Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Informações gerais:

1. Esse relato é da viagem que fiz no fim de março/começo de abril pelo sul do Peru e Bolivia. Como foram vários dias, o relato pode ser grande apesar de eu ter tentado fazer de forma mais simples e sem muita informação desnecessária. As informações de cada lugar e seus passeios estão relatados conforme o lugar e você pode encontrarlos nos títulos dos dias ou cidade.
  2. Vale lembrar que não inclui valores de passagens aéreas do Brasil, porque estou atualmente vivendo Peru e minha viagem teve como partida e chegada este país. Vivo em Pucallpa, mas no relato salto a informação que tem ver com a cidade como os Percursos Pucallpa - Lima e Arequipa - pucallpa, porque acho que não interessa a ninguém rs.
  3. Como o salar do Uyuni é um ponto mais procurado e geralmente muita gente só busca por isso, deixei a parte do salar num relato a parte para facilitar aos que estão buscando apenas informação desse passeio. Aqui está o link do Relato Salar do Uyuni.
  4.  Para os que tenham interesse, essa é uma pequena e incompleta tabela que fiz com valores tirados da internet (alguns eu atualizei) com a distância e preço de transporte que usei de base para decidir onde visitar com o tempo que eu teria:

image.png.1b0f23dd3fc5b3bba33189972bbf759b.png

5. Meu roteiro de viagem foi:

• Pucallpa -Lima
  • Lima-Juliaca
  • Juliaca - Puno
  • Puno - Juli
  • Juli - Desaguadero
  • Desaguadero - La Paz
  • La Paz - Uyuni
  • Uyuni - Potosí
  • Potosí - Sucre
  • Sucre - Cochabamba
  • Cochabamba - Copacabana
  • Copacabana - Puno
  • Puno - Arequipa
  • Arequipa - Pucallpa

sem mais delongas... ao relato! hehe

Dia 01: LIMA - JULIACA - PUNO - JULI

Saí de Lima pela manhã com voo rumo a Juliaca.

Ali cheguei como as 11:30 sai do aeroporto caminhando e mais a frente encontrei um bom lugar para comer, onde havia menu de apenas 7 soles.

IMG_9423.thumb.JPEG.05899b5d1a4afb8a8f60d09932615811.JPEG IMG_9424.thumb.JPEG.8d8b7f75a1bb3582c5f02824ba42960d.JPEG

Meu plano inicial era visitar Lampa, um povoado cerca, mas acabei desistindo e indo direto a Puno.

Paguei apenas 5 soles no transporte a Puno, que demorou menos de uma hora.

Cheguei pela tarde e fui direto ver se me alcançava fazer o passeio as ilhas uros no lago titicaca.

O passeio estava a 18 soles:

• 10 o transporte
  • 8 entrada às ilhas

Esperamos completar o barco e seguimos adiante.

Há diferentes tipos de passeios. De um dia inteiro, de dois dias e esse que fiz de duas horas mais ou menos.

O passeio consistiu em visitar uma das ilhas, onde nos foi apresentado como constroem e mantém a ilha. Também um pouco de seus costumes.

Daí veio uma parte interessante e para mim um pouco desconfortável, onde nos divide em grupos ou individualmente, como foi meu caso, para irmos as casas dos habitantes. Até aí tudo bem, mas depois cada habitante tem seu “mercado” e te vai oferecer. No meu caso, como estava sozinho, me senti muito desconfortável em não comprar nada com o senhor e acabei comprando o mais barato porque tudo é muito caro! Depois te levam para passear em um barco e te cobrarão 15 soles a mais por isso. O passeio é opcional e se vc não for, seu barco te levará para o mesmo lugar, assim que não perderá nada.

O destino é uma outra ilha onde pode comprar algo para comer, ali também carimbam seu passaporte por 1 sol.

IMG_9523.thumb.JPEG.993d1cc30158ae6809d2b517b73a399b.JPEGIMG_9454.thumb.JPEG.65f837c11989cb1675b8a0bb15478354.JPEG

Regresando a cidade decidi seguir viagem dali mesmo porque não tinha nada mais na minha lista do que queria fazer por ali e queria chegar logo na Bolívia.

Peguei um carro a Juli, que fica na metade do caminho a desaguadero. Paguei 8 soles creio. Fui passar a noite ali porque havia quem me receberia ali, na verdade é um lugar bem bonito conhecido como "pequena Roma" e não esperava. Para minha surpresa encontrei uma amiga que não via há anos e não tinha ideia de que estaria ali.

IMG_9530.thumb.JPEG.fc4413aea8da9271c66a2b279fca1a49.JPEG

Dia 02:  JULI - DESAGUADERO -LA PAZ

Pela manhã seguinte tomei outro carro a desaguadero. Devo ter pagado 7 soles tbm, não estou seguro.

Chegando lá fui caminhando em direção a migração e aproveitei para trocar dinheiro. Como tinha soles, consegui um câmbio de 3,30.

Passei pela migração do Peru, para sair, e depois da Bolívia, para entrar, sem problema nenhum e com pouca fila.

Daí segui até onde estão os carros para la paz. É importante perguntar o valor e até onde vão. Eu paguei apenas 20 bolivianos, uma amiga que chegou pouco tempo depois acabou pagando 35. Então é bom perguntar em mais de um.

