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  • Colaboradores

Os onibus param no aeroporto na volta de Chaltén sim, param na frente do saguao... a agencia que usei e outra que vi paravam. De qualquer forma confirme com a agencia por email ou na hora da compra mesmo..

 

tem o risco que o Mauro falou sobre furar um pneu ou outro contratempo.. mas se quiser economizar uma diaria e um transfer mesmo é só pegar um onibus que saia HORAS antes do seu voo.. tipo, se o voo sai no final da tarde já pegue o onibus da manhã..

 

Reserve dinheiro (cerca de 40 pesos) para a taxa de embarque que é cobrada a parte num guiche do aeroporto de El Calafate...

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  • Colaboradores

Palhares,

 

vais acampar lá pra cima nas trilhas?

 

Se for ficar lá por baixo recomendo o camping El Relincho, ta custando uns AR$35 por dia com banheiros com agua quente e eletricidade. Nao tem cozinha mas há um rancho onde se pode comer (nao preparar) as refeiçoes. Nesse rancho há eletricidade, e pelo camping também há tomadas grudadas em umas cercas que fizeram pra proteger as barracas dos ventos.

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  • Membros de Honra

Fernando,

é dificil achar bons mapas de chalten pela net... o melhor mapa é esse aqui, que o rlciq postou : upload/galeria/fotos/20111212232157.jpg

Alias, é esse o mapa "oficial" que pode ser comprado em qualquer ponto da cidade, grandão, com escala. Na portaria do parque dão um mapinha simples, porém suficiente pra quem quiser fazer as trilhas principais, somente. Olha esse mapa junto com a imagem do satélite do googleMaps - aproveita que dá pra ver em 3D!! rs

 

Assim como no W em Torres del Paine, os pontos principais de Chalten estão no fundo dos vales (a Laguna Torre está no fundo do Vale do Rio Fitzroy; a Laguna Súcia - e acima dela, a Laguna de los tres - está no fundo do vale do Rio Blanco ; o Glaciar Marconi, em Piedra del Fraille, está no fundo do vale do Rio Eléctrico e a Laguna Toro, no fundo do vale do Rio Tunel)

 

Mas não tem um "circuito O": as "costas" (face oeste) do Fitzroy e Cerro Torre estão voltadas pro campo de Hielo Continental Patagonico Sur, um "mundo" de 17 mil km² de gelo puro - de onde alias, "brotam" os Glaciares Viedma, Perito Moreno, Upsala e outros...

 

Essa face oeste é conhecida como Circo de Los Altares, a travessia passando por ele vai da base do Glaciar Marconi até a Laguna Toro, uns 5 dias, se não me engano, de pura caminhada técnica e acampamento em gelo geeeeeelo mesmo, que demanda não só equipamentos especializados - inclua ai um trenó de gelo, pra puxar tudo - como também a contratação de guia especializado inclusive em resgate em gelo - sai em torno de uns US$1800 o pacote com tudo

 

O circuito mais "basico" que pode ser feito é (olha o mapa, voce vai entender)

1- Cidade x Laguna Capri x Campamento Poincenot (ataque a Laguna de Los Tres)

2 - Poincenot x ataque ao Glaciar Piedras Blancas x Sendero Laguna Madre e Hija x Campamento De Agostini

3- De Agostini x ataque laguna Torre e mirador Maestri x Cidade

 

Pra quem anda bem ou tá com pressa, dá pra fazer isso em 2 dias - em 3 dá pra ir sem pressa e curtindo muito mais rs

 

Eu fiz um circuito em 4 dias : no segundo dia, eu continuei após o Glaciar Piedras Blancas, pra ir até Piedra del Fraille, que está fora da area do parque (voce literalmente, pula a cerca rs). De lá tem varias trilhas de ataque - eu fiz uma só, mais básica, e voltei no dia seguinte pro Poincenot , mas tem coisa pra ficar uns dois ou tres dias por lá. No ultimo dia, eu bati direto Poincenot x Sendero Madre e Hija (termina a cerca de 1h do Camp. Agostini, largamos as cargueiras lá) x Laguna Torre x Mirador Maestri e voltamos pra cidade.

