Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Oi, gente! Tudo bem por aí?

Vim aqui deixar minha contribuição pra quem tá pensando em explorar um pedacinho da Bolívia. Fiz essa viagem em agosto de 2024 com meu namorado e já aviso: somos do time que viaja de forma econômica, mas sem abrir mão de boas experiências.

Vou dividir nosso relato em alguns posts pra não ficar muito longo, beleza? E, claro, fiquem super à vontade pra perguntar o que quiserem — vou adorar ajudar no que puder! 🙂

Pra começar, nosso itinerário foi:
Maringá/PR -> Buenos Aires -> Santa Cruz de La Sierra -> La Paz (Buenos Aires entrou no caminho por conta de um voo cancelado pela Gol... sim, já começou com perrengue rs)

1ª parada: La Paz

Ficamos hospedados em um Airbnb na Av. 6 de Agosto. A localização era boa — segura e com comércio por perto — mas um pouco distante do fervo da Calle Linares. Nada que uma caminhada não resolvesse, já que exploramos bastante a cidade a pé e usando o transporte público, principalmente as vans locais (que são uma atração à parte!).

Uma das surpresas da viagem foi descobrir que comer fora sai bem mais em conta do que fazer compras no mercado e cozinhar em casa. Só que, claro, é importante escolher bem os lugares. Antes de viajar, li muitos relatos de intoxicação alimentar — então a gente foi bem seletivo nos restaurantes e não tivemos problemas (ufa!).

O café da manhã a gente fazia no apê (com os maravilhosos pães da Bolívia), mas as outras refeições valiam muito mais a pena na rua. Usamos bastante o Google Maps pra achar restaurantes com boas avaliações e preços justos. Um dos nossos preferidos foi o The Lucky Llama Irish Bar, onde almoçamos e jantamos algumas vezes. Super recomendo!

Sobre a altitude de La Paz e os efeitos no corpo. Olha, eu não senti quase nada. Mas meu namorado... sofreu um pouco com dor de cabeça. Nada grave, mas foi incômodo. Levamos Advil e também compramos as famosas sorojchi pills em uma farmácia local — mas, no fim, o Advil foi mais eficiente pra ele.

Sobre passeios nos arredores, fizemos Nevado Charquini com Laguna Esmeralda. Esse foi, com certeza, um dos pontos altos da viagem. O caminho até lá já é de tirar o fôlego (literal e figurativamente). A estrada é toda ladeada por montanhas e a vista do Huayna Potosí durante o trajeto é simplesmente majestuosa.

Chegando na base, os veículos param num estacionamento com banheiros, e de lá começa a trilha. São 4,26 km (ida e volta), que fizemos em cerca de 1h20, com várias paradas pra respirar, tirar fotos e admirar o visual.
Foi nesse momento que a altitude me pegou: senti um baita enjoo durante a subida. Ainda bem que o guia tinha avisado pra levar chocolate e Coca-Cola, que acabaram salvando o rolê. Fica a dica!
E valeu cada passo. A Laguna Esmeralda é surreal de linda — uma das paisagens mais incríveis que já vi. Se você curte trilha e natureza, vai fundo!

Além da trilha, aproveitamos bastante o que a cidade tem a oferecer. Fomos até o Mirador Kili-Kili, passeamos de teleférico (que, aliás, é o transporte público mais estiloso que já usei), passamos pela charmosa Calle Jaén, entramos em várias lojinhas... e sim, fiz comprinhas: blusa de inverno com lhamas, camiseta, boné e um ímã — o básico de turista feliz 😄

La Paz é caótica, sim. Mas também é vibrante, cheia de vida e cheia de surpresas. Super recomendo separar uns dias pra curtir a cidade com calma e caminhar bastante, mesmo que devagarinho por causa do risco de sorochi kkkk

Nosso próximo destino foi Copacabana, mas isso eu conto no próximo post! Até lá! ✈️

IMG_3082.jpg

IMG_3094.jpg

IMG_3043.jpg

IMG_3100.jpg

IMG_3113.jpg

IMG_3117.jpg

Editado por carlinhag
  • Amei! 2
  • Vou acompanhar! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...