Ir para conteúdo

GPS - Smartphone e Palm

Posts Recomendados

• Membros

Oi Leko,

Obrigado pelo contato.

Sim, o viewranger faz exatamente isto e muito mais. Ele grava seu caminho (tracklog) automaticamento (record track), depois vc pode editar, mudar o nome, etc; se vc tirar fotos pelo caminho ele as coloca automaticamente no lugar certo (POis), c/ varias informacoes como texto, horario, td sempre editavel. A gravaçao(tracklog) pode ser exportada no formato.gpx e vc pode visualiza-la no google earth por exemplo ou por na net p/ outros pessoas usarem seu tracklog. Não é necessário ter mapas na tela ou estar online p/ gravar ou seguir rotas.

Depois vc pode transformar seu tracklog em uma rota (route) a ser seguida sempre que vc quiser voltar lá (inclusive no sentido inverso). Vc pode visualizar na tela tudo junto se quiser: rota, tracklog, POis (fotos ou ptos de seu interesse). Quando vc estiver seguindo uma rota, ele vai te avisando se vc está no caminho certo, avisa qdo chega a um waypoint ou mesmo se vc se desviar da rota. Te apresenta velocidade, distancia percorrida, distancia até o prox. waypoint, qual distancia falta p/ final da trilha ou prox. waypoint, etc, etc. É muito completo!

Vc tem dois mapas principais gratuitos que ele vai fazendo download na medida que precisa deles. Dica: faça isso em casa (se vc tiver wifi no seu celular melhor ainda), depois vc pode usá-lo na trilha completamente off-line; os mapas ficam gravados para sempre se vc quiser. Eu gosto do OpenCyclemaps (topografico) e o Bing aerial (foto de stélite), os dois são ótimos e como eu lhe falei o VR desce automaticamente c/ varios níveis de zoom.

Finalmente o A-gps é só uma ajuda para o celular fixar os satélites mais rápido (c/ este recurso eles podem fixar mais rapido que gps dedicados). Se vc usa sempre o gps do celular, aí mesmo off line ele vai fixar rapidinho. O meu nokia fixa antes mesmo de eu sair da garagem. Questão de segundos. De qq maeira o a-gps é opcional na maioria dos celulares.

Espero ter esclarecido suas duvidas. Se vc vier a usar o VR vamos trocando figurinhas aqui. Eu por exemplo fiz uma série de icones p/ os POis pq os que vem c/ ele (e são muitos!) ficam muito pequenos no meu celular. Depois se vc quiser eu os posto aqui prá download.

abs,

Drico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 52
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros

Opa tudo jóia Drico?

Da onde que você baixou o VR? vi que na loja da NOKIA (OVI) tem um VR que custa só 4 pila será que é o mesmo?

Onde eu consigo uns mapas gratuitos? o negocio é gastar o menos possível. hehehe.

Quanto ao uso, no final das contas eu vou ter que gastar uma grana? Pois o OpenCyclemaps cobra bem caro nos mapas!

Para navegação nas ruas estou usando aquele ovi maps... sugere algum outro?

valeus pelas respostas e pela ajuda.

PS: Tenho um N8-00 da NOKIA

Link para o comentário

• Membros
Opa tudo jóia Drico?

Da onde que você baixou o VR? vi que na loja da NOKIA (OVI) tem um VR que custa só 4 pila será que é o mesmo?

Onde eu consigo uns mapas gratuitos? o negocio é gastar o menos possível. hehehe.

Quanto ao uso, no final das contas eu vou ter que gastar uma grana? Pois o OpenCyclemaps cobra bem caro nos mapas!

Para navegação nas ruas estou usando aquele ovi maps... sugere algum outro?

valeus pelas respostas e pela ajuda.

PS: Tenho um N8-00 da NOKIA

Fiz o download diretamente do site do programa: www.viewranger.com , vc pode tb fazer no site da Ovi (nokia) porém no site oficial sempre tem a ultima versão.

