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Em 08/04/2025 em 12:11, Lucass7 disse:

café da manhã na feira (pastel de queijo e chicha por 8 bolivianos)

isso não é chicha, é api! é um café da manhã bem típico ali da região, bem clássico em oruro por exemplo, ir em alguma feira e pedir api con pastel. também é de maiz morado, mas api é feito tipo da farinha do milho misturado com água e especiarias e não é fermentado, então não é alcoolico a ocontrário da chicha

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Em 08/04/2025 em 11:11, Lucass7 disse:

obs: esse é uma parte de um relato maior da minha viagem ao sul do Peru-Bolivia que durou como 2 semanas. para não ficar muito grande e cansativo e como sei que a maioria das pessoas busca informações apenas sobre o salar, decidi separar essa parte do relato para ajudar. Vou anexar o relato completo da viagem quando estiver pronto aqui para que os que tenham interesse possam acompanhar tbm.

 

SALAR DE UYUNI

Finalmente em Uyuni, estava super ansioso para conhecer o salar que era a razão principal da minha viagem. Desci do bus e não tinha gente oferecendo nada, como na maioria dos relatos. Na verdade. Havia pouquíssimas agências abertas e comecei a investigar preços. Basicamente a média dos valores era:

Tour de 1 dia - 180 a 200 pesos

Tour de 2 dias - 600 a 800 pesos

Tour de 3 dias - 1000 a 1200 pesos

 

Tour de 1 dia vc vai fazer o passeio ao salar e volta na noite. Terá um almoço e snacks no fim da tarde com um brinde ao pôr do sol. O roteiro é basicamente:

  • Cemitério de trens
  • Loja de souvenir e processo de extração do sal
  • Salar de Uyuni (hotel de sal)
  • Esculturas de sal
  • Por do sol no salar

Tour de 2 dias: faz o primeiro dia normal, dorme em Uyuni e no dia seguinte visita alguns lugares em direção a Potosí. Na real é o pior tour porque segue uma rota completamente diferente, te leva a umas águas termais não muito bonitas e na verdade é só pra encher o dia.

Tour de 3 dias é o mais procurado e o mais caro. Vc faz o primeiro dia normal, mas no segundo dia deixa o salar e se aventura no deserto. Vai visitar bastante lagos e ver os flamingos, além de estruturas rochosas impressionantes.

Primeiro pensei em fazer 1 dia, depois quase paguei pelo de 2 e finalmente decidi pelo de 3. Sinceramente pensei que seria mais barato e por isso não optei pelo de 3 dias de frente.

Uma dica para conseguir preços menores é esperar até mais perto do horário de saída 10:30 geralmente você consegue barganhar. Acabei fechando por 900 e conheci quem conseguiu 800. Enfim, dependerá do horário e de sua habilidade de negociação.

Outra dica é observar bem o que a agência te oferece. Há algumas que te dão bicicletas para passear no salar ou oferecem alguns outros serviços como fotos com luzes na noite. Então pense bem em quê você procura e decida pela melhor agência.

Enfim, relato a minha experiência:

 

Dia 01

Depois de muito procurar decidi ir comer algo porque tinha muita fome. fui a feira e comprei um pastel de queijo com uma bebida mista acho que era uma chica, por 8 bolivianos. Acabei pedindo outro pastel pela fome, mas me arrependi um pouco. Para mim, de modo geral, as frituras na Bolívia são carregadas de óleo, digo, não enxugam o excesso para servir. literalmente pingava óleo na minha roupa.

Voltei a minhas buscas e fechei com uma agência por 900 porque eu era a última vaga do carro, comigo estariam dois casais ingleses que haviam pagado extra por uma guia em inglês. Para a nossa "sorte", um dos casais não apareceu e nos deixou esperando por um tempo até que saímos sem eles e se somou ao grupo, um outro casal que faria apenas o tour de um dia com a gente.

