Membros omarciopereira Postado Domingo às 15:25 Membros Postado Domingo às 15:25 Olá, mochileiros! Estou planejando uma viagem em novembro/2025 (verão) e quero me programar bem, considerando aclimatação, troca de dinheiro, compras no mercado e deslocamento entre os lugares. Meu objetivo é montar um roteiro viável antes de definir como irei me locomover (ônibus, transfer ou guia). Os principais passeios e trilhas que estou considerando são: Ushuaia Trekking Laguna Esmeralda (9,4 km – 6h) Trilha Laguna Los Témpanos e Glaciar Vinciguerra (12 km – 8h) El Calafate Glaciar Perito Moreno – Passarelas (5 km – 3h) Passeio de barco pelo Glaciar Perito Moreno (Duração: 1h) Lago Argentino (Gratuito) El Chaltén Chorrillo del Salto (6 km – 3h) Mirador de Los Condores (2,6 km – 1h) Trekking Fitz Roy e Laguna de los Tres (20 km – 10h) Trekking Laguna Torre (18 km – 9h) Torres del Paine Trekking Base Torres (20 km – 10h) Navegação Geleira Grey (Duração: 3h) Outros pontos: Lago Sarmiento, Salto Grande, Laguna Amarga, Mirador Lago Nordenskjöld, Mini Trekking Mirador Cuernos, Mirador Condor, Lago Pehoé, Hosteria Pehoé, Passarela Hotel Explora, Mirador Laguna Amarga Sabendo que o deslocamento entre essas cidades leva tempo e que quero aproveitar cada lugar sem correria, quantos dias vocês recomendam para esse roteiro? Agradeço qualquer dica, principalmente sobre logística, tempo ideal em cada destino e a viabilidade de transporte! 😊 Citar
Colaboradores luizh91 Postado Domingo às 16:07 Colaboradores Postado Domingo às 16:07 @omarciopereira Oi Márcio! Estive na Patagônia Argentina em janeiro e vou dar algumas sugestões: - Em Ushuaia, o trekking para a Laguna Esmeralda pode ser feita por conta. A trilha é bem demarcada e movimentada. Há transporte coletivo que sai do centro da cidade, ou você pode pegar um Uber até lá. - Não fiz o Vinciguerra, mas pesquisei sobre e não é recomendável faze-lo sem guia. Os preços da tour para ele nas agências gira em torno de R$ 900,00. - O trekking no Glaciar Martial também vale a pena e, se tiver condições, fazer a navegação no Canal Beagle. - De Ushuaia para El Calafate são mais de 800 km de distância, então o ideal é ir de avião. - Em El Calafate, o passeio das passarelas + passeio de barco pode ser feito no mesmo dia. A empresa que faz o passeio de barco é a Hielo y Aventura, então, veja com eles. - Dois dias em El Calafate são suficientes considerando o que você deseja ver. A orla do Lago Argentino pode ser feita caminhando dentro da própria cidade. - Reserve, no mínimo, de 4 a 5 dias para El Chaltén para considerar possíveis imprevistos climáticos e poder fazer as trilhas que deseja. Os ônibus para lá saem de El Calafate e custam 38.000 pesos. Eu não fiz Torres del Paine. De qualquer forma, acredito que 15 a 20 dias é um tempo ideal para conseguir fazer tudo sem correria. Se quiser ler meu relato, detalhei tudo lá: 1 Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Domingo às 17:14 Membros Postado Domingo às 17:14 No Perito Moreno você faz o passeio de barco e passarelas no mesmo dia, e um segundo para passar ali no lago argentino. Torres del Paine é um dia para fazer base Torres. as outras opções vai depender se está de carro ou ônibus (acredito que apenas ônibus), então o mais fácil é contratar um tour para fazer um passeio pelo parque del Paine (em um outro dia da subida da base Torre). Locomoção não tem muito mistério: Ushuaia -> avião El Calafate -> ônibus El Chalten -> ônibus El Calafate -> ônibus Puerto Natales. Em Ushuaia eu faria também ao menos a navegação no canal. Total de dias, acredito que 15 dias é o suficiente. Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado ontem às 01:32 Colaboradores Postado ontem às 01:32 (editado) 10 horas atrás, omarciopereira disse: El Calafate Glaciar Perito Moreno – Passarelas (5 km – 3h) Passeio de barco pelo Glaciar Perito Moreno (Duração: 1h) Lago Argentino (Gratuito) As atividades no Glaciar Perito Moreno são conduzidas pela Hielo y Aventura (única concessionária autorizada), como já foi comentado nas respostas anteriores (somente fazendo eco) você consegue fazer o passeio de barco e a visita nas passarelas em um único dia (a empresa pega você cedo e te traz de volta no final da tarde). Logo, você precisará de um dia líquido para fazer isso. Dependendo do horário de chegada do teu voo em El Calafate OU do horário de saída do ônibus para El Chaltén, você pode aproveitar para passear pela cidade (avenida principal e orla do Lago Argentino) - sinceramente não tem muita coisa para se fazer... logo não é preciso reservar um dia exclusivo para isso (mas não tem problema se preferires ir com mais folga). 