Ir para conteúdo

trotatorres

Posts Recomendados

• Membros

gurizada!

chalten eh um povoado muito pequeno msm! eu imaginava pequeno, mas nem tanto! hahaha.

de calafate a chalten. 150,00 ida e volta. pela cal tur.

o busao para no terminal de chalten e depois vai para o hostel pioneiros del vale. entao, se for ficar no hostel, nao desca.

o hostel eh muito bom... bom msm!!! so nao tem desayuno. o resto eh coisa de primeira.

60,00 pesos.

as trilhas estao abertas. porem somente duas, e pela metade.

cerro torre vai somente ate o mirador.

e o Fitz Roy vai somente ate a laguna capri e o mirador.

so da pra saber o caminho pq a neve ta batida nas trilhas.

fora delas, a neve bate nos joelhos.

os dias q fiquei aqui... tava um sol, dia claro... limpo, sem nuvem alguma. pena q a trilha tava fechada depois de um ponto.

poucas pessoas realizando as trilhas.

aqui tem umas lojinhas de material de camping e de equipamentos em geral. nao vi os valores.

no mais, abracos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

O refugio/Camping Los Troncos tem tomadas para abastecer as baterias da minha câmera???

A subida ao paso do cuadrado leva 9h ida e volta, correto? A navegação é fácil ou eu vou morrer? É possível subir durante a tarde e dormir lá em cima (ou próximo)? Alguém tem o track gps de lá? Condição climática para a ascensão é apenas se o céu tiver limpíssimo ou uma chuvinha é tolerável?

Tenho (em todos os pontos que visitarei) desejo de fotografar principalmente no nascer e no por do sol, em alguns casos isso requer dormir nas proximidades...

Existem outras trilhas que vi para morros bem interessantes, porém nada comentados, muito pouco material disponível na net. São elas:

- Cerro Polo

- Loma de las Pizarras.

Ambas são montanhas a leste / sudeste do Fitz e Laguna dos 3 que me parecem tem uma vistas bem interessantes. Todas estas que citei não tem um tracklog de GPS/mapa/informações. No site http://casadeguias.com.ar/eng/tpd.html#lp parecem ser trilhas guiadas "carne de vaca", tanto que tem o mesmo nível de dificuldade de outras trilhas como a do pliengue, que tem muita informação disponível.

Alguém tem mais informações?

Link para o comentário

• Membros

Depois de um longo e tenebroso inverno estou de volta ao fórum, para ajudar no que puder. Estive em TDP, Calafate e Chalten em novembro do ano passado (dicas de Chalten na página 48 deste fórum). Como é difícil entrar no ritmo de novo, li as últimas páginas e vou tentar sintetizar as respostas:

1 - Ir a Laguna Torre ou Lomo del Pliegue Tumbado

No Lomo del Pliegue você tem a vista panorâmica mais bonita de Chalten, onde é possível avistar o Cerro Torre e o Fitz Roy ao mesmo tempo. O problema é o tempo, que muitas vezes está fechado, principalmente no Torre, por causa de um micro-clima que mora lá.

A caminhada para Laguna Torre é bem tranquila, plana em quase sua totalidade. você consegue chegar bem perto da cadeia de montanhas. O tempo é o que a MKoerich disse... 2:30 para ir e 2:30 para voltar. Dá para fazer em 2 horas tranquilo também.

A do Lomo é um pouco mais complicada, e depende do condicionamento da pessoa. O tempo de acordo com o parque é 4 horas de ida e 4 horas de volta... como eu estava sozinho neste dia e estava bem frio, caminhei depressa, e subi até o Lomo em 02:30. A volta, como é só descida, foi mais rápida ainda e gastei 01:50. Na ida estava ouvindo Bob Marley e na volta Iron Maiden... acho que por isso que deu esta diferença... kkkkkk

Então depende do que quer ver... se o dia estiver espetacular, sem nuvens, compensa ir no Lomo, caso contrário pode tentar a Laguna Torre.

2 - Trilhas fechadas no inverno e TDP

Vi em algum post alguém falando que Torres del Paine é próximo a Chalten e que se as trilhas lá estão abertas em Chalten também estarão... não é bem assim. De Chalten a TDP são umas 8 horas de ônibus (Somando o templo Chalten - El Calafate - TDP). Fica em outro país e a administração do parque é outra. Então uma coisa não tem nada haver com a outra.

