Membros flaviossoares Postado Março 27 Membros Postado Março 27 4 horas atrás, absfernandez disse: Tenho muita vontade de conhecer, já ouvi dizer que Vila Velha é uma cidade com ótima qualidade de vida para se morar e há o festival de forró em Itaunas, Aracruz. Eu que sou de São Paulo sempre recebi essas informações que é um lugar perigoso, que é a periferia do Rio de Janeiro, mas acho muito engraçado e irônico quando um Paulistano ou Carioca criticam algum lugar dizendo que é perigoso. Realmente a logistica dificulta a ida ao estado, ainda mais com os preços elevados das passagens para meros mortais como eu. Quando surge a oportunidade eu prefiro ir para a Bahia ou até mesmo para o Rio do que me arriscar para ES ou até mesmo BH. Mas é justamente esse meu ponto… a percepção de insegurança lá, para mim, foi uma novidade… Creio que seja pelo fato de SP e RJ você já vai antenado para isso… Ali não.. talvez por falta de conhecimento meu, não tinha essa percepção… que foi acentuada agora com o depoimento do amigo @D FABIANO, confirmando essa percepção… Penso que é um local que vale conhecer… retornar, aí vai da avaliação de cada um… eu já fui duas vezes e não pretendo retornar pois vejo melhores opções em custo e benefício Citar
Membros rodrigo.viana Postado Março 27 Membros Postado Março 27 Como bom mineiro já fui muito para ES, desde Itaúnas, divisa com Bahia até Maratízes com foco, claro, Guarapari! Vitória e a região metropolitana eu não conheço, mas pelos relatos, acredito que não fez falta. Hoje em dia eu prefiro não ir pela logística, as estradas são ruins, passagens aéreas caras, mas quem tiver interesse e disposição vai gostar de conhecer. Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Março 27 Colaboradores Postado Março 27 (editado) Eu conheci de Vitoria pra baixo, e não concordo que o estado seja tão subestimado assim, vou explicar: 1 - Vitoria é uma cidadezinha até que bacaninha, planejada, não me senti insegura como não me sinto insegura em Brasília... porém acho que são situações semelhantes. A cidade em si, bonitinha, está cercada de cidades muito maiores e violentas. Não vou entrar no mérito aqui de rio e sp serem mais ou menos violentas, mas imagino que não seja a "fama" de violenta da cidade que afugente os turistas, haja visto que temos "propaganda negativa" muito mais intensas com rio e fortaleza por exemplo, e elas vivem lotadas de turistas! 2 - As praias, sim, quintal dos mineiros como a @Nani84 já pontuou haha, são beeem fraquinhas. Mas reconheço que conheci a parte mais feia do estado, que as praias bonitas estão de Vitoria pra cima, como Itaúnas... mas aí é aquela coisa, Itaúnas já tá praticamente na Bahia, e não julgo quem prefira mil vezes a Bahia pq o leque de praias bonitas é muito maior! 3 - A comida poderia ser um atrativo, pq é boa... mas aí entramos numa coisa que acho que não li aqui... o estado investe pouco na "propaganda" do estado e não há uma cena gastronômica que se destaque. Esse lance da FALTA propaganda, da divulgação de ativos turísticos, tb acomete estados como Piauí por exemplo, que é bacana... mas que está ali espremido entre gigantes mais famosos turisticamente. Desta forma, considero que o ES não é tão incrível assim a ponto de ser o mais subestimado, mas concordo que talvez ele sofra um apagão turístico pelos motivos acima e tb pela falta de investimento em estrutura (estradas, voos e etc). Editado Março 27 por Juliana Champi 3 Citar
Membros Crom Postado Março 27 Autor Membros Postado Março 27 Mesmo as notícias de criminalidade do ES não são tão divulgadas quanto as de SP e RJ... Citar
Colaboradores Nani84 Postado Março 27 Colaboradores Postado Março 27 5 horas atrás, renata83 disse: E preço... terrivel! Quase 600 para ida + volta em maio/junho/julho, de/para rj ou sp A questão é essa, saindo de RJ e SP TUDO é sempre mais barato, agora de outros Estados 🥴. Eu acabei de comprar passagens pra Salvador saindo daqui de BH pra final de janeiro, paguei 644 em voo direto. Simulando pra VIX no mesmo período está na faixa de 1670 com paradas e mais de 2000 em voo direto. Então pelo menos saindo daqui de BH sempre fica mais vantajoso ir pro nordeste. 1 Citar
