Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado (editado)

[align=justify][t3]Dia 5: E o couchsurfing fazendo a diferença na minha viagem.[/t3]

Reservei o dia para fazer um city tour organizado pelo pessoal do CouchSurfing de Porto. O ponto de partida foi as 09h30 em frente da Igreja de São Martinho de Cedofeita, considerada a igreja mais antiga de Porto, não se sabe exatamente quando a construção original foi erguida, uns dizem que é de 450 e outro de 560. Passou por algumas transformações para se manter em pé até os dias de hoje.

O dia foi bem cheio e o roteiro foi o seguinte:

:arrow: Igreja de São Martinho de Cedofeita (Largo do Priorado)

:arrow: Bar Galeria de Paris (Rua Galeria de Paris, 56)

:arrow: Livraria Lello (Rua das Carmelitas, 144)

:arrow: Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas (Rua do Carmo)

:arrow: Café Piolho ou Âncora D’Ouro (Praça Carlos Alberto).

:arrow: Torre dos Clérigos (Rua S. Filipe Nery)

:arrow: Igreja Nossa Senhora da Silva (Rua Caldeireiros, 104)

:arrow: Estação São Bento.

:arrow: Sé Catedral (Terreiro da Sé, 573)

:arrow: Jardim do Morro (Vila Nova de Gaia)

:arrow: Croft – Cave do Vinho do Porto (Rua Barao de Forrester, 412, Vila Nova de Gaia)

O tour é totalmente realizado em inglês e o mais legal de tudo é que o roteiro inteiro é de graça, alguns monumentos são pagos, mas fica a critério de cada um entrar ou não, mas a idéia principal é mostrar a cidade e seus monumentos de forma geral e depois quem quiser conhecer internamente volta depois.

O couchsurfing é assim, o pessoal abraça o projeto e se dedica de coração. Este mesmo tour é realizado toda semana, principalmente aos finais de semana, mas dependendo da quantidade de turistas podem ser feitos durante a semana, como uma espécie de “tour extraordinário”.

Final da noite eu fui jantar com um grupo de amigos do meu host e depois seguimos para uma baladinha chamada “Festa da Gigi” em uma boate chamada Triplex (http://www.triplex.com.pt/).

Despesas do dia:

Cartão Andante (metrô): 2,50€ (ida e volta + cartão)

CouchSurfing PortoGaiaCityTour: Free

Croft Cave de Vinho: Free

Festa da Gigi: 15€

DSC03462.JPG

DSC03465.JPG

DSC03478.JPG

DSC03483.JPG

DSC03486.JPG

DSC03487.JPG

DSC03489.JPG

DSC03491.JPG[/align]

Editado por Visitante
  • Respostas 60
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado (editado)

[align=justify][t3]Dia 6: Portugal: Suas vilas e castelos.[/t3]

Hoje o dia foi para conhecer algumas cidades na região de Porto.

Primeira parada foi na cidade de Viana do Castelo que fica a 75 Km do Porto, uma cidadezinha de 36 mil habitantes, como uma vila aconchegante e cheia de lojinhas de roupas e artesanatos. Infelizmente as lojas estavam todas fechadas porque era domingo.

Uma curiosidade legal desta cidade é que foi onde nasceu o navegador Diogo Álvares, que em 1.510 naufragou próximo ao rio Vermelho em Salvador/BA, foi morar com os índios Tupinambás e recebeu o nome de Caramuru. Casou-se com a índia Paraguaçú e toda essa história inspirou o filme “Caramuru: A invenção do Brasil” lançado em 2001.

No alto da cidade tem o Templo do Sagrado Coração de Jesus, que foi inspirada pela original Basílica de Sacré-Cœur de Paris.

A segunda parada foi em uma cidade ao norte de Portugal e divisa com a Espanha, aproximadamente 115 Km de Porto, chamada Valença do Minho. A vila que fica às margens do Rio Minho é rodeada de muralhas formando uma fortaleza.

É uma vila da idade média que agora é um centro comercial, onde se vende principalmente roupas de cama, mesa e banho. É uma vila encantadora, com suas muralhas e fortes que foi utilizada para proteção da cidade evitando uma possível invasão espanhola.

