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ESQUECI DE FALAR SOBRE O E-SIM PARA INTERNET 4G

Após ler relatos e recomendações, optei por usar um e-sim, escolhi a Airalo por dizerem que era boa, logo quando cheguei no aero de LIMA, ativei o e-sim e ele não funcionou, usei o wi-fi do aeroporto, chegando um Cusco o mesmo conectava mas não navegava. Então antes do jantar que postei acima, fizemos duas coisas importantes, fomos ao ATM do Banco de La Nacion na Av. El Sol, sacar SOLES, saquei 400 (USD 109,20) sem taxa nenhuma, na outra esquina tinha uma loja da CLARO e compramos dois chips para ter internet, cada chip custou 30 SOLES com 3GB de internet para 10 dias, funcionou super bem, sobrou gigas. A mocinha da Claro fez tudo. AIRALO foi a maior furada, custou USD 5,10 para 10 dias e 3GB, mas nem sei se funcionou.

continuando....


DIA 11 - Minha esposa sofreu um pouco com a aclimatação, juntou sintomas de gripe e soroche, neste dia nossa programação era livre, a ideia era ir até a Praça e fazer um free Walking Tour. Tomamos café da manhã com muito chá de coca e seguimos para a praça, chegamos lá as 10h e estava saindo um grupo de Free Walking Tour, fomos atrás e foi muito bom, o guia explicou muita coisa e deu várias dicas, principalmente de alimentação (Mercado San Blas)

Free Walk TourFree WalkWhatsAppImage2025-04-22at20_08_31.thumb.jpeg.043c7a45b852323e810fcd11264a4645.jpeg

O tour demorou umas duas horas e meia e finalizou no mirante de San Blas, acabei dando 30 soles pois o guia foi muito atencioso e deu muitas dicas. Após o tour seguimos a dica e fomos almoçar no mercado San Blas e foi perfeito, comida boa e barata, os quisques são muito pequenos e limpos, não tem espaço pra sujeira. Pratos de 10 a 15 soles. Eu comi Ceviche e a esposa Aji da Galinha. Confesso que fiquei com medo do Ceviche, mas deu bom.

Ceviche - 20 SolesAjí de Galiña

DICA IMPORTANTE SOBRE PASSEIOS

Após o almoço a meta era achar uma agência para fechar os passeios, no próximo dia o planejado era Montanha Colorida. Já havia mapeado várias agências, principalmente umas famosas no Insta e indicas em vídeos de blogueiros de viagem. Fui em várias numa galeria, uma delas super famosa a Laguna e o montanha colorida custava 42 Dólares cada passeio (156 SOLES), fiquei de queixo caído pois na agencia do taxista o mesmo passeio era 80 SOLES, fui em outra no mesmo prédio, o valor era menor, 100 SOLES, pelo insta fiz contato com uma Agência para Brasileiros, essa o crime foi maior, o valor era em REAIS e custava absurdos 399, sério, convertendo dava USD 66 ou 246 SOLES, não é possível que o Brasileiro dá golpe até um outro país. Rodei, rodei, após vários orçamentos resolvi ligar para o Taxista Hernan e ele me passou o endereço da agência que fica na Av. Tullamayo, perto do hotel. Fui lá e acabei fechando apenas a Montanha colorida pro outro dia por 80 SOLES cada, mais 20 da entrada. O passeio além do transporte em VAN incluí Café da manhã e almoço. Confesso que fechei com medo. Como eu não queria ficar sem dinheiro, paguei no cartão e ficou 168 SOLES (USD 45,89) é quase metade do valor da agência famosa e muito menos que a agência do Brasileiro. A moça falou que as 4h era pra estar pronto na porta do Hotel. Pensei, tomara mesmo. heheh.

Neste mesmo dia jantamos no BROSSO, ao lado do Los Toldos Chicken, muito bom também, esse é mais barato e gastamos 35,50 SOLES (USD 9,69)

 BROSSO

DIA 12 - PASSEIO MONTANHA COLORIDA

As 4 da matina, meu celular toca e era o guia falando que em 20 minutos passaria no Hotel e que estava frio, se agasalhe, pronto, fiquei aliviado em não ter caído num golpe de passeio na agência barata. Pontualmente ele passou, trajeto longo, motoristas loucos que ultrapassam em faixa contínua (todas vans são assim).

Paramos pro café de manhã, era simples mas justo, seguimos viagem e por volta das 8h estávamos chegando no ponto base, um adendo, lembra do ingresso que seria 20 SOLES, pois bem foi 25, mas foi malandragem do guia, ele fez a caixinha dele e do motorista com 5 SOLES de cada passageiro da van, tinha 19. No final achei justo, pois ele foi muito bom e ajudou muito.