Os mapas são gratuitos (opencycle, openstreet e o Bing aerial) e o pp programa vai fazendo o download conforme necessario; por exemplo fiz a serra fina neste feriado e antes, durante a semana fui me movendo no tracklog que desci do site do Augusto tanto pelo opencycle (topografico) quanto pelo Bing Aerial (foto de satelite) e no fim já tinha tudo em cache no meu cel, funcionando td offline p/ a trilha.

Veja abaixo meu relato do uso do VR na Serra Fina.

Abs,

Drico.

Link para o comentário

• Membros

Bom dia amigos!

Depois de 4 dias de Serra Fina estou num misto de cansaço c/ euforia, entremeado pela sensação da realização de um gde desafio.

Fomos em 3 amigos p/ a Serra Fina (completa) neste feriado de corpus christi. Saimos de SP um dia antes p/ evitar transito e congestionamento na trilha (ficamos sabendo que mais de 150 pessoas subiram na quinta feira). Soubemos tb que houve incendio no Capim Amarelo na sexta feira ocasionado pela explosão de um bujão de gás de algum montanhista e o fogo pegou feio por lá. Pegamos um tempo ótimo, sol o tempo todo, céu aberto, pouco vento, foi simplesmente demais!

Bom, aqui o que interessa é relatar minha experiencia prática de uso do ViewRanger numa trilha de difícil navegação - e realmente nada melhor do que a Serra Fina p/ esta tarefa. Prá tornar o teste ainda melhor um dos integrantes do grupo foi c/ um garmin top de linha, o 62s

1. Baterias:

Levei comigo 3 baterias nokia originais (mas não novas). Para 4 dias de trilha foi insuficiente. Uma delas durou um dia e meio e as outras apenas um dia e começo da noite. Claro que fui tirando fotos, mandei sms, mms, filmei. Talvez se as tivesse usado apenas p/ fins de GPS teriam sido suficientes. Outra coisa clara é que se fossem novas teriam dado conta do recado mesmo c/ o uso acima descrito. Como resultado, a gravação do meu tracklog terminou antes do final do ultimo dia (faltou aproximadamente 1/3 deste ultimo dia). As baterias são muito leves, finas, dá prá carregar quantas vc quiser. As paralelas são totalmente contra-indicadas, não duram nada. Para comparação, as pilhas novas do Garmin 62 tb duraram em media um dia e meio.

2. Sensibilidade:

Logo que chegamos (de carro) até próximo a toca do lobo, liguei o celular. Antes mesmo de chegarmos à toca do lobo já estava fixado. (demorou uns 15min, lá não tinha sinal de celular). Para comparação o garmin 62 do meu amigo fixou quase instantaneamente após liga-lo. Nos outros dias, pela manhã, logo após a troca da bateria, em apenas alguns segundos o GPS já estava fixado (mesmo s/ sinal de celular, como na pedra da mina, minha operadora é a Oi). Portanto em locais s/ sinal de celular e muito fechado (mata densa) sugiro ligar o celular 10-15min antes. De resto, não perdeu o sinal em nenhum momento mesmo em mata fechada, sendo sempre comparavel ao Garmin 62 em sensibilidade e precisão.

3. Precisão:

Como disse acima a precisão tb sempre foi excelente. No meu cel. o VR apresentava durante todo o tempo o mapa topografico (opencycle) em todos os niveis de zoom (o Garmin 62 não tinha instalado mapas da região), o tracklog de base , a rota a seguir (a apartir do tracklog de base - tb. ausente no garmin), e ao mesmo tempo eu gravei meu pp tracklog. Eu ainda programei sinais sonoros p/ a chegada nos waypoints e p/ quando nos afastássemos da rota mais de 20m. Tudo funcionou tão perfeitamente que nos baseavamos pelos sinais sonoros p/ rapidamente sabermos se estavamos na rota certa ou não sem precisar ficar olhando p/ os gps a todo instante. O VR continua funcionando mesmo c/ a tela sensivel ao toque desligada e apagada, o que confere gde economia de bateria. Talvez se o garmin tivesse tb c/ todas estas funções ligadas (sinais sonoros, rota, mapa topografico) gastasse muito mais bateria.

