Admin Silnei Postado Junho 28, 2011 Admin Compartilhar Postado Junho 28, 2011 [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110628171920.jpg 600 876 Legenda da Foto][t1]Livro desvenda o mistério do “trem da morte”[/t1] Relatos de pessoas que ajudaram na construção da linha férrea montam o quebra-cabeça sobre o mistério do trem O livro-reportagem “As Vozes de uma Lenda – da fronteira ao oeste” faz uma investigação sobre quais foram os fatos e motivos do passado que fizeram a linha férrea, que liga Brasil e Bolívia, ganhar o nome de “trem da morte”. A linha Noroeste existe desde 1912. Ela já foi e ainda é o meio de muitos brasileiros conhecerem a Bolívia e vice-versa. O trajeto, em outros tempos, partia da Estação da Luz, seguia para Bauru, Corumbá, Puerto Quijarro e terminava em Santa Cruz de La Sierra. O passado deste trem jamais foi explorado e em “As Vozes de uma Lenda” relatos de pessoas que ajudaram a construir a linha férrea, andaram no primeiro trem que percorreu estes trilhos e presenciaram fatos nunca antes comentados montam o quebra-cabeça sobre a história do trem. As memórias contadas por conhecedores da linha férrea vão desde a morte de operários durante a construção, ataques indígenas, assassinatos nas estações, acidentes suspeitos, o longo período de duração das viagens até quando o trem foi o principal transporte para o tráfico de cocaína entre os dois países. Assista o resumo das entrevistas: Enquanto a história se constrói em meio às recordações dos antigos passageiros deste trem, a autora refaz o trajeto décadas mais tarde do que fizeram os entrevistados. Mesmo nos anos 2000, os caminhos tortuosos e quase desertos, a infraestrutura do trem e a escuridão que domina a janela, provocam um sentimento fúnebre no ar. A trajetória segue até Santa Cruz de la Sierra, onde os bolivianos revelam o que aconteceu no passado para que o trem ficasse conhecido como o “trem da morte”. Thaís Sabino é jornalista formada pela FIAM, já trabalhou na Rádio Bandeirantes, RedeTV, Rádio Cultura, Portal Terra e Portal IG. Lançamento: Sábado, dia 2 de julho às 17h na Livraria da Vila - Al. Lorena, 1731.[/picturethis] Link para o comentário
Membros de Honra LiCo Postado Junho 28, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 28, 2011 Silnei, a autora mandou um convite pra gente aqui ó: coquetel-de-lancamento-de-livro-sobre-o-trem-da-morte-t57251.html hehehe Intééé Link para o comentário
Admin Silnei Postado Junho 28, 2011 Autor Admin Compartilhar Postado Junho 28, 2011 Fala Licovsk, Eu conversei com ela por e-mail e ela pediu pra postar aqui na área de notícias ( nem vi que ela já havia postado) e criei também um convite lá no Grupo do Mochileiros no Facebook na área de eventos: http://www.facebook.com/event.php?eid=130632213686390 e também no Twitter: http://twitter.com/#!/mochileiroscom Não li o livro ainda, mas o assunto me interessa muito. E parece ser bem interessante. Acho que vou lá no dia do lançamento. :'> :'> :'> Link para o comentário
Membros de Honra LiCo Postado Junho 28, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 28, 2011 Eu compraria esse livro só pela foto da capa, que curti MUITO. Parece que vai ser bacana mesmo! Intééé Link para o comentário
Membros de Honra MariaEmilia Postado Junho 28, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 28, 2011 Também quero ler, até já encomendei um exemplar para meu livreiro aqui de Cuiabá. Maria Emilia Link para o comentário
Membros thais.sabino Postado Junho 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 29, 2011 http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/livros/livro+desvenda+o+misterio+do+trem+da+morte/n1597053675081.html Link para o comentário
Colaboradores Gustavo Junior Postado Junho 29, 2011 Colaboradores Compartilhar Postado Junho 29, 2011 Legal, eu viajei neste trem em 2003... Na época eu nem sabia q ele era chamado de trem da morte... rsss.... A viagem foi horrível, o trem era fedido demais e estava um calor infernal... toda parada nas estações era meio tenso pois tinha que ficar ligado para não ser roubado... rsss... Mas a ida foi tranquila, o pior foi a volta, resolvi voltar pro Brasil por Cáceres no MT, peguei o buzão de Santa Cruz para San Matias... 24 horas de viagem passando pelo meio do nada, com um ônibus caindo aos pedaços e em estrada quase 100% de chão... rss.... isso sim foi aventura... Link para o comentário
Membros thais.sabino Postado Julho 4, 2011 Membros Compartilhar Postado Julho 4, 2011 Olá, pessoal. Como estão? Quem não conseguiu comparecer no sábado, criei um site para quem quiser comprar o livro. A pessoa compra e chega em casa, pode ser autografado ou não, da maneira que preferir. O site é: http://www.thaissabino.com.br/ Beijos e boa leitura! Link para o comentário
Admin Silnei Postado Julho 4, 2011 Autor Admin Compartilhar Postado Julho 4, 2011 Valeu Thais! :'> :'> :'> Link para o comentário
Membros de Honra Jorge Soto Postado Julho 5, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Julho 5, 2011 Esse livro deve ser interessante principalmente como registro da malha ferroviaria q antigamente existia, unia bauru ao pantanal, e q se extendia ate a Bolivia. Isto pq a cada ano q passa o tal Trem da Morte (tem ate Primeira classe!) se descaracteriza cada vez mais e mais. Ja viajei nele em mais de 5 ocasioes e ate ganhei uma cicatriz (desta vez nao na bunda!) num acidente nele, e na ultima (de 2003) ja deu pra perceber mudancas grandes. Hj entao nem se fala, pelo q ouco comentar.. Nesse meio termo conversava com td mundo, desde os milicos, vendedores e maquinista, onde tinha um q ate ja me conhecia! A tendencia natural deve ser dele um dia deixar de percorcorrer os trilhos e ficar apenas na lembranca, ja q agora tem varias linhas de bus q fazem o trajeto ate Sta Cruz de la Sierra. Estas linhas rodoviarias sim podem se considerar Busao da Morte.. Link para o comentário
Posts Recomendados