Ir para conteúdo

Eurotrip Dezembro/Janeiro 2025/26 (≅ 25 dias)

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Vou visitar um dos meus melhores amigos, que está morando em Porto, em Portugal, pra passar o Natal e em seguida fazer uma trip pelo continente. É a minha primeira viagem para a Europa, e, nesse primeiro momento, gostaria de conhecer mais a Europa Latina, tanto pela proximidade do país de origem, quanto por outros motivos (interesse, culinária).

Sei que o pessoal diz que essa época do ano é ruim para ir lá por causa dos preços e por causa do clima, mas eu amo o frio, e gosto mais de atrações indoor no geral. Não me incomoda muito o lance dos dias acabarem mais cedo, e além disso, é a única época do ano em que posso, visto que entro de férias da faculdade e meu amigo (que também faz facul lá) também fica de férias até mais ou menos o dia 20 de janeiro. Além disso, gostaria muito de ter a experiência de passar o Natal e o Reveillón no exterior.

Estou pensando em um roteiro bem clichêzão mesmo, passando por algumas capitais e outras cidades mais populares, considerando que é minha primeira vez no continente, e pretendo passar por 5 países, partindo de Portugal. Pretendo fazer Porto, Madrid, Roma, Florença, Paris e Amsterdam. Pretendemos fazer uma distribuição mais ou menos assim: Porto (5 dias, incluindo Natal), Madrid (4 ou 5 dias), Roma + Florença (1 semana ao todo na Itália), 5 dias em Paris e por fim 3 dias em Amsterdam, para depois retornar a Porto, me despedir e voltar ao Brasil. 

Vale ressaltar que vou economizar completamente em hospedagem em Porto (ficarei na casa do meu amigo, a família dele é praticamente uma extensão da minha, rs), e em Paris (uma das melhores amigas da minha mãe mora lá e me receberia tranquilamente), e pretendemos fazer uma viagem estilo mochilão mesmo (ficar em hostel/AirBnb, comer em fast food/mercado na maioria das vezes, mas sem deixar de experimentar a culinária local, utilizar transporte público sempre, vôos low cost ou trens para os trajetos entre países/cidades).

Estou orçando um aproximado de 20 e pouquinhos mil reais por pessoa, contando tudo, seria realista? Isso dá cerca de 3.300 a 3.500 euros por pessoa. Também gostaria de quaisquer dicas ou feedbacks para esse roteiro, visto que ele ainda está em um estado, eu diria, "embrionário" de planejamento, haha! Inclusive, gostaria de saber qual a antecedência ideal para reservar hospedagem e comprar as passagens, tanto a principal (saio do Rio de Janeiro), quanto os trajetos entre-países da Europa.

Editado por Victor A_RM
  • Victor A_RM changed the title to Eurotrip Dezembro/Janeiro 2025/26 (≅ 25 dias)
  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

O roteiro está bom, mas precisa fazer um ou outro ajuste.

Se tem 25 dias, precisa descontar o dia de chegada e saída, porque é dia perdido. No de chegada, você estará cansado e com jet lag, o voo vai para Lisboa e ainda terá que chegar em Porto, vai chegar no fim da tarde. No dia de volta você precisa pegar fazer malas, chegar no aeroporto com antecedencia, sendo Porto, seu voo provavelmente será perto do meio dia e, logo de manhã ainda precisa estar lá. O que reduz para 23 dias.

Com seu valor dá uns 140 euros por dia, é um bom montante se pretende ficar em hostel, ou você pega hotel com quarto de duas camas, mas em Paris e Amsterdã vai lhe custar bastante dinheiro. Ainda precisa descontar a parte o custo da viagem entre uma cidade e outra.

• Membros
Postado

Ah, sim, na verdade seriam 25 dias excluindo os dias em que sairia do RJ e o dia em que chegaria aqui de volta. Então tecnicamente seria 27 ao todo. O jet lag deverá ser um problema, mas nada que melatonina ou algum dos benzodiazepínicos que tomo como SOS não resolvam kkkkkk

Como eu disse anteriormente, devo ter economia de hospedagem completa em Paris, então mesmo sendo a cidade mais cara do meu planejamento, o custo vai acabar se equiparando ou acabe até menor do que nas cidades em que vou ter que pagar hospedagem.

