Ir para conteúdo

Autorização para menor VOLTAR do exterior sem os pais - como funciona?

Ir para solução Solucionado por Juliana Champi ,

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Vamos viajar ao Peru em breve, e o filho de 17 anos estará conosco... mas ele volta de Cusco com a família da namorada enquanto eu e Gui seguiremos viagem por mais duas semanas após a partida deles.

Portanto, na ida ele estará acompanhado de ambos os pais, mas na volta não. Não estará desacompanhado, mas não estará com os pais!

Eu já revirei o site da Latam Peru e Brasil e só encontro informações pra deixar o país de residência, nada sobre voltar sozinho pro país de origem ou algo que me auxilie.

Tem basicamente isso: 

• Autorização de viagem* (se viaja sozinho  ou com adultos maiores de 18 anos de idade que não sejam os pais ou parentes próximos): deve apresentar autorização ou passaporte com autorização de viagem desacompanhado.

Eu vou fazer a autorização de viagem pra ele como se ele fosse viajar sozinho desde o Brasil, peguei um modelo no gov.br, mas obviamente este modelo está em português. É assim mesmo? Em português?

Eu não conheço ninguém que tenha mandado o fio pá fora sozinho sem agência, rs, é sempre com agência de intercâmbio, disney e essas coisas, e ninguém se lembra da autorização direito...

Se alguém aqui já despachou os filhos pra gringa e se lembra, pode me dar uma luz se é assim mesmo?

Obrigada.

• Colaboradores
Postado
37 minutos atrás, Juliana Champi disse:

... na ida ele estará acompanhado de ambos os pais, mas na volta não. Não estará desacompanhado, mas não estará com os pais! ...

Meus sobrinhos tem autorização no passaporte, mas nunca usaram.

neste site da embaixada brasileira em lima, tem orientações e lá embaixo um formulario/autorização portugues/espanhol que me parece para residente peruano. E tanto lá como no 2o link diz  "De acordo com a Resolução 131 de 26/05/2011 do Conselho Nacional de Justiça, deve ser apresentada a autorização de viagem para que o menor brasileiro possa sair do Brasil"

https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-lima/sc/autorizacao-de-viagem-para-menores

Como o lindo de nosso pais é que podemos confiar em informações dos sites oficiais sem precisar conferir (coff coff, rs).
https://www.gov.br/mre/pt-br/consulado-chicago/servicos-consulares/autorizacao-de-viagem-para-menores

"Observação: Não há necessidade de autorização de viagem para a entrada de menores no Brasil, somente para sua saída."

Vai saber se na pratica no check-in e embarque lá no Peru não irão perturbar... também gostaria de ler depoimento de alguem recente...

Quando descobrir ensina aqui. :)

• Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
  • Colaboradores
Postado

obs. o 2o link é de consulado em Chicago. Não sei se acordo bilateral exclusivo com EUA. Eu procuraria informação especifica de saida no Peru, pois na entrada no Brasil não terá problema.

• Colaboradores
Postado
19 minutos atrás, D FABIANO disse:

Criar um caso na LATAM é o caminho, fonte segura. Está na página deles como "criar" ou seja,perguntar, para você ficar documentada.

Boa, nem sabia disso! Obrigada!

• Colaboradores
Postado
13 minutos atrás, renata83 disse:

Meus sobrinhos tem autorização no passaporte, mas nunca usaram.

Eu queria ter feito isso da última vez mas deu algum BO que não consegui.

13 minutos atrás, renata83 disse:

para que o menor brasileiro possa sair do Brasil

Pois é, isso eu vi, mas ele vai sair daqui com a gente, rs!

14 minutos atrás, renata83 disse:

Vai saber se na pratica no check-in e embarque lá no Peru não irão perturbar... também gostaria de ler depoimento de alguem recente...

Quando descobrir ensina aqui

Eu sinceramente acho que não vão pedir nada, mas melhor evitar a fadiga né? Vou "criar caso" kkkk adorei isso, com a Latam e compartilho aqui!

Obrigada!

• Gostei! 1
  • Colaboradores
Postado (editado)

Caso ele encontre alguma dificuldade, bastaria ele cometer algum crime que resulte em extradição - visto que no Peru a maioridade penal ocorre aos 18 anos.

Talvez ele ficaria detido no decorrer do processo, mas é seguro assumir que voltaria ao Brasil após algum período.

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Hahahaha! 3
  • Membros
Postado

@Alan Rafael Kinder Ficou louco?Sabe lá como é o tratamento de presos,não importa a idade,em um lugar paupérrimo e desgovernado como Peru há anos?Além de que ele precisa voltar para estudar, senão poderia ficar com a Ju e,preso por meses,estudaria com os traficantes peruanos, que tem muitos por lá, tanto que o cartão do BB não pode ser usado nesse país devido a existência de quadrilha e mais quadrilha. 

• Colaboradores
Postado
3 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Caso ele encontre alguma dificuldade, bastaria ele cometer algum crime que resulte em extradição - visto que no Peru a maioridade penal ocorre aos 18 anos.

Talvez ele ficaria detido no decorrer do processo, mas é seguro assumir que voltaria ao Brasil após algum período.

hahauaha mas que ótima ideia não? kkkkk

1 hora atrás, D FABIANO disse:

@Alan Rafael Kinder Ficou louco?Sabe lá como é o tratamento de presos,não importa a idade,em um lugar paupérrimo e desgovernado como Peru há anos?Além de que ele precisa voltar para estudar, senão poderia ficar com a Ju e,preso por meses,estudaria com os traficantes peruanos, que tem muitos por lá, tanto que o cartão do BB não pode ser usado nesse país devido a existência de quadrilha e mais quadrilha. 

Ele tá zuaaaaaano Fabiano! rs

• Hahahaha! 1
  • Colaboradores
Postado
Agora, Juliana Champi disse:

hahauaha mas que ótima ideia não? kkkkk

Ele tá zuaaaaaano Fabiano! rs

Aquele singelo momento que falta no fórum alguns gif's para ilustrar uma resposta.

Senhor...

• Hahahaha! 4

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...