Membros untamed Postado Junho 11, 2011 Membros Postado Junho 11, 2011 Como vocês já devem ter notado, Paul Theroux é meu escritor favorito. Consagrado autor de literatura de viagens, o norte-americano também escreveu diversos livros de ficção. Neste momento, estou terminando de ler este livro, publicado em 2008 e intitulado “A Suíte Elefante”. Com as três novelas reunidas neste livro, Paul Theroux mostra que, além de um grande autor de relatos de viagem, é também um exímio ficcionista. Reunidas neste livro, estão três estórias que desmontam os lugares-comuns sobre a Índia ao apresentar ao leitor um universo complexo e multifacetado de estranhamentos, preconceitos e situações extremas. Theroux consegue capturar esse mundo contemporâneo marcado pelo tumulto e pela ambição, de um lado, e pela espiritualidade, do outro. Na primeira estória, “Colina dos Macacos”, um empresário bem-sucedido e sua mulher se hospedam em um spa de luxo na Índia, alheios à vida fora das cercas. Fazem aulas de ioga, alimentam-se com comidas saudáveis e recebem massagens, até o momento em que, depois de se envolverem com os submissos serviçais do local, tudo começa a ruir. Na novela seguinte, “O Portal da Índia”, um jovem executivo faz viagens de negócios a Mumbai, onde tenta tirar proveito de fornecedores enquanto evita qualquer envolvimento com a cidade. Mas, numa caminhada pelas ruas mais próximas, sua ambição e seu desejo sexual o levarão a conhecer um outro país, luxuriante e perigoso. E, em “O Deus-Elefante”, uma garota recém-formada em uma viagem de férias à Índia mergulha na cultura e nos hábitos do país: instala-se em um ashram, uma comunidade de meditação, e começa a dar aulas de inglês para funcionários terceirizados de telemarketing, até que algo horrível acontece. São novelas de impacto, que se desenvolvem com sutileza e perfeição, escritas por um autor que consegue revelar como poucos as complexidades deste país. Os que já leram os relatos de suas viagens à Índia notarão a influência de fatos reais ocorridos durante suas aventuras nesta obra de ficção, o que dá um caráter ainda mais real aos seus escritos.
Membros Patricia Arruda Postado Junho 13, 2011 Membros Postado Junho 13, 2011 Paul Theroux também eh um dos meus escritores favoritos. Acabei de ler o Grande Bazar Ferroviario que, apesar de estar um pouco datado, não deixa de ter seu valor. Recomendo.
Membros untamed Postado Junho 13, 2011 Autor Membros Postado Junho 13, 2011 Ahh, O Grande Bazar Ferroviário é uma obra prima! É um dos livros que me inspirou a viajar por aí! Parabéns pelo bom gosto! hehehehe )
Membros Patricia Arruda Postado Junho 14, 2011 Membros Postado Junho 14, 2011 Na verdade eu cheguei ao Bazar Ferroviario depois que vi nas livrarias o Trem Fantasma para a Estrela do Oriente. Pesquisei e descobri que eh um retorno ao mesmo roteiro do Bazar Ferroviario, trinta anos depois. Procurei o Bazar nos sebos, já li e agora vou ler o Trem Fantasma. Li também o Safari da Estrela Negra que trata de uma viagem pela Africa. O próximo lançamento pela Alfaguara de Paul Therouz é A Mão Morta - Um crime em Calcuta que, pela resenha, deve ser na linha da Suite Elefante.
Posts Recomendados