Holanda/Amsterdam não tem como escapar dos altos preços, e até por isso devo ficar só 3 dias no país. 

Prevejo uns 100-120 euros por dia de gasto, no geral, exceto por Paris e Porto, em Porto esse valor deve ser bem menor, porque ficar na casa do meu amigo vai facilitar muitos custos.

• Membros
Postado

Porto é uma cidade barata,porém em minha opinião, não tem nada tão interessante para fazer,prefiro o vale do Douro,porém a época não dá.Eu tiraria Amsterdam, também destino de verão, e colocaria mais dias em Firenze e uma cidade que não falou,Veneza,que estou indo conhecer esse ano.

• Colaboradores
Postado

Um bom valor visto que terá hospedagem grátis em duas cidades.

Trajeto Paris - Amsterdam faça de trem, mais barato e conveniente.

Sobre as passagens, começe as monitorá-las agora para ter ideia sobre valores. No fim do ano, vira aquela coisa que todo mundo quer viajar e os preços...

• Membros
Postado

Sim, especialmente a economia de hospedagem em Paris vai ser muito bem vinda, já que é a cidade mais cara do meu roteiro, imagino. Sim, pretendo pegar um trem de Paris pra Amsterdam, imagino que seja um daqueles de alta velocidade, né? Você sabe dizer quanto tempo costuma demorar? Dependendo da duração dá pra pegar um trem de madrugada e dormir por lá, economizando uma diária. Já aviso de antemão que tenho mecanismos de sobra pra me manter acordado mesmo com sono kkkkk

No caso de Porto, a economia vai ser quase completa, meu amigo e sua família não só terão a casa, assim como algumas refeições e eles têm carro, iríamos juntos para os passeios e restaurantes. Obviamente não vou abusar, até para não me sentir um parasita kkkkk, mas que o gasto diário vai ser ínfimo, vai. E isso que não tô considerando uma eventual ceia de natal, possivelmente me esperando haha

Sobre as passagens, já estou criando alerta de preços na Google Flight e Skyscanner, mas já percebi que não tem como escapar da faixa entre 5.500 e 6k reais, fazer o que, bem ou mal ainda é alta temporada por lá, inclusive estou cogitando seriamente escolher o voo de ida pro dia 24/12 de noite, virada do Natal, que os preços costumam ser bem menores (acho que passar o natal em um avião longe da família apetece a poucos kkkk), mas para mim não teria nenhum problema, eu até acho vibes

Devo comprar as passagens de ida e volta mais ou menos por junho/julho, imagino que é uma boa antecedência, né? Para os trajetos menores, de trem ou voo low cost, mesma antecedência ou da pra comprar um pouco mais próximo? 

Também tenho dúvidas em relação a antecedência ideal pras hospedagens, dito que serão quase todas em hostel, Airbnb ou no máximo hotel barato (vai ser difícil achar, mas vai que...)

• Colaboradores
Postado
7 horas atrás, Victor A_RM disse:

Sim, especialmente a economia de hospedagem em Paris vai ser muito bem vinda, já que é a cidade mais cara do meu roteiro, imagino. Sim, pretendo pegar um trem de Paris pra Amsterdam, imagino que seja um daqueles de alta velocidade, né? Você sabe dizer quanto tempo costuma demorar? Dependendo da duração dá pra pegar um trem de madrugada e dormir por lá, economizando uma diária. Já aviso de antemão que tenho mecanismos de sobra pra me manter acordado mesmo com sono kkkkk

Nananinanão... nada de dormir no trem. O Eurostar faz este trajeito em 3 horas e meia saindo da Nord e chegando na Centraal, inclusive não existindo trem noturno nesta rota. O úlitmo, se não me falha a memória é por volta das 19:00 horas.

Mas tem opção noturna de busão que sai entre 23:00 e meia noite de Paris, levando entre 6:30 e 8:00 horas até Amsterdam. Mais barato, pode economizar a diária mas bem menos confortável.

iríamos juntos para os passeios e restaurantes

Sugiro o O Buraquinho do Freixo. Barato, simples mas vai comer a melhor comida da região.

