Membros araaucaria Postado Junho 18, 2011 Membros Postado Junho 18, 2011 [align=center][/align] ~ Introdução ~ O finlandês não é uma língua indo-européia, pertence a família de línguas urálicas do grupo fino-permiano, junto com o húngaro, estoniano e outras línguas faladas em algumas províncias russas e a língua dos Saame na Lapônia, norte da Finlândia. O finlandês não tem nenhuma semelhança com nenhum outro idioma europeu, é completamente diferente das línguas germânicas e latinas. A ortografia é simples, inteiramente fonética, a língua tem abundância de vogais e um número menor de consoantes. A pronúncia também é fácil com o acento sempre na primeira sílaba. Porém, como o finlandês não possui artigos, é uma língua muito rica em declinações, 16 na linguagem cotidiana. Uma outra coisa que facilita a aprendizagem é que as palavras finlandesas não possuem gênero e, por exemplo, tanto ao homem como à mulher podem ser referidos com o mesmo pronome do singular da terceira pessoa, hän. O fato de a gramática ser muito lógica facilita a aprendizagem de finlandês. Também, muitas coisas que parecem estranhas à primeira vista explicam-se pela história da língua. Neste sentido o finlandês é semelhante à matemática. Este desafio intelectual fascina muitos estudantes. Não obstante, ninguém precisa de ser matemático para conseguir estudar o finlandês. O finlandês tem fama por ser uma língua difícil. Contudo, muitas coisas consideradas difíceis são apenas diferentes em comparação às línguas indo-europeias. ~ Alfabeto ~ ● O idioma finlandês escreve-se com o alfabeto latino, e tem por característica ser fonético, isto é, a cada grafema corresponde um só fonema e vice-versa. As letras podem ser duplicadas, sendo que, neste caso, são pronunciadas de forma mais longa (no caso das vogais e consoantes constritivas), ou com pequena pausa (no caso das consoantes oclusivas). As vogais anteriores, à exceção do "e" e do "i", são indicadas por meio de um trema. O "u" anteriorizado (como o "u" francês), em vez de receber trema, é substituído pelo "y". ● A estrutura fonológica finlandesa tem grande semelhança com a do japonês, idioma com o qual compartilha algumas palavras comuns (embora com significados totalmente diferentes) e que alguns linguistas especulam que tenha um longínquo parentesco (cf. Línguas uralo-altaicas). As vogais predominam na fala e os encontros consonantais são muito raros. Também é comum a existência de vogais e consoantes duplicadas. Existe o fenômeno da harmonia vocálica, assim como as demais línguas fino-permianas, e oposição entre as vogais "posteriores" (a, o, u) e as vogais "anteriores" (ä, ö, y). ~ Gramática ~ ● O número - singular ou plural - é determinado pelas diferentes terminações em cada declinação. Não existem gêneros, nem artigos. Como em finlandês a função sintática é determinada pelas declinações (que se distinguem pela terminação de cada palavra, como em latim), a ordem das palavras indica a forma definida ou indefinida. Por exemplo, para se dizer "a flor está sobre a mesa", diz-se, em finlandês: kukka on pöydällä, ao passo que pöydällä on kukka se traduz por "há uma flor sobre a mesa". ● A posse, em finlandês, é determinada pelo caso genitivo, que assume terminações diferentes de acordo com cada pessoa, inexistindo, portanto, pronomes possessivos. ● O verbo assume formas ativas e passivas, afirmativas e negativas. Não há tempo futuro. Existem quatro modos "populares" e um quinto, que se encontra em alguns dialetos do estónio, conhecido como "eventivo". Ele ocorre apenas no Kalevala, o poema