Em TDP as trilhas ficam abertas o ano inteiro, e a única restrição é em um local chamado Passo John Gardner, que as vezes tem avalanches e fica fechado. A única diferença lá em relação a inverno e verão, é que no inverno o pessoal da portaria pode querer conferir o seu equipamento, para ver se está realmente preparado para o clima.

Em Chalten as trilhas podem ser abertas ou fechados, de acordo com o clima.

3 - População em Chalten:

No verão a população da cidade é de 2000 habitantes + trocentos turistas. No inverno a população caí para 400 habitantes, pois os outros vão para o norte trabalhar nas estações de esqui em Bariloche e outras cidades. Vários dias as pessoas tem que sair de esquis ou raquetes de neve de casa. E o comum, é fazer um estoque de comida e ficar dentro de casa por vários dias.

Se tiverem mais dúvidas só postarem...

Abraços

Christian Costa

Link para o comentário

• 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Mauro: as caminhadas em chalten foram todas acampando (1 noite no Poincenot , 1 noite em Piedra del Fraille , 1 noite no Poincenot), mas fora isso passei 4 noites no hostel Pioneros del Valle (60 pesos, nao reservei nada, cheguei lá na hora), uma antes de comecar a caminhada (fizemos so o ataque a Loma del Pliegue Tumbado) e tres noites depois da caminhada ( terminamos de andar numa quinta e tinhamos que aguardar até segunda de madrugada pra pegar o onibus pra Rio Gallegos, que so sai de chalten as segundas).

Carla... Lá em Piedra del Fraiile fica um casal que cuida do abrigo, estao sempre bem informados das condicoes das trilhas. Semana passada nao dava pra subir muito até o paso do cuadrado porque tinha muita neve.

Mas a trilha até a ponta do lago elétrico é uma caminhadinha de meia hora, no máximo, tudo planinho ( é so tocar pro fundo do vale, seguindo os totens de pedra que tem no caminho). Dali voce ve o lago e o glaciar Marconi. Pra contornar o lago e chegar ao mirante da A. Pollone e ao campamento Plaiyta, nao achamos o caminho certo, mas inclui subir um trecho pela encosta (escalaminhando nas rochas). Achei que era o caminho meio obvio e fácil (apesar do trepa pedra), mas o Yuri (que estava comigo) ficou receoso e resolvemos voltar.

Link para o comentário

• Membros

Hum... deixa eu aproveitar as novidades e repostar algumas dúvidas que tenho e que ainda não tem resposta, mas acredito terem seu grau de relevância.

IMPORTANTÍSSIMA:

O refugio/Camping Los Troncos tem tomadas para abastecer as baterias da minha câmera???

Os "campamentos" pagos em El Chalten tem tomadas ou devo ir direto a um hostel para dar de comer as baterias??

Existem outras trilhas que vi para morros bem interessantes, porém nada comentados, muito pouco material disponível na net. São elas:

- Cerro Polo

- Loma de las Pizarras.

Ambas são montanhas a leste / sudeste do Fitz e Laguna dos 3 que me parecem tem uma vistas bem interessantes. Todas estas que citei não tem um tracklog de GPS/mapa/informações. No site http://casadeguias.com.ar/eng/tpd.html#lp parecem ser trilhas guiadas "carne de vaca", tanto que tem o mesmo nível de dificuldade de outras trilhas como a do pliengue, que tem muita informação disponível. Alguém tem mais informações?

....se ninguém me contar dessa vez, eu mesmo respondo após o carnaval....hehe

Link para o comentário

• Colaboradores

Sem querer ser O Chato mas eu tomaria bastante cuidado com as trilhas que não constam nos mapas.. eu deixaria essas trilhas pra quem entende de navegação, é experiente, anda em grupo e com reserva de comida e uma barraca..

Nas trilhas de Chaltén vc não precisa dar seu nome pra nada, ou seja, ninguém sabe que vc está lá.. se ser perder vai levar dias para que alguém sinta falta, isso se alguém sentir..

É interessante no mínimo um grupo de 5 pessoas com algumas mais experientes.. imagine ir em 2 ou 3 pessoas.. se alguém vira um pé, cai, ou fica incapacitado de caminhar por algum motivo com horas e horas de trilha pra voltar pra cidade a coisa fica bem complicada..

Fica a dica!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Epa... tem alguma coisa confusa na sua programação. Ou voce ta planejando as caminhadas sem olhar num mapa ou está confundindo os nomes dos locais.

Primeiro, olha a resposta que te dei no post de Calafate.