Fomos direto ao cemitério de trens, tiramos algumas fotos e ali já percebemos a desabilidade da nossa guia com as fotos... hehe, seguimos para um lugar que é como um mercado com algumas lojas de souvenier e também onde você pode aprender um pouco sobre o processo de curação do sal. seguimos para o salar propriamente dito, estava bem bonito e super inundado. Chegamos até o point de encontro super famoso onde está o monumento do rally Dakar, as bandeiras e o antigo hotel de sal que agora serve apenas como lugar para comer, usar o banheiro (5 bolivianos) e comprar lembrancinhas.

almoçamos ali e seguimos para o salar outra vez, supostamente aqui deveríamos haver ido às esculturas de sal, mas não fomos. Ficamos muito descontentes com o serviço da guia de modo geral, não nos dava nada de informação sobre os lugares, não tinha autoridade e nos fazia perder muito tempo... Exemplo disso foi quando paramos o carro para tirar fotos e ao sacar os bancos ela simplesmente nos pergunta: "alguma ideia para fotos?" enquanto viamos os outros grupos de longe super bem posicionados com os guias os oriendanto sobre o que fazer, ficamos perdidos e perdemos muuuuito tempo ali só tentando recriar poses e ao final ela não conseguia tirar as fotos. Parecia que era seu primeiro trabalho, mas ela dizia já ter 2 anos de experiência. Começamos a tirar nossas próprias fotos e já não esperar por ela.

voltamos a cidade para dormir e sairíamos na manhã seguinte. Aqui ficamos um pouco decepcionados e confusos porque supostamente não deveríamos voltar para a cidade mas sim dormir em algum lugar no trajeto. No final das contas dormimos bem e tivemos um bom jantar e café da manhã.

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chegada a Uyuni

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café da manhã na feira (pastel de queijo e chicha por 8 bolivianos)

cemitério de trens com o casal inglês que me acompanhou no tour

cemitério de trens com o casal inglês que me acompanhou no tour

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chegada ao salar

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monumento Rally Dakar

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monumento das bandeiras

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antigo hotel de sal, agora restaurante.

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minha guia que mais atrapalhava que ajudava

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Dia 02

Saímos rumo ao deserto, agora com um novo casal no acompanhando. Paramos em um lugar com várias formações rochosas, a imaginação rola solta e você consegue ver várias formas nas rochas.

o passeio fica mais interessante ao passar pelas lagoas. São várias ao longo dos dois dias e de vários nomes geralmente de acordo com a coloração de suas águas. Daí você começa a avistar os tão famosos flamingos.

Paramos para almoçar e seguimos nossa viagem. conhecemos a árvore de Pedra (uma rocha com formato que lembra uma árvore), há alguns lugares que você percebe que são coisas que as pessoas inventam para poder ter o que fazer no deserto hehe, mas não desmerece a beleza do lugar. seguimos para a Lagoa vermelha, aí precisamos pagar uma entrada de 150 bolivianos, a parte do valor com a agência, para poder entrar ao parque.

Seguindo viagem passamos pelos geysers bem rapido já no fim da tarde. è tudo bem interessante, mas o fedor de ovo é insuportável, ninguém fica ali muito tempo, sem contar que o vento estava forte e super frio.

Chegamos ao lugar onde iamos passar a noite quando já estava escurecendo, uma pena porque queríamos aproveitar a vista nas aguas termais.

Jantamos e como percebi que meu grupo não estava com coragem de ir se molhar, procurei outras pessoas. Se você quiser entrar nas termas, precisa pagar 10 bolivianos. dependendo da hora, já não tem ninguém lá e você pode até ir de graça. Eu tive que pagar kkk

Nesse dia geralmente se faz a ilha dos cactos tbm, se não me engano, mas como o salar estava inundado, não havia como chegar lá. na verdade, demorei em decidir pelo tour de tres dias justamente por saber que há lugares que não se pode chegar nessa época. lembro de ter visto um video antigo de uma youtuber "Amandinha por aí" e havia comentado, sem esperança que me respondesse a tempo, se valia a pena ou não fazer esse tour em época de inundação e como ela me respondeu toda animada dizendo que sim, resolvi acreditar.

Desci as aguas termais com um grupo e foi a melhor decisão que poderia ter feito! Depois de uma experiência não tão boa no salar por conta da guia, estar ali naquelas aguas quentes sob aquele ceu surpreendentemente estrelado não tem explicação. Sem dúvidas a minha parte favorita de toda a viagem!

Depois chegou um grupo de brasileiros que estava de expedição e para a minha a surpresa, juntamente com a youtuber que me havia respondido o comentário no video que me fez decidir pelo tour. Rimos da situação e depois de ficar de molho por um bom tempo voltei ao quarto onde dormia meu grupo.