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  • Membros de Honra

Ah... uma coisa que eu tambem nao vi ninguem falando e "dei sorte":

 

O melhor sentido pra pegar o sendero das lagunas Madre e Hija, principalmente pra quem tá com cargueira, é o Poincenot x De Agostini. Isso porque faltando cerca de 30min pra chegar na bifurcação pro De Agostini, tem uma senhora duma descida longa (daquelas que parece que nao termina nunca). Vindo no sentido contrário, é um subidão de 1h pelo menos.

 

Do Poincenot ate a bifurcação do Agostini gastamos as 2h indicadas no mapa... no sentido contrário, pode somar ai no minimo meia hora a mais...

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  • Membros de Honra

Funciona assim:

 

as trilhas marcadas em linha preta, cheia, são as trilhas bem demarcadas. Dentro do parque, você , mesmo vindo de torres del paine, vai se supreender com a conservação das trilhas e sinalização - mais ainda se pensar que não se paga entrada no parque. São caminhos que só sendo cego pra se perder, a trilha é sempre bem batida, todas as bifurcações tem placas e areas onde houve muito desgaste e erosão estão sinalizadas, impedindo passagem. Isso acontece tanto no parque como a trilha entre o Rio Blanco até o refugio em Piedra del Fraille.

 

as trilhas em linha tracejada já não são tão obviamente demarcadas, a maioria das marcações são totens de pedra (como acontece pra ir do Poincenot até o Glaciar Piedras Blancas e adiante dele, até Piedra del Fraille). M esmo assim, são relativamente fáceis de ser acompanhadas, basta observar por onde anda rs

 

A trilhas em vermelho tracejado são as que tem indicação de guia. Não necessariamente necessitam de guia, mas exigem que a pessoa tem experiencia em navegação e se atualize ao máximo possível das informações sobre o que vai encontrar e das condicoes do clima antes de iniciá-las- é o que acontece apartir de um certo trecho do Paso del Quadrado e Cerro Eléctrico, que podem ter neve, e sem equipo proprio, não dá; e a trilha que leva até o Paso de Los ventos, da Laguna Toro em frente , essa demanda até o uso de uma cadeirinha para Tirolesa para atravessar um canion do rio.

 

Os campamentos marcados em branco são campamentos com estrutura básica. Os do parque, são gratuítos e de acesso livre (De Agostini, Poincenot, Laguna Capri, Laguna Toro). Os campamentos em amarelo estão em áreas remotas, de acesso tecnicamente difícil, cuja unica estrutura é uma especie de abrigo para cozinhar. Estes estão localizados no caminho de quem vai encarar o Hielo Sur (Playita, Circo de los Altares, Lag. Ferrari, Lag. del Esquies - tem mais um que nao ta aparecendo lá em cima do mapa, e eu nao lembro o nome rs) ou servem de base pros escaladores (Piedra Negra, Polacos, Paso Superior e Noruegos). No caso desses ultimos, chegar lá ja não é brincadeira pra qualquer criança rs... O único restrito apenas para escaladores é o Campamento Rio Blanco (em vermelho, proximo ao começo da subida pra Laguna de Los tres).

 

Lembrando uma coisa que o MKoerich disse em uns posts atras: saindo do miolo Laguna Torre - Laguna de Los Tres - Laguna Capri, se vê muito pouca gente pelo caminho. Antes de se meter numa trilha dessas "vermelhinhas" ou mesmo as "tracejadinhas" , é necessario avaliar sua experiencia e lembrar que se alguma coisa te acontecer ali , pode levar muito tempo até alguém dar pela sua falta, e isso em Chalten pode significar morte certa. Por isso, no Centro de Visitantes do parque, pedem para se registrar quando for para a Laguna Toro, e em Piedra del Fraille, tambem é necessario se registrar e é bom avisar aos caseiros sobre trilhas está pensando em fazer.