O passeio exige um bom preparo físico, (lembrei dos relatos do RENPA) pois a altitude é feroz. Minha esposa tem duas próteses na cervical, então ela sofre muito com o frio e longas caminhadas, mas fomos nós lá, o começo é suave, uns 200 metros depois o coração está na boca e fôlego lá na van, perto do final eu estava só o pó, e muito cansado, o vento muito gelado, mas chegamos e a montanha estava linda, mais um pouco e chegamos na famosa plaquinha. Ufa, vencemos, 30 minutos no cume e iniciamos a volta e na volta aconteceu algo muito importante que mudou rumos do nosso roteiro. 

Encontramos um grupo de brasileiros e eles estavam comentando sobre a Laguna Humantay, passeio que faríamos dias depois. (Eu já havia visto no Tiktok que tal passeio estava suspenso no mês de março devido deslizamentos e tinha reaberto em abril, na agência a mocinha disse que já estava aberto e normal), os brasileiros disseram que tinha ido no dia anterior e quase morreram, a trilha estava toda encoberta de cascalho e barranco, um cavalo caiu morro abaixo e era arriscar a vida fazer este passeio. A esposa logo de cara falou, não vamos mais, eu tb fiquei pensativo.

Voltamos a base, entramos na van, cansados mas vivos, paramos pro almoço que foi bom e chegamos em Cusco por volta de 18h devido ao tráfego intenso na estrada.

DICA MUITO VALIOSA, usar um tênis de trilha com garras no solado vai te fazer ter muito menos esforço e aderência, um gorro e luvas ajuda no frio, minha mão congelou e nem desbloqueava o celular.

Montaña ColoridaMontanha Colorida Abril 2025ColoridaTopo Montanha colorida Abril 2025

No mesmo dia devido o cansaço o jantar foi no chinês que ficava ao lado do Hotel, Chifa Chang Cheng ,comemos uma Chaufa e gastamos 42 SOLES (USD 11,47)

Chaufa

continua...

panorama montanha colorida

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DIA 13 - Deslocamento para MP. Nosso hotel ficava perto da Estação Wanchaq, menos de 10min de caminhada, pedi pra deixar a mala grande no Hotel e levamos apenas uma mochila com poucas coisas, o trem (ônibus pra Ollantaytambo) partiria as 10h30, chegamos as 10h na estação, tive que entrar e emitir os bilhetes, pois eu só tinha o recibo que foi enviado ao e-mail. Tive que mostrar os passaportes e o cartão que paguei os bilhetes, foi rápido e logo estava com os bilhetes no celular.

Os lugares nos ônibus são livres, então fique esperto pois a chance de pegar lugares ruins e separados são grandes. O embarque começou e fomos no ônibus 2, um micro de 31 lugares.  O trajeto dura duas horas e vinte, a estrada é ruim, porém muito bonita, as comissárias da Peru Rail vão junto no micro e dão orientações de como proceder ao chegar. 

O trem partiu pontualmente as 12h55, minha classe era a Expedition, porém os assentos são mega confortáveis, pegamos lado direito, tem uma mesinha para apoiar, nesta classe, não tem serviço de bordo grátis, só pago e é muito caro, coma antes ou leve. A viagem é linda e o trem lento, em pontos de cruzamento chega a parar, mas é tudo muito bacana. Chegamos em Machu Picchu Pueblo, 14h40 e o tempo quente.

Já fomos pro Hostel e ao chegarmos era bem ruim, o quarto muito estranho, horrível, foi a pior hospedagem que já ficamos, o recepcionista aconselhou já ir comprar os tickets do ônibus pra MP que custam a bagatela de 12 doletas cada trecho, ou seja USD 48 pro casal.
Após isso fomos conhecer as vielas de MPP e apesar de bonitinhas tem um cheiro horrível, um clima pesado, os restaurantes são bem caros, todos começando em 25 SOLES os pratos, achamos um que pareceu bacana, ela comeu Aji e eu fui de lomo saltado, estava bom, mas não voltaria, a conta deu 65 SOLES e o dono não quis receber no cartão, reclamou, fez um teatro e no final acabei pagando em dinheiro, mesmo ele tendo adesivo que aceita cartão e que aceitava ao ser questionado na entrada.