Membros rafa_con Postado Março 27 Membros Postado Março 27 Fui ao ES em dezembro de 2021. Passei brevemente por Vitória, Vila Velha e fiz um bate e volta em Guarapari. Não me lembro de me sentir insegura, inclusive quando nos apavoraram quando disse que ia comer a moqueca capixaba na Ilha das Caieiras. Moradores locais disseram pra eu nem chegar perto. Mas mesmo sendo em meio as comunidades, não me senti insegura indo de Uber e nem tive problemas pra aceitarem a corrida. No geral, tbm não achei que estes locais que visitei foram mega atrativos, não vi nada muito especial, foi mais pra dar um 'check' no estado do que qualquer outra coisa. Porém, ainda quero voltar no ES para conhecer o Pico da Bandeira. Sei que é na divisa com MG, mas ainda é meio a meio. 4 Citar
Membros Roberto Brandão Postado Março 27 Membros Postado Março 27 Eu acho Sergipe o estado mais subestimado do Brasil. Citar
Membros D FABIANO Postado Março 27 Membros Postado Março 27 @rafa_conSa ia que nunca fui a Ilha das Caieiras?Sabe por que?Porque o que você viu é dos anos 2000,antes pertencia a uma das favelas mais perigosas do país,o Lixão,de onde saiam várias das empregadas lá de casa.A curiosidade é o porquê do nome.Originalmente,a cidade tinha menos de 10 mil pessoas, quando nasci já estava em crescimento, mas só a pobreza,eu quando se fala em pobre é pobre mesmo, sem nada.Dizem os livros de história que éramos obrigados a estudar, pois aparecia no vestibular,que houve uma migração em massa provocada pelo êxodo dos cafeicultores que tiveram as terras compradas por trocados para implantação da Aracruz Celulose e,consequentemente, plantações de eucalipto. Isso mudou o clima e a dinâmica da população do estado, junto com a construção de portos em Serra,Anchieta e Barra do Riacho. Isto mudou a economia do estado e foram,além desses migrantes,outros.Mas não havia infraestrutura, e acabaram formando barrrracos dentro do lixo,porque o bairro São Pedro, hoje urbanizado, era um grande depósito de lixo. Lembro muito bem do mau cheiro e da pobreza do lugar até o prefeito Vitor Buaiz destinar o lixo para uma usina de lixo, da qual o jovem aqui que escreve,participou da inauguração em 1990.Em 1991,João Paulo II visitou o estado, queria ver aquele que era "o lugar de toda a pobreza " que começava a acabar.E acabou,pois São Pedro foi urbanizado e hoje, dizem, que tem casas boas lá. Há mais de 40 anos não vou nem perto excetuando-se a vez da inauguração da usina de lixo. Lá,saiu de casa,tem crime. Citar
Membros D FABIANO Postado Março 27 Membros Postado Março 27 @absfernandez Itauna está em Conceição da Barra, a mais de 300 km ao norte. Para se chegar, tem que enfrentar 4h de estrada ou,não sei se ainda tem, pagar um vôo a Azul ao aeroporto de Linhares e depois mais 100 km de estrada,é a última vila do estado,estive conhecendo uma vez que fui a casa de praia da família em Porto Seguro. 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Março 27 Membros Postado Março 27 @Juliana ChampiO natural do ES não gosta de turismo. Não sei se por inveja ou burrice mesmo,porém vivem com comentários maldosos em nossas costas. O ex deputado José Carlos Gratz era bandido e foi preso por anos,mas nos anos 90 era o coroné do estado. Presidente da Assembreia como dizia, pois pregava sermos burros e fanáticos religiosos,afirmava "ser um turista um estrangeiro que não contribuia em nada com o estado ",sendo a frase principal dele:"O Brasil precisa dos portos do ES,mas o ES não precisa do Brasil, pois não gosta de outros povos metendo as fuças aqui ".Após mais de 20 anos, pois ele foi preso em 2002,eu sei o motivo:era não descobrirem aquilo que eu e minha mãe descobrimos ao mudar para o Rio. Lá era um estado que havia parado no tempo graças à essas ideias, que estão enraizadas no povo local. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.