Colaboradores Amend Postado Junho 28, 2011 Colaboradores Postado Junho 28, 2011 Qual é o preferido? Fogareiro convencional, espiriteira industrializada ou espiriteira handmade? Estou em crise existencial para adquirir meu próximo artefato da culinária montanhês...hahahahahaha! Qual a opinião dos nobres colegas? Abraços! Citar
Membros de Honra haole Postado Junho 29, 2011 Membros de Honra Postado Junho 29, 2011 Ao meu ver não existe preferência...é adequar o fogareiro as situações que vai encontrar na trip. Ou seja, a escolha do fogareiro vai depender do que vou encarar de condições climáticas e tempo de viagem...temperatura, altitude, vento, período e etc. Se fosse para usar em todas as condições sem cair em rendimento, ficaria com o fogareiro que usa cartucho de gás. Rosqueou, acendeu...pronto Abraço Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Junho 29, 2011 Membros de Honra Postado Junho 29, 2011 Eu escolhi o fagareiro a gás pela segurança e facilidade em cozinhar no avancê da barraca, pois é bem mais fácil controlar a chama e não tem o perigo de derrubar/vazar combustível líquido... Citar
Membros Véio du Mato Postado Junho 29, 2011 Membros Postado Junho 29, 2011 Depende da trilha, escolheria: - fogareiro a gás compacto para a maioria das viagens pela praticidade; - Espiriteira handmade pelo peso ( na maioria dos modelos fica inferior a 50 g, fácil de fazer http://zenstoves.net/); Tenha os dois. Espiriteira comercial, só se for a vargo de titânio, o resto é um trambolho volumoso e pesado!!!! inté... Citar
Membros de Honra Sandro Postado Junho 29, 2011 Membros de Honra Postado Junho 29, 2011 Pelos quesitos: Peso, volume, rendimento com qualidade de chama, praticidade, segurança, rapidez no cozimento, resistência e durabilidade do equipamento hoje só utilizo fogareiro compacto a gás. Citar
Membros klauszz Postado Junho 30, 2011 Membros Postado Junho 30, 2011 Alô Pessoal. Respondendo a essa enquete curto e grosso. Ultralight backpacking - 01 MSR Pocket Rocket + 01 Espiriteira Trangia (como backup) Camping Estruturado - 01 MSR Whisperlite Internationale ou 01 Coleman Feather 442 (ou Centennial) Abraços.... Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Outubro 22, 2011 Membros de Honra Postado Outubro 22, 2011 fogareiro se compra, espiriteira se faz. espiriteiras como trangia e outras pesam muito. pra montanha - de verdade, não os morros do brasil - é fogareiro que se usa. tem que se ficar um tempo parado, aclimatando, e portanto são feitas muitas refeições. aí o fogareiro leva vantagem, +/ se equivalendo o uso de fogareiro a combustível líquido ou a gás. ressaltando que a partir de 5500 mts de altitude fogareiros a combustível líquido vão progressivamente perdendo a capacidade de funcionamento, e aí só fogareiro a gás funciona. a gás o problema é a baixa temperatura que pode fazer o gás liquefazer. mas aí é só aquecer o cartucho. meio hora dentro da jaqueta e já era. pode urinar em cima tb.... heheheheh mas trilhas no brasil raramente são de muitos dias. e mesmo nos e.u.a., mesmo nas longas trilhas, como a pacific crest trail, possuem pontos onde se pode reabastecer no meio do caminho. aí a espiriteira - sempre home made - ganha, é imbatível. e cá entre nós, é do kct ficar brincando com as latinhas e fazendo espiriteiras. Citar
Membros skymanrj Postado Novembro 10, 2011 Membros Postado Novembro 10, 2011 Se não puder levar peso vou de fogareiro a gás + cartucho de rosca, leve ,prático e rápido Agora nas expedições onte uma tropa de gente vai dividir o fogareiro tenho levado um MSR a querosene, uma garrafinhad e 600ml e é fogo garantido por muitos dias. A vantagem do fogareiro a querosene é encontrar combustivel em qualquer supermercado ou posto de gasolina. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.