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Andamos mais um pouco, fomos até a praça e vimos a muvuca da galera que não tinha ingresso e estava na fila na casa de cultura, um sofrimento, a fila durou até a noite. Melhor comprar com muita antecedência e sem sofrimento.WhatsAppImage2025-04-22at21_28.20(2).thumb.jpeg.cb2cd8936f2c9bf7493a260e206b3f61.jpegWhatsAppImage2025-04-22at21_28.20(1).thumb.jpeg.4ccb2494ba6e386e31c33665f632ad80.jpegWhatsAppImage2025-04-22at21_28_21.thumb.jpeg.9cc7a6f89505791230b79faab5ba0244.jpegWhatsAppImage2025-04-22at21_28.19(2).thumb.jpeg.6a742730f912aa66c422a369a47c4254.jpegWhatsAppImage2025-04-22at21_28.19(1).thumb.jpeg.a4c52d4daeeafbbc66d6c6939171c151.jpegWhatsAppImage2025-04-22at21_28_19.thumb.jpeg.02a836a2a38162d92532f14e0c518651.jpegA

A acomodação era tão ruim que só queríamos que a hora passasse logo pra chegar o outro dia. A noite ela nem quis sair, eu fui procurar algo pra comer, comprei uma empanada ruim por 12 SOLES, uma batata frita, uma água e um refri e foram mais 25 SOLES.

DIA 14 - CONHECENDO MACHU PICCHU

Deu ruim, dormimos super mal naquela espelunca, nosso ingresso era as 8h, o ideal era ir pra fila do ônibus antes das 7h, acordamos antes das 6 e poucos minutos depois começamos escutar barulho de chuva, putz, não é possível. A parte boa do Hostel, ele sabia que sairíamos cedo e fez um pacote com o café da manhã, suquinho, água, pão com geleia e uma fruta. Ainda no Brasil pedi pra esposa levar capas, pois havia chance de chuva em todos os passeios, pra MP não era diferente, elas foram conosco e foram nossa salvação, a chuva não parou, era fina, porém constante, entre o Hostel e o ponto do ônibus era uns 20 passos, a fila pro ônibus das 8h já estava grande as 6h43 e lá entramos e ficamos. Nossa super capas da Shopee de 15 reais foram guerreiras, os bonés também foram aliados na proteção dos óculos.

 Fila do ônibus debaixo de chuvaWhatsAppImage2025-04-22at21_48_47.thumb.jpeg.2f8199ea0b14f9eb15cde19926d67a8f.jpeg

Eu louco pra ir nos novos ônibus elétricos, porém a sorte que já não estava boa devido a chuva também não ajudou e fui no micro diesel e ainda pro cima brasileiro, nem pra ser o modelo Peruano, heheh.

Ônibus elétrico chinês

Chegando em MP, chuva sem parar, tudo nublado, vários guias nos abordaram, a ideia era fazer sem guia, mesmo sabendo que com eles tudo fica mais fácil de compreender, porém pensamos, está tudo nublado e sem guia vai ser um passeio horrível, acabamos aceitando as ofertas do guia Darwin e num grupo de 6 pessoas fechamos em USD 20 pra nós 2. Ele foi muito bom e explicou tudo, a chuva não parou, o caminho ficou escorregadio e a vista clássica ficou restrita a nuvens e muita água. MP ficou pra ser visitada outra vez, essa não valeu.

Machu Picchu encobertaClássica com nuvens

O tour guiado durou pouco mais de 2 horas e a esposa já brava por causa da chuva e tudo nublado só queria ir embora, descemos 10h45, pegamos a mochila no Hotel, deixamos na estação no guarda volumes da Peru Rail e ficamos fazendo hora até a partida do nosso trem que seria 16h43. Almoçamos num restaurante melhor, custou 50 SOLES. Na parte da tarde o tempo abriu e quem foi a MP teve um dia lindo.
O trem na volta era na classe Vistadome, teve serviço de bordo, porém o mesmo atrasou muito no cruzamento, os últimos km foram a mais de 50km/h mediante muita buzina, pegamos o micro rumo a Cusco e chegamos 21h10, 15 minutos de atraso.
Passamos no Hotel Kenamari, pegamos a mochila e fomos pro novo o Cusco Imperial. Fim do passeio frustrado pra MP.

Serviço de bordo PeruRail - Vistadome


continua...

 

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DIA 15 - Neste dia o passeio previsto era o Vale Sagrado, mas como não somos CLT e vários pepinos rolando no escritório, tivemos que ficar trabalhando, fomos almoçar no San Blas e passamos na loja A Sunta para comprar mais um gorro e luvas. Sacamos mais 400 SOLES no ATM e andamos bastante por Cusco que é fabulosa, fomos novamente na agência do Hernan e desta vez trocamos a Laguna Humantay pelo passeio das 7 Lagunas Ausangate, cada passeio saiu por 90 Soles e depois mais 20 para entrar. Almoço no San Blas no SUMAQ, muito bom, 22 SOLES, e o jantar foi Pizza no La Nostra Pizza por 54,90 SOLES

 LA NOSTRA PIZZA CUSCO

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DIA 16 - PASSEIO 7 LAGUNAS AUSANGATE - 13KM DE TREKKING

Pra fechar o relato de uma única vez senão a chance de ficar pela metade é grande, o maior desafio da viagem, como disse no começo não somos praticantes de trekking e nenhum outro esporte, a esposa faz a academia diariamente, eu nada.
Após abortar a Laguna Humantay, optamos pelo passeio das 7 lagoas, vários vídeos falando que é trkking leve, que é fácil, sem riscos, hahaha, tudo lorota, ALÔ RENPA.