O que eu peguei nos deixou na Ponte Rio seco, para tomar o teleférico azul. Para chegar ao centro a partir daí vc pega o teleférico azul até o final (4estacoes) depois muda para o prata (1 estação) e depois o roxo (1 estação) até chegar na estação do Prado. Ali já é o centro de Lá Paz.

IMG_9557.thumb.JPEG.5171e63fbed26fc4a2705b8d9cc76daa.JPEG

Procurei um lugar para almoçar e encontrei um menu de apenas 15 bolivianos com sopa de entrada, segundo (escolhi um macarrão) e um refresco e um pudim de chocolate. Muito barato!

IMG_9565.thumb.JPEG.5e45f5e424fa1b2a572da6a98aa8ae14.JPEGIMG_9566.thumb.JPEG.d4d6b03623f92230e7880412a74224f1.JPEG

Depois fui atrás de um chip para celular. Fui na entel e comprei um por 10 bolivianos e paguei mais 15 por un plano super básico de 1.5 gb por 10 dias com wpp ilimitado. A atendente acabou errando e por sorte eu percebi. Daí ela me prometeu fazer uma outra recarga mais tarde nesse dia para que eu pudesse contratar o plano que escolhi, e assim o fez.

Depois me encontrei com uma amiga que tbm estava chegando e com o rapaz que ia me hospedar. Mais tarde comemos uns frangos fritos e terminamos o dia.

Dia 03: LA PAZ (VALLE DE LA LUNA, CENTRO)

juntamente com minha amiga mexicana do dia anterior, decidimos ir pela manhã ao Valle de la Luna, tomamos um desses coletivos em direção a Mallasa que nos deixa na porta do vale. Pagamos 20 bolivianos para ingressar. É um lugar interessante, mas pode sim ser um pouco tediosos porque a paisagem é meio monótona. Mas é um destino muito buscado para quem está por La Paz.

IMG_9576.thumb.JPEG.def7d9d3db72ce6371caa56c07a280e5.JPEGIMG_9618.thumb.JPEG.9178e2ac0361b4785e4eebaceabae466.JPEG

Terminamos o passeio e esperamos o transporte na rua ao lado. Chegamos no centro e fomos almoçar no mercado Lanza, onde encontramos um menu de 11 bolivianos que vinha com sopa, arroz e lentilhas com um pouco de salada. Dessa vez, sem refresco. Depois passeamos um pouco pelo centro, mercado das bruxas e depois foi só perda de tempo kk. Ela tinha que resolver algumas coisas e acabamos caminhando como loucos, mas ainda pude visitar o morador Kilikili e ter uma Boa Vista da cidade.

O dia basicamente foi isso, depois só voltei para a habitação e jantei.

IMG_9988.thumb.JPEG.1c6f4d321b089acbf861bd4e6c3009a1.JPEGIMG_9989.thumb.JPEG.21d74bf0a8ed8e682dc8896b02e4b6dc.JPEG

IMG_9992.thumb.JPEG.da33acce46227fe775235f2fcf850d74.JPEG

IMG_0017.thumb.JPEG.d91c216e7514c7de6c68690405bd925a.JPEG

Dia 03: LA PAZ (VALLE DE LAS ÁNIMAS)

no terceiro dia fomos eu, a mexicana e meu amigo boliviano ao Valle de las Ánimas. Ainda não é muito conhecido mas muito bonito. Há formações como o Valle de la luna más são bem maiores. Chegando ali vc só paga 5 bolivianos de entrada, mas explora por conta própria.

Voltamos a cidade onde a mãe do meu amigo nos havia preparado um prato típico chamado Silpancho, basicamente arroz com bife e salada. Mas estava muito bom.

Descansamos e na tarde saímos a passear pelo centro outra vez, comprei alguns souvenires e depois fomos a calle Jaén. Uma das mais antigas da cidade e bem legal de se visitar. Nisso já era noite e fui direto ao terminal para tomar um bus a Uyuni. Consegui por 100 bolivianos através do pai do meu amigo mas acho que a média estava entre 120. A companhia foi Cisne e o ônibus era super confortável. Saí como 21:30 e passei toda a noite viajando até chegar em Uyuni no dia seguinte as 06:00 mais ou menos.

IMG_0955.thumb.JPEG.df11887eebc0f60611b40c9a4d1b5916.JPEGIMG_0172.thumb.JPEG.d25620f634c8bd8ae8aa35f3594a6a60.JPEG

IMG_0062.JPEG

IMG_0081.JPEG

IMG_9472.JPEG

• Gostei! 2
  • Membros
Postado
Em 11/04/2025 em 14:40, Lucass7 disse:

Valle de las Ánimas. Ainda não é muito conhecido mas muito bonito. Há formações como o Valle de la luna más são bem maiores. Chegando ali vc só paga 5 bolivianos de entrada, mas explora por conta própria.

Oi Lucas! Eu fui em janeiro de 2024 e não se pagava nada. Não tinha absolutamente nada de estrutura, era só parar com o trufi ou taxi (não lembro bem como cheguei) ali na frente e entrar. Como tá agora? Tem tipo uma bilheteria ou algo assim? ou será que eu fui por alguma entrada alternativa? kkkkk nem ideia.. curiosidade

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...