Ir para conteúdo

Tabatinga(Brasil) - Letícia(Colombia) - Santa Rosa(Peru) - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Galera, estou de partida para Manaus, de lá irei de barco até Leticia, de onde irei para Bogotá (gostaria de ir de cargueiro, pelo preço mesmo).

Minha dúvida é, como fazer para negociar e conseguir contato com esses Cargueiros?? Eles saem de Letícia mesmo?

 

Se alguém puder me ajudar, ficarei eternamente grato. Preciso muto dessas informação...

Link para o comentário
  • Membros

De Manaus a Tabatinga e de Tabatinga a Manaus existem voos diários, com preços que variam de R$ 200,00 a R$ 600,00. Depende do tempo de reserva. Se deixar para comprar em cima da hora sai mais caro.

Os voos são operados pela Empresa TRIP/Azul. Antes a Varig fazia Manaus-Tabatinga-Iquitos e vice-versa. A TRIP opera com turbo-hélice e a viagem de Manaus a Tabatinga e vice-versa leva em torno de 2.30h. NUNCA HOUVE VOOS DE TECO-TECO LIGANDO MANAUS A TABATINGA, MESMO PORQUE NÃO TERIAM AUTONOMIA PARA ESSE PERCURSO, O COMBUSTÍVEL SE ESGOTARIA.

Quase todos os dias saem navios (barcos grandes chamados de Recreio) de Manaus a Tabatinga, levando cerca de 06 dias pois estão subindo o rio Solimões (que é o mesmo Amazonas). De Tabatinga a Manaus leva três dias pois estão descendo o rio, levando cerca de 2000 passageiros. Tem também uma lancha rápida que sai de Tabatinga todos os dias às 07h da manhã, chegando em Manaus no outro dia às 16h. Custa R$ 400,00.

Não precisa de lancha para ir de Tabatinga a Letícia, ambas as cidades são ligadas por terra e pode ir a pé (20 min), de moto-taxi (5 min) ou coletivos (vans e kombis). Do outro lado do rio Solimões encontra-se o município de Santa Rosa (Peru). Tem barco que sai todos os dias para Iquitos, levando cerca de três dias (subindo o rio) e tem uma lancha rápida também (cerca de 08h). Tem avião tipo da TRIP, só que menor e o voo até Iquitos leva 1h e 30min, custando só 50 dólares. De Iquitos pode-se pegar avião para Lima, Quito, Guayaquil, Bogotá, etc. Aliás as passagens aéreas nesses paises (Peru e Colômbia) são bem mais baratas do que no Brasil. Morei em Tabatinga desde o ano de 2004. Casei com uma tabatinguense, que é professora. Sou militar da Reserva e atualmente resido em Manaus, que de jeito nenhum é uma cidade tão violenta como foi postada. Claro que em nenhum lugar do mundo se deve contar dinheiro na rua, dando bobeira para os bandidos. Uma dica: de Letícia até Bogotá (capital da Colombia) a passagem custa (hoje) cerca de R$ 250,00. De Bogotá a Miami custa o mesmo preço. Vale a pena, não é?

Quem quiser saber mais informação mande uma mensagem para siqueirahumberto@yahoo.com.br

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Voltando para maiores esclarecimentos: Não existe teco-teco fazendo nenhuma rota nessas regiões. Parece até que pensam que Tabatinga e Letícia vivem ainda no tempo das cavernas... eu saí do Rio de Janeiro e fui trabalhar em Tabatinga-AM no ano de 1994. Naquele tempo fui de Manaus até Tabatinga num voo 737 da Varig, quando fazia essa rota. Ia também até Iquitos, no Peru e fazia o trajeto inverso. Hoje em dia opera a TRIP/Azul, com voos diários saindo às 13h de Manaus e chegando em Tabatinga às 16.00h (15h lá por causa do fuso-horário, que aliás voltou a ser o que era antes e é o mesmo de toda Colômbia e Peru). O preço varia de quanto tempo você fez a compra, isto é igual para qualquer parte do Brasil ou do mundo. Então varia de R$ 220,00 a R$ 600,00. Tabatinga é uma cidade com cerca de 40.000 habitantes. É a segunda maior cidade do rio Solimões, só perdendo para Tefé. A cidade é limpa, as ruas pavimentadas, tem um hospital militar que atende também os civis, oito escolas públicas, com 1º e 2º grau, uma Universidade (UEA), onde me formei em Licenciatura Plena em Biologia, uma catedral católica, Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal. Para turismo não há muito o que ver, a não ser o por-do-sol na beira do rio. Do aeroporto de Tabatinga até o aeroporto de Letícia existe uma grande avenida quase em linha reta ligando os dois países. É chamada de Avenida da Amizade. Em Tabatinga existem dois grandes e bonitos hotéis, que não me recordo os nomes, tem pousadas também. Letícia é uma cidade menor, mais organizada, com bastante importadoras, onde se pode comprar perfumes franceses (legítimos) pela metade do preço em Manaus, produtos eletrônicos (câmeras, laptop, filmadoras, whyski,etc). Pode-se saborear diversos pratos típicos nos vários restaurantes, como ceviche, arepa, tamales e cervejas e refrigerantes diferentes. Tem dois ótimos hotéis, só lembro do nome do mais famoso: Anaconda, fica bem no centro, tem oito andares, rota de excursão na selva, passeios turísticos, taxi, etc. Letícia é capital de departamento (comparado aos nossos Estados), por isso além do prefeito tem também governador. Claro que o tráfico existe, assim como existe no Rio, São Paulo, Manaus, etc, mas não é uma coisa ostensiva. A gente só sabe que existe... o perigo é para quem vive disso... Em Letícia existe também uns três ou quatro cassinos, onde o jogo é liberado, tal qual Las Vegas, nos EUA. Funciona à partir das 16h e entra pela noite a dentro. Tem também várias casa de câmbio, numa mesma rua, onde se pode comprar dólares, pesos colombianos e soles peruanos. Para se ir de uma cidade a outra existe o serviço de moto-taxi (R$3,00), coletivos (vans e kombis), taxi (R$ 20,00), ou a pé (cerca de 20 min, de um centro ao outro). Ambas as cidades ficam na mesma margem do rio Solimões (que é o mesmo Amazonas). Do outro lado do rio, que deve ter uns 2 Km de largura nesse trecho, fica a " cidade" de Santa Rosa, não passa de um povoado do Peru. Tem lanchas que fazem esse trajeto, para de lá pegar um voo ou lancha para Iquitos. De Iquitos tem várias opções para várias partes da Colômbia, Equador e Peru. Só sei que o trecho Iquitos-Lima custa 50 dólares, bem barato né?

