Membros de Honra peter tofte Postado Junho 1, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 1, 2011 Mochileiros mergulhadores: Estive mergulhando no Ceará neste último final de semana. Terra e mar que Murillus conhece bem. Impressionante a quantidade de vida no navio do Pecém (Baron Dechmont, afundado pelo U-507 em 1943). Os cardumes de ciobas grandes nadando pelos destroços, xareus e guarajubas passando a todo momento, arabaiana, tartarugas, arraias (manteiga e chita), lagostas , polvo. Dentre aqueles que conheço é o naufrágio onde vi a maior quantidade de vida marinha no Brasil. Um destaque para 3 grandes arraias manteiga enterradas na areia, nas suas "camas", ao lado do naufrágio. Uma delas, curiosamente, era rajada. Mas o que chamava a atenção era o grupo de 8 bijupirás que estavam ao lado dela, alguns até deitados na areia. Ela se movia um pouco e os bijupiras acompanhavam. Na volta para o barco relatei meu espanto com o fato e a explicação veio fácil. A arraia cercada pelo bijupirás estava prenha e iria parir a qualquer momento. Os bijupiras adoram filhote de arraia e estavam esperando o almoço!!! Acho que se vcs entrarem no site da Mar do Ceará encontram o vídeo que foi feito na ocasião, ou então no You Tube (não sei agora o link). O navio do Macau (acho que era um navio tipo Liberty ship, afundado em 1961), ele estava totalmente invertido, com o casco para cima. Menos vida marinha que o do Pecém, mas a quantidade de tubarões lixa graúdos dentro dele era brincadeira. Era quase possível ir de popa a proa por baixo dele, de um compartimento para outro. O Ceará representa uma interessantíssima alternativa de mergulhos, especialmente de naufrágios. Ano que vem vou tentar o petroleiro do Acaraú (acho que é o Eugene V.R. Thayer), afundado por um submarino italiano. Este está bem distante da costa. Abraços, peter Link para o comentário
Membros de Honra murillus Postado Junho 6, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 6, 2011 Peter, O Ceará representa uma interessantíssima alternativa de mergulhos, especialmente de naufrágios Cetamente... Mergulhos incriveis... Ano que vem vou tentar o petroleiro do Acaraú (acho que é o Eugene V.R. Thayer), afundado por um submarino italiano. Este está bem distante da costa. Quando vier de um alo com antecedencia que a turma prepara algo pra recepciona-lo... Link para o comentário
Membros de Honra peter tofte Postado Junho 6, 2011 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 6, 2011 Valeu Murillus! Quem sabe vc possa ir também para fazermos esta expedição juntos! Daqui da Bahia é um pouco mais fácil, pois para Fortaleza são cerca de 1,5 horas de vôo. Abs, peter Link para o comentário
Posts Recomendados