épico dos finlandeses. ~ Pronúncia ~ Todas as letras são pronunciadas, as letras dobradas, tanto vogais como consoantes, têm um som mais longo, porém contínuo, não se pronunciam como duas letras separadas. A sílaba tônica ou acentuada é sempre a primeira, não importa o tamanho da palavra. A maioria das letras é pronunciada como em português, com as seguintes exceções: → A letra Ä se pronuncia como um É aberto, como em alemão. → A letra Ö se pronuncia como um Ô fechado anasalado, como em alemão. → A letra Y se pronuncia como um I fechado, como a letra U em francês. → A letra J se pronuncia como a letra I em português. → A letra H tem som aspirado como em inglês ou como o RR carioca na palavra carro. → A letra R se pronuncia como a letra R em arara. ~ Frases básicas ~ — Kyllä - Sim — Ei - Não — Hyvää huomenta - Bom dia (até 9 horas da manhã) — Hyvää päivää - Bom dia (após 9 horas da manhã) — Hyvää iltapäivää - Boa tarde — Hyvää iltaa - Boa noite (ao chegar) — Hyvää yötä - Boa noite (ao sair) — Tervetuloa - Bem-vindo (a) — Hyvää ruokahalua - Bom apetite! — Hyvää matkaa - Boa viagem — Hauska tutustua - Muito prazer — Mitä kuuluu? - Como vai? — Kiitos hyvin / Kiitos hyvää - Bem, obrigado — Olkaa hyvä / Ole kiltti - Por favor — Kiitos - Obrigado — Kippis! - saúde! — Kiitos paljon - Muito obrigado — Ei kestä - de nada — Ei se mitään - Não foi nada — Anteeksi - Desculpe / Com licença — Hei - Alô — Terve / Hei / Moi / Päivää - Oi — Näkemiin / Hei hei / Moi moi - Até logo / Tchau / Adeus — Paljonko tämä maksaa? - Quanto é? — En ymmärrä - Não entendo — En tiedä - Não sei — Voisitko puhua hitaammanin? - Fale mais devagar, por favor — Onko sinulla kynää? - Você tem uma caneta? — Missä on kauppa? - Onde se pode fazer compras / Onde fica a loja? — Missä on apteekki? - Onde fica a farmácia? — En polta - Não fumo — En syö lihaa - Eu não como carne — Mitä haluaisit juoda? - O que quer beber? — Saanko käyttää puhelintasi? - Posso usar seu telefone? — Mistä voin vuokrata auton? - Onde posso alugar um carro? — Missä on juna-asema? - Onde fica a estação de trem? — Minne voin pysäköidä autoni? - Onde posso estacionar? — Tupakointi kielletty - Não fumantes, por favor — Saisinko ikkunapaikan - Gostaria de um lugar à janela, por favor — Mistä voin ostaa junalipun? - Onde posso comprar uma passagem? — Mistä voin saada taksin? - Onde posso pegar um taxi? — Saisinko laskun - A conta, por favor — Missä on hiekkaranta? - Onde fica a praia? — Onko täälla turvallista uida? - Pode-se nadar aqui? — Kutsu ambulanssi! - Chame uma ambulância! — Joku varasti passini - Me roubaram o passaporte — Minulla on paha olo - Estou me sentido mal — Mikä se puhelinnumero on? - Qual é o número do telefone? — Tarvitsen lääkäriä - Preciso de um médico — Paljonko kello on? - Que horas são? — En puhu suomea - Não falo finlandês ~ Observações finais ~ → Em muitos lugares da Finlândia, as pessoas falam inglês. No caso, você talvez nem precise saber tantas frases básicas em finlandês, só a comunicação em inglês é o suficiente. Mas em certos lugares (cidades mais do interior), isso pode se tornar complicado. Aí não tem jeito, tem que saber um pouco da língua deles! ~ Links úteis ~ ● Créditos: → http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_finlandesa → http://pt.wikibooks.org/wiki/Finland%C3%AAs (o básico sobre a língua + frases básicas) → http://cursobasicodefinlandes.synthasite.com/ (curso básico online) → http://www.unilang.org/wiki/index.php/Finnish (tudo sobre a língua finlandesa - em inglês) Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.