Membros submarcos Postado Maio 21, 2011 Membros Postado Maio 21, 2011 Galera, em dezembro estive no Sertão Zen. Passei um perrengue mas ao final deu tudo certo. Vou contar aqui o perrengue, a parte legal postei no meu blog. http://tupitravel.blogspot.com/2011/02/sertao-zen.html Bem, me preparei para uma caminhada de 4 dias, iria até o Sertão Zen e desceria o Vale do Rio Macaco até chegar no complexo de cachoeiras do rio Macaquinho. Audacioso, não? E era mesmo, ainda mais porquê o faria sozinho. Como não poderia dividir peso com ninguém minha mochila, uma Crampon 77 da trilhas e rumos, ficou lotada, pesando 16,5 kg sem a água. É minha primeira mochila desse porte e eu não sabia o que eram quase 20 Kg nas costas. Até cogitei que seria muito peso, porém acreditei que andar com ela durante 4 horas em solo plano era suficiente para crer que não era tanto. Ledo engano, logo na primeira serra, das duas que dão acesso ao Sertão Zen, senti o peso da mochila dobrar. Não era o fim, mas dificultou bastante. O tempo, alternava entre sol e chuva, a temperatura era amena e estava bem úmido. Isso tudo, somado ao corpo sempre molhado fez diminuir a sensação de sede e cometi o segundo erro, não bebi água o suficiente. Foram apenas 4 litros durante todo o percurso, muito pouco para a distância, o calor e o peso que carregava. Não percebi na hora, claro, porém mais tarde viriam as consequências. Cheguei na cachoeira as 16:30 horas, bem mais tarde do que o previsto. Preparei a janta, o acampamento, e contemplei a paisagem. Meu cantil tinha pouca água, aproximadamente 300 ml, e precisava enche-lo. Quem conhece o Sertão Zen lembra da cor da água, bem vermelha por conta da grande quantidade de substâncias com ferro presentes. Teoricamente não é um empecilho, mas na hora ela me parecia intragável. Pensei que os 300ml seriam suficientes para passar a noite e resolvi não toma-la. Sertão Zen e suas águas vermelhas. A noite foi uma experiência única! Como fui sozinho e não tinha uma barraca para uma pessoa levei minha rede Kampa Joy, cordeletes e lona, como podem ver abaixo. Sinceramente, eu nunca passei tanto medo na minha vida!!! Acho que por acampar de rede e não ter a "proteção" da barraca me senti demasiado exposto à toda natureza a minha volta. Não tinha lua, a fogueira só fazia fumaça, ventava muito e os bichos estavam a solta. acampamento. Deitei as 21 horas, escrevi no diário e me preparei para dormir. Mas não consegui, qualquer barulho me despertava, o vento me despertava e quando não era o vento.. Bem, la pelas 23 horas escutei algo mexendo na minha sacola de lixo, me assustei, criei coragem, liguei a lanterna e fui ver o que era: um rato do mato enorme procurava alimento no meu lixo! Ficou estático olhando para a lanterna e percebi que ele não sairia dali enquanto não pegasse o que queria. Me levantei, tirei o lixo da sacola e deixei o "ratinho" terminar seu trabalho. Quando acho que vou dormir, escuto um barulho e ligo novamente a lanterna, algo que eu fazia de 15 em 15 minutos, e vejo minha mochila sendo atacada por milhares de formigas vermelhas cabeçudas. Pensei logo na minha maleta de comida, que por sinal estava bem fechada e limpa. Tratei logo de me proteger como dava e tirar as formigas com um graveto, retirei a maleta da mochila, pendurei as duas em uma árvore e urinei no tronco sem saber se isso faria algum efeito. As formigas não voltaram. Eram aproximadamente 05 horas da manha e eu não tinha dormido nada, apenas pesquei a noite toda! Levantei as 06:40 pois queria ver o sol nascer. Lá o Vale do Rio do Macaco segue para o leste e deveria ser incrível o sol nascendo naquele visual. Subi umas pedras a direita da cachoeira e me preparei para a alvorada, porém estava nublado! Percebi no local vários coquinhos quebrados e uma pedra, ou é macaco ou gente, mas quem quer que seja escolheu um ótimo lugar para uma refeição. Como não veria o sol desci e fui preparar o café. coquinhos. Senti vontade de urinar e quando tentei urinei pouco e amarronzado,(diferente da noite quando a cor e quantidade eram normais) nessa hora me assustei de verdade! Pensei alguns segundos e percebi que a boca estava seca, a pele também e nas fotos os olhos estavam fundos. Eu estava desidratado, abortei imediatamente a viagem, arrumei minhas coisas, enchi meu cantil de água vermelha e bebi avidamente, me hidratei cerca de uma hora antes de voltar pela trilha. Na volta não choveu e o sol estava implacável. Não cometi o erro novamente mas os danos já estavam feitos e o organismo demora a se recuperar. Eu bebi água a manha inteira e só fui urinar a tarde, a cor não mudava era sempre amarronzada.(No hotel percebi que a urina estava na verdade vermelha e dias depois quando fui ao médico fui informado que tive uma hematúria, sangramento nos rins por esforço, o que geralmente não é grave, mas se não beber muita água o sangue pode coagular no rim e ai sim complica, irônico não?) Segui firme pois sou teimoso e não desisto facilmente, mas caminhava 2 minutos e parava 1, quase larguei aquela mochila de 100 kg no Sertão, quase pedi arrego, quase fiz uma oração, mas continuei até o fim, até o Átrio hotel, sempre caminhado. me preparando para a viagem. volta, pouco antes da serra. Citar
Membros de Honra peter tofte Postado Maio 21, 2011 Membros de Honra Postado Maio 21, 2011 Puxa Marcos, que perengue! Quanto ao lixo, aprendi cedo que devemos pendurá-lo bem alto. Idem a mochila com comida,se não estiver dentro de uma barraca. Os ratos podem até roer a mochila para acessar a comida. Quanto a bichos e ficar a noite acordado isto com o tempo vc se acostuma e perde o receio. Não tem bicho maior que vc lá. Normalmente os bichos fogem. O rato do mato não correu porque ficou encandeado pela luz. E onça é difícil num lugar assim frequentado. O negócio da desidratação é preocupante. Vc deve ter suado muito. Normalmente para mim 4 litros de água são suficientes. Desencana em relação a cor da água. Eu bebi dela e não tive problema. O problema maior acho que foi a hematúria e talvez seja bom fazer mais alguns exames. Exercício demasiado é apenas uma das causas possíveis. Até mesmo alguns medicamentos causam ou mimetizam a hematúria. Parabéns pela aventura. Apesar dos perengues sempre é um aprendizado e apesar de tudo vc meteu as caras. Abs, peter Citar
Membros WEMERSON Postado Agosto 2, 2011 Membros Postado Agosto 2, 2011 Marcos apesar do perrengue se pretender ir novamente, me contacte, topo a aventura estive la em outubro passado mas não tive a coragem que voce teve, estava so tambem; quero fazer a travessia leste, varios dias na natureza. Parabéns pela aventura Citar
Membros Aplicativo Postado Janeiro 28, 2012 Membros Postado Janeiro 28, 2012 Parabéns pela sua jornada meu amigo, muita coragem! Achei sensacional, quero poder sentir o mesmo prazer que você neste lugar. Um grande abraço, e mais uma vez parabéns! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.