Membros de Honra russo145 Postado Junho 8, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 8, 2011 (editado) Bem, a abreviatura mais comum é ТРАНССИБ mesmo, sendo nome completo «Транссибирская железная дорога». Significa «estrada de ferro que atravessa a Sibéria» e se aplica a rota Moscou – Vladivostok (9288 km). No Brasil é considerada uma coisa de prestígio, muito interessante, difícil e cara. Acredito que duas últimas caraterísticas não são obrigatórias. Com bom preparo nada é difícil. E bom planejamento ajuda a reduzir orçamento também. Quais são princípios de planejamento econômico aplicáveis neste caso? Primeiro, escolher a direção. Não justifica ir e voltar de trem, em uma “perna” melhor usar avião. Qual? Depende de preço. Conforme a temporada, pode encontrar diferença bem grande entre preço de passagens de ida e de volta. No nosso caso, compramos trecho Moscou – Vladivostok por menos de 5 mil rublos (AEROFLOT, SU-719). É muito barato, equivalente a 290 reais, mas se trata de um vôo de 8,5 h com A-330. Se nossa opção fosse pelo vôo de volta, preço aumentaria 3 vezes. Em caso de preço comparável, também seria preferível ir de avião e voltar de trem, por razões de flexibilidade, portanto levamos sorte duas vezes. Segundo, escolher o alvo principal e cuidar de não vacilar. No caso de fracasso, qualquer gasto, no orçamento mais econômico possível, seria perda não justificada. Terceiro, planejar paradas assim que ande de trem de noite e conheça cidades de dia. O ritmo de avanço pode ser diferente, mas sempre observando esta fórmula. Pode admitir exceções quando puder parar em casas de amigos ou parentes, como pretendemos em 2 pontos da rota (porém, sem prejuízos ao planejamento otimizado). Desse jeito, montamos nosso roteiro que inclui 2 partes: Vladivostok – Irkutsk (Baikal) e Irkutsk – Moscou. A primeira é bastante genérica, foi planejada de forma mais rígida (embora admite variantes) e pode ser recomendada a todos, apesar de algumas particularidades nossas. Portanto apresento em detalhes a seguir. Já a segunda deixa muito mais opções e nossa será tão particular, que não merece analise detalhada aqui. Deixamos esta parte bem mais flexível e pretendemos no caminho visitar vários familiares na parte europeia, o que aumenta trajeto até quase 10 mil km. Mas consideremos opções mais recomendáveis a todos. 1a fase Dia 1 Moscou, embarque SVO 20:25 –>VVO (noite no avião) Dia 2 VVO chegada 11:45, Vladivostok Dia 3 Vladivostok, em. 19:32 ->Khabarovsk (noite no trem) Dia 4 Ch. 08:11, Khabarovsk Dia 5 Khabarovsk, em. 15:23 -> Tchita (noite no trem) Dia 6 Dia e noite no trem Dia 7 Tchita, ch. 08:25, encontros, excursões, em. 16:47 -> Irkutsk (noite no trem) Dia 8 ch. 10:06 Irkutsk –> cidade, Lago Baikal (Листвянка) Dia 9 Lago Baikal (Листвянка), Irkutsk Conforme for, começaremos a 2ª fase no dia 9, ou nos próximos dias Trens, que servem para 1ª fase. Os horários da cia. ferroviária seguem a hora de Moscou, o fuso local indico entre parênteses. Outra dica importante: sempre mais fácil e seguro contar com trem, cuja rota começa no local de partida, se tiver. Aqueles em trânsito podem “passar lotados”, sem lugares a venda, ou atrasar (menos provável). As classes consideradas são 3a (П) e 2a (К), configuração consulte em russia-informacoes-uteis-t40081.html 1) Vladivostok (Владивосток, мск+7) – Khabarovsk (Хабаровск, мск+7) (767 км; 11-13 h) No. rota partida chegada duração П (RUB) К (RUB) 005Э ВЛАДИВОСТ - ХАБАРОВС 1 14:30 01:30 (+1) 11:00 1463 2312-3241 007Н ВЛАДИВОСТ - НОВОСИБ ГЛ 15:30 03:55 (+1) 12:25 1006 2164 207Э ВЛАДИВОСТ - НОВОКУЗНЕЦ 12:32 01:11 (+1) 12:39 1006 2164 2) Khabarovsk (Хабаровск, мск+7) – Tchita (Чита, мск+6) (2327 км; 42 h) No. rota partida chegada duração П (RUB) К (RUB) 239Э ВЛАДИВОСТ - МОСКВА ЯР 08:23 02:25 (+2) 42:02 2380 5412 6233 3) Tchita (Чита, мск+6) - Irkutsk (Иркутск, мск+5) (1013 км; 18 h) No. rota partida chegada duração П (RUB) К (RUB) 011У ЧИТА 2 - ЧЕЛЯБИНСК 10:47 05:06 (+1) 18:19 1257 1956 3254 Editado Julho 23, 2011 por Visitante Citar Link para o comentário
Membros de Honra russo145 Postado Junho 9, 2011 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 9, 2011 2ª fase Depois do Lago Baikal (acredito que seria alvo principal para maioria), resta ainda outra metade de caminho. E há várias cidades grandes, onde pode parar com, ou sem pernoite. Citando apenas as milionárias, ou quase: Krasnoyarsk (rio Enisei) Novosibirsk (rio Ob´) – 3ª maior cidade do país, depois das duas capitais. Omsk (rio Irtysh) Ekaterinburg – (montes Urais) 4ª maior área metropolitana, depois das duas capitais e Samara. Kazan´ (Rio Volga, Repúblika Tatarstan) Nizhni Novgorod (Rio Volga) - 4ª maior cidade do país Ou, desviando depois de Omsk mais ou sul (e seguindo aquele caminho clássico de 9288 km): Tchelyabinsk (montes Urais) Ufa (Repúblika Bashkortostan) Samara (Rio Volga) - 3ª maior área metropolitana, depois das duas capitais. (Alerta: neste caso terá que enfrentar a questão de visto para Cazaquistão, ainda exigido aos brasileiros) Cada um pode escolher quantas vezes e onde parar. Mas a solução mais econômica seria não parar mesmo e ainda escolher um dos trens menos rápidos e encarar mais 3 dias e 4 noites de viagem direto. 1) Irkutsk (Иркутск, мск+5) – Moscou (5043 - 5194 км; 75-86 h), por exemplo: No. rota partida chegada duração П (RUB) К (RUB) 081И УЛАН УДЭ П - МОСКВА КАЗ 18:53 04:41 (+4) 81:48 4603 7482 10646 O local mais adequado para mais um descanso no caminho, com ou sem pernoite, seria Omsk, bem no meio, com alguns custos adicionais. (alias, faremos isso mesmo: Irkutsk – Omsk e depois mais ou sul – Orenburg – Samara – Moscou). Então, o orçamento mínimo de transporte ferroviário ficou em 1006+ 2380 + 1257+ 4603 = 9226 RUB руб. Mais algumas taxas de serviço (roupas de cama podem ser não incluídas no preço), chega a 10 mil. Somando 5 mil de aéreo, mais translados de aeroporto continua abaixo dos 16 mil, ou seja, menos de 1 mil reais (o câmbio está em 1 por 17). Para fechar o orçamento completo, adicione pernoites em hotéis (3-4 no mínimo), alimentação por dia, algumas excursões, pensando em valores bem brasileiros (padrão Rio de Janeiro) e em seus hábitos de consumo. Citar Link para o comentário
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.