Membros cabraljr Postado Junho 6, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 6, 2011 (editado) [info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre facas da marca COLD STEEL. http://www.coldsteel.com/[/info] Primeiras impressões do facão Cold Steel Kukri Machete: obviamente que quando falamos em facão o que salta aos olhos é seu desenho inusitado, já que estamos acostumados com os tradicionais facões “retos”. Seu maior peso é bem distribuído, com seu centro de gravidade a exatos 9cm da lâmina a partir da empunhadura. Isto faz com que naturalmente ele penda à frente e tenda a aumentar a energia do golpe exatamente no meio de sua generosa “barriga”, seu ponto mais largo e normalmente onde se intenciona que o contato com o que vá ser cortado se dê. O seu desenho recurvo, lembrando uma espada Kolpi tende a conduzir o que quer que esteja sendo cortado até sua “barriga”, onde se intenciona que os cortes sejam efetuados. Sua empunhadura é muito anatômica e confortável, mas acredito que sua texturização que proporciona um excelente grip, deva judiar das mãos não protegidas por uma luva em trabalhos mais intensos. Sua construção é full tang, o que é mandatório em um facão. Há um passador para lanyard. A lâmina é revestida por uma pintura negra, que na verdade parece ter sido executada por uma criança no jardim de infância! O absurdo maior é que esta pintura cobre até o fio! Não é que ela prejudique o fio, pois ele é inexistente! Isso mesmo, o facão vem cego como um peixe de caverna! Há o desbaste secundário ( recoberto pela pintura ), mas o fio propriamente dito ou primário, é zero! Em uma lixadeira de cinta foi trabalho de praticamente um minuto para se resolver isto e depois mais uns 2 minutos nas hastes cerâmicas para fazer o fio primário de 25 graus. Fácil, mas já devia ter vindo de fábrica pronto para uso! A bainha não é “tragédia” que muitos clamam. É em cordura e revestida internamente de PVC e com uma proteção também em PVC em sua ponta. Na verdade cumpre bem sua função que é guardar e proteger a lâmina. Por enquanto só cortou papel A4 para testar o fio ( está rapando cabelo! ). Seu teste será a poda da mangueira e da goiabeira, comparado com o meu antigo Paz&Pazzini. Ah, e como podem ver nas fotos, foi muito fácil remover a etiqueta da Cold Steel que muitos juram ser impossível de remover. Peso: 500g Bainha: 120g Empunhadura:13cm Lâmina:33cm Espessura:2,8mm Lâmina menor largura:3cm Lâmina maior largura:7,2cm Editado Junho 6, 2011 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Cimarron Postado Janeiro 14, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 14, 2012 Tenho uma Cold Steel SRK, eh uma faca muito boa e tem uma otima bainha. Os videos oficiais da Cold Steel sao demais Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Janeiro 14, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Janeiro 14, 2012 Cimarron, Bela faca, parabéns! :'> Poderia nos dar algumas especificações como espessura da espinha, tipo de aço, comprimento da lâmina e se souber, qual a dureza? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Cimarron Postado Janeiro 16, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 16, 2012 Valeu Cabraljr. Essa foi minha primeira faca de qualidade! Pesquisei bastante antes e acabei comprando ela em uma viagem a Argentina em 2010. Algumas especificaçoes direto do site da Cold Steel: Steel: AUS 8A Stainless Steel Blade: 6" Handle: 4 3/4" Overall: 10 3/4" Thick: 3/16" Weight: 8.2oz. Sheath: Secure-Ex Depois eu posto umas fotos dela junto com a Guepardo Fish, que eu acabei comprando apos me deparar com o review que tem aqui no forum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Cimarron Postado Janeiro 16, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 16, 2012 Fotos tiradas no Parque Natural Morro do Osso, em Porto Alegre: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Cimarron Postado Janeiro 17, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 17, 2012 Aproveitando o topico, o que tu usa pra limpar as laminas? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Janeiro 17, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Janeiro 17, 2012 Água e sabão quando disponível. Por curiosidade, o avatar é um Corso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Janeiro 17, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Janeiro 17, 2012 Ah, muito boas as fotos, parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Cimarron Postado Janeiro 21, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 21, 2012 Valeu, e WD-40, tu acha que eh bom passar nas laminas tambem? O cachorro no meu avatar eh um Cimarron Uruguaio, menor e mais leve que um Cane Corso e com o focinho mais comprido tambem. :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Janeiro 21, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Janeiro 21, 2012 Cimarron, Belo cão!!! Olha, apesar de alguns dizerem que o AUS8 tem certa propensão a apresentar umas manchas acho que não é necessário, a menos que você viva em um ambiente extremamente agressivo como a orla marinha, local com neve ou um charco e regiões de altitude com muita umidade. O 440C da Fish também deverá passar ileso. Se de repente perceber a necessidade de proteção opte pela vaselina que não deixará gosto se precisar cortar algum alimento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.