Sobre as passagens, já estou criando alerta de preços na Google Flight e Skyscanner, mas já percebi que não tem como escapar da faixa entre 5.500 e 6k reais, fazer o que, bem ou mal ainda é alta temporada por lá, inclusive estou cogitando seriamente escolher o voo de ida pro dia 24/12 de noite, virada do Natal, que os preços costumam ser bem menores (acho que passar o natal em um avião longe da família apetece a poucos kkkk), mas para mim não teria nenhum problema, eu até acho vibes

Sim, este é o motivo mesmo. Já fiz esse voo uma vez e vai menos cheio que os demais, além de ser mais barato como imagina.

Devo comprar as passagens de ida e volta mais ou menos por junho/julho, imagino que é uma boa antecedência, né? Para os trajetos menores, de trem ou voo low cost, mesma antecedência ou da pra comprar um pouco mais próximo? 

É um bom tempo. Trens normalmente abrem com 3 meses de antecedência, mas o aviões, com 11 meses. Não creio que terá muita diferença justamente por ser período de festas.

Também tenho dúvidas em relação a antecedência ideal pras hospedagens, dito que serão quase todas em hostel, Airbnb ou no máximo hotel barato (vai ser difícil achar, mas vai que...)

O quanto antes. Encontrar "last minute" nesta época do ano é bem difícil.

Sempre faça a soma dos gastos extras para reservar hospedagem. Um Airbnb que fica do outro lado do planeta onde precisa pegar trem/metrô para ir/voltar e não tem um mercado perto para que possa comprar as coisas e fazer lá, pode ser menos vantajoso que um hotel melhor localizado. O mesmo para passagens de trem/ônibus. Some custo de transporte até aeroporto, tempo, gasto no aeroporto (sempre tem) e etc e veja se realmente vale a pena. Para alguns destinos, não terá como escapar do avião, mas para outros sim.

• Membros
Postado

Compre passagem de avião por pontos,jamais use dinheiro como diz acima. Se não tem esses pontos, compre. Agora,por ex,Smiles está fazendo uma distribuição de pontos a 0,02 e a LATAM também. Canso de falar isso aqui, é assim que vivo viajando, cheguei eßa semana e mês que vem vou de novo.

Agora,Amsterdan, para mim,é a cidade de preços mais elevados da Europa, até mesmo que Oslo. Zurich está ao mesmo nível. 

• Membros
Postado

Na Europa são poucas rotas que possuem trem noturno, e muitos deles o custo do bilhete é mais caro de avião, coisa de mais de 100 euros.

Alternativa é Flixbus, porém não é muito confortável, até umas 4h dá para aguentar, acima disso se sente viajando em classe econômica.

Eu já fui da Alemanha pro Brasil em Dezembro, mais de uma vez, e o preço das passagens era coisa de 1.200 euros, é caro viajar em Dezembro, então 6k reais está um bom preço. Compra com até com 4 meses de antecedência, menos que isso o preço começa a aumentar, então comprar me Julho é bom. Para passagens internas, você também vai pagar um pouco caro, escolha dia de semana e compre com uns 2 meses de antecedência, por causa da época.
Para hostel acho que é melhor reservar assim que comprar passagens, escolha opção de cancelamento gratuito por via de dúvidas.

De resto, acho que está um itinerário bom e dinheiro suficiente. Na Itália e Portugal não chega a gastar tudo isso por dia, então o que sobra dali você coloca em Amsterdã, e ela é cara mesmo em baixa temporada, em alta então...

Eu já estive em Porto na semana do Natal e ano novo, e a cidade estava bem cheia, e o clima é mais ameno que Itália, Paris e Holanda, então dá para aproveitar bem mais.

• Membros
Postado
Em 15/03/2025 em 17:34, Victor A_RM disse:

Holanda/Amsterdam não tem como escapar dos altos preços, e até por isso devo ficar só 3 dias no país. 

Recomendo  o hostel STAYOKAY VONDELPARK. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...