Passei o restante da tarde em Valença e depois segui para o Porto, neste dia aconteceu o jogo do final do campeonato português entre Porto e Paços Ferreira, meu host conseguiu ingressos para o jogo e claro que eu não iria perder a oportunidade de assistir um jogo no mega estádio do Porto!

Despesas do dia:

Almoço em Viana do Castelo: 12€

Café em Valença do Minho: 4,50€

Metrô (para o Estádio): 2,00€ (ida e volta)

Ingresso para o jogo: Free

DSC03495.JPG

DSC03496.JPG

DSC03498.JPG

DSC03499.JPG

DSC03501.JPG

DSC03504.JPG

DSC03506.JPG

DSC03508.JPG[/align]

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado (editado)

[align=justify][t3]O que eu aprendi em Portugal:[/t3]

bandeira-portugal-300x185.gif

:arrow: É um país lindo e encantador! Muitos brasileiros têm preconceitos em relação a Portugal e acham que visitar este país não é estar na Europa. Bobagem total! O povo é acolhedor e educado, estar em Portugal é como entrar em um livro da nossa história.

:arrow: A cultura brasileira influencia o povo português mais do que imaginamos. Nossa música, nossa culinária, nossa cultura de forma geral, andar pela noite em Alfama em Lisboa é como estar no Brasil, músicas brasileiras por todos os cantos.

:arrow: Ainda existem portugueses que falam do Brasil como uma colônia portuguesa, mas isso é exceção.

:arrow: Lisboa é uma cidade de idosos! Há clínicas oftalmológicas e de aparelhos auditivos em cada esquina do centro lisboeta!

:arrow: Senti vergonha de não conhecer tão bem a história do meu país, assim como os portugueses conhecem a deles. Qualquer português pode facilmente ser um guia turístico, contando com detalhes a história dos monumentos e construções, como se estivem lendo páginas de um livro de história.

:arrow: Os homens portugueses são machistas sim, mesmo os mais jovens.

:arrow: Há uma rixa muito grande entre lisboetas e portuenses, não somente pelo futebol do Porto e do Benfica, mas também por questões políticas.

:arrow: O nosso sorvete Kibon se chama Olá! :D[/align]

logo_ola_106x106_tcm154-193526.JPG

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Ingridoca!!

Parabéns pelo relato! Estou aguardando ansiosamente pelos próximos capítulos (possivelmente recheados de nova ciladas e aventuras... hehe)!

Compartilho dessa sua vergonha pelo desconhecimento (ou pouco conhecimento) de nossa história... eu adoro história, mas tendo a me interessar muito mais pela história de outros países e culturas do que pelas nossas origens. Triste, eu sei, mas pretendo mudar isso.

Aqui vai uma dúvida que, provavelmente, muitos outros compartilham: como são e qual o preço médio das cervejas portuguesas? (eu costumo ver o preço da cerveja como um índice Big Mac -http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Mac_Index -, sabe... hehehe)

Ah, belas fotos hein! ::otemo::

Beijo

• Membros de Honra
Postado

Eba! Ainda bem que você está gostando! ::hãã2:: Não divulguei porque ainda estou escrevendo, mas vou postar no Facebook para o pessoal acompanhar! ::mmm:

Não tomei muitas cervejas em Portugal (preferi os vinhos do Porto :P ). Eu tomei a Sagres, que tem a versão mini de 250 ml que custa 1€ na balada, mas no supermercado custa 5€ um pack com 10 cervejas.

Pra ser sincera não achei muuuuuito boa não e acredito que deva ter cervejas melhores por lá, mas eu preferi tomar vinho ou sangría.

• Membros de Honra
Postado (editado)

[align=justify][t1]França[/t1]

[t1]Paris[/t1]

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?msid=205949875367738071448.0004a14f58035911381bd&msa=0&ll=48.858842,2.343864&spn=0.107743,0.33474[/googlemap]

[t3]Dia 7: Enfin est la bienvenue![/t3]

Passei a maior parte deste dia descansando, arrumando a mochila (que ganhou ao menos 1kg a mais depois da passagem por Portugal) e me preparando para seguir de Porto para Paris. Optei por pegar um taxi da casa do meu host até o aeroporto do Porto.