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  • Membros de Honra

Oi gente!

Cheguei hoje de El Chalten e queria registrar algumas coisas:

1 - Fizemos da estrada até o Campamento Piedra del Fraire (2h de trilha e acesso gratuito) e chegando lá pagamos PAR$ 75,00 por pessoa para ir até o Lago Eléctrico e Glaciar Polloni (acho que é assim que se escreve). Depois de pegar muito vento e se arriscar no paredão de pedras ao lado do Lago, desistimos de encontrar a entrada para o glaciar. A Cris*Negrabela já havia comentado aqui nesse tópico a dificuldade desse trecho de trilha e concordo plenamente. Mas depois conversando com outro funcionário do parque particular Los Huemules ele nos disse que antes do paredão há uma trilha por dentro do bosque que sai na trilha principal para o Glaciar Polloni. Achei super má vontade do pessoal da Administração do Campamento Piedra del Fraile não nos comunicar isso...

2 - Também tentamos fazer a Laguna del Diablo, mas uma cheia do rio del Diablo acabou levando uma ponte de acesso importante, encurtando o trekking em quase 1km e podendo avistar a Laguna de Diablo e o Glaciar Cagliero de muito longe... Mas até aí tudo bem, pois o funcionário do parque nos avisou sobre isso antes de começarmos a trilha. Só fiquei chateada porque como o parque cobra entrada (PAR$50,00 por pessoa) no mínimo deveria arrumar os acessos quando avariados o mais rápido possível..

3 - Acampei 3 dias e 2 noites no Campamento Poicenot e o Fitz Roy não saiu de trás das nuvens... Acho que vou ter que voltar uma terceira vez a El Chalten para ir a Laguna de los Tres e vê-lo limpo... Em compensação fomos a Laguna Sucia (trilha mal demarcada - apenas totens) mas linda demais e também fizemos o Glaciar Piedras Blancas (também mal demarcada - apenas totens). Mas valeu a pena.

Amanhã de manhã parto para Puerto Natales!

Bjs

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  • Membros

Galere, voltei hoje de Chaltén.

O tramo El Chaltén - Laguna Toro é meio pesadinho ... levei 6 horas na ida e 5h30 na volta .... isso porque a cargueira tava no máximo, eu tava cansando rapidíssimo.

 

O maior problema é que metade do trajeto é subida, seja na ida ou na volta. Acho que na ida é até pior ... depois da metade do caminho (na ida) começa um 'descensio' onde já se pode ver a Laguna Toro e o Glaciar no fundo ... o camping é igual o Poincenot.

O mais importante antes de ir para El Chaltén é se informar sobre a visibilidade no local .... dei sorte que ontem o tempo abriu total no Fitz Roy, aproveitei e subi correndo! Hoje fui do Pointenot ao Sendero Torre pelas Lagunas Madre y Hija e acabei miando de ir até o Mirador Maestri porque tava totalmente horrível a visibilidade! Uma grande pena! :(

 

Obrigado por todas as informações que me passaram aqui, vou tentar compilar elas no meu relato! Mas realmente, a APN (Associación de Parques Nacionales) possui pessoal muito bem treinado e disposto a ajudar! Me deram dicas ótimas!

 

Abraços!

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  • Membros

Chaltén não é bom pra comprar cara, pelo menos eu não achei ... a cidade é muito pequena e NASCEU para o turismo, então é quase certo que as coisas VÃO ser mais caras aí. No máximo aluguel, mas compra acho que você se dá melhor em Ushuaia (embora eu não tenha ido lá pra confirmar).