Saída de CUSCO as 4h, mesmo esquema do outro, estrada e estrada. Chegamos as 9h e o café da manhã é na própria comunidade. Este passeio é menos comum, tem menos vans na base, o local tem infraestrutura zero, os sanitários são uma decepção a parte, o café foi bem meia boca. Leve seu café.
Mas fomos lá pra ver as tais lagoas que eram tão bonitas quanto a caótica Humantay. Na nossa VAN, 15 pessoas, sendo uma família da Costa Rica outra da Espanha e uma de El Salvador além de mais dois casais do Brasil.
Café da manhã tomado e boa começar essa caminhada de 13km, é um trajeto circular.

 Aunsangate 7 LAGUNAS

O visual é maravilhoso, o clima estava agradável, frio e calor ao mesmo tempo. Começamos a trilha 9h16, o caminho é pouco inclinado e largo, nosso guia já tinha nos apelidado de VAI BRASIL pois como sempre a amizade era de infância. Uma das esposas do Brasil resolveu ir de cavalo (100 SOLES), os tontos aqui, vamos na raça, fizemos a colorida, essa vai se fichinha. kkkk. Primeiros 4 km a altitude começa mandar lembrança. No primeiro ponto de encontro os BR já eram os últimos, já era o dobro do total feito na colorida, e ainda nem tinha chegado na primeira lagoa e faltava mais 9km, não é possível, já estávamos mortos.

Ausangate 7 Lagunas

Caminha 400 metros, para, respira, segue, força grupo. Chegamos na primeira lagoa as 11h33, o frio já estava muito maior. As lagoas são perto, então em pouco tempo se visita todas, a altitude fica na casa de 4700 msnm, são lindas e vale o esforço, mas o cansaço é imenso.

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As lagoas são pouco antes da metade do caminho, ainda faltava tudo que andamos e um pouco mais. A volta foi tensa, não chegava nunca, frio, calor, nuvens chegando, grupo se auto apoiando, era só olhar pra montanha nevada que a alegria voltava e criava-se ânimo pra caminhar mais 8km. Foi terrível, não chegava nunca, nosso grupo ia ficando pra trás o guia gritava, Vamos Brasil, força Brasil. Terminamos passava das 14h, é trekking pra amador coisa nenhuma. Na base era o restaurante, o almoço foi melhor que o café da manhã, mas poucos conseguiram comer devido enjoos e canseira.
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O retorno começou pouco depois das 15h, a estrada é sinuosa, dois passageiros passaram mal com vômitos, como era véspera de feriado no Peru, o congestionamento era gigante, chegamos em Cusco passava das 19 horas. Mas foi maravilhoso. Valeu o esforço.

Ainda tivemos ânimo para ir comer um frango no Los Toldos Chicken e tomar uma Cusquenha quente.

 

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Editado por willybuss
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14 horas atrás, willybuss disse:

o recepcionista aconselhou já ir comprar os tickets do ônibus pra MP que custam a bagatela de 12 doletas cada trecho, ou seja USD 48 pro casal.

Olá, estou lendo seu relato e vou perguntando conforme forem surgindo as dúvidas, rs! Esse bus tem que pagar em USD mesmo? Ou em sol?

Obrigada!

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Agora, Juliana Champi disse:

Olá, estou lendo seu relato e vou perguntando conforme forem surgindo as dúvidas, rs! Esse bus tem que pagar em USD mesmo? Ou em sol?

Obrigada!

Da pra pagar em soles, mas vão usar a cotação do dia. No próprio local o preço está afixado em dólar e se pagar no cartão é passado em dólar também.

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13 horas atrás, willybuss disse:

Laguna Humantay

Esse é o trekking que mais quero fazer! E tb to acompanhando a treta da Humantay que é outra que está nos planos. como ainda falta umas duas semanas, vou avaliar lá na hora!

Valeu pelo relato! :D

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1 hora atrás, Juliana Champi disse:

Esse é o trekking que mais quero fazer! E tb to acompanhando a treta da Humantay que é outra que está nos planos. como ainda falta umas duas semanas, vou avaliar lá na hora!

Valeu pelo relato! :D

Avalie bem, pois a situação da trilha pra Humantay é crítica. As agência sempre negam a real situação. Uma dica, o calçado apropriado vai fazer toda diferença.

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Ótimo relato! Obrigado por compartilhar.

Pena que não conseguiu ver MP na sua plenitude devido a neblina. Já li várias pessoas falando que esse é um dos riscos por lá em algumas épocas.

Morro de vontade de fazer esse trekking do Ausangate! Paisagens deslumbrantes.

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