Membros Este é um post popular. jjcardoso Postado 14 horas Membros Este é um post popular. Postado 14 horas Hey viajantes! Estive no Peru em abril de 2024 e vou relatar aqui parte da minha aventura. Vou detalhar os principais gastos e algumas dicas para ajudá-los em futuras viagens ao Peru. Viajar para o Peru estava nos meus planos há um bom tempo, queria muito conhecer Lima e Cusco. Porém ao iniciar a construção do roteiro percebi que poderia ampliar a quantidade de lugares para explorar e assim o fiz. Meu roteiro foi o seguinte: Porto Alegre - Lima Lima - Huaraz Huaraz - Lima Lima - Ica Ica - Arequipa Arequipa - Puno Puno - Cusco Cusco - Porto Alegre Alguns roteiros que encontrei pesquisando incluem a cidade de Nazca, mas optei por não incluir no meu roteiro por não achar um destino interessante (opinião particular aqui rs). Todos os trechos internos no país foram percorridos de ônibus e foi uma experiência positiva e tranquila. As viagens mais longas foram noturnas e sempre com a empresa Cruz del Sur. Viajar de ônibus por vários trechos foi bastante cansativo, mas o cansaço faz parte da aventura. Resumo dos Gastos (coação:1 sol - 1,379 reais em abril de 2024) Ônibus Lima - Huaraz: 115 soles Ônibus Huaraz - Lima: 95 soles Ônibus Lima - Ica: 55 soles Ônibus Ica - Arequipa: 105 soles Ônibus Arequipa - Puno: 55 soles Ônibus Puno - Cusco: 55 soles Van Cusco - Hidrelétrica ida e volta: 60 soles Hospedagem Huaraz Tupac Hostel (2 diárias): 70 soles Hospedagem Lima Kokopelli Hostel (1 diária): 59 soles Hospedagem Ica Secret Night Hostel (1 diária): 22 soles Hospedagem Arequipa Way Cap Hostel (1 diária): 28 soles Hospedagem Puno Urpi Wase (1 diária): 30 soles Hospedagem Cusco Secret Garden (4 diárias): 55 soles Hospedagem Águas Clientes Pousada Airbnb (1 diária): 60 soles Tour Laguna Rocotuyoc: 60 soles + 30 soles entrada parque Tour Nevado Pastoruri: 50 soles + 30 soles entrada parque Tour Dunas Deserto Ica: 30 soles Tour Islas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas: 65 soles Tour Islas Uros y Taquile: 80 soles Boleto Turístico Parcial Cusco: 70 soles Tour Vale Sagrado Full Day: 80 soles Ticket Machu Picchu (Circuito 2): 42,50 dólares Guia Turístico Machu Picchu: 30 soles Dia 1 - Chegada em Lima Cheguei em Lima por volta de 10h00 da manhã e fui direto à região central fazer câmbio, comprar um chip com internet e almoçar. Recomendo que sigam até a Avenida José Larco para isto, e aproveitem para caminhar até a região de Miraflores (que é linda). O aeroporto de Lima é afastado da cidade, usei Uber para o deslocamento e custou 45 soles. Fui até uma loja da Claro e comprei um chip com internet válido por 30 dias, com 10gb de dados por 30 soles. Sempre faço isso nas minhas viagens, procuro uma operadora local, sempre sai absurdamente mais em conta do que comprar aqueles chips internacionais. Nesta avenida se encontram várias casas de câmbio, sugiro pesquisar antes de trocar, pois a cotação flutua entre os estabelecimentos. Troquei pouca grana pois levei o cartão de débito internacional Wise (falaremos dele mais tarde). Melhor cotação que encontrei no dia foi 0.725 soles por real. No restante da tarde aproveitei para conhecer a região de Miraflores, shopping Larcomar e alguns pontos turísticos que encontram-se na orla. É uma região muito bacana de conhecer, é um dos bairros mais turísticos e bonitos da cidade. O ideal é ir sem pressa para contemplar o mar, o pôr do sol no pacífico e os parques que ficam na orla. Este primeiro dia de viagem não tinha como objetivo explorar Lima, e sim organizar os próximos dias que estavam por vir. Então, na primeira noite segui viagem para Huaraz. Foi uma viagem noturna de bus (8 horas de viagem). Dia 2 - Huaraz Cheguei em Huaraz por volta