 

A trilha pra Laguna Toro é meio punk ... 3h30m de subida e depois 2h30m de descida mais ou menos .... acho que vale mais a pena ir um dia, montar o camping na Campamiento Laguna Toro, e subir pro Glaciar ali perto .... o caminho pro Glaciar é bem difícil, não tem trilha, e tem que cruzar o Rio Túnel, o que é mais difícil do que parece! Eu fiquei umas 2h brincando na base do Glaciar e não consegui chegar nele em si, mas cheguei MUITO perto ... deu pra tirar umas fotos boas.

 

No outro dia, dá pra sair depois do almoço da Laguna Toro, e no caminho de volta, quando houver a bifurcação Laguna Toro x Luma, você pode largar a cargueira e subir pra Luma del Pliegue Tumbado sem mochila! Foi o que eu fiz, dei uma escondida boa na cargueira, e foi tranquila a subida pra Luma! Da bifurcação você leva 1hh30 pra subir e 1h pra descer mais ou menos (sem cargueira) ...

 

Resumindo, saindo um dia pela manhã, dá pra ir até a Laguna Toro e brincar no Glaciar, dormir, no outro dia cedo voltar até a Luma del Pliegue, fazer esse braço, e estar de volta em torno de umas 18h ... cedo o bastante pra ir pro Campamento Laguna Capri ou Laguna Torre, o que você preferir. Ou dá pra fazer tudo com um pouco mais de calma e dormir na cidade. Se quiser dá pra ir só com daypack e ter um dia BEM cheio e fazer tudo num dia, mas é certo que esse dia vai ser tão pesado que vai atrapalhar seu rendimento no dia seguinte. Serão cerca de 14 horas em desnível, o que mesmo sem cargueira, é bastante.

 

Acho que é isso! Abraços!

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  • Membros

hahaha, nao, nao fui até o Guardas. Fui do Perros até o Campamento Paso e voltei no mesmo dia, sem cargueira, o que facilita muito a trilha, já que ela tem muito declive, e sem a cargueira dá pra levar numa boa a subida do Paso.

 

Fiz Perros - Las Torres em um dia com dois miojos, mas qdo fiz esse trajeto minha cargueira estava razoavelmente leve (pouca comida e eu havia deixado notebook e outras tralhas no Campamento Las Torres). O trecho Perros - Las Torres também tem uma altimetria bacana, é declive por 4 horas e depois fica meio plano. Esse trecho El Chaltén - Laguna Toro tem uma subida bem acentuada nas primeiras horas, tanto indo quanto voltando, sendo que eu fiz com a cargueira bem lotada.

 

O que eu mais sofri pra chegar no Glaciar foi pelo fato de nao querer molhar os pés, dando assim muitas voltas pra achar um lugar cruzável no rio, e pelo fato de que nao me informei de como faria pra subir pro Glaciar, entao tive que ficar buscando uma parede escalável sem equipamento específico, isso é, tive que subir por uma cachoeirinha lá. Ou talvez eu simplesmente ainda estava cansado do caminho Perros - Las Torres hahaha

 

rlciq, voce tá indo agora pra regiao ou já foi? Achou tranquilo o trecho Chaltén - Laguna Toro?

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  • Membros

Então, não cheguei no glaciar. Parei nesse morro. Não achei um caminho correto por ele, fiquei vagando buscando locais andáveis ... o engraçado é que quando eu tava chegando na Laguna eu vi um grupo no meio dela, conversando, e conforme eu fui chegando perto eles sumiram rio acima. Vai ver não estavam com medo de molhar o pé igual eu.

 

Seguem 4 fotos. Uma é a visão geral da Laguna, a segunda mostra mais ou menos como o rio está disposto na Laguna e onde você pode procurar o cruze, a terceira é a cachoeira que eu subi, achei o ponto mais 'penetrável' do morro, e a quarta mostra o ponto mais próximo que eu cheguei do glaciar antes de começar a voltar. Enjoy.

 

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