Ir para conteúdo

Operação no Pico dos Marins em Piquete mobilizou Bombeiros, PM e Exército no resgate de 2 amigos


idelmo

Posts Recomendados

  • Membros

Edivaldo José Ribeiro, 45 anos e Arildo Benedito de Andrade, 42, se perderam por três dias no Pico dos Marins, em Piquete. Os amigos, que são de São José dos Campos, iniciaram uma trilha na última quarta-feira (22/6) sem acompanhamento de guias. Eles afirmaram a parentes que voltariam no mesmo dia, mas não foram mais vistos.

 

“Eles seguiram por uma face da montanha que é muito inacessível, porque é extremamente perigoso. Eles estavam à beira de um penhasco e se eles caíssem a gente não iria encontrar esses dois”, disse Milton Franco do Acampamento BASE MARINS, que foi um dos guias que auxiliou nas buscas.

 

Guias locais notaram no final da tarde que a dupla havia não havia retornado para o Acampamento BASE MARINS onde haviam estacionado seu carro. Eles fizeram contato com a família e descobriram a história. Logo em seguida, os próprios guias iniciaram a busca no meio da mata. Como não tiveram sucesso, os guias acionaram o Corpo de Bombeiros.

 

Participaram da operação de busca: Bombeiros de Guaratinguetá, Cruzeiro e Itajubá; o Exército de Lorena e o Tiro de Guerra de Cruzeiro, além do helicóptero Águia da Polícia Militar. Cães farejadores também auxiliam nas buscas.

 

O Pico dos Marins é muito frequentado por turistas e aproximadamente 80 pessoas estão acampadas neste feriado de Corpus Christi. Os oficiais fizeram contato com várias pessoas, mas não conseguiram informações sobre os desaparecidos.

 

A dupla só foi encontrada na manhã de sábado (25/6) após passarem por duas frias noites sem roupas adequadas na Serra da Mantiqueira. Segundo informações do biólogo e guia Lucas Nogueira de Piquete eles se desviaram da trilha correta em meio a um nevoeiro. Perdidos sem saber como voltar ficaram no ponto fora da visão dos outros montanhistas.

 

Os dois montanhistas se apresentavam sem alimentação, desidratados e com ferimentos leves. Com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar foram resgatados e levados para o Pronto Socorro da Santa Casa de Guaratinguetá.

 

A guia Sandra Júlia da equipe TROUPE DA TRILHA (http://www.troupedatrilha.multiply.com) faz o alerta com relação ao perigo de se arriscar em uma trilha sem conhecê-la de fato. Ainda que existam algumas marcas pela trilha, é necessário conhecer de verdade o percurso. Muitas marcas levam com sorte a lugar nenhum ou na maioria das vezes a lugares perigosos. Perdemos a conta de quantos já nos seguiram (os mesmos que subiram sem guias porque "conheciam a trilha"). Mesmo com experiência em montanhas, quando se vai a uma montanha desconhecida é sempre recomendável se contratar um guia local. Aventura segura sempre ! é o que nos indica a experiente monitora ambiental Júlia.

 

 

 

Fontes :

 

VNEWS – TV Vanguarda – Rede GLOBO

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=98407

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=98403

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=98442&id2=1

 

EPTV - Rede GLOBO

http://www.eptv.globo.com/noticias/NOT,4,256,355645,Turistas+desaparecem+na+Serra+da+Mantiqueira+em+Divisa+Nova+sul+de+Minas+Gerais.aspx

 

TROUPE DA TRILHA

http://www.troupedatrilha.multiply.com

Link para o comentário
  • Membros

A mantiqueira é uma região para quem está preparado, é indispensável levar no mínimo um GPS, um mapa e uma bússola além de se ter uma noção mínima de localização.

 

Eu já fiz a travessia Marins-Itaguaré sozinho, mas com todo equipamento necessário como água e comida extra, hidrosteril, kit PS, cobertor térmico (que alias, precisei usar), roupas extras, fogareiro, etc... além de ter deixado uma descrição do trajeto pretendido, contato com parentes e previsão de horário de chegada (resgate) com o Milton.

 

Não sei exatamente o que ocorreu e prefiro acreditar em uma fatalidade, e não em imprudencia, meu único receio é que com esse incidente mais uma montanha passe a ter restrições de acesso.

 

Milton, como sempre você fez sua parte, e tenho certeza de que muito bem feito.

 

Obs.: Dias 09 e 10 estarei ai de novo :D.

Link para o comentário
  • Colaboradores

eu estava subindo o Pico neste dia...

inclusive, quando cheguei no acampamento Base para a subida, cheguei com algumas viaturas atras de mim e foi quando percebemos que algo tinha acontecido la

 

conversando com o Sargento e o Milton, descobrimos que tinha duas pessoas perdidas desde 4a. feira la sem nada

 

segue fotos do primeiro pouso do Aguia no Morro do Careca, deviamos estar 1 hora mais ou menos subida acima:

 

20110629143151.JPG

 

20110629143503.JPG

 

quando o Aguia decolou de novo, decolou para o resgate, infelismente estavamos em um patamar que não dava para ver o pessoal em ação.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...