10 horas atrás, omarciopereira disse: El Chaltén Chorrillo del Salto (6 km – 3h) Mirador de Los Condores (2,6 km – 1h) Trekking Fitz Roy e Laguna de los Tres (20 km – 10h) Trekking Laguna Torre (18 km – 9h) Aqui é bem relativo... El Chaltén é a capital do trekking da Argentina, logo ela é um sonho para quem curte esse tipo de atividade. Para que não gosta de caminhar muito, El Chaltén é uma cidadezinha minúscula que vale a pena conhecer (talvez em um bate e volta de El Calafate), batendo umas fotos e tomando um bom café. Para quem curte umas caminhadas básicas, El Chaltén oferece trajetos bem tranquilos... Aqui depende também de quão habituado você está com trilhas... essas que você citou são ultra tranquilas (demarcadas, sem desafios e com pouca altimetria acumulada - salvo a partezinha final da Laguna de Los Tres, ainda assim sossegado). Por exemplo, não consigo imaginar alguém que caminha com frequência demorando 9 horas para fazer o Sendero Laguna Torre (arrisco 5/6 horas num ritmo bem de boas). De igual forma, o Chorrillo del Salto dificilmente tomaria mais que 1 hora (você caminha até ele, sem muito motivo para ficar parando). Se fores fazer apenas o Mirador de Los Condores, sem dúvidas não tomará mais que 1 hora... mas sugiro completares o circuito fazendo o Mirador de Las Águilas (veja nos mapas pelo Google), vale muito a pena, e te oferece diversos panoramas bacanas. Enfim, haveria muito a ser dito de cada coisa... e para quem de fato ama trekking, existem opções muito bacanas em El Chaltén (mas aí requer equipamento, e o desafio começa a ser real - isto é, com risco), como por exemplo, o Circuito Huemul (que é feito normalmente em três dias), começando pela mesma trilha que leva a Loma del Pliegle Tumbado - em direção a Laguna Toro. No teu roteiro eu recomendaria: - O dia de chegada para fazer o Mirador de Los Condores (após o fechamento das guaritas para economizar uma entrada), é bem tranquilo e o dia fica claro até bem tarde (cogite fazer o circuito como comentei acima); - 01 dia líquido para o Sendero Laguna de Los Tres (Fitz Roy), sugerindo fazê-la pelo Rio Electrico; - 01 dia líquido para o Sendero Laguna Torre (a folga serveria para curtir a cidade), considere fazer o Mirador Maestri (eu particularmente trocaria pela Loma del Pliegle Tumbado, pois te oferece uma visão 'de cima' de todo vale, incluíndo o Cerro Torre e o Glaciar Grande); - Fração de dia para fazer o Chorrillo del Salto (muito de boa, caminho plano e curto). Entretanto eu aconselho reservares mais dias em El Chaltén e incluir uma visita até o Lago del Desierto + Laguna Huemul (você não vai se arrepender), e também, caso queiras fazer o Sendero Laguna Torre, um outro dia para o Sendero Loma del Piegle Tumbado. Dito isso, uns 04 dias líquidos + o de chegada e o de partida (de volta para El Calafate). Abraços! Editado ontem às 01:35 por Alan Rafael Kinder 1 Citar
Membros omarciopereira Postado 22 horas Autor Membros Postado 22 horas Em 09/03/2025 em 14:14, Davi Leichsenring disse: No Perito Moreno você faz o passeio de barco e passarelas no mesmo dia, e um segundo para passar ali no lago argentino. Torres del Paine é um dia para fazer base Torres. as outras opções vai depender se está de carro ou ônibus (acredito que apenas ônibus), então o mais fácil é contratar um tour para fazer um passeio pelo parque del Paine (em um outro dia da subida da base Torre). Locomoção não tem muito mistério: Ushuaia -> avião El Calafate -> ônibus El Chalten -> ônibus El Calafate -> ônibus Puerto Natales. Em Ushuaia eu faria também ao menos a navegação no canal. Total de dias, acredito que 15 dias é o suficiente. Obrigado pela sua resposta! Em el calafate pensei apenas 2 dias para fazer o perito moreno passarelas + barco. Em el chatén pensei em 5 dias para fazer os trekkings: Trekking Laguna Torre, Trekking Fitz Roy, Laguna Capri e Laguna De Los Tres, Chorrillo del Salto E Mirador de Los Condores e Lago del Deserto. Em Ushuaia pensei apenas 3 dias para fazer os dois trekkings: Trekking Laguna Los Témpanos e Glaciar Vinciguerra e Trekking Laguna Esmeralda Em Torres del Paine pensei apenas 3 dias para fazer o trekking: Trekking Base Torres, Passeio de barco pelo lago Grey e outros mirantes. A locomoção seria mais ou menos assim conforme você menciona acima? CWB (Curitiba) X USH (Ushuaia) USH (Ushuaia) X FTE (El Calafate) FTE (El Calafate) X CWB (Curitiba) LOCOMOÇÃO 1 - Curitiba (avião) - > Ushuaia (avião) 2 - Ushuaia (avião) -> El Calafate (avião) 3 - El Calafate (ônibus) -> El Chalten (ônibus) 4 - El Chalten (ônibus) -> El Calafate (ônibus) 5 - El Calafate (ônibus) -> Puerto Natales (ônibus) 6 - Puerto Natales (ônibus) -> El Calafate (ônibus) 7 - El Calafate (ônibus) -> Curitiba (avião) 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.