das 06h00 da manhã e fui até o hostel. Fiquei hospedado no Tupac Hostel, ótima estrutura e excelente custo benefício (stuff nota 10!). Foi possível fazer check-in pela manhã mesmo, fomos tomar um café da manhã e conhecer um pouco da cidade. Huaraz é uma cidade com elevada altitude, está a 3.050 metros acima do nível do mar. É recomendado que o primeiro dia seja dedicado à aclimatação do corpo com leves caminhadas ou algum passeio tranquilo (chá de coca e muita água). Pensando nisso, deixamos o primeiro dia reservado para uma caminhada até o Mirador de Rataquenua e para fechar alguns passeios no centro da cidade. A caminhada até o Mirador de Rataquenua é tranquila, são cerca de 3km de distância do centrinho, mas durante o percurso senti bastante o ar rarefeito. Muito cansaço físico, dores de cabeça e fadiga. Mas valeu a pena, é uma paisagem única e original. Huaraz é uma cidade pouco desenvolvida, não é uma cidade muito turística (particularmente eu gosto disso), dessa forma tive um contato bem próximo com a real cultura peruana longe dos holofotes dos grandes centros. Muitos cães de rua, pobreza, falta de saneamento em alguns lugares... mas foi nesta mesma cidade que vi uma das paisagens mais lindas da minha vida até o presente momento. Dia 3 - Nevado Pastoruri Escolhemos o Nevado Pastoruri como primeiro passeio, na agência nos falaram que este é um passeio de aclimatação e de nível fácil kkkkk que doce ilusão. Esta montanha está a 5.240 m de altitude e esse foi o dia mais difícil de toda a viagem. O passeio inicia bem cedinho e faz algumas paradas até chegar ao destino final. Durante o percurso, paramos para conhecer um pouco da vegetação local e apreciar algumas fontes naturais de águas termais. Ao chegar no topo da montanha, é necessário fazer uma curta caminhada até chegar ao nevado. A trilha é super simples, segura, bem sinalizada, entretanto em uma altitude superior a 5.000 metros hahaha. Eu me sentia um idoso com 30 anos de idade, precisei parar por diversas vezes para descansar durante a curta caminhada. Por alguns momentos pensei em desistir. Mas consegui, fui o último do grupo ao chegar e realmente foi muito difícil pra mim. Algumas pessoas não sentem tanto o mal da altitude, então você pode ter sorte. Recomendo muito este rolê pois o Nevado encontra-se em uma fase de degelo, ou seja, dentro de alguns anos este local deixará de existir. Dia 4 - Laguna Rocotuyoc O segundo passeio realizado em Huaraz foi a Laguna Rocotuyoc, que fica dentro do Parque Nacional Huascarán. O plano inicial era conhecer a Laguna 69 ou Laguna Parón neste dia, que são os destinos mais buscados por essa região. Porém, o primeiro dia da viagem exigiu bastante fisicamente do corpo e acabamos optando pela Rocotuyoc que é um passeio de grau de dificuldade menor. Que bela troca meus amigos, este lugar é fascinante. Um destino pouco explorado pelos turistas e conservado da ação humana. Para mim, foi a paisagem mais linda já vista até então. Ficamos lá por cerca de duas horas, caminhamos até a laguna congelada, que fica atrás da Rocotuyoc. E este dia foi incrível. No retorno do passeio, fizemos uma parada para visualizar algumas pinturas rupestres nas montanhas e retornamos a Huaraz. Realmente foi mágico admirar toda esta obra divina. Depois deste incrível dia, jantamos e pegamos o ônibus noturno de retorno à Lima. Dia 5 - City Tour em Lima Ficamos hospedados no hostel Kokopelli, super recomendo, principalmente se o objetivo for conhecer galera e aproveitar a vida noturna em Lima. Este hostel fica na região turística de Barranco (localização 10/10). Neste dia fizemos dois Free Walking Tours, um pelo centro histórico e outro pela região de Barranco. Durante o walking tour do centro histórico provei a