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primeira parada

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tentando fazer no deserto o que não conseguimos no salar

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lagoa vermelha (Laguna roja) 

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arvore de pedra

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meu grupo nos geysers fedorentos (Becca, Ben, Sam, Emma e eu)

 

Dia 03

Tomamos nosso desjejum e agora meu grupo estava animado para visitar as termas. Os acompanhei e dessa ve não tinha ninguém cobrando, ou seja, eles entraram de graça kk. Tudo estava muito bonito. É bom poder olhar a paisagem mas confesso que prefiri muito mais a experiência noturna. Sem contar que o sol com o calor das aguas não ajuda muito (mesmo estando frio afora).

seguimos viagem e chegamos ao Deserto de Dali, supostamente recebe esse nome por parecer à obra do pintor. Para mim não parecia e não tinha nada de diferente rs, mas acho que depende muito de onde você está posicionado, porque ao sair com o carro e tomar mais distância consegui ver mais beleza e uma certa semelhança.

visitamos outras estruturas rochosas, chamado alguma coisa Itália... não me lembro bem. acredito que o nome era porque algumas rochas pareciam colunas gigantes, o que poderia lembrar algo da Roma antiga. Não estou muito certo e minha guia também não soube dizer o porquê (novidade).

Passamos pela villa de San Cristóban rapidamente para uma ultima ida ao banheiro antes de voltar a Uyuni e terminar nosso tour.

Chegando a cidade, o casal do grupo que começou o tour no segundo dia foi para a pousada acompanhado pela guia enquanto o primeiro casal estava decidido a pedir reembolso da tarifa paga pela guia. Só que como eles não falavam espanhol e nem a dona da agencia falava inglês, adivinha para quem sobrou? Tive que traduzir e interceder por toda a negociação, me senti o próprio advogado. Ao final a guia regressa e ninguém teve coragem de falar mais nada kkk

na verdade, acho que a dona era muito tímida e tinha vergonha de discutir com a guia na frente de todos. Terminou pagando todo o valor para a guia e devolvendo metade do valor para o casal.

Daí encontrei uma menina que estivemos em contato durante todo o percurso, porque nos encontrávamos sempre nas paradas e inclusive foi com seu grupo que fui as aguas termais. e decidimos ir juntos a Potosí naquela mesma tarde/noite. Fomos ao terminal e conseguimos um bus por 35 bolivianos.

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aguas termais 

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Italia não sei o quê...

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Becca, Ben e eu na Itália kkk

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mais da itália, isso estava muito muito alto. não parece porque tomaram a foto de cima tbm, mas minhas pernas estavam bambas. Se pode notar a altura comparando com a estrada lá em baixo.IMG_1050.thumb.JPEG.daef236da9669cdc0d745e20a64f68a8.JPEG

Igreja da villa de San Cristóban. dizem que foi a primeira da Bolivia, ou a mais antiga.

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meu amado grupo ❤️ 

 

Considerações finais

Se quer melhor experiência: Busque a agência conforme o que você quer! Almoço ao ar livre no deserto, passeio de bicicletas, fotos noturnas do salar... Não são todas as agências que fazem, então escolha bem.

se quer melhor preço: Pechinche até não poder mais e aconselho a buscar mais perto do horário de saída, onde estão mais desesperados para completar o carro, obviamente há algo de risco.

O que levar:

Protetor solar e labial. Se for para esquecer um que seja o solar, você vai queimar mas ainda pode colocar um pano na cara, só que o labial não tem jeito! kk minha boca rachou toda e não só pelo salar, A Bolívia de modo geral estava acabando com minha boca e demorou bastante para voltar ao normal. doía sempre.

Dinheiro físico. sempre existirá uma taxa para algo, impressionante. para ir ao banheiro, para pagar uma entrada... tenha sempre em mãos seus bolivianos.

Roupa de frio. nessa época não está tão frio e vc passa a maior parte do tempo dentro do carro o que ajuda porque o frio vem basicamente do vento. Muita gente me havia assustado dizendo que eu ia morrer de frio e fui pensando em comprar roupa no caminho, mas, sinceramente, minha única jaqueta foi o suficiente.

Acho que é só isso, se tiver alguma dúvida só comentar. 

A Bolívia é um lugar incrível e super barato, recomendo demais. BOa viagem ;)

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resultado da minha boca rs

Parabéns por mais esse ótimo relato! Abraço.

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Em 13/04/2025 em 14:18, miranlauberf disse:

isso não é chicha, é api! é um café da manhã bem típico ali da região, bem clássico em oruro por exemplo, ir em alguma feira e pedir api con pastel. também é de maiz morado, mas api é feito tipo da farinha do milho misturado com água e especiarias e não é fermentado, então não é alcoolico a ocontrário da chicha

SIm! kkk obrigado por lembrar. Eu sabia que me havia confundido mas não me lembrava o nome no momento haha. vou consertar 

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