4. Informaçôes da rota/viagem:

O VR dispõe informações da rota fulltime c/ todas aquelas informações necessarias. Confesso que usei bem pouco estas funções e praticamente só as consultei por curiosidade. As mais uteis são os horarios de nascer e por do sol, distancia total e parcial, altura local (gps), tempo total e restante p/ prox. acamp. previsto. Notei que no Garmin estas info estão mais fáceis de visualizar, assim como o grafico de altura pela distancia que é bem util (lembrando que o Garmin 62s tem altimetro barometrico, o que o torna mais preciso e sensível neste quesito). Os gráficos tb estão disponiveis no VR mas não são tão atraentes e fácil de visualizar como no Garmin. Talvez seja tb. falta de prática da minha parte, acho que vc pode tirar mais e mais infos do VR na medida que se acostuma c/ a interface do programa.

5.POIs e facilidade de uso:

Aqui o VR brilha. Todas as fotos que tirei durante a trilha foram automaticamente adicionadas como POis (pontos de interesse), obviamente no local correto. Adicionei tb alguns POis manualmente. Funcionou 100%. Quando cheguei em casa tinha cada pto que achei importante fotografado ou descrito nos seu devido lugar. Muito fácil, muito bom. A cada manhã após trocar a bateria, ligar novamente o celular e acionar o VR ele automaticamente começou a gravar do lugar onde parou s/ que eu precisasse comandar (faz junção automatica do tracklog do dia anterior c/ o "novo" tracklog do dia - claro, td customizavel). Isso facilita a vida c/ certeza. A unica coisa que eu precisei fazer a cada dia foi comandar p/ ele continuar a seguir a rota e aí então acionar automaticamente os alarmes de waypoint e out of track como descrito acima. Os sinais sonoros estavam muito parecidos no inicio, aí mudei o "out of track" para um outro tom. Vc pode até gravar uma frase como "vc está fora da trilha" e mandar ele "tocar" qdo isto acontecer.

6. Comentários finais:

No meu nokia 5800 o VR cumpriu perfeitamente seu papel. Nós 3, incluindo o amigo que tem o garmin 62s, ficamos impressionados c/ a performance do celular. A presença dos mapas topograficos e de satélite e a funcionalidade dos alarmes fizeram dele um instrumento importante na nossa travessia. Sua precisão e sensibilidade nada ficou devendo a seu primo de 1a. linha (ou quase nada p/ ser humilde, afinal estamos comparando c/ um garmin 62s!!) . Todos sabemos que não se pode fazer uma trilha como esta apenas confiando no GPS. Isto ficou claro prá nós pq em alguns trechos a trilha marcada pelos tracklogs que usamos simplesmente já não existia (conferido pelo Garmin e pelo VR). Por outro lado, vale comentar que os GPSs (de novo, tanto o Garmin como o VR) foram tb importantes instrumentos de navegação em ptos críticos onde variantes apareciam prá todos os lados.

O VR se mostrou um ótimo instrumento de navegação p/ caminhadas, trilhas de bike e off road em geral; cumpre o que promete realmente transformando seu celular em um GPS muito bom. É portanto uma opção excelente e muito mais barata que ter um GPS dedicado. Claro, se vc tem o dinheiro e principalmente o uso frequente p/ justificar a compra de um GPs dedicado não há duvidas de que um Garmin top de linha terá vantagens sobre a plataforma celular/VR. Mesmo assim se eu fosse a Garmin abriria o olho...

Saudações montanhistas!

Drico_sp

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros

Esses dias baixei no meu Motorola Android um aplicativo gratuito que chama GPS essentials. Vou testar no sábado, mas se alguém quiser já dar uma olhada, dá pra baixar por aqui:

https://market.android.com/details?id=com.mictale.gpsessentials&hl=en

Pra um usuário básico parece ter bastante recurso, mas obviamente que o problema seria usar um android com GPS numa trilha de mais de 2 dias, já que as baterias de smartphones não duram quase nada.

A Google também tem um projeto de mapeamento que chama My Tracks, ainda em versão beta (tudo é beta eternamente hoje em dia), mas bem mais limitado. Dá pra baixar aqui:

http://mytracks.appspot.com/

Link para o comentário

• 3 anos depois...
  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...