Cheguei ao aeroporto Charles de Gaulle às 19h no horário local e logo de cara tive a felicidade de ver a minha amiga do outro lado do vidro que separa as esteiras de bagagem do desembarque! Essa amiga é de São Paulo e também estava de mochilão pela Europa, combinamos de conhecer Paris juntas. Ela vinha de Frankfurt e eu de Porto.

Recebi um sms do meu host parisiense pedindo para nos encontrarmos com ele em um pub chamado Lion Bar no bairro de Montmartre, ao invés de seguirmos para a casa dele, estava rolando um “CouchSurfing Meeting”.

Munidas de mapa da cidade e do metrô, seguimos para região de Île-de-France. Á primeira vista é tudo muito complicado, nos atrapalhamos para comprar o bilhete do RER, fomos e voltamos ao centro de informações turísticas duas vezes, mas deu tudo certo. É tudo muito bem sinalizado.

Aqui começou a primeira decepção da viagem, mesmo que eu tenha ido preparada pra isso, mesmo assim nos deixou com uma primeira má impressão da cidade.

Descemos na estação Gare du Nord e tínhamos que pegar o metrô, linha 4 em direção à estação Sebastopol, com a mapinha do metrô na mão conseguimos nos achar, o problema foi achar onde era a plataforma correta, isso só aconteceu porque não estávamos muito familiarizada com o sistema do metrô de lá.

Francês mal educado [parte 1]:

Decidimos pedir informação, minha amiga fala um francês básico e tentou pedir informação para uma senhora, já que não tinha ninguém do metrô por perto. A senhora simplesmente ignorou minha amiga, porque percebeu que ela não falava francês direito. Neste momento passou uma moça, de aparência latina, e nos perguntou em espanhol se precisávamos de alguma informação (ela tinha nos visto falar em português), foi a nossa salvação e muita gentileza por parte da moça.

Seguimos para o metrô que ficava na parte de cima da estação, depois de umas 50 escadas rolantes (brincadeira!). Depois disso foi bem fácil chegar até Montmartre.

Francês bem educado [parte “quase” única]:

Descemos na estação Bourse e ficamos perdidas em qual direção seguir, o bar era próximo da estação, mas estávamos com mochilão e já eram 23h. Fomos a uma direção e não era, voltamos para perto da estação e vimos um rapaz andando rapidamente próximo da gente, minha amiga jogou um “excusez-moi” e perguntou se ele sabia onde era a rua que precisávamos ir, incrivelmente o rapaz tirou um guia de ruas da mochila, procurou o nome da rua e nos deu a direção correta!

Agradecemos com um “merci” e ele nos desejou “Bienvenue à Paris”! 

Encontrei meu host e curtimos o restinho de noite no pub. Uma das delícias da noite foram alguns shots de “Vodka Caramel”, especialidade do barman!

Despesas do dia:

Taxi até o aeroporto do Porto: 15€

Mc Donald’s no Aeroporto: 5,30€

Bilhete do RER para Île-de-France: 8,50€

Vodka Caramel: 2€ o shot[/align]

DSC09183.JPG

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado (editado)

[align=justify][t3]Dia 8: Comédie Française![/t3]

Ficamos hospedadas próximo ao metrô Plaisance, então infelizmente teríamos que usá-lo todos os dias para locomoção, uma vez que fica no 14º arrondissement, um pouco afastado dos pontos turísticos.

Francês mal educado [parte 2]:

Resolvemos comprar o Cartão Navigo Découverte (para turistas) para facilitar a locomoção, pois ficaríamos até domingo em Paris e o cartão tem validade de segunda a domingo.

[li=IMPORTANTE]O cartão Navigo Découverte tem validade de segunda a domingo, ou seja, se você comprá-lo na quinta-feira, só poderá utilizá-lo até domingo. O preço é fechado, compra-se para uma semana, não dá pra comprar passagens fracionadas.

É importante destacar que é vendido por Zona, e cada uma tem um preço diferente. Eu comprei somente para locomoção dentro da Paris e Île-de-France (Zona 1 e 2), ou seja, não tinha validade até Versailles.