Antes que eu me esqueça: os "cargueiros" a que se referiram são aviões do Exército colombiano, que transportam carga de Bogotá até Letícia para abastecer os quartéis com mantimentos, utensílios, etc. É muito difícil conseguir uma carona, principalmente para brasileiros. Eles fazem o mesmo serviço que os aviões brasileiros (FAB) fazem através do Correio Aéreo e não é todo dia que tem. Melhor comprar uma passagem em Letícia mesmo pela Avianca até Bogotá (2h), pelo preço de R$ 200,00.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Só tem dois jeitos de chegar a Tabatinga: avião ou barco (navio-recreio) que saem de Manaus. De avião leva cerca de 2h30min. De barco leva seis dias (pois está subindo o rio Solimões). A passagem de avião depende do dia em que você comprar.

Se for em cima da hora pode variar de R$ 600,00 a R$ 1.000,00, mas às vezes tem promoção que chegam a R$ 180,00. A Companhia aérea é a TRIP/Azul e os aviões são turbo-hélice e leva quarenta e dois passageiros. A passagem de barco custa R$ 250,00 (em média), incluindo todas as refeições. Pra mim não vale a pena, pois por esse preço você tem de viajar numa rede (sua) e é bastante desconfortável, pois a capaciade é de 1000 pessoas e sempre estão lotados. Você tem sempre de estar de olho na sua bagagem. Tem também uma lancha rápida que leva cerca de vinte pessoas. Custa R$ 500,00 e leva dois dias de Manaus a Tabatinga. Sobre a área de enfermagem em Tabatinga tem poucas opções: só tem um hospital (militar) e umas três clínicas particulares. Muito difícil conseguir uma vaga sem o QI (Quem indica).

