Ir para conteúdo

TRANSSIB(eriana), roteiros econômicos


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Bem, a abreviatura mais comum é ТРАНССИБ mesmo, sendo nome completo «Транссибирская железная дорога». Significa «estrada de ferro que atravessa a Sibéria» e se aplica a rota Moscou – Vladivostok (9288 km). No Brasil é considerada uma coisa de prestígio, muito interessante, difícil e cara. Acredito que duas últimas caraterísticas não são obrigatórias. Com bom preparo nada é difícil. E bom planejamento ajuda a reduzir orçamento também.

 

Quais são princípios de planejamento econômico aplicáveis neste caso?

 

Primeiro, escolher a direção. Não justifica ir e voltar de trem, em uma “perna” melhor usar avião. Qual? Depende de preço. Conforme a temporada, pode encontrar diferença bem grande entre preço de passagens de ida e de volta. No nosso caso, compramos trecho Moscou – Vladivostok por menos de 5 mil rublos (AEROFLOT, SU-719). É muito barato, equivalente a 290 reais, mas se trata de um vôo de 8,5 h com A-330. Se nossa opção fosse pelo vôo de volta, preço aumentaria 3 vezes. Em caso de preço comparável, também seria preferível ir de avião e voltar de trem, por razões de flexibilidade, portanto levamos sorte duas vezes.

 

Segundo, escolher o alvo principal e cuidar de não vacilar. No caso de fracasso, qualquer gasto, no orçamento mais econômico possível, seria perda não justificada.

 

Terceiro, planejar paradas assim que ande de trem de noite e conheça cidades de dia. O ritmo de avanço pode ser diferente, mas sempre observando esta fórmula. Pode admitir exceções quando puder parar em casas de amigos ou parentes, como pretendemos em 2 pontos da rota (porém, sem prejuízos ao planejamento otimizado).

 

Desse jeito, montamos nosso roteiro que inclui 2 partes: Vladivostok – Irkutsk (Baikal) e Irkutsk – Moscou. A primeira é bastante genérica, foi planejada de forma mais rígida (embora admite variantes) e pode ser recomendada a todos, apesar de algumas particularidades nossas. Portanto apresento em detalhes a seguir. Já a segunda deixa muito mais opções e nossa será tão particular, que não merece analise detalhada aqui. Deixamos esta parte bem mais flexível e pretendemos no caminho visitar vários familiares na parte europeia, o que aumenta trajeto até quase 10 mil km. Mas consideremos opções mais recomendáveis a todos.

 

1a fase

 

Dia 1 Moscou, embarque SVO 20:25 –>VVO (noite no avião)

Dia 2 VVO chegada 11:45, Vladivostok

Dia 3 Vladivostok, em. 19:32 ->Khabarovsk (noite no trem)

Dia 4 Ch. 08:11, Khabarovsk

Dia 5 Khabarovsk, em. 15:23 -> Tchita (noite no trem)

Dia 6 Dia e noite no trem

Dia 7 Tchita, ch. 08:25, encontros, excursões, em. 16:47 -> Irkutsk (noite no trem)

Dia 8 ch. 10:06 Irkutsk –> cidade, Lago Baikal (Листвянка)

Dia 9 Lago Baikal (Листвянка), Irkutsk

Conforme for, começaremos a 2ª fase no dia 9, ou nos próximos dias

 

Trens, que servem para 1ª fase.

 

Os horários da cia. ferroviária seguem a hora de Moscou, o fuso local indico entre parênteses. Outra dica importante: sempre mais fácil e seguro contar com trem, cuja rota começa no local de partida, se tiver. Aqueles em trânsito podem “passar lotados”, sem lugares a venda, ou atrasar (menos provável). As classes consideradas são 3a (П) e 2a (К), configuração consulte em russia-informacoes-uteis-t40081.html

 

1) Vladivostok (Владивосток, мск+7) – Khabarovsk (Хабаровск, мск+7) (767 км; 11-13 h)

 

No. rota partida chegada duração П (RUB) К (RUB)

005Э ВЛАДИВОСТ - ХАБАРОВС 1 14:30 01:30 (+1) 11:00 1463 2312-3241

007Н ВЛАДИВОСТ - НОВОСИБ ГЛ 15:30 03:55 (+1) 12:25 1006 2164

207Э ВЛАДИВОСТ - НОВОКУЗНЕЦ 12:32 01:11 (+1) 12:39 1006 2164

 

2) Khabarovsk (Хабаровск, мск+7) – Tchita (Чита, мск+6) (2327 км; 42 h)

 

No. rota partida chegada duração П (RUB) К (RUB)

239Э ВЛАДИВОСТ - МОСКВА ЯР 08:23 02:25 (+2) 42:02 2380 5412 6233

 

3) Tchita (Чита, мск+6) - Irkutsk (Иркутск, мск+5) (1013 км; 18 h)

 

No. rota partida chegada duração П (RUB) К (RUB)

011У ЧИТА 2 - ЧЕЛЯБИНСК 10:47 05:06 (+1) 18:19 1257 1956 3254

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

2ª fase

 

Depois do Lago Baikal (acredito que seria alvo principal para maioria), resta ainda outra metade de caminho.

 

E há várias cidades grandes, onde pode parar com, ou sem pernoite. Citando apenas as milionárias, ou quase:

 

Krasnoyarsk (rio Enisei)

Novosibirsk (rio Ob´) – 3ª maior cidade do país, depois das duas capitais.

Omsk (rio Irtysh)

Ekaterinburg – (montes Urais) 4ª maior área metropolitana, depois das duas capitais e Samara.

Kazan´ (Rio Volga, Repúblika Tatarstan)

Nizhni Novgorod (Rio Volga) - 4ª maior cidade do país

 

Ou, desviando depois de Omsk mais ou sul (e seguindo aquele caminho clássico de 9288 km):

 

Tchelyabinsk (montes Urais)

Ufa (Repúblika Bashkortostan)

Samara (Rio Volga) - 3ª maior área metropolitana, depois das duas capitais.

(Alerta: neste caso terá que enfrentar a questão de visto para Cazaquistão, ainda exigido aos brasileiros)

 

Cada um pode escolher quantas vezes e onde parar.

Mas a solução mais econômica seria não parar mesmo e ainda escolher um dos trens menos rápidos e encarar mais 3 dias e 4 noites de viagem direto.

 

1) Irkutsk (Иркутск, мск+5) – Moscou (5043 - 5194 км; 75-86 h), por exemplo:

 

No. rota partida chegada duração П (RUB) К (RUB)

081И УЛАН УДЭ П - МОСКВА КАЗ 18:53 04:41 (+4) 81:48 4603 7482 10646

 

O local mais adequado para mais um descanso no caminho, com ou sem pernoite, seria Omsk, bem no meio, com alguns custos adicionais.

(alias, faremos isso mesmo: Irkutsk – Omsk e depois mais ou sul – Orenburg – Samara – Moscou).

 

Então, o orçamento mínimo de transporte ferroviário ficou em 1006+ 2380 + 1257+ 4603 = 9226 RUB руб.

Mais algumas taxas de serviço (roupas de cama podem ser não incluídas no preço), chega a 10 mil.

 

Somando 5 mil de aéreo, mais translados de aeroporto continua abaixo dos 16 mil, ou seja, menos de 1 mil reais (o câmbio está em 1 por 17).

 

Para fechar o orçamento completo, adicione pernoites em hotéis (3-4 no mínimo), alimentação por dia, algumas excursões, pensando em valores bem brasileiros (padrão Rio de Janeiro) e em seus hábitos de consumo.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...