Agora: Loma del Pliegue tumbado é um role de um dia inteiro. Por mais rapido que voce seja, vai levar em torno de 7h entre subir, descer e curtir lá em cima. E o Glaciar Huemel fica proximo ao lago del Deserto, a 37km da cidade. Impossivel fazer as duas coisas no mesmo dia.

Mirador de Los Condores é uma trilha curta, meia hora de caminhada. Subindo a Loma del Pliegue, voce tera uma vista muito parecida - se nao melhor - em cerca de 1h de caminhada. Se existe algo dispensável, é essa trilha.

A trilha da Laguna de Los Tres (mirador dos cumes do Fitzroy e do Poincenot) via laguna Capri passa por dentro do Campamento Poincenot. Da cidade ate lá deve dar cerca de 2h de caminhada, um pouco de subida, depois tudo plano. Enquanto voce esta nessa parte plana, vai dar pra ver um pedaço do Glaciar Piedras Blancas, a direita do Fitzroy - depois que subir a trilha em direção a laguna (cerca de 1h30), não dá mais pra vê-lo. O que voce verá lá de cima sera a Laguna Sucia, a esquerda do Fitzroy .

E palpitar sobre "o que cortar" é algo muito pessoal. O que muitos acham imperdível (o tal glaciar huemel e o lago del deserto), eu achei "passável". E curti Piedra del Fraille, que tem gente que nao vê graça... ces´t la vie...rs

Link para o comentário

• Colaboradores

O sol nasce no lado oposto ao da Loma e Fitz.. alí pegaria o por do sol.

Em Chaltén só é permitido acampar nas áreas proprias para camping, e nao há nenhuma perto da Loma, nao se pode acampar por lá. Mesmo que pudesse seria impossivel por causa dos ventos, seria como fazer parapente ::lol4::

O que daria pra fazer, se pudesse, seria acampar em um bosque que existe perto do ultimo trecho de subida como o Sandman tbm comentou!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Lá pelas 23:00/meia noite, tentar achar uma pedra grande, ficar atráz dela para cortar o vento, jogar o isolante no chão, mochila como travesseiro, saco bivaque, saco de dormir, flece no corpo e acordar para a foto antes mesmo do céu ficar claro, umas 6:00.

Esses são os horários para a minha época pelo que vi em http://br.weather.com/weather/climatology/ARSC0134.htm?dayofyear=44

Boa sorte em tentar achar uma pedra grande....

20111223112009.JPG

20111223112605.JPG

"Aquilo" escondido atrás das nuvens a direita é o Fitzroy rs

Não só o cume, mas o selado todo que forma o "Mirador" na Loma del Pliegue é um descampado de pedras soltas, as maiores que voce vai encontrar não vão conseguir te abrigar pra bivacar. Os ventos são mais fortes a noite e ali é muito desabrigado.

Como pode ver, o trecho final até o ponto mais alto do selado (de onde ja se tem total visão do vale) é bem tranquilo e há piquetas marcando o caminho. Já o cume "cume" mesmo é bem inclinado. Entre a saida do bosque, junto a placa do "mirador" ate lá em cima, não deve levar mais que 25 minutos, até o meio do caminho é mais abrigado do vento e tem pedras maiores, conseguiria bivacar na boa se o vento nao estiver absurdo. Mais pra cima... no way...

Ah... e esquece o Wheather, ao chegar na Cidade voce vai passar em frente ao centro de informações do parque e pra chegar na Loma, vai passar em frente dele de novo. Lá voce pega a previsão acertada, horários de alvorada e crepúsculo pros próximos dias e o mais importante: velocidade do vento predominante.

Link para o comentário

• Colaboradores

Pode apostar que faz sim..

o que sempre pega em chaltén, como vc sabe, é o vento que vem a uma temperatura baixíssima, se não fosse o vento seria bem tranquilo.. alí na região do Poincenot tem todo aquele vale formado entre o primeiro monte depois da cidade e os cerros.. o vento congelante vem sempre no sentido norte-sul.. é louco!

Agora vou dar minha opinão aqui, se fosse acampar lá em cima ficaria no campamento Laguna Capri, se der sorte de pegar o tempo bom pela manhã vai ter um dos amanhereceres mais bonitos da sua vida com a laguna e o fitz de fundo.. como é bonito aquilo!

Demos uma parada pra lanchar na beira daquele lago e jurei que volto pra uma ou duas noites naquele camping..

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...