Link para o comentário
  • Membros

O concurso é para técnicos de enfermagem ou para enfermeiros? Você já é formado em alguma dessa áreas? Ou é para preencher vagas existentes? Se for concurso de formação, acho que vale a pena você tentar. Eu fiz Licenciatura Plena em Biologia na UEA/Tabatinga e a Universidade conta com ótimos professores, a maioria de outros Estados. Se for para preencher vaga em hospital ou clínica (se vc já for formado) acho meio difícil, pois tem muitos tecnicos e enfermeiros trabalhando fora de sua área por falta de vaga. Quando abre, você sabe como é... os " peixes" preenchem logo, independentemente do resultado do concurso.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Relendo algumas postagens desde a primeira página, volto aqui para esclarecer algumas dúvidas dos futuros mochileiros por essas bandas. Estou trabalhando em Manaus há três anos, embora seja carioca de Padre Miguel. Antes eu estava em Tabatinga, onde morei e trabalhei por dez anos seguidos, como militar do Exército Brasileiro. Me formei na UEA/Tabatinga em Licenciatura Plena em Biologia. Como minha esposa tem parentes por lá e também temos um apartamento que está alugado no momento, constantemente fazemos o trajeto Manaus-Tabatinga-Manaus. Então posso esclarecer qualquer coisa sobre esse trecho. Para quem chega a Manaus, vindo do sul, a primeira impressão que fica é a do forte calor. Como Manaus está quase na linha do Equador, o calor é constante. Nunca faz frio, por isso são raras as casas ou hotéis que tem chuveiro elétrico (pra quê?). Pode-se chegar de navio, vindos de Porto Velho ou Belem. Em ambos os trechos a previsão é de 6 dias (+-). A melhor opção, é claro, é o aviaõ. O aeroporto de Manaus (Eduardo Gomes) está sendo reformado pór causa da Copa/2014. Está muito bonito, assim como o Estádio de Futebol, que vai estrear com Inglaterra x Itália. Eu me inscrevi para ver Portugal x EUA. Quem quer chegar a Tabatinga de avião(TRIP/AZUL) tem de comprar a passagem com antecedência, na mesma época em que comprar para Manaus. Varia de R$ 220,00 a R$ 600,00. O trecho é de 2.30h. Se deixar para comprar depois, vai se arrepender: pode não ter vagas para os próximos dias, ou, se encontar, vai pagar muito caro. Não existem estradas ligando Manaus a Tabatinga, é só selva e rios. Quem quiser ir de barco (navios recreios, com capacidade para 2000 passageiros) tem de pegar um taxi ou ônibus no aeroporto e ir até o centro da cidade. Chegando ao Centro, basta perguntar onde se compra passagens (em média R$ 200,00) de navio-recreio para Tabatinga. Os ônibus fazem parada bem em frente. Normalmente os barcos saem á tarde, levando carga e passageiros, não só para Tabatinga, mas para os vários municípíos por onde passam e fazem paradas, em média uma hora de duração, às vezes mais. Dá para sair, tirar umas fotos, comprar alguma coisa, esticar as pernas e voltar. Antes de sair, o barco apita três vezes, com intervalos de 2min. No trajeto de barco, à noite esfria um pouco, então é bom dormir de calça comprida ou levar um lençol leve. Manaus fica às margens do rio Negro. Quando o barco sai de Manaus, sempre à tarde, uma meia hora depois ele entra no rio Solimões, ótima ocasião para se tirar fotos do encontro das águas negras com as barrentas. Essa viagem leva em média seis dias até Tabatinga, de onde retornam quatro dias depois para Manaus. NÃO TEM BARCO DE MANAUS A LETÍCIA OU SANTA ROSA. Durante a viagem o barco para nuns oito municípios (Coari, Fonte Boa, Tonantins, Belem do Solimões, Amaturá, São Paulo de Olivença, Santo Antonio do Içá e Benjamin Constant), às vezes de dia, à tarde, à noite ou de madrugada. Nessa hora é preciso ficar AINDA MAIS ATENTO na sua bagagem, pois tem gente saindo e gente entrando. A carga fica no porão, então os tripulantes não lhe incomodam, a não ser pelos gritos ou zoada dos trens sendo desembarcados e embarcados. Todos os barcos tem três passadiços: o inferior, onde viajam os tripulantes e fica a cozinha; o médio, para os passageiros estenderem suas redes, onde ficam os banheiros, com chuveiros e sanitários, bebedouros de água gelada; e o superior, onde fica a cabine de comando, o piloto, lanchonete, onde vendem de tudo: sabonetes, barbeadores, desodorantes, hamburges, cachorro-quente, refri e cerveja (com preços parecidos aos dos aeroportos), banheiros, TV, som, e uma área livre para esticar as pernas e de onde se tiram fotos das margens do rio, de municípios, de aves amazônicas, principalmente araras, papagaios e periquitos e às vezes bandos de jacarés e tartarugas nas margens, além, é claro, dos botos cor-de-rosa. Abre às 10h e fecha às 19h. Esse passadiço fica fechado durante o resto da noite. Não precisa de repelente, os mosquitos são raros, a não ser que você entre no meio da selva, o que não vai acontecer. Chegando em Tabatinga, que também é muito quente, no entanto mais úmida, à noite esfria um pouco, pode-se ir a pé do atracadouto até o centro ou até uma hospedagem próxima. Tem várias e dos mais variados preços. Tem dois excelente hotéis, que já esqueci o nome. Tabatinga não é uma cidade turística. Não tem beleza natural nem nada que valha a pena de se ver nem comprar. Talvez uma visita à aldeia Umariaçu, dos índios Tikunas, comprar algum artezanato. Pode-se ir de moto-taxi ou coletivos (vans), cerca de meia-hora. Em Letícia, bem menor que Tabatinga, se conhece tudo em algumas horas. Só vale a pena o centro, com suas várias e ótimas importadoras, com preço bem inferiores de qualquer cidade brasileira, semelhante ao Paraguai, e experimentar a gastronomia totalmente diferente da nossa. Ótimos hotéis e hospedarias, uma cidade bem bonitinha, com muiiitas, muiiitas motocicletas, que é o transporte comum em ambas as cidades. Em Letícia tem várias linhas aéreas para Bogotá(capital da Colômbia), 2 h de viagem. Para se ir a Iquitos(Peru) pode-se pegar um barco (navio-recreio ou lancha rápida) ou avião (não é teco-teco), também em Letícia. Fico a disposição de todos. Feliz Ano Novo e Boas Mochiladas!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...