Maiores informações: Paris - Guia de Informações: Passes para você economizar em Paris[/li]

Tudo parece fácil, mas o perrengue foi conseguir comprar este bendito cartão no guichê de informações do metrô Plaisance! O atendente (que teoricamente deveria falar inglês) nos atendeu com o maior mau humor da face da terra quando percebeu que éramos turistas. Tentamos falar em francês, não conseguimos uma boa comunicação. Então tentamos em inglês e nada, ele se recusava a falar em inglês! Nós perguntávamos em inglês e ele respondia em francês! ::quilpish::

Nos passou informações truncadas, percebemos que ele não queria nos vender o cartão. Depois de mais de 20 minutos e quando estávamos desistindo de comprar, ele resolveu voltar atrás, nos deu o cartão e nos ensinou a fazer a carga na máquina. Já estávamos estressadas e muito atrasadas para o tour que queríamos fazer, deu muita raiva daquele idiota! ::toma::

Aproveitamos o primeiro dia efetivo em Paris para conferir a dica de uma amiga. Fomos conferir o free guide tour do News Europe,, que tem saídas todos os dias às 11h e às 13h da Place St. Mitchel. O tour pode ser feito em espanhol e inglês e é gratuito, se você gostar, paga o quanto achar justo no final.

O tour dura aproximadamente 3 horas e quem tiver interesse em saber o itinerário é só acessar o link que eu coloquei neste post. Particularmente eu acho que valeu muito a pena, deu pra ter uma idéia da cidade e principalmente de localização, fez a diferença para mapearmos nosso itinerário para os próximos dias.

Ao final do tour o guia nos sugeriu um pequeno restaurante típico onde pudemos comer uma torta muito boa (que esqueci o nome) e crème brûlée de sobremesa, pagamos barato por causa da indicação do guia.

Peço desculpas, anotei o nome do restaurante porque era realmente uma ótima dica para os mochileiros, porém não consigo achar nas minhas anotações! :(

Com o fim de tour e de barriga cheia resolvemos ir ao Musée D’Orsay para aproveitar o restinho de tarde que tínhamos. Sem sombra de dúvida um dos melhores museus que já visitei! Sem palavras, só estando lá pra sentir o ambiente maravilhoso.

Durante o free tour passamos em frente ao Salle Richelieu, um dos teatros mais famosos do mundo, construído em 1791. O guia nos informou que uma hora antes de cada espetáculo os ingressos eram vendidos por 6€ para lugares na galeria. Minha amiga ficou eufórica com a idéia de assistirmos um espetáculo neste teatro, não fui muito a favor, pois era todo em francês e eu não entendo nada! Depois de muitas discussões e argumentos, ela me convenceu a aceitar.

O teatro é simplesmente maravilhoso! Particularmente eu nunca tinha entrado em uma sala de espetáculo parecida com aquilo, nem no municipal de São Paulo!

Ficamos até o primeiro ato da peça, que durou 2h! Eu não agüentava mais, o contexto da história até parecia interessante, mas eu queria mesmo era matar a minha amiga! ::hahaha::::hahaha::

Despesas do dia:

Cartão Navigo Découverte: 5€

Passagens para uma semana: 18,50€

Almoço: 9,30€

Entrada Musée D’Orsay: 5,50€ (mais barato porque entramos faltando duas horas para fechar).

Salle Richelieu: 6€

DSC03532.JPG

DSC03536.JPG

DSC03545.JPG

DSC03548.JPG

DSC03554.JPG

DSC09226.JPG

DSC09233.JPG

DSC09237.JPG

DSC09253.JPG[/align]

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado (editado)

[t3]CURIOSIDADE: Pont dês Arts: A ponte do amor![/t3]

Paris é muito romântica mesmo! [muitos suspiros].

A Pont des Arts é uma ponte de pedestres que liga o Institute de France ao Louvre, aqui os casais fazem suas promessas de amor, prendem os cadeados na ponte e depois jogam a chave no Rio Sena. Segundo o que a lenda diz, estarão unidos para sempre. ::love::::love::

DSC03551.JPG

Infelizmente não foi dessa vez que eu fiz juras de amor e prendi o meu cadeado! Até levei um em forma de coração (precaução), vai saber, e se eu encontrasse o amor da minha vida lá... quem sabe! ::lol4::::lol4::

Editado por Visitante
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado (editado)

[align=justify][t3]Dia 9: Stamps of Korea.[/t3]

Segundo dia efetivo em Paris foi dedicado ao Louvre! As quartas-feiras o museus fica aberto das 09h as 22h.

