Ir para conteúdo

Patagônia no inverno (Agosto) Vale a pena?

Ir para solução Solucionado por Alan Rafael Kinder ,

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Fala galera!

Depois de cancelarmos nossa ida à Patagônia em 2025 por conta do susto no s preços argentinos, estamos pensando em tentar realizar essa aventura em 2026. Porém, só teríamos disponível o mês de agosto, em pleno inverno no hemisfério sul.

Dito isto, e considerando as cidades de Ushuaia, El Calafate e El Chaltén, o que perderíamos nos passeios caso fôssemos no inverno? Muitas trilhas fechadas? Atrações sem funcionar?

Abraço!

• Colaboradores
  • Solução
Postado

Buenas,

Não posso falar sobre Ushuaia pois só estive lá em conexão.

A respeito de El Calafate, a Hielo y Aventura (operadora oficial das atividades no Glaciar Perito Moreno) aponta em seu site (https://hieloyaventura.com/pt/) que mantém as atividades no mês de agosto.
Outras atividades na cidade podem sofrer restrições devido a época, sugiro consultar os operadores de cada atração.

Quanto a El Chaltén, as trilhas se mantém abertas ao longo do ano, sem qualquer restrição durante o inverno.
Entretanto podem haver restrições ocasionais em decorrência de eventos climáticos - a critério dos guardaparques, que são autoridade dentro do parque.
Segue link do folheto (em inglês) atualizado da zona norte do Parque Nacional Los Glaciares: https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/2019/06/folleto_senderos_zona_norte_pnlg_ingles_2024.pdf

No geral, o inverno não é mais um impedimento para visitar a região sul da Patagônia - mas naturalmente você encontrará menos estrutura disponível (especialmente em relação a hospedagem, alimentação e serviços básicos como transporte e lavação).
Além disso, a neve pode ser um desafio considerável até mesmo para hikers de longa data (e que não tenham prática nesse tipo de ambiente) - os senderos de El Chaltén, por exemplo, são fáceis de identificar, entretanto na neve o trajeto se esconde, podendo oferecer riscos.

• Gostei! 2
  • Colaboradores
Postado (editado)

Olá!

Em Ushuaia, no inverno, também é alta temporada. Há os passeios de neve e o Parque Nacional continua aberto, bem como as principais trilhas. A única coisa que você perde são os pinguins, que já foram para os trópicos em busca de águas mais quentes.

Já em relação a El Calafate e El Chaltén, concordo com o Alan. As atrações continuam disponíveis, mas muitos estabelecimentos comerciais fecham, pois inverno é baixa temporada por lá. Se o seu foco for trilhas, sugiro segurar uns meses se houver possibilidade e ir a partir de outubro, quando a ocorrência de neve já é menor.

Editado por luizh91
  • Gostei! 2
  • Membros
Postado

O Luiz e o Alan disseram bem. Ushuaia pode ser ainda mais caro no inverno, porque é alta temporada. Mas a cidade funciona normalmente, com toda sua estrutura. 

Em El Chalten as trilhas podem ser fechadas por condições climáticas específicas e, mesmo que não fechem, vc pode esperar neve e/ou lama, trilhas, que são bem sinalizadas, podem ficar difíceis (e/ou com certo grau de perigo) de se fazer pois as sinalizações podem ficar escondidas. E bastante frio, com certeza (em novembro eu cheguei a pegar 3º durante a trilha do fitz roy. Imagino no inverno...).

El Calafate tem o perito moreno, que funciona o ano inteiro, mas é bem caro.

Na minha opinião, o mês mais legal para fazer a patagônia é novembro, porque vc pode pegar neve, lagos descongelando, as trilhas estão (normalmente) em perfeitas condições. E ainda é baixa temporada, então está menos caro e é menos cheio.

• Gostei! 2
  • Membros
Postado

Galera, muito obrigado pelas respostas. 

Estou pesando muito os custos para o próximo rolê. Mas Patagônia é um lugar que quero muito ir e muito embreve.. afinal é um local que exige do físico nas trilhas né? rs

• Colaboradores
Postado

Cara, bem de boa, eu aguardaria a situação econômica da Argentina se estabilizar - porque nesse momento tá impeditivo (uma refeição básica sai na faixa dos 150 BRL).

E a Patagônia Argentina costumeiramente já é mais cara que a região norte do pais, e por fim, somado a questão das cobranças nas trilhas de El Chaltén... são tantos fatores negativos que realmente pesam muito na hora de escolher como um destino de viagem.

Porém, se dinheiro não for um empecilho - só vai porque lá é extraordinário! :D

Eu certamente voltarei para lá no futuro, por enquanto fico apenas acompanhando.

• Gostei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...