famigerada chicha morada e alguns pratos típicos do país. O walking tour na região de Barranco inicia ao pôr do sol e entra noite explorando toda a região que é um charme e muito bohemia. Foi o walking tour favorito da viagem. Foi um dia muito bacana, podemos admirar o pôr do sol na orla da Lima e encerrar o dia com um ceviche dos Deuses. Dia 6 - Oasis Huacachina Após um dia inteiro explorando a capital do Peru seguimos viagem em direção a Ica. A viagem é curta, cerca de 4 horas de ônibus partindo de Lima. Ao chegar em Ica, pegamos um táxi diretamente para o Oasis de Huacachina (5 soles e um golpe misterioso). O taxista foi muito solicito e praticamente não cobrou pela corrida com a intenção de vender os passeios (por um preço absurdo). Como bons turistas brasileiros e calejados, fomos em busca de preços melhores e mais informações sobre os passeios. Ficamos hospedados no Secret Night Hostel, muito bem localizado e excelente custo benefício. Não tinha muitas informações sobre este destino e isso foi excelente pois me surpreendi muito. O primeiro tour foi o passeio de buggy nas dunas para ver o pôr do sol no deserto de Ica e pasmem: foi muito louco. Uma injeção de adrenalina, aventura, boas risadas no meio do deserto. Fizemos algumas paradas para fotos, para descer dunas com pranchas de snowboard e por fim, para admirar o espetáculo do pôr do sol em meio ao deserto. Dica importante: os passeios de buggy no deserto tem diversas saídas durante o dia. Porém, somente os passeios que saem próximos do final da tarde oferecem a parada para o pôr do sol no deserto. À noite fomos jantar próximo ao lago do Oasis, uma cerveja sem pressa e mais ceviche! Dia 7 - Islas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas Este dia foi dedicado ao fullday nas Islas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas. As agências buscam diretamente no hostel e o passeio inicia bem cedo. Pela manhã fomos explorar a vida marinha e as belezas naturais nas Islas Ballestas. Foi possível ver pinguins, focas, aves exóticas e alguns caranguejos locais. Também passamos pelo famoso El Candelabro na península de Paracas, que é um geoglifo pré-histórico repleto de mistérios sobre a sua origem. Já na parte da tarde, fomos almoçar no Parque Nacional de Paracas e conhecer as diversas praias do parque. É um tour bastante cultural, há muitas curiosidades sobre esta região: povos originários, praia vermelha, chão com pedras de sal e afins. O passeio se encerra na praia La Mina, onde é possível curtir por um tempo, tomar banho de mar e descansar. Dica: leme roupa de banho, toalha e protetor solar. No retorno deste passeio, pegamos as mochilas e partimos rumo a Arequipa! Dia 8 - Arequipa, La Ciudad Blanca Arequipa é conhecida por ser a cidade dos vulcões no Peru, também chamada de Ciudad Blanca. Este nome é devido às construções de coloração branca, feitas a partir de sedimentos vulcânicos da própria região. Dizem ser uma das cidades mais bonitas do país e realmente é muito charmosa. Nesta cidade ficamos apenas um dia, a hospedagem foi no Way Cap Hostel, bem localizado e um valor razoável. Fizemos um free walking tour pelo centro histórico e foi super interessante. Também visitamos um mirante para apreciar os vulcões que cercam a cidade. Além disso, fizemos um passeio guiado na Basílica Catedral de Arequipa. Este monumento foi reconstruído após um grande terremoto que destruiu boa parte da cidade em 2001. A igreja é muito linda e há muita cultura e história a ser explorada nela. Recomendo o passeio. O passeio é todo guiado e solicitam gentilmente uma gorjeta ao final, me recordo de dar somente algumas moedas e o guia local não gostar muito kkkkk. Continua… 1 2 2 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.