Ir para conteúdo

Facas COLD STEEL

Posts Recomendados

• Membros

Também tenho 3 Cold Steel: A SRK, a Bushman e a Finn Bear.

A SRK e a Finn Bear eram minhas companheiras de trilha. A SRK eu ainda uso de vez em quando e a

Finn Bear eu mandei pra cozinha e substitui por uma Mora.

Mas eu gosto muito deste modelo de faca da Finn Bear, que é a tradicional puukko finlandesa.

Pagaria caro num modelo da finn Bear com aço melhor, meio milímetro a mais de espessura e o cabo idêntico, porém de madeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 meses depois...
  • Membros
Também tenho 3 Cold Steel: A SRK, a Bushman e a Finn Bear.

A SRK e a Finn Bear eram minhas companheiras de trilha. A SRK eu ainda uso de vez em quando e a

Finn Bear eu mandei pra cozinha e substitui por uma Mora.

Mas eu gosto muito deste modelo de faca da Finn Bear, que é a tradicional puukko finlandesa.

Pagaria caro num modelo da finn Bear com aço melhor, meio milímetro a mais de espessura e o cabo idêntico, porém de madeira.

Mineirim,

Que tal uma Puukko de verdade?

Tipo aquela que tentei convencer o Cabral a comprar e ele resistiu!rs

Link para o comentário

• 2 anos depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Narciso,

Eu tenho um Spartan! Um excepcional canivete! Realmente de construção absurdamente robusta, entretanto, mesmo parecendo um tanque de guerra é um canivete cuja geometria da lâmina também privilegia a habilidade de corte, já que seu desbaste primário é um hollow ground bem acentuado.

Isso significa que se souber usar a lâmina, se valendo da porção com espessura de 4mm você consegue até desarticular uma coluna bovina; por outro lado, se fizer o mesmo com a porção do fio ( hollow ) irá deformá-lo e até causar uma fratura em meia lua.

Sua lâmina marcadamente recôncava faz com que aqueles que desejam uma arma tática defensiva de último recurso seja extremamente eficaz em lacerar e com marcada profundidade.

Apesar do tamanho é muito confortável na mão, com um grip extremamente seguro e literalmente quase impossível de escapar.

Pelo sistema de trava ( tri-ad-lock ), mola e formato da lâmina deve-se sempre tomar cuidado na hora de fechá-lo pois se pegar o dedão no caminho o estrago pode ser feio.

Quem não tiver muita habilidade em afiação e/ou não tiver um sistema pré-ângulado do tipo rods como Spyderco Sharpmaker ou um simples Smith de hastes cerâmicas pode ter muita, mas muita dificuldade em reafiá-lo mantendo íntegra sua lâmina recurva.

Mas é possível sim fazer a afiação até em pedra de bancada, mas ai é necessário técnica e um pouco de experiência. Se usar uma "tira" recortada da pedra, com não mais do que 2cm de largura, ai fica tudo mais fácil.

O Lawman e Voyager também são excepcionais canivetes, tendo ambos altíssima habilidade de corte; pelo preço, considero o Voyager FFG um dos melhores slicers do mercado. O Lawman é um pouco melhor neste quesito, mas se considerarmos o o preço, com o Voyager custando quase a metade, é difícil de ser batido.

Abraço.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...