Descemos na estação Palais Royal Musée Du Louvre e compramos o Paris Museum Pass (4 dias) na livraria que fica no acesso pela galeria comercial, achei super tranqüilo entrar por este acesso e o Museus Pass é realmente prático.

No dia anterior eu havia passado pelo Louvre com guide tour, já havia ficado maravilhada quando dei de cara com a pirâmide de vidro e o Jardim de Tuileries.

Até este ponto da viagem a minha grande expectativa era o Louvre. Foi um dos pontos altos da minha viagem, simplesmente amei esse lugar, infelizmente eu fique somente um dia no museu e não deu para visitar calmamente todos os pontos que eu desejava, até hoje sinto muita vontade de voltar lá e passar pelo menos mais dois dias passeando pelos corredores.

[li=DICA]Primeira coisa a fazer é pegar um mapa do museu que fica no centro de informação central, ainda no piso térreo logo à frente da pirâmide invertida. Garimpe e pegue um mapa em português (os mapas em português tem o cabeçário verde), mas tem em inglês ou espanhol para quem preferir. Pra tiver um dinheirinho sobrando e quiser alugar o audioguia eu acho uma boa. Eu não aluguei, mas quando eu voltar vou alugar.[/li]

É maravilhoso andar pelos corredores e ver outros artistas reproduzindo, ao vivo, as obras expostas no museu, há diversos deles em várias partes! Outra coisa que me chamou muita atenção são as turmas escolares, geralmente de crianças até 10 anos acompanhadas pelos professores. É uma aula de história da arte, praticamente da fonte!

O primeiro pitstop foi para ver a Monalisa, já sabíamos que a sala era super lotada e então decidimos ir primeiro e aproveitar o restante do museu depois, acho que não foi uma boa idéia, era praticamente impossível chegar um pouco perto pra ver a pintura que mais parecia um retrato 3x4 de tão pequena! Hahahaha, mesmo assim vale a pena se espremer um pouco pra conseguir ver mais de perto.

Passamos o período da manhã vendo as pinturas e esculturas italianas e francesas na ala Denon.

Quando paramos para almoçar na Mac Donald’s perto do Museu (travessa da Rue de Rivoli), ao nosso lado estavam um casal de sul coreanos que nos observavam com interesse, logo puxou conversa conosco e ao final da conversa em um inglês sofrível, eles nos deram um suvenir de seu país. Como o rapaz trabalhava nos correios, ele nos presenteou com um selo coreano! =D Bem legal.

[li=DICA]Pare para comprar suvenirs na Rue de Rivoli, há várias lojinhas que vendem gravuras lindas, chaveiros, imãs de geladeira, chapéus, lenços e outras quinquilharias que geralmente gostamos de comprar para dar de presente. Neste local não são tão caras como em lojas dentro de pontos turísticos.[/li]

Na parte da tarde ficamos pela ala Richelieu do Museu e também procuramos as obras que gostaríamos de ver antes de ir embora. Andamos bastante e o dia foi bem cansativo, não duvide quando alguém disser que o Louvre é enorme!

No final da tarde saímos para uma volta no Jardim de Tulieres, sentamos no gramado do jardim para tomar um sol (às 19h!) e descansamos os pés cansados!

O nosso host parisiense nos convidou para um picnic na Champs de Mars antes de anoitecer, então passamos no supermercado, compramos alguns lanchinhos e seguimos direto pra lá. Chegamos antes de anoitecer (na primavera começa anoitecer as 21h30) e conseguimos apreciar a vista da Torre Eiffel ficando iluminada gradativamente, até o momento que começou a piscar como um enfeite natalino! Muito lindo e realmente inesquecível!

Despesas do dia:

Paris Museum Pass: 50€

Almoço: 6€

Suvenirs: €€€€[/align]

DSC03569.JPG

DSC03578.JPG

DSC09284.JPG

DSC09300.JPG

DSC03591.JPG

DSC09329.JPG

DSC03610.JPG

DSC03615.JPG

DSC03619.JPG

Editado por Visitante

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...