutos. Para quem estava cansado, irritado pelo tempo já perdido e pela má-informação (e não foi só eu) foi quase motivo de risada. Pelo menos o minipasseio foi legalzinho.

Seguindo viagem para BRC, a vista das montanhas já se torna um pouco repetitiva e não tem mais vulcões para dar um tempero. Restam as aves (gaivotas?) que vêm pegar biscoito na sua mão e a expectativa da chegada, se vc nunca foi a Bariloche - não era o meu caso.

 

Tentei postar umas fotos, mas o site não funcionou aqui. De minha parte, eu refaria tranquilamente o trecho de Puerto Varas até Peulla.

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Oi Andre !

 

Td bem contigo?

Estou pretendendo fazer o Cruces Andino em Abril/2010 e queria uma informação. Farei o tour de 1 dia saindo de Puerto Varas.

Chegando em Bariloche, qual empresa de bus volta p/ Puerto Varas e qual o valor da passagem?

Já revirei o forum, já pesquisei na Net e não consigo encontrar :(

 

Abraços !

  • 1 mês depois...
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Tentar postar umas fotos do Cruce:

 

Os Saltos do Petrohue e o Osorno visto de lá:

 

20100128223444.JPG

20100128223559.JPG

 

 

 

A travessia do Lago Esmeralda / Todos os Santos

 

20100128223719.JPG

20100128223804.JPG

 

 

 

Peulla (Como alguém não gosta daqui?)

 

20100128223933.JPG

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100128224121.JPG 374.796747967 500 ]Um dos Hoteis. Reparem no cochilo ao sol.[/picturethis]

20100128224532.JPG

 

 

 

Lago Frias

 

20100128224644.JPG

 

 

 

Puerto Blest

 

20100128224751.JPG

 

 

 

 

Deu até vontade de voltar.

  • 4 meses depois...

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